segunda guerra mundial

Post on 25-Jul-2015

407 Views

Category:

Education

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo – incluindo todas as grandes potências – organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados.

Aliados 

Academicamente é o termo usado para designar determinados grupos de indivíduos, associações ou regiões, que se unem em aliança, por vezes contra um inimigo ou oponente, no caso de uma disputa. 

Churchill, Roosevelt e Stálin

Os países participantes da Tríplice Entente na Primeira Guerra Mundial foram depois basicamente os mesmos Aliados da Segunda Guerra Mundial, inicialmente liderados pela França e pelo Reino Unido.

Nações principais Reino Unido, liderado pelo primeiro-ministro

Winston Churchill; Estados Unidos, liderados pelo presidente

Franklin Roosevelt; União Soviética, liderada pelo primeiro-ministro

Joseph Stálin.

Em 1941, os E.U.A. entram na guerra como Aliados, após o ataque japonês a Pearl Harbor, e fizeram um acordo com Getúlio Vargas para enviar o Brasil para a batalha em troca da industrialização do país.

Getúlio e Roosevelt em Natal (RN)

A Força Expedicionária Brasileira, conhecida pela sigla FEB, com 25.334 homens, foi responsável pela participação brasileira ao lado dos Aliados na Itália.

Constituída inicialmente por uma divisão de infantaria, acabou por abranger todas as forças militares brasileiras que participaram do conflito.

Adotou como lema "A cobra está fumando", em alusão ao que se dizia à época que era "mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra".

Distintivo da FEB

Soldados de artilharia da FEB Itália, em 1944-45

Soldados da FEB construindo ponte perto de Pisa, na Itália

Em 1941, a União Soviética juntou-se aos Aliados, logo após o ataque alemão, que marcou a quebra do pacto nazi-soviético.

 Tomada do Reichstag pelas tropas soviéticas

O Eixo surgiu em um tratado anticomunista assinado pela Alemanha e Japão em 1936. A Itália aderiu ao pacto em 1937. O Eixo atingiu o seu auge durante a Segunda Guerra Mundial, ocupando grande parte da Europa, África, Ásia e ilhas do Oceano Pacífico.

Propaganda japonesa mostrando Adolf Hitler,Fumimaro Konoe e Benito Mussolini, os três principais nomes do Eixo em 1938.

Nações principais Alemanha Nazista, sob o Führer Adolf Hitler (e

nos últimos dias da guerra, com o Grande Almirante Karl Dönitz como presidente);

Império do Japão, primeiramente sob o Primeiro-Ministro Fumimaro Konoe (posteriormente Hideki Tojo) e o Imperador Hirohito;

Reino de Itália, sob o Primeiro-Ministro Benito Mussolini e o Rei Victor Emmanuel III (até 8 de setembro de 1943).

Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares.

Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando entre 50 a mais de 70 milhões de mortes.

Prisioneiras judias em Auschwitz, na Polônia

Crianças ciganas vítimas de experiência médicas em Auschwitz

Corpos de prisioneiros em campo de concentração alemão

Destruição e mortos após bomba nuclear em Hiroshima

Geralmente considera-se o ponto inicial da guerra como sendo a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista em 1 de setembro de 1939 e subsequentes declarações de guerra contra a Alemanha pela França e pela maioria dos países do Império Britânico e da Commonwealth.

Alguns países já estavam em guerra nesta época, como Etiópia e Reino de Itália na Segunda Guerra Ítalo-Etíope e China e Japão na Segunda Guerra Sino-Japonesa. 

Xangai, 1937: numa das mais famosas fotos da guerra, bebê chora abandonado entre

os destroços da estação ferroviária da cidade,

bombardeada pelos japoneses

Muitos dos que não se envolveram inicialmente acabaram aderindo ao conflito em resposta a eventos como a invasão da União Soviética pelos alemães e os ataques japoneses contra as forças dos Estados Unidos no Pacífico em Pearl Harbor e em colônias ultramarítimas britânicas, que resultou em declarações de guerra contra o Japão pelos Estados Unidos, Países Baixos e o Commonwealth Britânico.

Frota estadunidense queimando em Pearl Harbor, após ataque japonês

A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945, alterando significativamente o alinhamento político e a estrutura social mundial.

Esta é uma das fotos mais célebres do mundo. Foi

conseguida pelo fotojornalista Alfred Eisenstaedt  a 15 de Agosto

de 1945, no dia em que se comemorava a vitória dos

Aliados. A foto transformou-se em símbolo de uma época porque um

beijo bastou para resumir três importantes eventos verificados

a partir de 1945: a vitória aliada, o regresso a casa de muitos

milhares de soldados e o chamado baby boom – período durante o qual se verificou um

crescimento exponencial da taxa de natalidade.

Enquanto a Organização das Nações Unidas (ONU) era estabelecida para estimular a cooperação global e evitar futuros conflitos, a União Soviética e os Estados Unidos emergiam como superpotências rivais, preparando o terreno para uma Guerra Fria que se estenderia pelos próximos quarenta e seis anos.

top related