salvos pela misericórdia não por · pdf fileta o sentimento de que todos os dias...

Post on 10-Feb-2018

219 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Fé para Hoje24

SALVOS PELA MISERICÓRDIA,NÃO POR OBRASRobert Murray M'Cheyne

“Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundosua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador

e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nósricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador”

Tito 3.5,6

1. O CAMINHO DO PERDÃO

Quando uma pessoa se encontrasob convicção de pecado, experimen-ta o sentimento de que todos os diasDeus está irado para com ela. Talpessoa se afunda em uma condiçãode melancolia, “laços de morte cer-cam-na, e angústias do inferno seapoderaram dela”. Quando Deus vi-sita esta pessoa, em sua misericórdia,Ele o faz por meio de revelar ao co-ração o Senhor Jesus Cristo. Deusmanifesta a sua “benignidade.... e oseu amor para com todos” (Tt 3.4).O Espírito Santo faz resplandecer aface de Jesus Cristo, mostrando aoperdido como o Senhor Jesus tevecompaixão dele, veio a este mundopor causa dele, obedeceu e morreuno lugar dele; mostrando tambémque o pior dos pecadores pode recebê-Lo como seu Salvador. O pecador

contempla o Cordeiro de Deus e seucoração enche-se de paz, ao crernEle. Ora, isto é o que significam aspalavras “segundo a sua misericór-dia, ele nos salvou”.

1.1 - Algumas almas estão pro-curando a salvação por meio de“obras de justiça”. Você sofre nocumprimento de deveres religiosos;lê a Bíblia e ora, alimenta os famin-tos, veste os despidos, para fazercompensação por pecados cometidose colocar sobre Deus a obrigação desalvá-lo. Destas palavras, torna-seevidente que você não compreendeo caminho que conduz ao céu. Estecaminho está fechado para você, vis-to que, “não por obras de justiçapraticadas por nós, mas segundo suamisericórdia, ele nos salvou” (Tt3.5); e que, “se a justiça é mediantea lei, segue-se que morreu Cristo emvão” (Gl 2.21).

SALVOS PELA MISERICÓRDIA, NÃO POR OBRAS 25

1.2 - Como podemos ser salvos?É por meio da “manifestação da be-nignidade e do amor de Deus, nossoSalvador”. Você acha que tem defazer alguma coisa, para mudar a ati-tude de Deus, enquanto Cristo, nossogrande Sumo Sacerdote, por meio daoferta de Si mesmo, fez tudo o queera necessário, para abrir o caminhoda reconciliação com Deus, que é“bom e compassivo” (Sl 86.5).Aprenda a não olhar para dentro desi, e sim a olhar para fora, a fim deobter paz. Você está examinadodetalhadamente a sua vida de trevase o seu coração que está em trevasainda mais densas. Você está debili-tando os seus olhos, para encontraralgum raio de luz em seu coração.Isto é inútil. Alguém já tentou ver onascer do sol olhando para uma ca-verna? Olhe para fora, contemple abenignidade e o amor de Deus, nos-so Salvador. É a descoberta dapessoa, ofícios, beleza, obra consu-mada e espontaneidade de Deus,nosso Salvador, que enche o coraçãode paz, e os lábios, de louvor.

“Os meus terrores desaparece-ram ante o seu doce nome,meus temores de culpa bani-ram-se, com ousadia eu vimbeber livremente na fonte queoutorga vida.Jeová-Tsidkenu é tudo paramim.”

2. O CAMINHO DA SANTIDADE

“Ele nos salvou mediante o la-var regenerador e renovador doEspírito Santo.”

2.1 - É um “lavar”. A obra do

Espírito Santo em um coração per-doado é designada lavar, porque éum tornar limpo. O coração naturalé corrupto e vil; nada que flui denossa natureza pode limpá-lo — ne-nhuma boa resolução, nenhumjuramento, nenhum esforço podemudar o coração natural (Jr 13.23).Somente o Espírito Santo pode fazerisso.

2.2 - É o “lavar regenerador”,ou seja, o novo nascimento. Não éuma lavagem exterior do corpo, e simuma mudança interior, na alma. Nãoé o batismo com água, e sim com o“Espírito Santo”. Oh! quantas vezesjá lavei meu corpo, deixando-o lim-po! Mas, eu já experimentei o lavarregenerador”? Há algum tempo fuilavado nas águas do batismo; mastambém fui batizado com o EspíritoSanto?

2.3 - É um lavar constante. Aágua que Cristo outorga será, naalma, “uma fonte a jorrar para a vidaeterna” (Jo 4.14). Muitos lugares,quando são bem lavados, permane-cem limpos por algum tempo. Noentanto, isso não acontece com ocoração do homem, que é um terrí-vel poço de iniqüidade. O “rio daágua da vida” tem de ser derramadoneste coração e jorrar perpetuamen-te através dele. Temos de ser regadosa cada momento. Oh! feliz a almaque possui em seu íntimo a Fonte daságuas vivas. Não conhecemos nossocoração enganoso, se não sentimosnossa necessidade da inesgotável fon-te do Espírito Santo, a fim de puri-ficar-nos de toda imundícia.

2.4 - É uma renovação do Espí-rito Santo. Quando uma casa se tornarachada e prestes a cair, nenhum re-

Fé para Hoje26

paro melhorará sua condição. Elaprecisa ser destruída e construídanovamente. O coração de um peca-dor é como esse tipo de casa. A leprado pecado está arraigada nas suasparedes. Tal coração tem de serdestruído e construído novamente.Isto é a renovação do Espírito San-to. Quando temos um inverno longoe severo, as árvores permanecem se-cas e sem folhas, parecem mortas enão podem dar frutos; e, se o inver-no continuar por muito tempo, elaspoderão morrer. Mas quando o ve-rão sopra outra vez sobre as árvores,a seiva ascende aos galhos em umfluxo vigoroso e abundante — “Afigueira começa a dar seus figos, eas vides em flor exalam o seu aro-ma” (Ct 2.13). A face da terra érenovada (Sl 104.30). O coração dopecador é como uma árvore morta.Estar sem Cristo é o inverno da alma.Todavia, quando Cristo é revelado,e a alma chega ao amor de Deus, e oEspírito Santo é enviado ao coração,a pessoa se torna uma nova criaturae canta: “Sou como a oliveiraverdejante, na Casa de Deus” (Sl52.8).

Por último, o Espírito é derra-mado sobre nós abundantemente. Oscrentes freqüentemente se lamentamde que há poucas gotas do Espíritocaindo em nossos dias. Infelizmen-te, existem muitas razões para estaqueixa, mas pelo menos em um as-

pecto ela não é verdadeira. Ondequer que exista um simples crente,ali o Espírito Santo foi derramadoabundantemente. Quando contemplotodo o mundo permanecendo na im-piedade e vejo milhares de arma-dilhas colocadas diante de minhaalma, em todos os caminhos; quan-do ouço o rugir do leão que anda emderredor, procurando a quem possadevorar; e, antes de tudo, quandovejo a lei dos meus membros lutan-do contra a lei da minha mente, soutentado a clamar: “Algum dia pere-cerei às mãos de Saul”. Ainda queeu tivesse legiões de anjos ao meulado, eles não poderiam me susten-tar. Nenhuma criatura pode guar-dar-me de cair. Mas Jesus disse: “Aminha graça te basta”. Ele derramao Espírito Santo abundantemente.Que gotejar continuo de chuva, quejorrar constante da fonte de água, queabundante fluir do rio de Deus é ne-cessário para suster minha almadesamparada! Deus seja louvado porseu Santificador que habita em nós.“Ora, àquele que é poderoso para meguardar de tropeços e me apresentarcom exultação, imaculado diante dasua glória, ao único Deus, nosso Sal-vador, mediante Jesus Cristo, Senhornosso, glória, majestade, império esoberania, antes de todas as eras,e agora, e por todos os séculos.Amém!”(Jd 24-25)

✩ ✩ ✩ ✩ ✩ ✩ ✩

As três grandes forças na história do mundo são: a Igreja,a observância do Dia do Senhor e o culto doméstico.

Joseph Hall

top related