rússia

Post on 10-Jul-2015

42 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Por Paulo James Araúo Lopes Nº: 18

Apresentação Página 3

Tudo tem um começo, meio e fim. Página 4

A Formação da Rússia Páginas 6,8,10,12,14

Imagens Páginas 5,7,9,11,13,15

Conclusão Página 16

Gabarito – AP de Geografia Páginas 17-27

Dedicatória Página 28

Bibliografia Página 29

Este trabalho de Geografia, vai mostrar um pouco da história da Rússia (ex-URSS) e foi feito especialmente para você, que gosta de saber um pouco mais do passado e fazer “uma conexão” do que já passoucom o presente.

Nesta apresentação de slides também há o gabarito da Avaliação Parcial de Geografia.

O território russo foi governado durante um longo tempo por czares (imperadores/ditadores).

Entre 1533-1584 o czar Ivan IV, conhecido como o Terrível, expandiu o território russo por meio da centralização de Moscou.

Em 1917, foi proclamada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), que herdou o imenso território do imperador Ivan IV, com centro em Moscou e povos de diferentes origens.

A URSS deixou de existir em 1991, e em seu lugar surgiu a Federação Russa.

As planícies do centro-norte da Europa, entre o Rio Elba e os Montes Urais, corresponde uma região de contato entre diferentes povos e culturas.

Importantes comunidades agrícolas desenvolveram-se desde as margens do Mar Báltico até as nascentes do Rio Dvina, cercadas por florestas primitivas, lagos e pântanos.

Nas regiões mais secas das estepes, predominavam povos nômades que domesticaram o cavalo, ampliando as rotas dos pastores e seus rebanhos de ovelhas e cabras.

Durante os séculos VIII e IX, núcleos urbanos surgidos nessa região da Europa, transformaram-se em importantes entrepostos comerciais, ligando os mercados de seda do leste islâmico e os fornecedores de marfim e peles de morsas das regiões árticas da Escandinávia. Através do Rio Dnieper e do Mar Negro, os habitantes de Kiev mantinham contato com o Império Romano do Oriente (Constantinopla), sofrendo influência da cultura bizantina e convertendo-se ao cristianismo ortodoxo.

Kiev e Novgorod foram invadidas por guerreiros vikings da Escandinávia, que se tomaram as terras russas e as repartiram entre seus descendentes, transformando-as em principados que existiram até o século XII. Apesar de divididos, os principados russos tinham pontos em comum, como a língua, a religião católica ortodoxa e o reconhecimento da liderança do grão-príncipe de Kiev, centro cultural da região.

Kiev era uma importante cidade do Império Russo e localizava-se em Ucrânia.

Entre os séculos XIII e XIV, os principados russos sofreram diversas invasões.

Das duas frentes de invasões resultaram as influências europeias, em especial polonesas e germânicas, nos principados ocidentais, e as influências asiáticas, sobretudo muçulmanas, nos orientais.

Ivan I governou o principado de Moscóvia de 1325 a 1340, fazendo crescer o prestígio de Moscou.

No século XV, Ivan III, o Grande, conquistou Novgorod e Kiev, libertando todos os principados russos e unificando-os sob a autoridade de Moscou.

Ivan IV, o Terrível, expulsou definitivamente os povos tártaros, se fez coroar o primeiro "czar de todas as Rússias" e iniciou a expansão territorial do reino para o leste, controlando a navegação e o comércio ao longo de toda a extensão do vale do Rio Volga.

Por meio desta atividade, pude perceber que a Rússia (ex-URSS) tem uma história cheia de conquistas, derrotas, massacres, divergências, mortes e principalmente mistérios; o que se assemelha a histórias vividas por diversos seres humanos.

Porque havia possibilidade de os consumistas retornarem ao poder.

Desestruturação econômica e perda da influência da ação do Estado na solução de problemas mais urgentes.

O desemprego, a falta de moradia, a fome, o caos na saúde, na educação, na política e a criminalidade.

Porque se a região obtiver a independência, as outras regiões também irão querer isso.

Pastoreio nômade, petróleo e agricultura.

O governo das atuais repúblicas que integravam a URSS não possui controle absoluto sobre os antigos armamentos, e por meio do aumento do tráfico de armas, esses armamentos podem chegar nas mãos de terroristas.

Evitar que os cientistas russos mudem-se para países que poderiam auxiliá-los na produção de armamentos.

A Rússia vive uma séria crise econômica, devido a modificação econômica (socialismo para capitalismo). A URSS era uma superpotência, e a Rússia tenta ocupar novamente esse cargo, se aproximando do mundo ocidental europeu e tentando fixar-se ao sistema capitalista.

Alternativa B – Branco, Báltico, Cáspio, Azof e Negro.

Alternativa B – Bacia do Mar de Aral.

Alternativa E – Apenas I e III.

Alternativa A – Saídas fáceis para oceanos, livres do gelo durante todo o ano e próximas dos grandes centros industriais.

Alternativa C – O predomínio das indústrias de equipamento.

Este trabalho é dedicado para você, que é ou um dia foi estudante, e para todas as pessoas que gostam do passado, mas sem se esquecer do presente.

Livro Observatório de Geografia – Territórios da globalização (9º Ano) | Editora Moderna.

Blog do Professor Marciano Dantas (professormarcianodantas.blogspot.com)

Wikipédia (pt.wikipedia.org)

Cola da Web (coladaweb.com)

Info Escola (infoescola.com)

História do Mundo (historiadomundo.com.br)

top related