roteiro para o preenchimento das informaÇÕes de ... a passo dirpf... · apresenta dicas de como...

Post on 05-Feb-2018

224 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

ROTEIRO PARA O PREENCHIMENTO DAS INFORMAÇÕES DE RENDIMENTOS DE ATIVIDADE RURAL NA DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA 2016.

Este roteiro tem como objetivo mostrar o passo a passo no preenchimento da declaração de imposto de renda referente às informações sobre rendimentos provenientes da atividade rural.

Apresenta dicas de como preencher cada campo específico nas FICHAS DA DECLARAÇÃO da seção ATIVIDADE RURAL do programa IRPF2016.

OBJETIVO

ATENÇÃO

Mostrar-se-ão exemplos NÂO EXAUSTIVOS; ou seja, apenas aquelas opções comuns de interesse dos produtores rurais.

Para demais esclarecimentos/dúvidas, recomenda-se a consulta ao “Manual de Perguntas e Respostas”, a legislação vigente e o site da Receita Federal.

Perguntas e Respostas da Declaração de Imposto de Renda 2016

PASSO A PASSO

Selecionando no menu esquerdo do programa IRPF2016 a Ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, informam-se todos os rendimentos isentos, inclusive a parcela isenta de atividade rural que será lançada de forma automática pelo programa ao preencher as fichas específicas da seção Atividade Rural do menu esquerdo.

O cálculo será feito após incluir as informações de receitas e despesas da atividade.

PASSO A PASSO

Outro caso de isenção relacionado ao produtor rural, e que deverá ser informado nesta ficha, corresponde à venda do seu único imóvel rural/residência cujo valor obtido seja destinado à compra de outro imóvel.

PASSO A PASSO

Na Ficha “Pagamentos Efetuados” informam-se as despesas dedutíveis da base de cálculo do imposto de renda (contribuição a previdência complementar, despesas médicas, dedução por empregado doméstico), feita a opção de tributação “Por Deduções Legais” ou pelo “Desconto Simplificado” mesmo que tais informações não modifiquem o valor do ajuste do imposto a ser pago/restituído.

Também informam-se os pagamentos de serviços profissionaiscomo os de advogados e engenheiros, e os valores pagos referentes a arrendamento rural, entre outros.

PASSO A PASSO

Escolher o código correspondente no menu extensível. No exemplo em questão o produtor fez pagamentos de arrendamento rural.

PASSO A PASSO

Na Ficha “Bens e Direitos” incluem-se todos aqueles bens e direitosque conformam o patrimônio do contribuinte (imóveis, veículos automotores,valores em contas bancárias, em espécie, etc)

Neste exemplo é informado um bem imóvel que foi adquirido com o lucro da alienação deoutro imóvel rural.

PASSO A PASSO

Preencher os dados de cada bem conforme documentos comprobatórios disponíveis(notas fiscais, escrituras, contratos de compra/venda, etc)

PASSO A PASSO

Observe a lista de bens com a relação e os valores incluídos. Selecionando cada item é possível Editar ou excluir, caso seja necessário.

O produtor rural deverá decidir se incluirá os bens da Atividade Rural (tratores, máquinas,insumos, etc) como bens integrantes do seu patrimônio, ou se os declarará como”Bens da Atividade Rural”; caso opte por esta alternativa, não deverá listá-los aqui e sim na Ficha “Bens da Atividade Rural”.

PASSO A PASSO

Na Ficha “Bens e Ônus Reais” incluem aquelas dívidas e ônus vigentes e pessoais, excluindo-se as referem à atividade rural (por exemplo, um crédito PRONAF nãose inclui nesta categoria pois será indicado em ficha específica do grupo Atividade Rural)

PASSO A PASSO

Na ficha “Importações” é possível importar (caso tenha-se utilizado o programa auxiliar “Livro Caixa da Atividade Rural”), o arquivo que contém as informações dessa atividade para que sejamPreenchidas automaticamente as fichas dessas informações. Caso negativo, ignorar esta ficha.

Observação: atentar-se também aos casos que se aplicam o uso do “Carnê-leão” e “os Ganhos de Capital em Moeda Estrangeira”, entre as outros programas auxiliares.

PASSO A PASSO

Optando por importar o arquivo do Livro Caixa da Atividade Rural, deve-se indicara localização no computador ou na mídia removível (pendrive, CD, etc) onde se encontrearquivado.

PASSO A PASSO

No grupo de Fichas da Atividade Rural, a primeira Ficha a preencher é de “Dados do ImóvelExplorado”.

PASSO A PASSO

Deve-se atentar aos textos informativos de cada ficha, pois contêm informação relevante para o correto preenchimento das informações.

PASSO A PASSO

Na Ficha de “Dados do Imóvel Explorado”, informa-se o Número de Identificação de Imóvel Rural na Receita Federal (NIRF), além do código da atividade econômica principal à que se destina o imóvel e demais informações solicitadas.

PASSO A PASSO

Na Ficha “Receitas e Despesas” há duas possibilidades:- Importar informações de um arquivo gerado no programa auxiliar Livro Caixa Rural, ou- Introduzir as informações de forma manual (exemplificar-se-á esta opção)

PASSO A PASSO

Introduzir os dados manualmente

PASSO A PASSO

Após preencher os dados de forma manual, caso opte-se pela alternativa de importar do Livro Caixa Rural, será visualizado um aviso informando que os dados anteriormente introduzidos serão apagados.

PASSO A PASSO

Na ficha “Apuração do Resultado”, o programa exibirá automaticamente os valores informados na ficha específica“RECEITAS E DESPESAS”.

Aqueles campos vazios (cor branca) podem ser preenchidos manualmente pelo contribuinte.

PASSO A PASSOInformar, se houver, o saldo de prejuízo a compensar de exercícios anteriores. Apresentar-se-á a continuação o efeito da escolha pela forma de tributação da Atividade Rural. Nesta visualização optou-se pelo “Limite de 20% sobre a receita bruta total”, o qual não permite deduzir prejuízos de anos anteriores.

PASSO A PASSONesta visualização optou-se pela tributação “Pelo resultado”. Pode-se incluir aqui o valor dosaldo do prejuízo de anos anteriores que desejamos compensar (caso tenha sido evidenciado em declaração de ajuste da atividade rural do ano anterior). O que restar de saldo de prejuízo desta declaração será transportado ao campo “Informações para o exercício seguinte”. O contribuinte decidirá qual a opção de tributação que deseja.

PASSO A PASSO

Será emitido um aviso caso opte-se primeiro “Pelo Resultado” e depois “Pelo limite de 20% sobre a receita bruta total” explicando que nessa forma de tributação renuncia-se a compensações futuras de qualquer prejuízo acumulado.

PASSO A PASSO

Na Ficha “Movimentação do Rebanho”, informar-se-á manualmente o número de animais e a movimentação do rebanho ocorrida no ano-calendário.

PASSO A PASSO

Na Ficha “Bens da Atividade Rural”, o contribuinte deverá relacionar aqueles bens próprios daAtividade Rural (trator, forrageira, sementes, etc.) que pretender incluir como despesa paraapuração do resultado de sua atividade.

PASSO A PASSO

Atentar-se para qual ficha optar-se-á na declaração dos bens usados em Atividade Rural e para seusefeitos futuros, pois não poderão ser incluídos em ambas as fichas (“Bens e Direitos” ou “Bens da Atividade Rural”). A escolha dependerá do planejamento tributário do contribuinte: declarar como bens integrantes do patrimônio ou como despesas da Atividade Rural? As alienações desses bensserão considerados para tributação futura como receitas da atividade ou como ganho de capital?)

PASSO A PASSO

Caso opte-se por declarar certos bens como sendo “Bens da Atividade Rural” preencheremos aqui os dados correspondentes a cada um.

PASSO A PASSO

Nesta ficha, após incluirmos cada bem, poderemos consultar a relação e realizar edições e exclusões de itens, bastando, para tanto, selecionar o item e clicar na opção desejada.

PASSO A PASSO

Na Ficha “Dívidas Vinculadas à Atividade Rural” incluem-se aquelas específicas da atividade,como por exemplo um financiamento PRONAF.

PASSO A PASSO

PASSO A PASSO

Observar as demais opções de Fichas da Declaração para cada caso específico (Ganhos De Capital, Moeda Estrangeira ou Renda Variável).

Há neste grupo a opção de consulta ao “Resumo da Declaração”, onde pode-se verificar uma síntese das informações prestadas até o momento da consulta.

No atalho “Declaração” temos opções rápidas para criar, abrir, fechar ou excluir declarações da memória do programa IRPF2016.

Clicando no ícone em destaque é possívelverificar erros e inconsistências nas informaçõespreenchidas de todas as fichas. Algumasinconsistências impedem a transmissão da declaração e outras não.

PASSO A PASSO

Exemplo de inconsistências que impedem o envio da declaração.

Clicando em cada inconsistência, o programaencaminha o contribuinte ao campo que deveser corrigido.

PASSO A PASSO

PASSO A PASSO

Após verificadas e corrigidas as inconsistências, a declaração já pode ser transmitidaclicando em “Entregar Declaração”.

PASSO A PASSO

O programa abrirá uma caixa de diálogo para escolher qual declaração deverá ser entregue e se se deseja assiná-la com certificado digital.

PASSO A PASSO

Na seção “Ajuda” do menu esquerdo há um link a um “Tutorial” online interativo. Recomenda-se a consulta a essa Funcionalidade.

PASSO A PASSO

FIM

top related