recrear - relatório de atividades

Post on 22-Mar-2016

230 Views

Category:

Documents

5 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

O projeto Recrear, criado pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho em parceria com a Mattel, distribuiu brinquedotecas para 5 instituições sociais de Santa Catarina em 2013, além de workshop técnico para os professores.

TRANSCRIPT

Relatório de Atividades 2013

Char

les

Gue

rra

Realizado pela Fundação Maurício Sirotsky So-brinho em parceria com a Mattel do Brasil, o Proje-to Recrear visa contribuir para o desenvolvimento integral de crianças em situação de vulnerabilidade social. Com o projeto, cinco instituições sociais con-solidadas de Florianópolis foram beneficiadas com a implantação de brinquedotecas e com a capacitação de funcionários sobre a pedagogia do brincar. São elas: ACIC (Associação Catarinense para Integração do Cego); Associação Saúde Criança; Avos (Associa-ção de Voluntários da Saúde do Hospital Infantil Joa-na de Gusmão); Centro de Educação Infantil Girassol, da IDES Promenor; e Creche Mont Serrat.

Somente em 2013, mais de 700 crianças frequen-taram as brinquedotecas. Esses espaços, destinados exclusivamente ao brincar, facilitam o pleno desen-volvimento de suas habilidades psíquicas, motoras e sociais.

O Projeto Recrear integra a linha de ações desti-nadas a promover a melhoria da educação e o desen-volvimento comunitário, principais focos de atuação da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Executado pela FMSS, O Recrear contou com recursos financei-ros da Mattel do Brasil, doados via Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Florianópolis - SC.

O Projeto Recrear

3

Brincar e desenvolverApostando na importância do brincar, a Fundação

Maurício Sirotsky Sobrinho, com apoio da Mattel do Brasil, instalou brinquedotecas em cinco organizações sociais de Florianópolis e capacitou seus educadores e gestores com

a pedagogia do brincar.

Charles Guerra

5

Brincar e desenvolver

Em 2013, ano da implantação do Projeto Recrear, mais de 700 crianças em situação de vul-nerabilidade social de cinco organizações sociais foram beneficiadas com um nova perspectiva do brincar. Os espaços, equipados com brinquedos

e móveis adequados para a faixa etária de 0 a 8 anos, continuam sendo utilizados e podem servir a ainda mais crianças com o passar do tempo.

As brinquedotecas oportunizam estímulos que trazem impactos significativos para o desen-volvimento integral das crianças. Na infância, o brincar ajuda a desenvolver habilidades sociais, motoras e cognitivas. Além dos estímulos dos brinquedos, o ambiente em que eles se encon-tram é totalmente adequado à brincadeira.

Para Renata Dabori, do Saúde Criança, a brinquedoteca também facilita o trabalho dos profissionais da organização e aumenta a vontade das crianças de estarem lá.

Como Renata, os responsáveis pelas

brinquedotecas de cada organização vivencia-ram momentos de aprendizado e puderam se conhecer para trocar experiências. Eles foram apresentados a uma nova leitura do brincar, com viés educativo. Nas capacitações e durante o acompanhamento da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, quando da implantação do

projeto, foram instigados a criar uma cultura de formação constante para um atendimento cada vez mais qualificado em suas instituições.

Charles Guerra

Charles Guerra

Cinco organizações sociais beneficiadas

Cinco instituições com um amplo e reconheci-do histórico de atuação com crianças em situação de vulnerabilidade social, em Florianópolis, foram contempladas com o Projeto Recrear. Escolhidas via Edital Público de Seleção, são elas: Avos (Associação de Voluntários da Saúde); Creche Mont Serrat; Centro de Educação Infantil Girassol da IDES Promenor; Associação Saúde Criança; e ACIC (Associação para Integração do Cego).

Cada organização foi beneficiada com um espaço adequado unicamente ao brincar, com móveis, tapetes e outros objetos decorativos. Todos os brinquedos foram doados pela Mattel do Brasil. Como resumiu Edite Guesser, da Creche Mont Serrat, o objetivo da Rede Recrear é oferecer às crianças novas possibilidades de desenvolvimento através do lúdico.

Para melhorar o atendimento, as organizações não apenas receberam novos espaços, como também passaram

Maurício Sirotsky Sobrinho ofereceu cooperação técnica às instituições beneficiadas durante seis meses. No período foram promovidos 3 encontros para a troca de experiências e socialização de resultados.Ainda como fonte de compartilhamento de informações, foi criado um site com esse fim, o www.rederecrear.wix.com, que detalha o projeto nas organizações. Conheça um pouco mais sobre cada instituição beneficiada:

6

O Cuidar e o Educar são as premissas de atuação da Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES), organização que atende crianças e adolescentes em situação de exclusão social desde 1910. No início, recebiam atendimento somente meninas órfãs, mas em 1976 a área de atuação da IDES foi ampliada e a organização passou a ser responsável pela PROMENOR (Sociedade Promocional do Menor Trabalhador) e pelo Jardim de Infância Girassol, onde a brinquedoteca foi instalada. Atualmente, o Centro de Educação Infantil Girassol, como passou a ser chamado, atende a cerca de 170 crianças em período integral, por meio de um convênio com a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Todas utilizam o espaço do Recrear. Participaram do projeto na organização: Áurea Pires, Neide Carvalho da Silva e Sônia Rampellotti.

CEI Girassol - Ides Promenor

As instituições foram escolhidas via edital público

por capacitações sobre a pedagogia do brincar. Além disso, a Fundação

Mantida pela Sociedade Divina Providência, a Creche Mont Serrat atua nessa comunidade desde 1979, beneficiando crianças de 4 meses a 6 anos. Além de oferecer apoio pedagógico, a Creche é responsável por fornecer refeições diárias às crianças, de famílias com baixo poder aquisitivo. Foi justamente a dificuldade das mães que precisavam trabalhar que determinou a mobilização para a construção da Creche. Atualmente, são atendidas cerca de 120 crianças, que recebem apoio para seu desenvolvimento integral, enquanto as famílias trabalham. Tatiane Cristina Barbosa, Edite Guesser e Rosangela Silva foram responsáveis pela implantação do Recrear na instituição.

A AVOS do Hospital Infantil Joana de Gusmão trabalha no combate ao câncer infanto-juvenil. Fundada em 1975, conta hoje com 80 voluntários e atende, em média, 3 mil crianças ao ano. Os projetos desenvolvidos visam qualificar o tratamento das crianças e adolescentes atendidos através do Sistema único de Saúde. O apoio vem por meio de ações diversas, como a doação de vestuário e medicamentos e pagamento de exames não contemplados pelo SuS. A AVOS desenvolve ainda a Campanha do Diagnóstico Precoce do Câncer Infanto-Juvenil e a Campanha do McDia Feliz. O Recrear foi implementado na organização com o apoio de Bernadete Berto, Selma Cardoso, Sandra Nunes e Célia Sartori.

Mont Serrat

Acic

Saúde Criança

A Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC) atende pessoas cegas ou com baixa visão em todo o estado de Santa Catarina, por meio de serviços nasáreas de habilitação, reabilitação, profissionalização, cultura, esporte e lazer. A ACIC foi fundada em 1977 por pessoas cegas que se mobilizaram para criar políticas de inclusão social para esse setor da população. Atualmente, a organização conta com o CRPC (Centro de Reabilitação, Professionalização e Convivência) e com o CADI (Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil), onde está a brinquedoteca. As educadoras Fabiane Araujo, Lílian Bosquetti e Hilda Pacheco foram responsáveis pela implantação do Recrear na ACIC.

Criado em 2008, o Saúde Criança Florianópolis trabalha para reestruturar e promover a autosustentação de famílias com crianças doentes, em risco social, provenientes das unidades públicas de saúde. A metodologia utilizada pela organização é o Plano de Ação Familiar (PAF), que visa o fomento à saúde, educação, moradia, profissionalização, renda e cidadania. Atualmente, a organização acompanha 35 famílias e 105 crianças em Florianópolis, que são atendidas duas vezes por semana para oficinas e atividades relacionadas ao PAF. O Recrear foi implantado na organização com a ajuda de Renata Dabori, Inaiara Wilke e Ana Marilia Alvares.

Avos

Capacitações para educadores e gestores

O Projeto Recrear visa qualificar o atendimento prestado por organizações sociais às crianças em situação de risco social. Por isso, tão importante quanto a instalação das brinquedotecas, é a capacitação de educadores e gestores para sua melhor utilização. Nesse sentido, foram oferecidos dois ciclos formativos durante a implantação do projeto, um focado na pedagogia do brincar, e outro na gestão do projeto.

O I Ciclo de Formação buscava sensibilizar os participantes do Recrear sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Foram dois dias de formação facilitados por Daniela Girotto, da Escola Viva de São Paulo, organização referência em educação infantil no Brasil. A formação envolveu os participantes em atividades teóricas e reflexivas sobre o impacto da brincadeira para o desenvolvimento infantil, além de ressaltar a função essencial dos educadores que mediam as atividades. Ao final, os participantes estimularam sua criatividade em oficinas lúdicas.

Uma, de artes visuais, permitiu a transformação de materiais recicláveis em brinquedos, enquanto a outra, de jogos musicais, deu mais ritmo às brincadeiras.

O II Ciclo de Formação, mediado por Jéferson Weber, da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, foi sobre gestão de projetos sociais. Educadores e gestores das cinco organizações criaram uma matriz de indicadores com objetivos, ações, metas, indicadores e meios de verificação para avaliar o projeto. O objetivo geral é oportunizar mecanismos lúdicos para o desenvolvimento integral na infância. Cada instituição, porém, tem sua particularidade. A AVOS e a Saúde Criança visam amenizar os momentos de atendimento médico das crianças. Já a ACIC deseja aprimorar a utilização dos sentidos remanescentes das crianças cegas por meio da brincadeira. O CEI Girassol e a Creche Mont Serrat buscam incentivar o respeito e a participação coletiva por meio do brincar. Os resultados, em todas, são avaliados por meio de observação e relato dos profissionais.

8

Fabi

ane

Ara

ujo

Espaços exclusivos para o brincar

Cada uma das organizações sociais contempladas pelo Projeto Recrear ganhou um espaço lúdico e inspirador

dedicado a brincadeiras educativas. Equipadas com móveis e objetos de decoração coloridos, as brinquedotecas foram recheadas com milhares de brinquedos da Mattel do Brasil

Charles Guerra

As brinquedotecas são espaços dedicados exclusivamente ao brincar, onde as crianças podem se divertir enquanto desenvolvem habilidades psicossociais e motoras que contribuem para seu cresci-mento e desenvolvimento. Foram cinco brinquedotecas instaladas em diferentes organizações. Cada um dos espaços está equipado com móveis e objetos de decoração adequados, e foram preenchidas com milhares de brinque-dos doados pela Mattel do Brasil.

A rede de brinquedotecas Recrear foi inau-gurada no dia 10 de outubro de 2013, em even-tos paralelos nas cinco organizações, ACIC, AVOS, Saúde Criança, IDES e Creche Mont Serrat. Esta-vam presentes esducadores, gestores, a família e, claro, as crianças. Elas se deliciaram ao entrar em um espaço novinho tão cheio de atrações lúdicas e divertidas.

Para Fabiane Chagas, da ACIC, mesmo antes da inauguração oficial, as brinquedotecas já faziam a diferença para as crianças aten-didas. “As crianças já se entusiasmaram em brincar naquele novo es-paço, explorar os brinquedos e conhecer o que ali foi disponibiliza-do”, conta.

Os brinquedos que abastecem as cinco brinquedotecas foram doados pela Mattel do Brasil.

Ale

ssan

dro

Dar

abas

Metas e resultados alcançados

O Recrear visa qualificar o atendimento prestado por organizações sociais de Florianópolis a crianças em situação de risco social. Veja os principais resultados do projeto:

11

700 crianças benefiadas em 2013.

Melhoria da sociabilidade e interação entre as

crianças.

Cinco brinquedotecas instaladas.

Aproximação dos pais na hora da brincadeira.

Desenvolvimento do senso de

responsabilidade e cuidado.

Aumento da assiduidade das crianças.

Fortalecimento das relações entre os educadores e as

crianças.

Orçamento final

Itens de investimento Valor

O Projeto Recrear foi possível graças à doação da Mattel do Brasil para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Florianópolis, SC.

12

Brinquedotecas/ Comunicação

Despesas administrativas

Material pedagógico

Recursos humanos

Treinamento

Equipamentos

Material de consumo 00,00

2.844,91

16.943,50

10.346,49

575,00

---------

36.874,30

67.584,20Total

Char

les

Gue

rra

13

ExpedienteProjeto Recrear

Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho

Presidente: Nelson Sirotsky

Gerente Executiva: Lucia Ritzel

Coordenadora em SC: Cheila Zortéa

Coordenador Administrativo: Rafael Piccoli

Consultora do Recrear: Mônica Linhares

Relatório

Criação: Cheila Zortéa, Ana Carolina Paci e

Maria Laura Petry

Capa e contracapa: Jader Rotta

Diagramação: Ana Carolina Paci

Textos: Ana Carolina Paci e Cheila

Zortéa

Revisão: Cheila Zortéa e Lucia Ritzel

Fabi

ane

Ara

ujo

top related