projeto diário da turma do 3º ano do ensino

Post on 25-Jun-2015

30.231 Views

Category:

Documents

5 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

DIÁRIO

DA T

URMA DO 3

º ANO

DO ENSIN

O FUNDAMENTA

L

CI E

P D

R.

J OÃ

O R

AM

OS

DE

SO

UZ

A

INTRODUÇÃO

A turma observada: 3º ano do ensino fundamental.

Quantidade: Turma formada por 28 alunos no horário integral.

Professora Regente: Noélia Guimarães dos Santos Melgaço de Andrade, que atua no magistério há 23 anos, é formada em história.

A sala de aula é espaçosa.

Pouco arejada. Somente a metade das lâmpadas da sala acende situação ocasionada por problemas elétricos que ocorrem em toda a escola.

A turma não apresenta bom comportamento disciplinar, os alunos brigam muito e gostam de falar palavras obscenas.

A professora relatou que logo na 1ª semana de aula sentiu necessidade, por conta da agressividade entre os alunos, de confeccionarem regras de convivência juntos. Com as regras estabelecidas, quando os alunos as quebram há uma discussão para que encontrem a solução para o problema. Normalmente os alunos pedem desculpas para o outro, mas existem casos que extrapolam a sala de aula, de tal forma que vão parar na coordenação.

A professora trabalha 2 vezes na semana com as disciplinas de história e geografia. No dia 22/03, a turma 1301 ao entrar na sala observou que a arrumação da sala estava diferente e que no quadro havia uma frase escrita pela professora que dizia: “Você sabe onde está a água do planeta?” enquanto ouvia-se a música “Planeta Água.”.

Os alunos então se posicionaram relacionando o assunto abordado com suas experiências de vida e a professora levava os alunos a refletirem sobre a questão do consumo sustentável, para que o corpo

discente compreenda a importância da utilização consciente dos recursos hídricos para que não comprometa as necessidades e aspirações das gerações futuras.

Ao término da aula a professora colocou no quadro uma nova frase para que os alunos pesquisassem para a próxima aula: “Sempre existiu água no nosso planeta?”.

Na quarta-feira, dia 23/03/2011, ela iniciou a aula com questionamentos sobre “sempre existiu água no nosso planeta?” aproveitando os saberes que os alunos traziam e

mais os saberes que adquiriram com o filme assistido, “A Era do Gelo 1.”

Falou sobre a importância da água para os seres pré-históricos, a comunicação da época, as pinturas rupestres que desenhou no quadro e pediu para que as crianças dissessem o que elas

entenderam com os desenhos.

Repassou algumas cenas do filme instigando os alunos à observação do tipo de solo, o encontro dos animais, um grupo de humanos vestidos com peles de animais, a questão da mãe protegendo seu filho e a parte que os animais entram em uma caverna com várias pinturas rupestres. A toda observação a professora relacionava o passado com a nossa realidade hoje.

Após as observações serem relatadas a professora pediu aos alunos que registrassem, através de desenhos rupestres com giz de cera com as cores vermelho e preto cores usadas, carvão e barro, pelos pré-históricos.

Desenhos rupestres feitos por alunos.

Os desenhos foram expostos no mural da sala.

Na 5ª feira, 24/03/2011, a professora retomou o trabalho da pré-história mostrando mais algumas cenas do filme,

onde os homens usavam armas para caça, fez um paralelo com as armas usadas hoje e sua utilização, mostrando algumas mudanças dos grupos sociais e das relações sociais.

Mostrando a cena da descoberta do fogo por acaso, a professora levou os alunos a refletirem sobre a vida sem fogo como seria, e como o usamos hoje.

Os alunos expuseram comentários sobre as aulas e depois produziram um texto coletivo sobre o tema abordado, direcionado pela professora.

Pudemos observar que as aulas foram aproveitadas como momentos de análise, questionamentos, reflexão e debates, e que a professora usou aspectos lúdicos e agradáveis ao aprendizado. Sem esquecer, de seu papel de observador, orientador e catalisador, detectando as necessidades da classe e direcionando as atividades individuais e coletivas. Instigou a observação dos alunos e sua reflexão sobre as alterações produzidas ao longo do tempo por meio das ações humanas.

“Não se pode conceber um tempo sem representá-lo percebido e vivido.”

GRUPO GEO CITY

Washington L.R.Silva – P00757

Regina Coeli Cavalcanti – P00919

Ana Cláudia Ferreira -

Aurea Fintelman – P00918

Hércia das Mercês Bezerra da Silva

top related