projeto café literário, sala de leitura e.e. professor messias freire

Post on 28-Dec-2014

13.189 Views

Category:

Education

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

PROJETO CAFÉ DA MANHÃ “Resgatando valores”

Professora de Língua Inglesa e Portuguesa: Lilian Lucy

Professora de Geografia: Silvana Peixoto Professora de Língua Portuguesa: Solange Aicart

Professor de ciências: Odair Martins

&

Sala de Leitura: Judite de Souza

Sala de Leitura: Cirlei Santos 2º semestre, 2013

Escola é...

... O lugar que se faz amigos.

Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...

Escola é, sobretudo, gente.

Gente que trabalha, que estuda, que alegra, se conhece, se estima. O Diretor é gente,

O Coordenador é gente,

O Professor é gente,

O aluno é gente,

Cada funcionário é gente.

E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão.

Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”. Nada de conviver com as pessoas e depois, descobrir que não tem amizade a ninguém.

Nada de ser como tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.

Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar.

É também criar laços de amizade,

É criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se “amarrar nela”! Ora é lógico...

Numa escola assim vai ser fácil!

Estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz. É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.

(Paulo Freire)

PÚBLICO ALVO : 5ª série / 6º ano A, B, C, D

Este projeto tem por finalidade promover a construção de uma cidadania sadia, critica, comparativa e consciente em seu educando, tornando-os participativos como cidadãos no desempenho do seu papel, frente aos seus direitos e deveres, e respeitosos perante os direitos e deveres dos seus semelhantes na sociedade em que vivem.

JUSTIFICATIVA Resgatar os valores morais e culturais que parecem adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites, materialista, que tira do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacifica e harmoniosa, começando pela relação família, comunidade e escola. Na sociedade globalizada, convivem pessoas de culturas diferentes com distintos valores e convicções religiosas. A educação, como uma das instâncias da sociedade, possui uma dimensão moral, que tem a intenção de realizar uma educação na perspectiva do desenvolvimento da capacidade de autonomia das crianças e jovens com que se trabalha. A moral já se encontra presente na prática educativa que se desenvolve nas escolas. No cotidiano escolar, os valores se traduzem no regulamento escolar e nas finalidades do ensino e aprendizagem, tornando-se necessário que se reflita sobre esses princípios e essas regras, para que se instalem no ambiente escolar, ações e relações democráticas. O desafio que se apresenta à escola é trabalhar com crianças e adolescentes de maneira responsável e comprometida, do ponto de vista ético, proporcionando as aprendizagens de conteúdos e desenvolvendo capacidades que possam transformar a comunidade de que fazem parte, fazendo valer o princípio da dignidade e criando espaços de possibilidade para a construção de uma sociedade na qual a questão da moralidade deva ser uma questão de todos e de cada um. OBJETIVOS Resgatar as tradições culturais conscientizando-os da importância dos valores na comunidade como: Amor, Amizade, Bondade, Compaixão, Coragem, Honestidade, Esperança, Fé, Felicidade, Generosidade, Humildade, Inteligência, Justiça, Obediência e Disciplina, Paciência, Paz, Respeito, Responsabilidade e Solidariedade.

METODOLOGIA Será organizado um café da manhã bimestralmente e durante o café da manhã os professores envolvidos no projeto lerão mensagens, com temas relacionados aos valores relevantes a sociedade como um todo e após as leituras, alunos e professores farão comentários expressando suas opiniões e finalizarão com produções de textos ou ilustrações, a fim de expor suas reflexões aos demais colegas. ATIVIDADES - Organização do café da manhã - Debates - Produção de texto e ilustração CRONOGRAMA 5ª série / 6º ano D – dia 15 de agosto e 10 de outubro 5ª série / 6º ano C – dia 27 de agosto e 27 de outubro 5ª série / 6º ano B – dia 12 de setembro e 7 de novembro 5ª série / 6º ano A – dia 27 de setembro e 22 de novembro RECURSOS DIDÁTICOS - Livros paradidáticos - Material multimídia AVALIAÇÃO Os alunos serão avaliados por seu engajamento nas atividades, sua participação, suas contribuições positivas, suas colocações e questionamentos durante todo o projeto. Também será avaliada em sua postura nas diferentes situações e locais, sua capacidade de trabalho em pequeno e grande grupo.

Principais recomendações

O trabalho de alerta: Uma alimentação inadequada pode trazer ao indivíduo diversas conseqüências para a saúde, como o desenvolvimento de doenças crônicas associadas à alimentação, doenças cardiovasculares, obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus e câncer, entre outras. Evidências científicas relacionam o consumo freqüente de um café da manhã adequado com baixo risco de sobrepeso e obesidade em diversas faixas etárias. Esta refeição é também relacionada com uma melhoria no rendimento escolar, principalmente em crianças e adolescentes. O consumo adequado desta refeição pode melhorar o poder de saciedade e assim reduzir a quantidade calórica total ingerida durante o dia, principalmente a redução do consumo de lanches calóricos, que costumam aumentar o consumo energético total de carboidratos e gorduras. Na área de nutrição, diversos estudiosos relacionam as refeições feitas fora de casa com dietas ricas em gorduras, destacando-se a gordura saturada, colesterol e sódio; e pobres em fibras, ferro e cálcio. Também consideram que as pessoas tendem a consumir mais calorias quando comem fora de casa. Daí a importância de estudos que melhorem a qualidade nutricional dessas refeições. A ausência do café da manhã pode inviabilizar a elevação da glicemia, necessária às atividades matinais, e favorecer uma possível deficiência de cálcio, uma vez que nesta refeição geralmente se concentra o maior consumo diário de leites e derivados. Fonte: Programa de Pós-Graduação em Nutrição da UFSC

OBJETIVOS Resgatar as tradições culturais conscientizando-os da importância dos valores na comunidade como: Amor, Amizade, Bondade, Compaixão, Coragem, Honestidade, Esperança, Fé, Felicidade, Generosidade, Humildade, Inteligência, Justiça, Obediência e Disciplina, Paciência, Paz, Respeito, Responsabilidade e Solidariedade.

O desjejum, comumente denominado de café da manhã. é

a refeição mais importante do dia. Com a harmonia entre nutrientes essenciais e energia, ele oferece o que o nosso corpo precisa para trabalhar bem, garante o bom humor pela manhã e disposição para os exercícios. E ainda, como melhora a atenção e a concentração, favorece seu trabalho e seus estudos.

Café da manhã: a principal refeição do dia

Alimentos fornecidos por alunos e professores Leite com chocolate Suco Salada de frutas Sanduiche de frios Pão de queijo Bolo de chocolate Bolo de milho Iogurte Suco

Estatística

Estatística mostra que 87% dos brasileiros consomem três refeições clássicas do dia, o café da manhã é consumido habitualmente por 88% dos brasileiros ouvidos na pesquisa. Apenas 8% das pessoas saem para a luta sempre de estômago vazio. É uma atividade solitária para a metade dos entrevistados (principalmente para os mais jovens e para os idosos). Na renda está toda a diferença: quanto mais rica a pessoa, mais comum o café junto com familiares. Onde se passa o dia também influi: 11% dos homens (mas só 4% das mulheres) tomam a primeira refeição fora de casa a maior parte das vezes. Para estes, o lugar mais freqüente é a cantina ou restaurante de empresa. A hora típica do café vai das 7 às 8 horas: é o período preferido por quase a metade da amostra. A maioria absoluta líquida o assunto no máximo em 10 minutos. Eis um indício indireto de que, para o grosso da população, o café da manhã tem pouquíssimo a ver com aquela tão importante refeição de que falam os nutricionistas. Até existe entre eles o dito "café da manhã de rei, almoço de príncipe, jantar de plebeu". Plebeu, aqui, é o café.De modo geral, a receita desse rápido desjejum limita- se a uns poucos ingredientes. Como seu próprio e brasileiríssimo nome já sugere, o café da manhã é acima de tudo café. No dia em que responderam ao questionário, 37% dos entrevistados informaram tê-lo ingerido com leite, outros 28%, puro. Fonte: Superinteressante

Uma Escola Feliz

(Antonio Nunes Santana) Uma escola feliz e perfeita É o sonho de toda nação Temos que priorizar Uma boa educação. Para se tornar real Temos muito que lutar Valorizar os professores E auto nos valorizar. Em uma escola tem que haver Respeito, carinho e dedicação Professores capacitados E empenho da coordenação. Um ponto fundamental E um diálogo participativo Discutindo a cidadania Tornando os alunos cidadãos ativos.

Os pais têm que participar Da vida escolar dos filhos Têm que dar muitos conselhos Para eles não saírem dos trilhos. Os trilhos dos maus caminhos Há sempre quem vem ensiná-los E os bons caminhos da vida, Só os pais podem mostrá-los. Pra melhorar a educação Precisamos aprender Que a melhor arte da vida É a arte do saber. Há também as desigualdades sócias Em torno da educação Pobre e preto no Brasil Tem a sua limitação. Para finalizar esses versos Deixo um recado ao povão Vamos todos abraçar com carinho A causa da educação.

“A Alimentação saudável e a paz de espírito são os

maiores e melhores remédios para todas as enfermidades existentes”.

João A Franco

top related