projeto a.m.i.e. 2007 no bernal cemid - poie rosimary rubio

Post on 06-Jul-2015

2.423 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

PROJETO A.M.I.E. 2007 NO BERNAL - CEMID - POIE ROSIMARY RUBIO

TRANSCRIPT

PROJETO A.M.I.E. 2007POIE ROSIMARY RUBIO

S.E.: Liléa Regina RiveroA.P.: Saulo Valdivia

Dir. : Maria Cristina dos SantosA.D.: Suzana O. G. RibeiroO.E.: Josane R. R. Carreira

C.P. Maria Ignez P. Nogueira

Partindo do pressuposto de que: “ As necessidades individuais e específicas

de cada educando deverão ser atendidas singularmente, já que as características singulares de cada aluno implicam formas próprias de apreensão da realidade. Neste sentido, todo o aluno tem necessidades educativas especiais, manifestando-se em formas de aprendizagem sociais e cognitivas diversas.” ( in Projecto Educativo da Escola da Ponte)

Daí surgiu a necessidade do Trabalho Voluntariado e consequentemente o surgimento do Projeto A.M.I.E. para estar atendendo a essa demanda .

Esse Projeto foi baseado numa experiência realizada em 2001 em S.V., onde a Profª Léa e eu

trabalhamos com pais em sala de aula.

A origem do nome A.M.I.E. é uma A origem do nome A.M.I.E. é uma associação com a palavra amie que em associação com a palavra amie que em francês quer dizer amiga, aliada, francês quer dizer amiga, aliada, acolhedora e ao mesmo tempo é uma acolhedora e ao mesmo tempo é uma abreviação de abreviação de AAlunos lunos MMonitores de onitores de IInformática nformática EEducativa (A.M.I.E.).ducativa (A.M.I.E.).

““Pesquiso para constatar, Pesquiso para constatar, constatando intervenho, constatando intervenho,

intervindo, educo e me educo. intervindo, educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que Pesquiso para conhecer o que

ainda não conheço e comunicar ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade”.ou anunciar a novidade”.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia, Paz e Terra, p. 32, Autonomia, Paz e Terra, p. 32,

1996.1996.

Como surgiu a idéia do Projeto?Em 2004, quando foi implantado o Laboratório de Informática no JCAJ havia um grande número de educandos com dificuldades de aprendizagem e uma de minhas ex-alunas, Jéssica Camila se ofereceu para estar auxiliando no Laboratório.

Objetivos:•Despertar nos educandos participantes do projeto, tanto monitores, quanto nos alunos beneficiados, a consciência da cidadania;•Capacitar os A.M.I.E.s para que possam exercer suas funções e aumentar seus conhecimentos sobre informática e Ação Social;

•Incentivar a responsabilidade;•Dar maior assessoria e atenção ao grupo/escola através do monitoramento dos alunos;•Inserir e despertar a busca por maiores conhecimentos, colaborando assim, para que os A.M.I.Es desenvolvam suas autonomias;•Estimular o desenvolvimento de atividades cooperativas e interdisciplinares.

É interessante ressaltar que esse contato dos que se envolveram no Projeto provocou mudanças, pais voltaram a estudar, monitores notaram que suas formações não dependem só dá escola e resolveram fazer outros cursos paralelos e foram valorizadas através de suas atitudes.

Stênio – o monitor mais novo – 5 anos

MÃE DE ALUNA

A.P. POSITIVO

ALUNO DA P. MARTA

EX PROF DO BERNAL

MONITOR

“ ... Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção.” ( Paulo Freire)

“Os professores são heróis anônimos, fazem um trabalho clandestino. Eles semeiam onde ninguém vê, nos bastidores da mente. Aqueles que colhem os frutos dessas sementes raramente se lembram de sua origem, do labor dos que plantaram. Ser um mestre é exercer um dos mais dignos papéis intelectuais da sociedade, embora um dos menos reconhecidos.” (Augusto Cury)

AGRADECIMENTOSAGRADECIMENTOSA DEUSA DEUS

DIR. MARIA ALICE FEIJÓ - JCAJDIR. MARIA ALICE FEIJÓ - JCAJC.P. ANDRÉA L. CALAZANS - JCAJC.P. ANDRÉA L. CALAZANS - JCAJA.M.I.Es E SEUS RESPONSÁVEISA.M.I.Es E SEUS RESPONSÁVEIS

PEDRO HORTAPEDRO HORTACEMID E POSITIVO INFORMÁTICACEMID E POSITIVO INFORMÁTICA

A.E. HAMILTON E SAULO E OS DEMAISA.E. HAMILTON E SAULO E OS DEMAISCOMPANHEIROS(AS) P.O.I.EsCOMPANHEIROS(AS) P.O.I.Es

E. T. DO M.L.B.B E P.M.S. - SEDUCE. T. DO M.L.B.B E P.M.S. - SEDUCE À TODAS AS PESSOAS QUE NÃO RIRAM E À TODAS AS PESSOAS QUE NÃO RIRAM

DESSE(A) MEU(MINHA) SONHO(FÉ) E ME DESSE(A) MEU(MINHA) SONHO(FÉ) E ME VALIDARÃO E ... ÀQUELAS QUE RIRAM TAMBÉM ... VALIDARÃO E ... ÀQUELAS QUE RIRAM TAMBÉM ...

POIS ME INCENTIVAM A VOAR POIS ME INCENTIVAM A VOAR CADA VEZ … MAIS ALTO ...CADA VEZ … MAIS ALTO ...

“O trabalho é tornar o amor visível.Se não puderdes trabalhar com amor, mas apenas com desgosto, é melhor que deixeis vosso trabalho, que senteis à porta do templo e que recebais esmolas daqueles que trabalham com alegria.”

(Khalil Gibran in O PROFETA)

top related