processo de produo do etanol

Post on 10-Aug-2015

98 Views

Category:

Engineering

16 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Processo de Produção de Etanol

Equipe: Janielson, Flavio, Junior

Etapas do Processo De Produção do Etanol:

1. Preparação Do solo e plantio da cana 2. Colheita da Cana3. O Transporte4. Moagem5. Tratamento do Caldo6. Tratamento do fermento7. Destilação8. Qualidade

Preparação Do solo e Plantio da cana de açúcar

O preparo do solo visa a melhoria das condições físicas e químicas para garantir a brotação, o crescimento radicular e o estabelecimento da cultura. O preparo do solo visa atenuar ou eliminar os seguintes fatores: físicos: compactação, adensamento e encharcamento;químicos: baixo teor de nutrientes, elevados teores de alumínio (Al), manganês (Mn) e sais de sódio (Na);biológicos: nematóides, cupins, entre outros.

Durante o preparo do solo deve-se atentar para a conservação do solo, prevendo a execução de terraços e medidas que evitem as perdas de solo por erosão e escorrimento superficial de água. O preparo visa, também, contribuir com o controle de plantas daninhas e de algumas pragas de solo.

Plantio O plantio convencional de cana-de-açúcar, também denominado manual é, tecnicamente, considerado semi-mecanizado por envolver operações manuais e mecanizadas em suas etapasA mecanização é uma tendência no cultivo da cana-de-açúcar. As grandes extensões de plantio e o período curto com as condições ótimas de clima, além da economia em mão-de-obra têm sido as causas da mecanização das operações de plantio.

Clique para editar o texto mestreSegundo nívelTerceiro nívelQuarto nívelQuinto nível

Semi-mecanizado Mecanizado

Colheita da Cana

A colheita e o transporte da cana-de-açúcar podem comprometer, significativamente, a qualidade do produto final e os cortes subsequentes. Por essa razão, tais atividades devem ser executadas de acordo com orientações técnicas precisas

Sistema manual: o corte e o carregamento são feitos manualmente, podendo haver transporte intermediário;

Sistema semimecanizado: envolve o corte manual e o carregamento nas unidades de transporte, por carregadoras mecânicas;

Sistema mecanizado: utiliza cortadoras de cana e carretas de transbordo (Figura 1), empregando somente mão-de-obra especializada como operadores de máquinas e tratoristas, sem a necessidade do emprego de trabalhadores braçais. A colheita mecanizada tem como principal vantagem a rapidez na execução do trabalho, porém, se esse trabalho não for bem executado as perdas em eficiência serão maiores.

Recursos

Transporte Após ser colhida, é necessário que a cana-de-açúcar seja transportada de modo adequado, uma vez que como a maioria dos produtos de natureza vegetal, a cana também está sujeita à rápida perda de qualidade. 

MOAGEM

Na moagem, a cana é espremida para se obter o caldo, que depois vai para a purificação, recebe um pouco de cal, é aquecido e finalmente depositado em grandes silos para resfriar. O próximo passo é colocá-lo para fermentar em contato com o fungo Saccharomyces cerevisiae. Depois disso, o fungo é separado em centrífugas para ser reaproveitado. O que sobra é um líquido que os técnicos chamam de vinho, com cerca de 8% de álcool.

TRATAMENTO DO CALDO

Para remover as impurezas grossas, o caldo é inicialmente peneirado, e em seguida tratado com agentes químicos, para coagular parte da matéria coloidal (ceras, graxas, proteínas, gomas, pectinas, corantes), precipitar certas impurezas e modificar o pH.

Existem cinco métodos utilizados no processo de clarificação do caldo de cana. Eles são os seguintes:

1. Caleação ou calagem;2. Sulfitação;3. Fosfatação; 4. Carbonatação; 5. Uso de óxido de magnésio.

Tratamento do Fermento

A levedura após passar pelo processo de fermentação se “desgasta”, por ficar a teores alcoólicos elevados. Após a separação do fermento do vinho, o fermento a 70% é diluído a 25% com adição de água. Regula-se o PH em torno de 2,5 a 3,0 adicionando-se ácido sulfúrico que também tem efeito desfloculante e bacteriostático. O tratamento é contínuo e tem um tempo de retenção de aproximadamente um hora. O fermento tratado retorna ao processo para começar um novo ciclo fermentativo; eventualmente é usado antibióticos para controle da população contaminante. Nenhum nutriente é usado em condições normais

Assistir ao Vídeo

Clique para editar o texto mestreSegundo nívelTerceiro nívelQuarto nívelQuinto nível

Clique para editar o formato do texto da estrutura de tópicos

2.º Nível da estrutura de tópicos

3.º Nível da estrutura de tópicos

4.º Nível da estrutura de tópicos

5.º Nível da estrutura de tópicos

6.º Nível da estrutura de tópicos

7.º Nível da estrutura de tópicos

8.º Nível da estrutura de tópicos

9.º Nível da estrutura de tópicosClique para editar o texto mestre

Segundo nível

Terceiro nível

Quarto nível

Quinto nível

DestilaçãoClique para editar o texto mestreSegundo nívelTerceiro nívelQuarto nívelQuinto nível

O balão possui uma saída lateral, inclinada para baixo, na sua parte superior. Nessa saída é acoplado o condensador. O condensador é formado por um duto interno, onde em volta desse duto passa água fria corrente. Esse duto desemboca em um béquer

A destilação simples serve para a separação de uma mistura homogênea de sólido e líquidoA solução é colocada em um balão de destilação, feito de vidro com fundo redondo e plano, que é esquentado por uma chama. A boca do balão é tampada com uma rolha, junto com um termômetro.

QualidadeTodas as etapas do processo são monitoradas através de análises

laboratoriais de modo a assegurar a qualidade final dos produtos. As pessoas envolvidas passam por treinamentos específicos, capacitando-as a conduzir o processo de forma segura e responsável, garantindo a qualidade de cada etapa que envolve a fabricação de açúcar e álcool.

Referencias

mundoestranho.abril.com.br/.../como-e-extraido-o-alcool-da-canadeacucar

http://www.feagri.unicamp.br/unimac/produtos_canadeacucar.htm

http://www.novacana.com/estudos/evolucao-plantio-colheita-mecanizados-cana-de-acucar-160813/#

top related