“processo de enfermagem” sistematização da assistência de enfermagem (sae)

Post on 07-Apr-2016

315 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

““PROCESSO DE PROCESSO DE ENFERMAGEM”ENFERMAGEM”

Sistematização da assistência de Sistematização da assistência de enfermagem (SAE)enfermagem (SAE)

JUSTIFICATIVAS PARA A JUSTIFICATIVAS PARA A IMPLANTAÇÃO DA SAEIMPLANTAÇÃO DA SAE

Legal: Resolução COFEN 358/2009.Legal: Resolução COFEN 358/2009. Política: Programas de acreditação hospitalar, Política: Programas de acreditação hospitalar,

Padrões internacionais.Padrões internacionais. Filosofia de enfermagem: Visão de mundo Filosofia de enfermagem: Visão de mundo

profissional.profissional.

A APLICAÇÃO DO PROCESSO A APLICAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM DE ENFERMAGEM

PROPORCIONA:PROPORCIONA: Melhora da qualidade dos cuidados prestados.Melhora da qualidade dos cuidados prestados. Humanização do atendimento.Humanização do atendimento. Definição do papel do enfermeiro.Definição do papel do enfermeiro. Autonomia à profissão.Autonomia à profissão. Direcionamento da equipe de enfermagem.Direcionamento da equipe de enfermagem. Aumento da responsabilidade dos profissionais Aumento da responsabilidade dos profissionais

quanto aos cuidados prestados.quanto aos cuidados prestados. Conhecimento científico mais aprofundado.Conhecimento científico mais aprofundado.

Teoria de enfermagem

Processo de enfermagemPesquisa

DEFINIÇÃO DE PROCESSO DE DEFINIÇÃO DE PROCESSO DE ENFERMAGEMENFERMAGEM

É um processo organizado de prestar o cuidado É um processo organizado de prestar o cuidado ao cliente e é composto por etapas que devem ao cliente e é composto por etapas que devem ser previamente estabelecidas, tais como:ser previamente estabelecidas, tais como:

Investigação.Investigação. Diagnóstico de enfermagem.Diagnóstico de enfermagem. Planejamento.Planejamento. Implementação.Implementação. Avaliação.Avaliação.

PRIMEIRA ETAPA:Investigação PRIMEIRA ETAPA:Investigação

É dividida em 2 subfases:É dividida em 2 subfases:o Coleta de dados.Coleta de dados.o Análise ou síntese dos dados.Análise ou síntese dos dados.

o Entrevista dirigida.Entrevista dirigida.o Exame físico.Exame físico.

INVESTIGAÇÃOINVESTIGAÇÃO Entrevista dirigida: É Entrevista dirigida: É

um processo intencional um processo intencional de comunicação de comunicação elaborado para permitir elaborado para permitir que o enfermeiro e que o enfermeiro e paciente forneçam e paciente forneçam e recebam informações.recebam informações.

Exame físico: É Exame físico: É realizado através das realizado através das técnicas de inspeção, técnicas de inspeção, palpação, percussão e palpação, percussão e ausculta.ausculta.

COLETA DE DADOS:COLETA DE DADOS: Maneira direta: anamnese e exame físico.Maneira direta: anamnese e exame físico. Maneira indireta: coleta de dados por outras Maneira indireta: coleta de dados por outras

fontes, registros, resultados de exames fontes, registros, resultados de exames laboratoriais.laboratoriais.

Categoria objetiva.Categoria objetiva. Categoria subjetiva. Categoria subjetiva.

Investigação

Coleta de dadosValidação dos dados

Agrupamento de dados

Identificação de dados

Registro de dados

OS 5 PASSOS DA INVESTIGAÇÃO

SEGUNDA ETAPA: SEGUNDA ETAPA: DIAGNÓSTICOS DE DIAGNÓSTICOS DE

ENFERMAGEMENFERMAGEM Definição: São julgamentos clínicos sobre as Definição: São julgamentos clínicos sobre as

respostas do indivíduo, da família ou da respostas do indivíduo, da família ou da comunidade a problemas de saúde reais ou comunidade a problemas de saúde reais ou potenciais, e proporcionam as bases para as potenciais, e proporcionam as bases para as seleções de intervenções de enfermagem para seleções de intervenções de enfermagem para alcançar resultados pelos quais a enfermeira é alcançar resultados pelos quais a enfermeira é responsável.responsável.

O QUE NÃO É DIAGNÓSTICO DE O QUE NÃO É DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM?ENFERMAGEM?

Problemas colaborativos: condições Problemas colaborativos: condições identificadas por outros profissionais de saúde identificadas por outros profissionais de saúde que geram cuidados(ações de enfermagem).que geram cuidados(ações de enfermagem).

EX: cirurgias, exames,administração de EX: cirurgias, exames,administração de medicamentos.medicamentos.

O ENFERMEIRO PARA O ENFERMEIRO PARA IDENTIFICAR OS IDENTIFICAR OS

DIAGNÓSTICOS DEVE TER DIAGNÓSTICOS DEVE TER CAPACIDADE DE:CAPACIDADE DE:

AnáliseAnálise Julgamento.Julgamento. Síntese e percepção.Síntese e percepção. Interpretação de dados.Interpretação de dados.

Os diagnósticos devem ser identificados e listados em ordem de prioridades: grau de ameaça ao nível do bem estar do paciente.

COMPARAÇÕES ENTRE COMPARAÇÕES ENTRE DIAGNÓSTICOSDIAGNÓSTICOS

Diagnóstico médico. Diagnóstico médico. EX: doença pulmonar EX: doença pulmonar obstrutiva crônica, obstrutiva crônica, Acidente vascular Acidente vascular cerebral, Amputação.cerebral, Amputação.

Diagnóstico de Diagnóstico de enfermagem: Padrão enfermagem: Padrão respiratório ineficaz, respiratório ineficaz, Intolerância à atividade, Intolerância à atividade, Distúrbio da imagem Distúrbio da imagem corporal.corporal.

“O USO DOS DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM PROPORCIONAM AOS ENFERMEIROS UMA LINGUAGEM COMUM PARA A IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS DO CLIENTE E OS AUXILIA NA ESCOLHA DAS PRESCRIÇÕES DE ENFERMAGEM.”

TERCEIRA ETAPA: TERCEIRA ETAPA: PLANEJAMENTOPLANEJAMENTO

Estabelecimento de prioridades para os Estabelecimento de prioridades para os problemas diagnósticos;problemas diagnósticos;

Fixação de resultados com o cliente, se Fixação de resultados com o cliente, se possível, a fim de minimizar ou evitar possível, a fim de minimizar ou evitar problemas;problemas;

Registro escrito de diagnósticos de Registro escrito de diagnósticos de enfermagem,dos resultados esperados e das enfermagem,dos resultados esperados e das prescrições de enfermagem de modo prescrições de enfermagem de modo organizado.organizado.

IMPORTÂNCIA DO IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DA PLANEJAMENTO DA

ASSISTÊNCIA POR ESCRITO:ASSISTÊNCIA POR ESCRITO: Promove a comunicação entre os cuidadores;Promove a comunicação entre os cuidadores; Direciona o cuidado e a documentação;Direciona o cuidado e a documentação; Cria um registro que pode ser usado em Cria um registro que pode ser usado em

avaliações e pesquisas;avaliações e pesquisas; Determina o alcance dos resultados em relação Determina o alcance dos resultados em relação

aos diagnósticos de enfermagem.aos diagnósticos de enfermagem. O alcance dos resultados definirá se o diagnóstico de enfermagem foi minimizado ou solucionado, ou seja, se as prescrições de enfermagem foram eficazes.

ASPECTOS IMPORTANTES NA ASPECTOS IMPORTANTES NA DETERMINAÇÃO DOS DETERMINAÇÃO DOS

RESULTADOS:RESULTADOS: Serem centrados no cliente e não no Serem centrados no cliente e não no

enfermeiro.enfermeiro. Claros e concisos.Claros e concisos. Descrever um comportamento mensurável.Descrever um comportamento mensurável. Ser alcançável.Ser alcançável. Apresentar um limite de tempo.Apresentar um limite de tempo.

QUARTA ETAPA: QUARTA ETAPA: IMPLEMENTAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DA

ASSISTÊNCIA DE ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEMENFERMAGEM

A implementação da assistência de A implementação da assistência de enfermagem é descrita como ações prescritas enfermagem é descrita como ações prescritas e necessárias à obtenção dos resultados e necessárias à obtenção dos resultados esperados, definidos durante o estágio de esperados, definidos durante o estágio de planejamento, visando resolver ou controlar planejamento, visando resolver ou controlar um problema (diagnóstico de enfermagem)um problema (diagnóstico de enfermagem)

ITENS NECESSÁRIOS EM UMA ITENS NECESSÁRIOS EM UMA PRESCRIÇÃO DE PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEMENFERMAGEM

O que fazerO que fazer Como fazerComo fazer Quando fazerQuando fazer

Onde fazerOnde fazer Com que frequência Com que frequência

fazerfazer Por quanto tempo Por quanto tempo

fazerfazer

AS PRESCRIÇÕES DE AS PRESCRIÇÕES DE ENFERMAGEM PODEM SER:ENFERMAGEM PODEM SER:

Prescrições dependentes.Prescrições dependentes. Prescrições independentes.Prescrições independentes. Prescrições interdependentes.Prescrições interdependentes.

RESULTADO ESPERADO

PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM

DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM

Diagnóstico de enfermagem - Integridade tissular prejudicada relacionada à imobilização física, evidenciada por ferida com uma aréa de maceração de 8cm na região trocanterica D.

Resultado esperado - O cliente apresentará melhora no aspecto da lesão da região trocanterica D com redução da área de maceração em até 30 dias.

Prescrição de enfermagem - Realizar mudança de decúbito de 2/2hs. Não posicionar o paciente em DLD (técnico de enf.), Realizar curativo com soro fisiológico morno, aplicar alginato de cálcio, ocluindo com gaze e micropore, 1 vez ao dia. (enfermeiro).

ITENS IMPORTANTES:ITENS IMPORTANTES: Não é aconselhável a construção de Não é aconselhável a construção de

prescrições pré-formatadas.prescrições pré-formatadas. Cuide para não redigir cuidados incompatíveis Cuide para não redigir cuidados incompatíveis

com as condições institucionais e clínicas do com as condições institucionais e clínicas do cliente/família.cliente/família.

Cuidado para não prescrever atividades que Cuidado para não prescrever atividades que não tenham relação direta com o diagnóstico não tenham relação direta com o diagnóstico de enfermagem levantado.de enfermagem levantado.

QUINTA ETAPA: AVALIAÇÃO QUINTA ETAPA: AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIADA ASSISTÊNCIA

A avaliação consiste na ação de acompanhar A avaliação consiste na ação de acompanhar as respostas do cliente aos cuidados prescritos, as respostas do cliente aos cuidados prescritos, por meio de anotações no prontuário ou por meio de anotações no prontuário ou instrumentos próprios, da observação direta da instrumentos próprios, da observação direta da resposta do cliente à terapia proposta, bem resposta do cliente à terapia proposta, bem como do relato do cliente.como do relato do cliente.

MESMO SENDO A ÚLTIMA ETAPA DO PROCESSO, A AVALIAÇÃO NÃO O CONCLUI, POIS DEVE LEVAR À REAVALIAÇÃO QUE RESULTA EM REINICIAR O PROCESSO.

AO REALIZAR A AVALIAÇÃO AO REALIZAR A AVALIAÇÃO DIÁRIA, O ENFERMEIRO IRÁ DIÁRIA, O ENFERMEIRO IRÁ DETECTAR SE OS CUIDADOS:DETECTAR SE OS CUIDADOS:

Devem ser mantidos.Devem ser mantidos. Devem ser modificados.Devem ser modificados. Podem ser finalizados.Podem ser finalizados.

EXCELÊNCIA DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM

OBRIGADA!OBRIGADA!

top related