pra onde vai a igreja professor heber

Post on 11-Jul-2015

907 Views

Category:

Spiritual

4 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

A IGREJA DE JESUS NO SÉCULO XXI

Para onde vai essa Igreja?

Os membros da Igreja: Clérigos, Religiosos e Leigos

• ““Corpo Místico de Cristo”: Cristo a Corpo Místico de Cristo”: Cristo a cabeça, nós os membros.cabeça, nós os membros.

• Membros: todos os batizados são Membros: todos os batizados são inseridos no Corpo Místico de Cristo, inseridos no Corpo Místico de Cristo, a Igreja.a Igreja.

• Igualdade:Igualdade: na filiação e na dignidade. na filiação e na dignidade.

• Diferença:Diferença: nas funções. nas funções.

Clérigos: Bispos, Sacerdotes e Diáconos

Papa, Arcebispo, Cardeal e Monsenhor: são títulos.Papa, Arcebispo, Cardeal e Monsenhor: são títulos. PapaPapa: Bispo de Roma e sucessor de Pedro. : Bispo de Roma e sucessor de Pedro.

Infalibilidade do Papa (Fé, doutrina e moral).Infalibilidade do Papa (Fé, doutrina e moral). BisposBispos: Sucessores dos Apóstolos. São os : Sucessores dos Apóstolos. São os

mestres da fé.mestres da fé. SacerdotesSacerdotes ( (ou Presbíteros ou Padres): ou Presbíteros ou Padres):

Educadores do Povo de Deus, pregam a Palavra Educadores do Povo de Deus, pregam a Palavra de Deus e ministram os Sacramentos.de Deus e ministram os Sacramentos.

DiáconosDiáconos: Proclamam o Evangelho, ensinam a Fé : Proclamam o Evangelho, ensinam a Fé aos fiéis, ajudam nos serviços do altar e exercem a aos fiéis, ajudam nos serviços do altar e exercem a caridade com todos.caridade com todos.

Os personagens da Igreja

RELIGIOSOSRELIGIOSOS

Homens e mulheres que vivem em Homens e mulheres que vivem em comunidade e fazem votos de pobreza, comunidade e fazem votos de pobreza, castidade e obediência castidade e obediência (Ex.: (Ex.: Carmelitas, Carmelitas, Franciscanos, Beneditinos, Dominicanos, Franciscanos, Beneditinos, Dominicanos, JesuítasJesuítas e outros). e outros).

Consagram suas vidas a Deus. Consagram suas vidas a Deus. Sinais vivos de total disponibilidade Sinais vivos de total disponibilidade

para Deus e para a Igreja. para Deus e para a Igreja.

LEIGOS• Totalidade dos fiéis cristãos, Totalidade dos fiéis cristãos,

excetuados os clérigos e religiosos.excetuados os clérigos e religiosos.Missão na Igreja: Missão na Igreja: com nosso com nosso

exemplo de vida, evangelizar o exemplo de vida, evangelizar o mundo da política, da realidade mundo da política, da realidade social, da economia, da cultura, da social, da economia, da cultura, da saúde, do esporte, dos ambiente de saúde, do esporte, dos ambiente de lazer e profissional, das ciências e, lazer e profissional, das ciências e, em especial, das famílias.em especial, das famílias.

Igreja: una, santa, católica, apostólica e romana.

• UNA (Catecismo da Igreja nºs. 866 e 813):

Um só Senhor: Seu fundador.Uma só Fé.Um só Corpo (Cristo a cabeça, nós os

membros).Uma só alma: o Espírito Santo.Uma esperança: superação das divisões.

“Tenho ainda outras ovelhas que não são deste Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco, e é preciso que eu as traga. Elas aprisco, e é preciso que eu as traga. Elas ouvirão a minha voz e haverá um só pastor e ouvirão a minha voz e haverá um só pastor e um só rebanho”.um só rebanho”. (Jo10,16)(Jo10,16)

IGREJA SANTA E PECADORA

SANTA:SANTA: seu fundador (Jesus Cristo);seu fundador (Jesus Cristo); finalidade: glória de Deus e santificação dos finalidade: glória de Deus e santificação dos

homens;homens; nos seus meios: os Sacramentos;nos seus meios: os Sacramentos; sua doutrina: observância dos seus preceitos, sua doutrina: observância dos seus preceitos,

com a constante assistência do Espírito Santo;com a constante assistência do Espírito Santo; seus membros: quando estamos em sintonia seus membros: quando estamos em sintonia

com a Graça Divina.com a Graça Divina.

PECADORAPECADORA:: quando seus membros, não quando seus membros, não observam o programa que Jesus elaborou para seus observam o programa que Jesus elaborou para seus seguidores (As bem aventuranças).seguidores (As bem aventuranças).

IGREJA CATÓLICA

• Católico: em grego significa Católico: em grego significa TUDOTUDO..• Universal: em latim também significa Universal: em latim também significa

TUDOTUDO..• Católica e Universal: fundada para salvar Católica e Universal: fundada para salvar

todos todos os homens, em os homens, em todatoda a Terra. a Terra. • Existe Existe todo o tempotodo o tempo, , desde sua desde sua

fundação, até hoje.fundação, até hoje.• Um bilhão de católicos em todo o mundo.Um bilhão de católicos em todo o mundo.

IGREJA APOSTÓLICA• Governada pelos sucessores de Governada pelos sucessores de

Pedro (Papa) e dos Apóstolos Pedro (Papa) e dos Apóstolos (Bispos).(Bispos).

• ““Ide, ensinai todos os povos” Ide, ensinai todos os povos” (Mt (Mt

28,19).28,19). “Vós sereis testemunhas de “Vós sereis testemunhas de mim em Jerusalém, em toda a Judéia mim em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da Terra” e Samaria, e até os confins da Terra” (At 1,8).(At 1,8).

ROMANA

Característica Característica histórica: histórica:

Pedro (primeiro Pedro (primeiro Papa), Bispo de Papa), Bispo de

Roma, ali morreu. Roma, ali morreu. Seus sucessores Seus sucessores

continuam continuam morando em Roma morando em Roma e de lá continuam e de lá continuam dirigindo a Igrejadirigindo a Igreja..

Dimensões Universal , Diocesana e Paroquial da Igreja

UniversalUniversal (Católica) : dirigida pelo Papa (Bispo de (Católica) : dirigida pelo Papa (Bispo de Roma e sucessor de Pedro).Roma e sucessor de Pedro).

DiocesanaDiocesana:: dirigida por Bispos (sucessores dos dirigida por Bispos (sucessores dos Apóstolos, nomeados pelo Papa). União de Apóstolos, nomeados pelo Papa). União de diversas Paróquias.diversas Paróquias.

ParoquialParoquial:: dirigida pelo Sacerdote (em sintonia dirigida pelo Sacerdote (em sintonia com a comunidade, em unidade com o seu Bispo com a comunidade, em unidade com o seu Bispo e com o Papa). Divide-se em:e com o Papa). Divide-se em: Igreja ou comunidade de baseIgreja ou comunidade de base: a união de diversas : a união de diversas

famílias católicas numa localidade (Capela).famílias católicas numa localidade (Capela). Igreja domésticaIgreja doméstica: a família.: a família.

Uma lição importante:Uma lição importante:

CONSCIÊNCIA ECLESIAL: A CONSCIÊNCIA ECLESIAL: A UNIDADE NO CORPO MÍSTICO UNIDADE NO CORPO MÍSTICO

DE CRISTODE CRISTO

““[...]nem a cabeça pode dizer aos pés: [...]nem a cabeça pode dizer aos pés: não preciso de vocês”. não preciso de vocês”. (1 Cor 12,21)(1 Cor 12,21)

DIVISÕES INTERNAS NA IGREJA

Unidade na diversidade de idéias e dons Unidade na diversidade de idéias e dons de cada cristão. de cada cristão.

Estar atentos: o que Deus quer de nós ?Estar atentos: o que Deus quer de nós ?Obediência (sem subserviência) a ‘Pedro’. Obediência (sem subserviência) a ‘Pedro’. Vida de Igreja: horas do Cristo Vida de Igreja: horas do Cristo

Crucificado e horas do Cristo glorificado.Crucificado e horas do Cristo glorificado.Dificuldade em aceitar a Palavra da Igreja.Dificuldade em aceitar a Palavra da Igreja.Correção fraterna Correção fraterna (“Humildade é a (“Humildade é a

verdade” – verdade” – Sta. Teresa de Ávila).Sta. Teresa de Ávila).

O CHAMADO À SANTIDADE O CHAMADO À SANTIDADE

““Sede perfeitos, como vosso Pai celeste é Sede perfeitos, como vosso Pai celeste é perfeito”. perfeito”. (1 Ef 1,15-16)(1 Ef 1,15-16)

Ser santoSer santo: : fazer de forma bem feita os fazer de forma bem feita os atos comuns do dia a dia.atos comuns do dia a dia.

Quedas e crises: Quedas e crises: surgem para que surgem para que cresçamos e superemos o que nos cresçamos e superemos o que nos atormenta.atormenta.

““SantômetroSantômetro”:”: qual o ato de minha vida qual o ato de minha vida onde não coube a presença de Jesus?onde não coube a presença de Jesus?

SANTOS DE ONTEMSanta Teresa de Ávila, Santa Catarina de Sena, Santa Clara de Assis, Santo

Antônio e outros

SANTOS DE HOJE

Santos anônimos de hoje

ESTOU ENTRE ELES?

Um desafio grande!RELAÇÃO COM OUTRAS IGREJAS CRISTÃS

EcumenismoEcumenismo:: não é unificação das não é unificação das religiões cristãs, mas respeito mútuo e religiões cristãs, mas respeito mútuo e convivência fraterna.convivência fraterna.

• Forma de convivênciaForma de convivência com os “irmãos com os “irmãos separados”:separados”:Irmãos, mas Irmãos, mas separadosseparados (condenação e (condenação e

preconceito).preconceito).Separados, mas Separados, mas irmãosirmãos (acolhimento e (acolhimento e

misericórdia).misericórdia).

DESAFIOS E INQUIETETAÇÕES PARA A MISSÃO MAIOR DA IGREJA:

COMO EVANGELIZAR HOJE ?

Por quê e como evangelizar ?

““Anunciar o Evangelho, não é glória para mim; é Anunciar o Evangelho, não é glória para mim; é uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se uma obrigação que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho”. eu não anunciar o Evangelho”. (1 Cor 9-16)(1 Cor 9-16)

Dever de cada católico: Dever de cada católico: Evangelizar com o Evangelizar com o exemplo de vida (família, trabalho e sociedade).exemplo de vida (família, trabalho e sociedade).

Dever de toda a Igreja: Dever de toda a Igreja: Evangelizar observando Evangelizar observando a diversidade cultural de cada povo, os valores a diversidade cultural de cada povo, os valores da sociedade pós-moderna e as novas da sociedade pós-moderna e as novas angústias e anseios da humanidade. angústias e anseios da humanidade.

Como será que Jesus evangelizaria hoje? Como será que Jesus evangelizaria hoje?

Batizados afastados da Igreja Católica

• Mais de dois terços dos batizados estão afastados da Igreja Católica.

Pesquisa IBGE/2003:o Nos últimos anos o número de católicos no Brasil Nos últimos anos o número de católicos no Brasil

decresceu 20%.decresceu 20%.o Hoje os católicos representam 73,8% da população Hoje os católicos representam 73,8% da população

brasileira.brasileira.o Conclusão Conclusão da pesquisa: sérios problemas de sintonia

e identificação entre a hierarquia da Igreja (Bispos e Padres) e os católicos afastados.

• Necessidade de reflexão madura, isenta, fraterna e sem autoritarismo, para se encontrar os melhores caminhos de volta.

MAIOR INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO DE LEIGOS

Necessidade de estudo da Fé e da Igreja.Necessidade de estudo da Fé e da Igreja.Desconhecimento da doutrina e História da Desconhecimento da doutrina e História da

Igreja.Igreja.

Deficiência na formação dos leigos: Deficiência na formação dos leigos: multidão de multidão de adultos infantis na Fé.adultos infantis na Fé.

Ausência de Cursos Bíblicos.Ausência de Cursos Bíblicos.

Formação apenas até o Catecismo.Formação apenas até o Catecismo.

Ausência de formação: Ausência de formação: vinculação com vinculação com Deus muito mais pela culpa que pelo Deus muito mais pela culpa que pelo amor.amor.

Nanismo espiritual. Nanismo espiritual.

Parábola do semeador (Mt 13): sementes que não germinam.

Por quê a semente (evangelização) jogada ao solo não germina ?Solo pedregoso e com espinhos, sempre ?Solo mal preparado, sem adubo e tratamento

próprio ?Semente de boa ou má qualidade ?Sou espinho que não permite a semente

germinar ?Que papel desempenharei na Igreja ?

Evangelizar com misericórdiaMisericórdia :

• caridade no mais alto grau; perdão; solidariedade, serviço.

• exclusão do pecado, mas inclusão do pecador na Igreja.

• não é conivência com o pecado, mas a recuperação do pecador, mediante a correção fraterna.

Igreja misericordiosa: é a que acolhe e recupera e não a que condena e exclui.

A MEDICINA DA MISERICÓRDIA

Papa João XXIII: a Igreja deve “usar a medicina da misericórdia” e ajudar o mundo “mostrando a validade de sua doutrina, ao invés de renovar condenações”.

É dever da Igreja analisar os sinais dos tempos à luz do Evangelho de seu fundador.

A Igreja deve ser MÃE seguindo o exemplo de Maria.

“Salve Rainha, mãe da misericórdia” !

“Cristo é teimoso: insiste em nos amar !” (Monsenhor Marconi Ferreira).

A certeza de que a Igreja Católica é a Igreja de Jesus Cristo.

Presença viva de Jesus na Eucaristia.Assistência direta do Espírito Santo.Interseção constante de Maria (Estrela da

Evangelização).Grandes erros, mas realizações ainda maiores

no curso da História; Esta Igreja é uma só: a que foi edificada sobre

Pedro e a que Jesus chamou de “Minha Igreja”, e afirmou que “...as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16,18).

Dimensão universal da Missão como utopia num mundo

globalizado

Desafios, caminhos e horizontes para o anúncio do Evangelho

Globalização

• Processo de mudança planetária de todas as sociedades

• É um processo de mudanças irreversíveis e acelerado

• A Igreja, como parte da sociedade humana, participa dessas mudanças em todos os lugares d mundo

• É um sinal dos tempos

Observar as mudanças

• Na vida cotidiana (comer, vestir-se, locomover-se)

• Na economia• Na política• Na religião• Na comunicação e relações• Na cultura: valores e comportamentos• Nas ciências e tecnologias

Características centrais das mudanças socio-culturais

Culturas tradicionais: - Culturas rurais e indígenas - Culturas afro-brasileiras - Culturas urbanas dos pequenos centros - Culturas urbanas locais de longa tradição

histórica - Culturas de imigração ou das colônias - Arquitetura, festas, músicas e danças,

comida Família e religiosidade popular

Matriz cultural da tradição

• Orientação solidária e comunitária• Abertura ao transcendente• Unidade e destino comum do Continente• Cultura religiosa predominantemente

católica

Globalização e fragmentação da realidade

Experiência da vida social confusa e complexa

Informação insuficiente para compreender a realidade: costumes, estilos de vida, valores, escolhas.

Enfraquecem os eixos tradicionais que davam sentido à vida individual e das comunidades

Em muitos ambientes esses eixos tradicionais de sentido já desapareceram

Realidades em crise

• A família• As instituições educativas• As formas de participação cidadã• A segurança pública• As relações Igreja – Estado• A experiência e práticas religiosas.

Interesse individual e princípio do prazer

• Interesse individual acima da solidariedade• Ganância econômica • Poder econômico, político e cultural• Lucro e acumulação a qualquer custo• Monopólios • Exploração dos trabalhadores• Governos e corrupção• Criminalidade organizada

Meios de comunicação social

• Prazer e satisfação individual – Hedonismo• Prazer a curto prazo• Prazeres sexuais livres e de preferência• Prazeres lúdicos (esportes de alto risco)• Drogas• Bebidas• Aborto• Violência

Colonialismo cultural e intolerância religiosa

Uma nova cultura destrói a antiga: Individualismo e interesse pessoal Educação dos filhos Sexualidade Namoro Matrimônio Pertença religiosa Laicismo e intolerância religiosa

Implicações econômicas da cultura do individualismo

Maximização do lucro Monopólios das multinacionais O livre mercado favorece os mais fortes Exploração dos países pobres Exploração do trabalho: infantil, escravo... Agronegócio Migrações massivas Tecnologia e desemprego

Os rostos da exclusão social

• Analfabetos • Não capacitados para o trabalho• Dificuldade de acesso a uma educação de

qualidade• Comunidades inteiras excluídas• Indígenas• Migrantes• Jovens

Aspectos problemáticos das culturas tradicionais

• Patriarcalismo• Machismo• Poder e violência sobre filhos e

mulheres• Magia, astrologia, adivinhos• Fanatismo• Fundamentalismo

Aspectos positivos das novas culturas

Autodeterminação e escolha pessoal Concepção positiva da dignidade

humana Valor e reivindicação dos direitos Crítica a qualquer domínio e abuso Critica a qualquer discriminação Reconhecimento da dignidade da mulher Exigências de transparência Denúncia da corrupção Ênfase na democracia Liberdade de opinião

Problemática religiosa

• Religião subjetiva• Religião utilitarista e da prosperidade• Religião do espetáculo, estética e da

não responsabilidade• Proselitismo e intolerância• Transito religioso• Comunidades autônomas• Fundamentalismo e integralismo• Abandono das práticas religiosas

A Igreja no mundo moderno

• A Igreja vive em contextos históricos• Necessidade de renovação eclesial:

–Reformas espirituais–Reformas pastorais–Reformas missionárias–Reformas institucionais

É preciso aceitar e compreender todos esses desafios dos sinais dos tempos e começar a intuir pra onde vai

nossa Igreja? Pra onde estamos seguindo?

top related