portal prof. jorge - redação: desenvolvimento

Post on 03-Jul-2015

972 Views

Category:

Education

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

A argumentação é uma arte e o desenvolvimento pede uma boa argumentação. Neste material, você vai encontrar a teoria da produção argumentativa, além de exemplos de raciocínios argumentativos.

TRANSCRIPT

Prof. Jorge Jr. e-mail jorgescreve@yahoo.com.br / twitter@profjj

DESENVOLVIMENTO

EXEMPLOS DE PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO

Desenvolvimento por exemplificação

Não só os jovens de classe baixa têm agido de forma violenta, mas também os de classe média e alta. Exemplos dessa realidade são constantemente divulgados nos jornais: brigas em clubes e danceterias de zonas ricas das grandes metrópoles; lutadores de diferentes academias que se espancam, agressão a homossexuais, mendigos por skinheads e simpatizantes do neonazismo, enfim, gestos de intolerância acobertados pela condição social privilegiada. E o pior é que, nesse caso, a sociedade insiste em classificar tais atos como “revolta juvenil” ou “baderna”, em um claro gesto de paternalismo.

DESENVOLVIMENTO

Desenvolvimento por comparação

A informática tem importante papel no ensino hoje em dia. Se compararmos a quantidade de informação acessível a

estudantes e professores, nesse momento, com a informação disponível há alguns anos, poderemos ter uma medida dessa

importância: uma home-page com hipertexto supera, em alguns aspectos, as possibilidades de um livro didático comum. Assim,

sem sair da cadeira, pode-se, em segundos, mudar de assunto, consultar fontes de outros países ou ouvir a opinião de alguém

sobre determinada questão.

DESENVOLVIMENTO

Desenvolvimento por causa e consequência A informática tem importante papel no ensino hoje em

dia. A introdução do computador na sala de aula e a conexão das escolas na internet exigirão uma preparação adequada dos professores para lidarem com as máquinas e para enfrentarem as questões apontadas a partir desse novo contexto. Se não houver essa preparação, tais atividades terão pouca validade pedagógica. A utilização da informática e da internet na escola pode correr o risco de se fechar em si mesma, isto é, no uso do computador pelo computador.

DESENVOLVIMENTO

Desenvolvimento por contra-argumentação

Como já foi comentado, a informática tem importante papel no ensino hoje em dia. Mas ainda há relativamente

poucos programas educativos e nem todos unem a qualidade técnica com a eficiência pedagógica. Afinal, de uma maneira

geral, os programadores de home-page e de softwares não têm formação na área de Educação e, quando se preocupam em

produzir algo didático, nem sempre observam o campo educativo de uma maneira crítica e atualizada.

Prof. Jorge Jr. e-mail jorgescreve@yahoo.com.br / twitter@profjj

Raciocínio de organização dos argumentos

Dedução ‒ Afirmação e embasamento Indução ‒ Embasamento e afirmação Analogia ‒ (Figuração metafórica) Dialética ‒ (Perspectiva dialética de Aristóteles) 

Obs.: Cada parágrafo deve expor apenas um argumento central, o qual deve servir para comprovar aquilo que se definiu na introdução.

CONCEITOS Parágrafo organizado por raciocínio dedutivo O argumento dedutivo é aquele que se desenvolve de premissas geral para uma conclusão particular.

Primeiro Período ‒ apresenta-se o argumento de maneira abrangente, ou seja, faz-se uma afirmação abstrata que significa um dos aspectos que respondem ao encaminhamento proposto na introdução.

Segundo Período ‒ comprova-se com exemplos, dados, fatos específicos a afirmação do primeiro Período.

CONCEITOS Parágrafo organizado por raciocínio indutivo O argumento indutivo, ao contrário, se desenvolve do particular (do específico, do concreto, do exemplo) para o geral (abstrato, genérico). Sua estrutura é a seguinte:

Primeiro Período ‒ apresentam-se exemplos, dado, fatos específicos que podem servir como ilustração de um argumento ligado ao tema em discussão.

Segundo Período ‒ afirmação de um conceito geral (abstrato) que dá sentido argumentativo aos fatos expostos no primeiro período.

EXEMPLO DEDUÇÃO

Uma das causas da incômoda sensação de falta de tempo provém, certamente, da lógica que o capitalismo implementou no mercado de trabalho. É muito comum as pessoas dedicarem seu tempo a longas jornadas com inúmeras horas-extras, sobretudo porque o conceito de produtividade exige essa dedicação: e o pior é que cada vez mais o lar tem sido usado como extensão da empresa, transformando-se num braço dos locais de trabalho. A lógica de que o tempo é dinheiro tornou-se uma verdade da qual poucos conseguem fugir.

Há, em relação a essa angustia da falta de tempo no

mundo atual, uma sequência de fatos curiosos: precisamos estar conectados o tempo todo ao mundo através da internet; nossos

compromissos com e-mails, MSN, Orkut são muitas vezes inadiáveis. Inúmeras pessoas passam a maior parte de suas

vidas diante da uma tela de um computador. Assim, a tecnologia acaba por sugar o pouco tempo que se tem para

aproveitar uma vida mais pausada e contemplativa.

EXEMPLO DE INDUÇÃO

top related