polímeros

Post on 07-Jun-2015

31.175 Views

Category:

Technology

5 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

POLÍMEROSPOLÍMEROSO mundo dos

• Um polímero é um composto consistindo de um grande número de pequenas unidades moleculares, chamadas monômeros, combinados quimicamente entre si.

O que é ?O que é ?

paulinho

• Um polímero típico contém uma cadeia de monômeros de várias centenas de unidades que pode ou não ter ramificações. As unidades monômeras podem ou não ser idênticas; um dado polímero pode conter um, dois ou muitos diferentes monômeros em sua composição.

paulinho

paulinho

• Os polímeros naturais produzidos pelas plantas e animais são essenciais para todas as formas de vida. As paredes celulares das plantas e as estruturas vitais das plantas são compostas em grande parte de celulose, um polímero natural. Durante séculos nossas roupas foram feitas com algodão, que nada mais é que celulose.

paulinho

paulinho

Desde aproximadamente 1930, uma grande

variedade de polímeros

sintéticos tem sido produzida e

utilizada por toda civilização.

paulinho

POLÍMEROS SINTÉTICOSPOLÍMEROS SINTÉTICOS• A maioria dos polímeros sintéticos, assim como os naturais, são compostos orgânicos de alto peso molecular.

PLÁSTICOS!!!PLÁSTICOS!!! A palavra plástico significa “que pode ser moldado”. Se trata de um termo comumente usado para se referir a polímeros artificiais. Com relação à plasticidade, os polímeros podem ser classificados em 2 grupos: - Termoplásticos: quando são aquecidos amolecem e podem ser moldados. São exemplos de polímeros termoplásticos o polietileno, o PVC, polipropileno, etc. - - Termofixos: quando aquecidos não amolecem. Se o aquecimento continuar, se decompõe. É o caso da borracha dura, da fórmica e da poliuretana. Estes polímeros devem ser moldados no momento em que são sintetizados.

O cabo de muitas panelas é feito de baquelite. Quando é aquecido

acidentalmente no fogão, não amolece e exala um característico “cheiro de

queimado. A baquelite é um polímero termofixo ou termoplástico?

Polímeros de adição

• São polímeros produzidos por reações de adição, nos quais os monômeros adicionados um ao outro dão origem a um polímero cuja massa molecular é a soma das unidades monômeras que lhe deram origem.

paulinho

• A característica comum nos monômeros é que sempre possuem ligação dupla entre carbonos. As ligações duplas intramoleculares são rompidas e surgem as ligações entre os monômeros, está feito o polímero!

paulinho

paulinho

paulinho

paulinho

paulinho

Como identificar os plásticos ?Como identificar os plásticos ?

paulinho

Polímeros de Condensação

• Quando o polímero é obtido pela reação de dois monômeros com eliminação de uma molécula mais simples (H2O, NH3, ...), ele é chamado de polímero de condensação.

• Para formar um polímero de condensação, devemos começar com monômeros contendo dois (ou mais) grupos funcionais. Usualmente estão envolvidos dois monômeros diferentes.

paulinho

1. BAQUELITE (POLIFENOL)

 Um dos primeiros polímeros sintéticos criados, a baquelite é resistente ao impacto e estável em relação ao aquecimento. Usada em materiais elétricos (tomadas e interruptores), cabos de panela, revestimento de freios, e como chapas para revestir móveis chamada de fórmica.

paulinho

2. Poliéster ou dacron

 É normalmente resistente à corrosão por ácidos ou bases. Usado na fabricação de varas de pesca, engrenagens de bombas, fibras têxteis para capas de chuva e guarda-chuvas. O tergal é um tecido produzido pela mistura de poliéster e algodão.

paulinho

3. Poliamida ou nailom (nylon)

O náilon é um polímero ideal em vários sentidos. Talvez sua principal virtude esteja ligada à sua capacidade de formar fibras moderadamente elásticas perfeitas para a manufatura de roupas. Uma das razões para essa propriedade são as pontes ou ligações de hidrogênio que ocorrem entre as cadeias. Usada também em engrenagens, pulseiras de relógio, garrafas e linhas de pesca.

paulinho

Micrografia Eletrônica de

varredura de um fecho – velcrofecho – velcro

sendoaberto.

Metade do fecho é uma superfície com

alças de náilon;A outra metade é

uma superfície com ganchos.

paulinho

VULCANIZAÇÃOVULCANIZAÇÃO

• A borracha ocorre naturalmente e é encontrada no látex, ou seiva da Hervea.

• O látex é recolhido e tratado com ácido acético, H3CCOOH, para precipitar a borracha natural que, coagulada, é prensada a seco, e enrolada em largas lâminas para embarque. • A borracha natural é um polímero do isopreno. 

n CH2=C-CH=CH2 -(CH2-C=CH-CH2)-n

I I CH3 CH3

paulinho

• Em 1834, Charles Goodyear descobriu que, ao se aquecer borracha natural com enxofre, ocorre uma reação que produz um material “novo” com propriedades associadas à borracha, principalmente elasticidade, flexibilidade e resistência ao atrito. Polímeros que possuam alta elasticidade são conhecidos como elastômeros.

paulinho

• Ordinariamente, a borracha comercial é produzida por esse processo, chamado vulcanização. São colocados outros aditivos, como negro de fumo, que são baratos e aumentam muito a sua resistência aos cortes e ao desgaste normal. paulinho

• Na Vulcanização, as cadeias dos polímeros são interligadas por meio de átomos de enxofre.

• Na borracha vulcanizada as cadeias estão presas umas nas outras pelas pontes de enxofre, o que permite o não rompimento quando o material é esticado e faz com que volte à posição inicial assim que parar de ser esticado.

OUTROS ELASTÔMEROSOUTROS ELASTÔMEROS

paulinho

SiliconesSilicones

paulinho

Extras !Extras !

paulinho

paulinho

top related