platelmintos

Post on 28-Jul-2015

84 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Platelmintos

Os platelmintos são vermes que surgiram na Terra há provavelmente cerca de 600 milhões de anos. Esses animais têm o corpo geralmente achatado, daí o nome do grupo: platelmintos (do grego platy: 'achatado'; e helmin: 'verme').

Os platelmintos, que compreendem em torno de 15 mil espécies, vivem principalmente em ambientes aquáticos, como oceanos, rios e lagos; são encontrados também em ambientes terrestres úmidos. Alguns têm vida livre, outros parasitam animais diversos, especialmente vertebrados.

Exemplos de platelmintos: as planárias, as tênias e os esquistossomos.

Introdução

São acelomados e triblásticos. Possuem simetria bilateral.

A ectoderme dá origem ao revestimento externo, a mesoderme dá origem à musculatura e ao parênquima, que é um tecido que preenche todo o espaço entre o intestino e a parede do corpo. A endoderme dá origem ao intestino e seu revestimento

Embriologia

Organização dos platelmintos

\

Os sistema digestório dos platelmintos  é incompleto, ou seja, a boca é a única abertura para o exterior, não possuindo ânus. A digestão pode ser intra ou extracelular.

O intestino é bastante ramificado, o que facilita a distribuição do alimento digerido. O que não é utilizado na digestão é eliminado pela boca.

As planárias possuem a boca na região ventral e uma faringe protátil, o que facilita a captação de alimento, sugando.

As tênias não possuem sistema digestório, se alimentam por difusão, absorvendo os nutrientes pré-digeridos do hospedeiro.

sistema digestório

Não possuem sistema respiratório, e as trocas gasosas são feitas pela epiderme, por difusão. Este tipo de respiração recebe o nome de tegumentar ou cutânea e ocorre nas espécies de vida livre, pois as parasitas fazem respiração anaeróbia.

sistema respiratório

Os platelmintos não possuem sistema circulatório.

O alimento digerido é enviado para as células por difusão, graças a um intestino bem ramificado, pois ele é gastrovascular.

sistema circulatório

São os primeiros animais a apresentar sistema excretor: o protonefrídio, que é formado por vários túbulos excretores com células-flama.

As células-flama são fundamentais neste sistema excretor. Apresentam vários flagelos que promovem a movimentação dos fluidos, fazendo com que eles sejam muito bem filtrados.

Os resíduos caem em um sistema de ductos ou túbulos, que se abrem para o exterior através de estruturas chamadas nefridióporos, que são poros excretores. Estes poros situam-se na superfície dorsal do corpo, lateralmente.

sistema excretor

Esqueleto e musculatura

Esqueleto Musculatura

Não possuem esqueleto.

A musculatura é do tipo lisa, que favorece a movimentação e locomoção do animal, podendo ter a colaboração de cílios, caso estejam presentes.

Essa musculatura lisa forma o túbulo músculo-dermático, que é uma unidade funcional com a pele.

reproduçãoA reprodução dos platelmintos varia de

acordo com a espécie.

são hermafroditas simultâneos, possuindo um aparelho reprodutor adaptado à fertilização interna e à deposição de ovos. As planárias, por exemplo, são hermafroditas de fecundação cruzada, ou seja, necessitam de um parceiro para a fecundação, mas também podem se reproduzir assexuadamente, por meio da fragmentação do corpo e regeneração das partes ausentes em cada segmento

turbelários

possuem o corpo formado por proglotes, sendo que em cada uma dessas estruturas maduras, há a presença de órgãos reprodutores de ambos os sexos. Deste modo, a reprodução pode ocorrer por autofecundação na mesma proglote ou entre proglotes distintas

trematódeos e cestódeos

Doenças Causadas

Teníase Cisticercose Esquistossomose

Imagens

Imagens

Amanda Liberalesso nº 01 Barbara Carlini nº 02 Marina Naville nº Mariana Aguilar nº Nathalia Casabonne nº 16 Paula juliana nº 18

top related