pintura de estruturas metálicas

Post on 23-Oct-2015

9 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Pintura de estruturas metálicas

Importante para garantir proteção contra a corrosão em estruturas de aço, pintura deve ter elasticidade e aderir perfeitamente ao substrato

Apoio técnico: Evandro R. Martin, da Sherwin Williams e WEG.

Preparo

O tipo de preparo da superfície pode variar de acordo com o substrato, mas em geral, recomenda-se a lavagem com hidrojateamento de ultra-alta pressão, para remover resíduos de tinta, e com tensoativos neutros.

Tinta de fundo

Antes de aplicar o primer, o aplicador deve homogeneizar muito bem os componentes e aguardar o tempo de indução. A espessura da camada varia conforme a agressividade do ambiente. Mas, como referência, em um local de baixa a média agressividade, recomenda-se espessura de 100 a 150 micrômetros.

Seleção do produto

É preciso definir de antemão o tratamento - se retoque, pintura ou repintura - e a solução a ser utilizada - se tinta líquida ou em pó. Todas as informações das fichas técnicas e de segurança devem ser lidas com atenção.

Intervalo entre demãos

Depois da aplicação do primer é preciso esperar o intervalo entre demãos, conforme orientação do fabricante do produto.

Acabamento

A aplicação da tinta de acabamento, normalmente de base poliuretânica, deve seguir cuidados com relação à homogeneização, ao tempo de indução e ao período de secagem. A proporção de diluição da tinta deve ser condizente com o tipo de aplicação. Muitas tintas podem ser aplicadas com trincha ou rolo, sem necessidade de diluição. Já a pistola não consegue pulverizar se a tinta estiver muito grossa.

Avaliação e controle

A cada etapa da pintura concluída recomenda-se a checagem da espessura. Uma vez atingido o tempo de cura final, geralmente de sete dias, deve ser avaliada a aderência do sistema ao substrato.

top related