pdo apresentação básica

Post on 14-Jun-2015

1.383 Views

Category:

Technology

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Apresentação de algumas funções básicas do PDO

TRANSCRIPT

PDOPHP Data Objects

André Andrade Carvalho - andreandrade17@gmail.com

Ahnnnnnnnnnnn!!!!

Não entre em pânico.

Filho da mãe...!!

O que é PDO ?

Em razão da crescente utilização do PHP, surgiu a necessidade de unificar o acesso a diferentes bancos de dados presentes no PHP e assim surgiu o PDO, que é um módulo montado sob o paradigma Orientado a Objetos e cujo objetivo é prover uma padronização da forma com que o PHP se comunica com um banco de dados relacional.

Como habilitar o PDO ?

Esta presente na versão 5.0 e superior.

No php.ini, tire o comentários dessas linhas:

extension=php_pdo.dllextension=php_pdo_mysql.dllextension=php_pdo_pgsql.dllextension=php_pdo_sqlite.dll

* Obviamente que você irá habilitar somente os drivers que deseja utilizar.

O que tem no PDO ?PDO::beginTransaction — Inicializa uma transação.PDO::commit — Dá o commit em uma transação.PDO::exec — Executar uma instrução SQL e retornar o valor.PDO::inTransaction — Verifica se existe uma transação.PDO::lastInsertId — Retorna o ID da última linha inserida ou valor de sequência.PDO::prepare — Prepara um comando para execução com declaração WHERE.PDO::query — Prepara um comando para execução.PDO::quote — Cita uma string para usar em uma consulta.PDO::rollBack — Rolls back em uma transação.

Conexão no PDO ?

Inserindo no PDO ?

Prepared statements e bind params ?

Prepared Statemens são consultas “pré-prontas” onde dividimos em partes a inserção do código SQL a ser executado e os valores a serem utilizados (bind params).

Prepared statements e bind params ?

Bind params: Irá referenciar nossa chave ao valor, especificando seu tipo, como: PDO::PARAM_STR (strings), PDO::PARAM_INT(inteiros), PDO::PARAM_BOOL (booleanos)

* Lista de constantes PDO - http://php.net/manual/en/pdo.constants.php

Deletando no PDO ?

Alterando no PDO ?

Consulta 1 no PDO ?

FETCH_ASSOC : retorna um array indexado pelo nome da coluna.

Resultado Consulta 1 no PDO ?

Consulta 2 no PDO ?

FETCH_OBJ: retorna um objeto com nomes correspondem aos das colunas.

Resultado Consulta 2 no PDO ?

Controle de transaçãoBegin Transaction: Comando para indicar onde uma transação será iniciada. A partir desse comando, todas as querys surtirão efeitos permanentes no banco de dados somente quando for executado o commit;

Commit: Comando para confirmar a execução de todas as querys executadas na transação. Após o commit não poderá ser desfeito as manipulações ocorridas. O commit deve ser executado depois de todas as verificações de erros.

Rollback: Comando para desfazer a ação todas as querys que foram executadas na transação. É utilizado sempre que algum erro ocorre.

Controle de transação

Vantagens de usar PDO.Flexibilidade – Como o PDO carrega o driver específico do banco de dados em tempo de execução, não é preciso reconfigurar o PHP sempre que um banco de dados diferente for usado.

Desempenho – O PDO está escrito em C e compilado no PHP, o que lhe garante um aumento considerável no desempenho em relação a soluções escritas em PHP.

Consistência de código – No PDO não existe a inconsistência de código, pois é oferecida apenas uma interface unificada que é está disponível para qualquer banco de dados.

Vantagens de usar PDO.Sql injection – Previne SQL Injection.

Características de orientação de objetos – Possui recursos de orientação de objetos, o que resulta em uma comunicação mais poderosa e eficiente com banco de dados.

Referências• http://joaopedropereira.com• http://enfatizando.wordpress.com• http://www.rafaelwendel.com• http://phpbrasil.com• http://php.net/manual/pt_BR/book.pdo.php

Dúvidas....!

Obrigado..!

top related