passeio pedestre: gr 30

Post on 11-Mar-2016

213 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Passeio Pedestre: GR 30

TRANSCRIPT

Passeio Pedestre

GR30

2 de Junho de 2012

O troço GR 30 é um percurso pedestre da Grande Rota que abrange uma vasta região, englobando ao longo do seu itinerário várias obras militares da 1ª e 2ª Linha Defensivas de Lisboa, da Rota Histórica das Linhas de Torres. À semelhança dos outros troços que fazem parte do GR 30, o troço de Loures é um percurso pedestre linear, com cerca de 12 km, com pontos de partida e de chegada perto da localidade de Cabeço de Montachique e do Forte do Arpim, Mato da Cruz. Está marcado nos dois sentidos, segundo as normas da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal. O caminhante dispõe de zonas de apoio nas instalações do Parque Municipal de Montachique ou então no Centro de Interpretação da Rota Histórica das Linhas de Torres, em Bucelas.

Este périplo desenvolve-se na sua maioria ao longo das várias obras militares que fazem parte da 2ª Linha, usando preferencialmente os caminhos tradicionais ou na sua maioria, a própria rede viária militar, construída ou melhorada à época das Guerras Peninsulares. O GR 30 convida o caminheiro a percorrer as cumeadas de várias serranias, desfrutando assim de magníficas paisagens, maioritariamente agrícolas.

Sugerimos o início do troço do GR30 junto ao Parque Municipal de Montachique, continuando na direção do Reduto do Mosqueiro e a partir deste ponto, seguir a estrada militar de Ribas, até ao Reduto de Ribas. A flanquear esta estrada, outra obra militar reforça a defesa de toda esta linha, o Escarpamento de Ribas. Descendo ao vale, o itinerário prossegue pela serra dos Picotinhos, até se encaminhar para o vale do Trancão, passando ao lado do Reduto do Quadradinho, da Bateria dos Galvões e do Escarpamento dos Picotinhos.

Atravessando o vale do Trancão em Bucelas, o GR 30 segue a antiga estrada militar, ao longo da cumeada da serra de Serves, elevação que foi também ela reforçada com a edificação de um escarpamento. Já na descida este trilho encaminha o visitante para as três posições militares da Aguieira e baixa até Mato da Cruz, passando pelo Forte do Arpim. Aqui o caminhante tem ao seu dispor duas alternativas: ou segue na direção de Arruda dos Vinhos; ou visita o Reduto da Ajuda Grande, posição estratégica avançada e prossegue para o Forte da Carvalha (Arruda dos Vinhos) ou Forte do Alqueidão (Sobral de Monte Agraço).

O ponto de encontro dos participantes será pelas 9h00 junto à entrada do Parque Municipal de Montachique, com chegada prevista às 16h00, junto ao Centro de Interpretação da Rota Histórica de Bucelas (transporte municipal até ao ponto de partida). Percurso com uma extensão de 15km, linear, em meio rural, com dificuldade média. Sugere-se levar uma pequena mochila com água e farnel.

Coordenadas GPS (local de partida): 38º54’03.05’’N – 9º10’53.14’’W

Como Participar

Inscrições: até 31 de maio, junto da Divisão de Desporto e Juventude, da Câmara Municipal de Loures, através do endereço de correio eletrónico ddj@cm-loures.pt, ou pelos telefones 211 151 157 e 211 151 176.

top related