pagina 12

Post on 15-Jun-2015

131 Views

Category:

Business

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

12 Edição semanal N° 119 - De 7 a 13 de março de 2009

Editor: Wilson Firmoemail: wilson@jornaltribunapopular.com(81) 8871-9644

CulturaEditor: Wilson Firmoemail: wilson@jornaltribunapopular.com(81) 8871-9644

Acervos históricos em exposição na Torre Malakoff

A litogravura, versátil campo de criação de imagens, tanto para designers quanto para artistas visuais, terá um pouco de sua história e possibilidades reveladas na exposição Pedra Papel que a Prefeitura do Recife, por meio das Gerências de Design e de Formação em Artes Visuais, lança, nesta

segunda (9), às 19h, na Torre Malakoff. A mostra é composta pelos acervos da Fundação Joaquim Nabuco e da Universidade Federal de Pernambuco / Laboratório Oficina de Gravuras Guaianases. Fruto de pesqui-sas, a exposição – montada para ser itinerante –, agrega-se a uma publicação que será distribuída gratui-tamente na abertura, e a um workshop de encerramento ministrado por uma equipe multidisciplinar.

Projeto discute dança e processos educacionaisSerão oferecidas quatro palestras, uma mesa-redonda e três cursos (cada um com 25 vagas) voltados para professores e alunos de dança e teatro, coreógrafos, diretores, bailarinos/dançarinosDO SITE FUNDARPE

Entre os dias 9 e 13 de março, acontece, no Re-cife, o I Seminário Na-

cional de Dança e Educação de Pernambuco – Faces e Interfa-ces, projeto aprovado no Fun-do Pernambucano de Incenti-vo à Cultura (Funcultura). A iniciativa, realizada pelo Acu-pe Grupo de Dança, acontece na Faculdade Maurício de Nas-sau, nas Graças. As inscrições, gratuitas, já estão abertas e po-dem ser efetuadas pelo site www.acupegrupodedanca.com.br.

Os candidatos deverão enviar um breve currículo (com carta de intenção para os cursos) e preencher ficha de inscrição dis-ponível no site do grupo.

Serão oferecidas quatro pa-lestras, uma mesa-redonda e três cursos (cada um com 25 vagas) voltados para professo-

res e alunos de dança e teatro, coreógrafos, diretores, bailari-nos/dançarinos, professores das mais diversas áreas preo-cupados com a interdisciplina-ridade e interessados em dança e educação.

As palestras e a mesa-redonda acontecem na parte da manhã das 9h às 12h, e, à tarde, das 14h às 17h, serão realizados os cursos.

Formado em 2007, por Pau-lo Henrique Ferreira, o Acupe Grupo de Dança tem o objeti-vo de pesquisar e desenvolver uma linguagem própria dentro do universo da dança contem-porânea.

Com incentivo do Funcultu-ra, a companhia realiza o Semi-nário para dialogar e desvelar as relações entre a arte da dança e seus processos educacionais.

DA REDAÇÃO DO TP

A tradicional Missa do Vaqueiro poderá tor-nar-se Patrimônio

Cultural Imaterial de Per-nambuco. A proposta, defen-dida pelo deputado Maviael Cavalcanti (DEM), foi apro-vada na terça-feira (3) pela Comissão de Justiça da As-sembléia Legislativa.

A comemoração acontece anualmente na cidade de Serrita, localizada no Sertão do Estado, e atrai milhares

de turistas.A missa, que se transfor-

ma em grande festa, é marca-da por apresentações de va-quejada, bandas de pífanos, cantorias, repentistas, aboia-dores e outras atividades fol-clóricas.

A programação ainda in-clui uma feira de artesanato, iniciada na semana que an-tecede o dia da Missa do Va-queiro, celebrada no tercei-ro domingo do mês de julho.

Na justificativa da maté-

ria, o autor destaca que a ci-dade de Serrita foi escolhida para sediar o evento por ser o cenário da morte do vaquei-ro Raimundo Jacó, assassi-nado em 1954 e, anos mais tarde, transformado em mito e símbolo de dedicação e co-ragem.

A festa realizada em Serri-ta é uma homenagem a todos os vaqueiros pernambucanos e nordestinos que diaria-mente desafiam a seca, a fome e os perigos do Sertão brasileiro.

Festa do Vaqueiro pode tornar-se Patrimônio Cultural Imaterial

Uma exaltação à beleza da MULHER

8 de Março DIA INTERNACIONAL

DA MULHER

A Missa do Vaqueiro, que se transforma em grande festa no município de Serrita (PE), é marcada por apresentações de vaquejada, bandas de pífanos, cantorias, repentistas, aboiadores e outras atividades folclórica

SERVIÇO I Seminário Nacional de Dança e Educação de Pernambuco – Faces e Interfaces.

Data: 9 a 13 de março

Local: Faculdade Maurício de Nassau (Rua Guilherme Pinto, 114, Graças – Recife

Informações: (81) 3413-4611Inscrições gratuitas pelo site www.acupegrupodedanca.com.br

top related