os planetas do sistema solar

Post on 08-Jul-2015

2.028 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Os Planetas do Sistema SolarVénus e Saturno

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, por: Inês Mota, nº 14 Pedro Bessa, nº 21 Sofia Oliveira, nº 31

Escola Secundária de Paços de Ferreira

I. VénusI. Vénus (Planeta Telúrico)

AtmosferaSuperfície Interior

II. Rotação e TranslaçãoIII. Informações Gerais

II. SaturnoI. Saturno (Planeta Gasoso)

AtmosferaSuperfícieInterior

II. RotaçãoIII. Anéis de SaturnoIV. Lua de SaturnoV. Informações gerais

Índice

Introdução

O sistema Solar é constituído por 8 planetas principais, planetas secundários,

planetas anões e pequenos corpos de sistema solar, cometas e asteróides.

O seguinte trabalho falará sobre “Os Planetas Principais do Sistema Solar”, mais precisamente sobre os planetas Vénus e Saturno. Com este trabalho pretendemos encontrar as diferenças entre os planetas telúricos (Vénus) e os planetas gasosos (Saturno), por isso apresentaremos os seguintes tópicos:

• Atmosfera dos dois Planetas

• Superfície dos mesmos

• Rotação e Translação

• Luas e Anéis de Saturno (visto que Vénus não apresenta nenhum dos dois)

Vénus

Durante a noite, quando Vénus aparece no céu, é um dos astros mais reluzente, sendo assim conhecido como "Estrela Dalva" ou "Estrela do Pastor".

Pode-se observa-lo através de telescópios e mesmo binóculos no período de claridade e desde que ele não esteja visualmente próximo do Sol.

Durante muito tempo pensou-se que Vénus era o planeta gémeo da Terra, mas na actualidade sabemos que apenas são parecidos no tamanho e na quantidade de massa, pois ao tem condições para a existência de vida.

Atmosfera

A atmosfera deste planeta é bastante impressionante devido à

sua densidade. É constituída por anidrido de carbono, nitrogénio, vapor de água, oxigénio, enxofre, ácido sulfúrico, tendo uma temperatura de 460 oC (mais alta do que Mercúrio), tornando a pressão igual a noventa atmosferas terrestres.

Vénus (Planeta telúrico)

Antigamente, Vénus era considerado como dois astros diferentes, ao qual davam o nome de Lúcifer e Vésper. Só mais tarde, quando se descobriu tratar do mesmo astro é que lhe atribuíram o nome de Vénus, devido à sua luz e beleza.

Superfície

Uma maneira de se estudar a superfície venusiana é através do radar. Pulsos deradar são emitidos a Vénus e sua reflexão fornece dados para estudo da rugosidade desua superfície. Além disso, algumas sondas soviéticas da série Venera e as americanasPionner-Vénus pousaram na superfície do planeta, mas nas condições atmosféricas láexistentes essas sondas não resistiram mais do que uma hora. Só em 1975 a sondaVenera IX conseguiu enviar a primeira fotografia da superfície do planeta e outrasconseguiram fazer algumas análises do local, que parecem ter composiçãosemelhantes à dos basaltos encontrados na Terra.

Uma das maiores conquistas da astronomia na década de 70 foi o estudo dasuperfície de Vénus, a qual é uma imensa planície levemente ondulada, com poucasdepressões e três extensos maciços montanhosos. As áreas estudadas correspondema menos de 5% da superfície total do planeta.

Vénus tem efeito de estufa e é por isso que este é mais quente que Mercúrio! Este fenómeno e causado pela abundância de CO2 (devido à existência de vulcões), que não permite que a radiação infravermelha “escape”, causando o aumento da sua temperatura.

Actividade Vulcânica na superfície de Vénus.

Interior

O interior de Vénus é provavelmente muito parecido com o da Terra: um núcleo de ferro de aproximadamente 3.000 km de raio, um manto de rocha derretida englobando a maior parte do planeta.

Esquema do interior de Vénus

Rotação e Translação

Vénus não possui campo magnético, talvez pela sua baixa rotação.

O Ano de Vénus é menor que seu dia.O ano dele dura 224 dias terrestres (revolução em torno do Sol).O dia (uma rotação completa) dura 243 dias terrestres e a rotação de Vénus é no sentido contrárioao dos outros planetas. Enquanto o Sol nasce do lado leste em todos os demais planetas, emVénus o Sol nasce do lado oeste.Nem mesmo o facto dele demorar 243 dias terrestres para completar uma rotação (1 dia) o fazesfriar do lado nocturno.

Vénus

Informações Gerais

Diâmetro equatorial : 12.103 km

Distância máxima do Sol : 109.000.000 KmDistância mínima do Sol : 107.400.000 KmDistância média do Sol : 108.200.000 KmVelocidade orbital : 35,03 km/sLuas : Nenhuma conhecidaRevolução em torno do sol : 224,7 dias (1 ano)Rotação em torno de si mesma : 243,01 diasInclinação do eixo de rotação : 2°Variação da temperatura : 464° CAtmosfera : Dióxido de Carbono 96% Nitrogénio 3,5% Monóxido de Carbono, Argónio, Dióxido de enxofre e Vapor de água 0,5%

Vénus

Saturno

Saturno é o mais belo de todos os planetas, devido à existência de anéis;

Esses anéis são formados por inúmeras partículas de gelo ou fragmentos rochosos cobertos de gelo, que giram à volta do planeta;

Saturno tem muitos satélites, como por exemplo Titã que é o único satélite do Sistema Solar que tem atmosfera;

Saturno é muito parecido com Júpiter na sua constituição e estrutura interna.

Atmosfera

A composição é semelhante à do Sol e de aspecto semelhante ao de Júpiter;

O tom esbranquiçado predominante na atmosfera é devido às nuvens de amónia congelada;

A cor avermelhada é devido a nuvens de hidrosulfureto de amónia (NH4 HS) e os pouquíssimos locais azulados são cristais de gelo.

Este facto deve-se às temperaturas mais baixas na sua atmosfera, que é constituída por nuvens de amónia congelada, de hidrosulfureto de amónia e cristais de gelo. Os ventos atingem a velocidade de 1.800 km/h.

Saturno (Planeta Gasoso)

Saturno é o segundo maior planeta do sistema solar…

Saturno é o Deus grego da fartura e foi o primeiro a ser descoberto pelos povos antigos.

As regiões mais internas da atmosfera puderam ser observadas nos locais de furacões, que provocam aberturas profundas na atmosfera. Com excepção do hélio, a composição atmosférica é semelhante e proporcional à do Sol havendo predominância do H2 . Em quantidades bem menores estão presentes gases nobres, mais a presença de metano amoníaco, ozono e anidrido sulfuroso. Existem também os mesmos corantes presentes de Júpiter: fosfina e propano

Atmosfera de Saturno

Superfície

A sua superfície foi um mistério até há poucas décadas atrás. Por debaixo de uma densa camada de nuvens numa atmosfera constituída essencialmente por dióxido de carbono, com uma pressão 90 vezes superior à pressão da atmosfera terrestre. Essa densa atmosfera causa um forte efeito de estufa elevando a temperatura até aos 480º à superfície.

Superfície de Saturno

Possível Interior

A sua estrutura interna é muito parecida com a de Júpiter. Supõe-se que o núcleo seja composto de óxido de magnésio, óxido de silício, sulfato e óxido de ferro, onde está 25% da massa total (que é de 95 vezes a terrestre), ocupando apenas 20% do raio planetário. A parte compreendida entre 20% e 50% desse raio é formada por hidrogénio líquido metálico a uma temperatura de 20.000 K a 30.000 K. Acima disso está o invólucro de hélio e hidrogénio molecular ainda em estado líquido tornando mais tarde ao estado gasoso e formando a atmosfera.

Interior de Saturno

Através das observações das suas nuvens deduziu-se que seu período de rotação é de 10h 14min 13s, mas observando o seu campo magnético, conclui-se que é 10h 39min 26s. Essa rotação rápida faz de Saturno o planeta mais achatado do sistema solar.

Rotação

• Existem quatro grandes grupos de anéis.

• A inclinação dos anéis muda a cada 15 anos.

• A composição exacta dos anéis não é conhecida, mas mostram que contêm uma grande quantidade de água.

• Podem ser compostos por icebergs e/ou bolas de gelo desde poucos centímetros até alguns metros de diâmetro.

Anéis de Saturno

Anéis de Saturno

Jean DominiqueCassini descobriu que havia um vazio no anel chamando-o de Divisão de Cassini

• Titan é a maior lua de Saturno e a segunda maior lua do sistema solar;

• Saturno possui cerca se sessenta satélites confirmados.

• Podem ser classificados em dois grupos: Os regulares e os irregulares. Os regulares têm órbitas no sentido de rotação do planeta e pouco inclinadas. Os irregulares têm maior excentricidades e inclinação orbital

• Apesar de Titan ser classificada como lua, é maior que Mercúrio.

• O ar de Titan é predominantemente composto por nitrogénio com outros hidrocarbonetos que dão a este a sua tonalidade alaranjada.

Lua de Saturno

Lua de Saturno

Diâmetro equatorial : 12.103 kmDistância máxima do Sol : 109.000.000 KmDistância mínima do Sol : 107.400.000 KmDistância média do Sol : 108.200.000 KmVelocidade orbital : 35,03 km/sLuas : Nenhuma conhecidaRevolução em torno do sol : 224,7 dias (1 ano)Rotação em torno de si mesma : 243,01 diasInclinação do eixo de rotação : 2°Variação da temperatura : 464° CAtmosfera : Dióxido de Carbono 96% Nitrogênio 3,5% Monóxido de Carbono, Argônio, Dióxido de enxofre e Vapor de água 0,5%

Informações Gerais

Saturno

• Os planetas telúricos são planeta formados por materiais rochosos e duros, (exemplo Vénus).

• Os planetas gasosos são formados por gases, não são sólidos e são os que estão mais distantes do Sol, como Saturno.

Conclusão

• http://www.solarviews.com/portug/venus.htm

• http://pt.wikipedia.org/wiki/V%C3%A9nus_(planeta)

• http://pt.wikipedia.org/wiki/Saturno_(planeta)

• http://pt.wikinews.org/wiki/Os_an%C3%A9is_de_Saturno_s%C3%A3o_muito_mais_antigos_do_que_se_pensava

• http://www.solarviews.com/portug/saturn.htm

• A. Guerner Dias, Paula Guimarães, Paulo Rocha (2009), Geologia 10. Areal Editores

Bibliografia

top related