"os arquétipos" - catálogo tipográfico

Post on 07-Apr-2016

299 Views

Category:

Documents

51 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

1

CATÁLOGO TIPOGRÁFICO

2

3

REFERENCIADO DE AMBROSE; HARRIS (2011) e WILLIAMS (2009)

DIAGRAMADO POR YURI GOMES

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA PROFº. ELTON

4

5

“Electra Heart” é uma person-agem criada por Marina & The Dia-monds para encarnar sua visão do “sonho americano”, uma antítese de tudo que acredita. O peculiar da obra está na divisão de Electra Heart em arquétipos, cada um representando um momento da vida e um conjunto de ideais adotados pela personagem: Housewife, a dona-de-casa subur-bana que vive desilusões amorosas; Homewrecker, a destruidora de lares que não se prende ao amor por ter sofrido muito por ele; Teen Idle, a jovem depressiva insatisfeita com sua aparência e sem perspecti-vas positivas para o futuro; e Beauty Queen, a moça mimada, narcisista, difícil de ser conquistada, que deseja ser adorada e que torna alheios os seus problemas. Conforme ouvimos atentamente às faixas, notamos o re-lato dos empecilhos à busca pela feli-cidade, vindos de terceiros, e quais medidas tomadas pela personagem para alcançá-la. Estas que derivam diretamente da liberação sexual, mas que não surtem o efeito esperado, afinal, se trata de uma tragédia

A classificação tipográfica visa categorizar tipos através de seus as-pectos anatômicos, como afirmam Ambrose e Harris (2011). Vários autores expõem suas propostas de classificação, as quais se diferem entre si, na maioria das vezes, sutil-mente. Com o objetivo de referen-ciar o projeto de catálogo tipográ-fico proposto, pesquisas foram feitas e duas autorias foram selecionadas como base: Gavin Ambrose e Paul Harris (2011), e tam-bém Robin Williams (2009). A primeira referência classifica os tipos em quatro categorias básicas – góticos, romanos, grotescos e escriturais –, e suas subcategorias. Além disso, existe a categoria “grá-ficos”, que engloba os tipos que não se encaixam nestas anteriores. Já Williams (2009), categoriza em es-tilo antigo, moderno, serifa grossa, sem serifa, manuscrito e decorativo.

‘ARQUÉTIPOS’‘INTRODUÇÃO’

6

7

‘SUMÁRIO’10. HOUSEWIFE: ROMANAS

16. BEAUTY QUEEN: GROSTESCAS

20. HOMEWRECKER: MANUSCRITAS

22. IDLE TEEN: GRÁFICAS/DECORATIVAS

24. ELECTRA HEART: GÓTICAS/QUEBRADAS

8

9

‘WELCOME TOTHE LIFE OFELECTRAHEART’

‘HOUSEWIFE’A DONA DE CASA SERIFADA

Os tipos romanos são considerados os mais legíveis, pois as seri-fas formam uma linha visual que auxilia na leitura. Essa categoria é a mais antiga dos tipos, e sua origem deriva de textos gravados em rochas pelos romanos.

SUBDIVIDEM-SE EM:Estilo AntigoTransicionaisModernasEgípcias

10

‘ESTILO ANTIGO’A subcategoria “estilo antigo”, dos tipos romanos, segun-do Ambrose e Harris (2011), são as serifadas irregulares, com serifas ascendentes inclinadas, com baixo contraste en-tre traços grossos e finos. Ademais, suas serifas são apoiadas.Já Williams (2009), descreve esse estilo como tipografias baseadas na escrita manual dos escribas, os quais utilizavam penas. As serifas das letras em caixa-baixa são sempre em ângulo (seguindo o traço da caneta) e existe transição grosso-fino, mas de forma moderada. Além disso, essa tipografia possui sentido diagonal em suas letras.

‘TRANSICIONAIS’Segundo Ambrose e Harris (2011), as tipografias tran-sicionais possuem contraste moderado entre traços grossos e finos. Um diferencial desses tipos é a pon-ta triangular onde os traços diagonais se encontram.

‘MODERNAS’As tipografias modernas, também chamadas de classicistas e impe-riais, segundo Ambrose e Harris (2011), foram desenvolvidas no fim do séxulo XVIII e são conhecidas pela brusca transição entre traços finos e grossos, assim como pelas serifas planas, não apoiadas e de espessura reduzida. Williams (2009) também utiliza essa clas-sificação, descrevendo-a como: tipografias com serifas orientadas horizontalmente e não inclinados, além de muito finas. As letras são fortes, com transição grosso-fino bem explícita, e a orientação é perfeitamente vertical. Esses tipos possuem estética fria e elegante.

11

‘EGÍPCIAS’As egípcias, segundo Ambrose e Harris (2011), também conhe-cidas por possuírem serifas quadradas e espessas, subdividem-se em Clarendon, que possui maior contraste entre traços grosso-finos, e Máquina de Escrever, que possui as serifas com largura igual à das hastes de cada letra e remates alargados.Já Williams (2009), observa que as tipografias egípcias (ou de seri-fa grossa) possuem quase ou nenhuma transição grosso-fino, têm mancha gráfica escura e são bastante utilizadas em livros infantis, por ser clara e direta. São chamados de Egípcias por tornarem-se conhecidos durante a fase egiptomaníaca da civilização ocidental.

‘ROMANAS’

GaramondABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789

CochinABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789

12

‘ESTILO ANTIGO’

GaramondABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789

‘TRANSICIONAIS’

BaskervilleABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789

‘MODERNAS’

BodoniABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789

13

‘EGÍPCIAS’

MemphisABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789

‘CLARENDON’

ClarendonABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789

‘MÁQUINA DE ESCREVER’

Century SchoolbookABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789

14

Oh dear diary, I met a boy

He made my dull heart light up with joy

Oh dear diary, we fell apart

Welcome to the life of Electra Heart

15

‘BEAUTY QUEEN’A RAINHA DA BELEZA SEM SERIFA

Os tipos grotescos, que também podem ser denominados como os “sem serifa”, não são antigos. Limpos, esses tipos podem preju-dicar na leitura do texto por não possuírem serifas. Por essa razão, são mais emprega-dos em textos curtos, como títulos, por exemplo. Para Williams (2009), as sans serif são quase sempre de peso igual, ou seja, não possuem transição grosso-fino, ou se possuem, é apresentado de forma suave.

SUBDIVIDEM-SE EM:NeogrotescasGeométricasHumanísticasQuadradas

16

‘BEAUTY QUEEN’

‘NEOGROTESCAS’Ambrose e Harris (2011) exploram as tipografias sem serifa e expandem, criando subcategorias. As tipografias grotescas são mais condensadas do que as neogrotescas. Estas, além de serem mais amplas, apresentam a letra g em caixa baixa, com cauda, en-quanto as grotescas apresentam a mesma letra em dois andares.

‘GEOMÉTRICAS’As geométricas, por sua vez, segundo Ambrose e Har-ris (2011) como o nome diz, são baseadas em for-mas geométricas. Percebe-se principalmente pelas for-mas arredondadas e pelas letras M, N, V e W abertos.

‘HUMANÍSTICAS’As humanísticas, segundo Ambrose e Harris (2011), são semelhantes às geométricas, pelas letras (M, N, V e W) abertas. No entanto, possuem maior contraste en-tre grosso-fino e seu g é apresentado em dois andares.

‘QUADRADAS’As tipografias quadradas, para Ambrose e Har-ris (2011), como o próprio nome diz, possuem carac-teres com perfil quadrado, opondo-se às duas anteriores.

17

‘NEOGROTESCAS’

‘GROTESCAS’

SyntaxABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789

FrutigerABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789

Alternate Gothic No. 2ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789

18

‘GEOMÉTRICAS’

Futura BQABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789

‘HUMANÍSTICAS’

OptimaABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789

‘QUADRADAS’

EurostileABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789

19

‘HOMEWRECKER’A DESTRUIDORA DE LARES MANUSCRITA

Os tipos escriturais descritos por Ambrose e Harris (2011) foram criados com o objetivo de imitarem a escrita manual. Com terminais prolongados ligando os caracteres, as escriturais di-ficultam a leitura quando uti-lizadas em grandes blocos de texto. O uso destas tipografias normalmente é restrito à inser-ção de detalhes decorativos, como legendas por exemplo. Williams (2009) trata as mesmas tipografias como manuscritas, e defendendo a ideia de serem tipos criados para imitar a es-crita manual, a autora (2009) comenta sobre uma possível segmentação desta categoria

20

‘HOMEWRECKER’

Flermish ScriptA B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Zabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789

LinoScriptA B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Zabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789

Marina and the Diamonds

21

‘IDLE TEEN’A ADOLESCENTE DECORATIVA

As tipografias gráficas, descritas por Ambrose e Harris (2011), englobam todos os tipos que não se encaixam em nenhuma das categorias anteriores. In-cluindo tipografias dos mais variados graus de legibilidade, e com uma ampla gama de es-tilos, esses caracteres são co-mumente usados para temas específicos. Sua complexidade pode tanto deixar um trabal-ho mais interessante quanto afetar a legibilidade. Por isso devem ser utilizadas com cau-tela. Pode-se agrupar à estas tipografias a classificação feita por Williams (2009) dos tipos decorativos, que são descritos como diferentes, adaptáveis a diversas situações, gerando diversas emoções, e a autora também defende a ideia de utilizá-los de forma limitada.

22

‘IDLE TEEN’

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789

Pop LedABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789

JuniperABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ0123456789

THE ARCHETYPES23

‘ELECTRA HEART’A PERSONAGEM DO CORAÇÃO QUEBRADO

Os tipos góticos (ou quebrados) baseiam-se no estilo medieval de escrita, onde a mancha grá-fica tornava-se pesada e os or-namentos eram usados de forma exacerbada. Por consequência da complexidade presente nessa escrita, a leitura tornava-se difi-cultosa. Portanto, essas letras, na maioria das vezes, têm a mesma função à de escriturais decorati-vas ou capitulares. Vale ressaltar que hoje essas letras são consid-eradas de pouca legibilidade as-sim como os tipos não serifados atuais seriam para aquela época.

24

‘ELECTRA HEART’

Old EnglishABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789

Goudy TextABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZabcdefghijklmnopqrstuvwxyz0123456789

Electra Heartfound dead

25

26

27

‘ELECTRA HEARTFOUNDDEAD’

28

top related