o papel da cepal blocos econômicos na américa latina

Post on 07-Apr-2016

216 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

O Papel da CEPAL

Blocos Econômicos na América Latina

Blocos Econômicos

Agrupamentos de países com o objetivo de integração econômica e/ou social. Tendência da economia mundial globalizada, os blocos visam facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.

Classificação

Zonas de Livre Comércio

Uniões Aduaneiras

Mercados Comuns

Uniões Econômicas

Blocos Econômicos da América Latina

NAFTA

ALADI

MERCOSULCAN

CARICOM

ALCA

MMCA

CEPAL

Conceito

A CEPAL é uma das cinco comissões econômicas regionais das Nações Unidas (ONU), que busca promover o desenvolvimento econômico e social e a cooperação entre os países, mediante trabalhos que contemplam as características particulares e os problemas específicos das nações da América Latina e do Caribe.

CEPAL

Objetivos

monitorar as políticas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico da região latino-americana, assessorar as ações encaminhadas para promoção do desenvolvimento econômico, contribuir para reforçar as relações econômicas dos países da área, tanto entre si como com as demais nações do mundo promover o desenvolvimento social e sustentável.

Atualmente, a CEPAL tem-se dedicado particularmente ao estudo dos desafios que propõe a necessidade de retomar o caminho do crescimento sustentado, assim como a consolidação de sociedades plurais e democráticas.

CEPAL

Composição

São membros da CEPAL todos os países da América Latina e do Caribe, e ainda algumas nações desenvolvidas, América do Norte e da Europa.

No total, os Estados-membros da Comissão são 44, contando com mais 8 membros associados, condição jurídica acordada para alguns territórios não-independentes do Caribe.

CEPAL

Reuniões/ Forma de Atuação

A cada dois anos a CEPAL reúne representantes técnicos e ministeriais de seus membros, para debater temas relacionados com o desenvolvimento econômico e social da região, examinar as atividades realizadas pela Comissão no biênio anterior e fixar as prioridades de o Programa de Trabalho seguinte.

O último Período de Sessões ocorreu em março de 2006, em Montevidéu, Uruguai.

top related