o folclore folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes e...

Post on 17-Apr-2015

135 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

O FOLCLOREO FOLCLORE

Folclore é um gênero de Cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. É o saber do povo que se torna normativo pela tradição.

Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de: lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

O Folclore é sinônimo de O Folclore é sinônimo de cultura popular cultura popular e representa a e representa a identidade social de uma identidade social de uma comunidade através de suas comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou criações culturais, coletivas ou individuais. Cultuado individuais. Cultuado tardiamente em relação a tardiamente em relação a Cultura, com esta muitas vezes Cultura, com esta muitas vezes se confunde se confunde e interpenetra e interpenetra espaços.espaços.

O FOLCLORE - O FOLCLORE - características:características:

TRADICIONALIDADE: a partir de sua transmissão geracional, entendida como uma continuidade, onde os fatos novos se inserem sem ruptura com o passado, e se constroem sobre esse passado.

DINAMICIDADE: a sua feição é mutável, ainda que baseada na tradição.

FUNCIONALIDADE: existindo uma razão para o fato acontecer e não constituindo um dado isolado, e sim inserido em um contexto dinâmico e vivo. Fortalece a Identidade Cultural.

ACEITAÇÃO COLETIVAACEITAÇÃO COLETIVA: : deve ser uma prática generalizada, implicando uma identificação coletiva com o fato, mesmo que ele derive das elites. Pode ser uma paródia das práticas elitistas. Ex: Os maracatus celebravam os reinos d´África e satirizavam a corte portuguesa no Brasil.

ANONIMATO: mesmo se houver autor, desde que o fato seja absorvido pela cultura popular, ainda deve ser considerado folclórico. Um exemplo disso é a literatura de cordel brasileira, geralmente com autoria definida, mas tida como elemento genuíno da cultura popular.

ESPONTANEIDADE: o fato folclórico não nasce de decretos governamentais nem dentro de laboratórios científicos.

VULGARIDADE: no sentido estrito de vir do popular, do jeito simples e muitas vezes jocoso da sabedoria do povo.

ORALIDADE: o folclore se transmite de boca em boca, em muitos casos, distante da mídia ou da propaganda formal e planejada.

O MARACATU Pernambucano – uma tradiçãoO MARACATU Pernambucano – uma tradição

O Maracatu é uma manifestação da música folclórica de Pernambuco. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Como a maioria das manifestações populares do Brasil, é uma mistura das práticas indígena, africana e européia. Surgiu em meados do século XVIII. Foi criado para formar uma crítica às cortes portuguesas. A orquestra do Maracatu é composta apenas por instrumentos de percussão: vários tambores grandes, caixas e taróis, ganzás e um gonguê. Hoje em dia, se usa os xequerês (instrumento confeccionado com uma cabaça e uma saia de contas). O Mestre de Toadas "puxa" os cantos, e o cantos, e o coro responde. As baianas têm a responsabilidade de cantar, outras vezes, são os caboclos, mas todos os dançarinos também podem participar.

CULTURA – em busca de uma CULTURA – em busca de uma DefiniçãoDefinição

O senso comum das pessoas O senso comum das pessoas afirma que alguém muito bem afirma que alguém muito bem informado, que tem informado, que tem conhecimentos, cursou a conhecimentos, cursou a universidade, concluiu pós-universidade, concluiu pós-graduação, mestrado ou graduação, mestrado ou doutorado é uma pessoa que tem doutorado é uma pessoa que tem Cultura. Isto se deve a tradição Cultura. Isto se deve a tradição elitista ligada ao termo Cultura.elitista ligada ao termo Cultura.

No entanto, vejamos algumas No entanto, vejamos algumas definições que podem ser definições que podem ser aplicadas a este termo:aplicadas a este termo:““é a vida total de um povo, a é a vida total de um povo, a herança social que o indivíduo herança social que o indivíduo recebe (e transmite) de seu recebe (e transmite) de seu grupo, ou pode ser considerada a grupo, ou pode ser considerada a parte do ambiente que o próprio parte do ambiente que o próprio homem criou”. homem criou”. (Clyde Kluckhohn (Clyde Kluckhohn – 1905*1960)– 1905*1960)

“a Cultura compreende arte artefatos, bens, processos técnicos, idéias, hábitos e valores herdados”.(Bronislaw Malinovski – 1884*1942).

“a Cultura consiste em padrões de comportamento adquiridos por meio de símbolos, e que constituem as realizações características de grupos humanos, inclusive suas materializações em artefatos”.(Clyde Kluckhohn – 1905*1960).

““É o conjunto de É o conjunto de crenças, regras, da crenças, regras, da variedade das variedade das manifestações manifestações artísticas, técnicas, artísticas, técnicas, tradições, ensinamentos tradições, ensinamentos e costumes produzidos e costumes produzidos e transmitidos no e transmitidos no interior de uma interior de uma sociedade.”sociedade.”

CULTURACULTURA

*Cada Sociedade transmite às novas gerações o patrimônio cultural que recebeu de seus antepassados. Por isso, a Cultura é também chamada de Herança Social.

*Cultura e Educação: - Informal ou assistemática; - Formal ou sistemática

Identidade Cultural: - a identidade cultural faz com que a pessoa se sinta pertencendo ao grupo. Ex: Aluno do CMF, do 9º Ano, aluno da 90...

Cultura Material: - utensílios produzidos em uma sociedade. Ex: habitação, ferramentas, instrumentos.

Cultura Não Material: - aspectos morais e intelectuais. Normas sociais, religião, costumes, ciências, folclore.

COMPONENTES DA CULTURACOMPONENTES DA CULTURA

TRAÇOS CULTURAISTRAÇOS CULTURAIS - átomo da Cultura. O COMPLEXO CULTURALO COMPLEXO CULTURAL - combinação dos traços culturais em torno de uma atividade.

A ÁREA CULTURALA ÁREA CULTURAL - a região dos complexos culturais. O PADRÃO CULTURALO PADRÃO CULTURAL - normas que regem - normas que regem um comportamento.

A SUBCULTURAA SUBCULTURA - diferenças significativas no interior de uma Cultura.

No interior de uma Cultura podem aparecer diferenças significativas, caracterizando a existência de uma Subcultura.

Ex: Comunidades de origem estrangeira (subcultura regional), relação entre gerações, tribos urbanas (subcultura juvenil: punks, skinheads, góticos, metaleiros, emos, etc).

CONTRACULTURACONTRACULTURA

Nas Sociedades contemporâneas encontramos pessoas que contestam certos valores culturais vigentes (mores), opondo-se radicalmenteradicalmente a eles, num movimento chamado de contracultura.

Uma cultura com valores e costumes colidentes com os da Sociedade estabelecida.

Ex: os Hippies

top related