o amor é fecundo: paternidade e maternidade responsável · paternidade e maternidade responsÁvel...

Post on 09-Nov-2018

225 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

O AMOR É FECUNDO: PATERNIDADE E MATERNIDADE RESPONSÁVEL

A LINGUAGEM DO CORPO

A LINGUAGEM DO CORPO

O homem e mulher se tornam um domrecíproco um para o outro. Tornam-se essedom na masculinidade e feminilidade quelhe são próprios, enquanto descobrem osignificado esponsal do corpo e odirecionam reciprocamente a si mesmos demodo irreversível: na dimensão da vidacomo um todo. (TdC 103)

Dessa forma eles se expressam para omundo e entre si

A LINGUAGEM DO CORPO

Nos textos proféticos da Aliança, com basena analogia da união esponsal doscônjuges, é o próprio corpo que "fala"; elefala com a sua masculinidade oufeminilidade, fala com a misteriosalinguagem do dom pessoal, e fala, enfim— e isto acontece com mais frequência—,tanto com a linguagem da fidelidade, ouseja, do amor, quanto com a dainfidelidade conjugal, ou seja, do"adultério". (TdC 104)

A LINGUAGEM DO CORPO

“Disse-me o Senhor: Tu és meu filho, euhoje te gerei.” (Sl. 2, 7)

“Pode uma mulher esquecer-sedaquele que amamenta? Não terternura pelo fruto de suas entranhas?E mesmo que ela o esquecesse, eu nãote esqueceria nunca.” (Is 49, 15)

A LINGUAGEM DO CORPO

“Por isso a atrairei, conduzi-la-ei aodeserto e falar-lhe-ei ao coração. (...)Naquele dia - diz o Senhor - tu mechamarás: Meu marido, e não mais:Meu Baal. (...) Desposar-te-ei parasempre, desposar-te-ei conforme ajustiça e o direito, com benevolência eternura.” (Os 2, 16;18;21)

O PROFETISMO DO CORPO

O corpo, de fato, diz a verdadeatravés do amor, da fidelidade, dahonestidade conjugais, assim como anão-verdade, ou seja, a falsidade éexpressa através de tudo o que énegação do amor, da fidelidade, dahonestidade conjugais. (TdC 104)

O PROFETISMO DO CORPO

Com base no "profetismo do corpo",os ministros do sacramento domatrimônio realizam um ato de caráterprofético. Confirmam deste modo asua participação na missão proféticada Igreja. (TdC 104)

FIDELIDADE ÀS PROMESSAS DO CASAMENTO

Através do matrimônio enquantosacramento da Igreja, o homem e amulher são explicitamente chamados adar testemunho — servindo-secorretamente da "linguagem docorpo"— do amor esponsal eprocriativo, um testemunho digno de"verdadeiros profetas". (TdC 106)

FIDELIDADE ÀS PROMESSAS DO CASAMENTO

“(...) viestes aqui para unir-vos emmatrimônio. Por isso, eu vos pergunto perantea Igreja: É de livre e espontânea vontade queo fazeis?”

“Abraçando o matrimônio, ides prometer amore fidelidade um ao outro. É por toda a vidaque o prometeis?”

“Estais dispostos a receber com amor os filhosque Deus vos confiar, educando-os na lei deCristo e da Igreja?”

Amor de Cristo

pela Igreja:

Livre

Completo

Fiel

Fecundo

CÂNTICO DOS CÂNTICOS

CÂNTICO DOS CÂNTICOS

Ct 1, 2-4; 15-16

Ct 4, 9-10

Ct 4, 12

Ct 8, 6-7

O LIVRO DE TOBIAS

O LIVRO DE TOBIAS

Rafael dá ao jovem Tobias vários conselhos paraevitar a ação do mau espírito que causara amorte dos sete homens com quem Sara havia secasado antes. (...) Recomenda acima de tudo, aoração: “Quando estiveres para te unir a ela, anteslevantai-vos ambos e orai e suplicai ao Senhor docéu, para que vos seja concedida misericórdia esaúde. Não temas. Ela foi destinada para ti desdesempre e tu a salvarás. Ela irá contigo e tenhocerteza de que terás filhos com ela, os quais serãopara ti como irmãos. Não fiques preocupado.” (Tob6, 18) (TdC 114)

TB 8, 4-8

Verdadeiro sentido do sacramento domatrimônio, lido através da linguagemdo corpo.

PATERNIDADE E MATERNIDADE RESPONSÁVEL

PATERNIDADE E MATERNIDADE RESPONSÁVEL

Sendo assim, o amor conjugal requernos esposos uma consciência da suamissão de "paternidade responsável",sobre a qual hoje tanto se insiste, ejustificadamente, e que deve tambémser compreendida com exatidão. Defato, ela deve ser considerada sobdiversos aspectos legítimos e ligadosentre si.

PATERNIDADE E MATERNIDADE RESPONSÁVEL

Em relação com os processosbiológicos, paternidade responsávelsignifica conhecimento e respeito pelassuas funções: a inteligência descobre,no poder de dar a vida, leisbiológicas que fazem parte da pessoahumana.

PATERNIDADE E MATERNIDADE RESPONSÁVEL

Em relação às tendências do instintoe das paixões, a paternidaderesponsável significa o necessáriodomínio que a razão e a vontadedevem exercer sobre elas.

PATERNIDADE E MATERNIDADE RESPONSÁVEL

Em relação às condições físicas,econômicas, psicológicas e sociais, apaternidade responsável exerce-se tantocom a deliberação ponderada e generosade fazer crescer uma família numerosa,como com a decisão, tomada por motivosgraves e com respeito pela lei moral, deevitar temporariamente, ou mesmo portempo indeterminado, um novo nascimento.

PATERNIDADE E MATERNIDADE RESPONSÁVEL

Paternidade responsável comporta ainda, eprincipalmente, uma relação mais profunda com aordem moral objetiva, estabelecida por Deus, deque a consciência reta é intérprete fiel. Oexercício responsável da paternidade implica,portanto, que os cônjuges reconheçamplenamente os próprios deveres, para com Deus,para consigo próprios, para com a família epara com a sociedade, numa justa hierarquia devalores.

PATERNIDADE E MATERNIDADE RESPONSÁVEL

Na missão de transmitir a vida, eles não são,portanto, livres para procederem a seupróprio bel-prazer, como se pudessemdeterminar, de maneira absolutamenteautônoma, as vias honestas a seguir, masdevem, sim, conformar o seu agir com aintenção criadora de Deus, expressa naprópria natureza do matrimônio e dos seusatos e manifestada pelo ensino constante daIgreja. (Papa Paulo VI – Humanae Vitae)

declarar que é absolutamente de excluir,como via legítima para a regulação dosnascimentos, a interrupção direta doprocesso generativo já iniciado, e,sobretudo, o aborto querido diretamente eprocurado, mesmo por razões terapêuticas.

É de excluir de igual modo, como oMagistério da Igreja repetidamentedeclarou, a esterilização direta, querperpétua quer temporária, tanto do homemcomo da mulher.

É, ainda, de excluir toda a ação que, ouem previsão do ato conjugal, ou durante asua realização, ou também durante odesenvolvimento das suas conseqüênciasnaturais, se proponha, como fim ou comomeio, tornar impossível a procriação.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE MÉTODOS ARTIFICIAIS E NATURAIS

DE “CONTROLE DA NATALIDADE”?

Fonte: www.ocatequista.com.br

MÉTODOS ARTIFICIAIS

É ainda de recear que o homem,habituando-se ao uso das práticasanticoncepcionais, acabe por perder orespeito pela mulher e, sem sepreocupar mais com o equilíbrio físicoe psicológico dela, chegue aconsiderá-la como simples instrumentode prazer egoísta e não mais como asua companheira, respeitada eamada. (HV)

MÉTODOS NATURAIS

Se, portanto, existem motivos sérios paradistanciar os nascimentos, que derivem oudas condições físicas ou psicológicas doscônjuges, ou de circunstâncias exteriores, aIgreja ensina que então é lícito ter emconta os ritmos naturais imanentes àsfunções geradoras, para usar domatrimônio só nos períodos infecundos e,deste modo, regular a natalidade, semofender os princípios morais que acabamosde recordar.

O domínio do instinto, mediante a razão ea vontade livre, impõe, indubitavelmente,uma ascese, para que as manifestaçõesafetivas da vida conjugal sejam conformescom a ordem reta e, em particular,concretiza-se essa ascese na observânciada continência periódica. Mas, estadisciplina, própria da pureza dos esposos,longe de ser nociva ao amor conjugal,confere-lhe pelo contrário um valor humanobem mais elevado.

Requer um esforço contínuo, mas, graças aoseu benéfico influxo, os cônjugesdesenvolvem integralmente a suapersonalidade, enriquecendo-se de valoresespirituais: ela acarreta à vida familiarfrutos de serenidade e de paz e facilita asolução de outros problemas; favorece asatenções dos cônjuges, um para com ooutro, ajuda-os a extirpar o egoísmo,inimigo do verdadeiro amor e enraíza-osno seu sentido de responsabilidade nocumprimento de seus deveres. (HV)

PARA SABER MAIS:

http://ocatequista.com.br/archives/17177

Livro O Amor que dá vida – Kimberly Hahn(http://ecclesiae.com.br/o-amor-que-da-vida?author_id=359)

http://blog.cancaonova.com/sermulher/metodo-da-ovulacao-billings/

https://padrepauloricardo.org/episodios/posso-usar-anticoncepcionais-para-regular-o-ciclo-menstrual

top related