novointroducao ao coaching - ricardo e sonia versao final-1...

Post on 22-Jun-2020

3 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Introdução ao CoachingRicardo de Sá e Sonia Ramos

- CONTEÚDO TEÓRICO- DINÂMICAS DE GRUPO- AVALIAÇÃO DE APREDIZAGEM- AVALIAÇÃO DO PROCESSO

ROTEIRO

“A melhor maneira de alcançar o autoconhecimento não é pela contemplação, mas pela ação.”Goethe

“O LÍDER DO PASSADO ERA UMA PESSOA QUE SABIA DIZER. O LÍDER DO FUTURO É UMA PESSOA QUE SABE PERGUNTAR”.

PETER DRUCKER

Bases Históricas e Filosóficas do COACHING

1500 – Surgiu na Inglaterra o uso da palavra “COACH” para denominar aquele que conduz uma carruagem. 1850 – Na Inglaterra, a palavra “COACH” era utilizada para denominar o Tutor, aquele que ajuda as pessoas a se prepararem para exames.

1950 – O termo “COACH” foi introduzido na literatura de negócios para designar a habilidade de gerenciar pessoas. 1960 – Em Nova York um programa educacional introduziu pela primeira vez o “Coaching de Vida”. Posteriormente este programa foi para o Canadá e teve a inclusão de “Resolução de Problemas”.

Bases Históricas e Filosóficas do COACHING

1980 – Programas de liderança passam a incluir o conceito de “Coaching Executivo” e ganha espaço no mundo dos negócios como uma disciplina.

2014 - Existe uma vasta literatura em diversas línguas sobre as mais diferentes formas e utilizações.

Bases Históricas e Filosóficas do COACHING

W. Timothy Gallwey, mais conhecido como Tim Gallwey, nasceu em 1938 em San Francisco, Califórnia, é considerado um dos precursores da metodologia de Coaching. Gallwey era um tenista profissional, desde a juventude, graduou-se em Literatura, em Harvard e em 1960 tornou-se capitão da Equipe de tênis da Universidade.

Bases Históricas e Filosóficas do COACHING

O final da década marcou uma virada súbita em sua vida e em sua carreira. Tim passou a atuar também como treinador de tênis, e logo percebeu que os treinamentos convencionais não davam conta de questões motivacionais e de comportamento que comprometiam a performance dos tenistas.

Em 1970, começou a estudar as técnicas de meditação de um célebre palestrante de autoconhecimento, Prem Rawat (Guru Maharaj Ji). A partir daí, iniciou um tipo de treinamento esportivo que envolvia principalmente a adoção de uma nova postura de pensamento, eliminando completamente a autocrítica.Lançou o livro The Inner Game of Tennis (O Jogo Interior do Tênis) e The Inner Skiing (O Esqui Interior) em 1997, e The Inner Game of Golf (O Jogo Interior do Golfe) em 2009. A palavra “interior”, para Tim Gallwey, indica o estado subjetivo do jogador: “o adversário dentro da própria cabeça é mais formidável do que o do outro lado da rede”.No final de 2011 lançou a primeira unidade da The Inner Game International School, para formar profissionais e deixar o seu legado.

Bases Históricas e Filosóficas do COACHING

Gallwey conseguiu identificar a essência do Coaching, “cujo objetivo é desbloquear o potencial das pessoas para maximizar seu próprio desempenho.O Conceito básico de seu método está focado em 3 pontos principais:1. Ajudar pessoas a “aprender a aprender” e pensar por si próprias;2. Ajudar gestores e executivos a aprender a treinar;3. Ajudar as lideranças a aprenderem a criar organizações de aprendizagem.

Conceito Socrático

Bases Históricas e Filosóficas do COACHING

Definições de COACHING“Coaching é a arte de criar um ambiente, por meio de conversas e uma maneira de ser, que facilite o processo pelo qual uma pessoa pode se mover em direção a resultados desejados de uma forma satisfatória”.

W. Timothy Gallwey da The Inner Game School of Coaching (2013)

“Coaching é a arte de facilitar o desempenho, aprendizado e desenvolvimento”.Myles Downey da School of Coaching of London

“Coaching é desbloquear o potencial das pessoas para maximizar seu próprio desempenho. É ajudá-las a aprender em vez de ensinar a elas.” “O Coaching não é meramente uma técnica a ser executada e rigidamente aplicada em determinadas circunstâncias. É um modo de gerir, uma forma de tratar as pessoas, uma maneira de pensar, um modo de ser.”

Sir John Whitmore da Performance Consultants International

Definições de COACHING

“O Coaching é um meio de trabalhar com pessoas que as torna mais competentes e mais realizadas para que possam ser mais capazes de contribuir em suas organizações e encontrar significado no que estão fazendo”.James Flaherty da New Ventures West

“Coaching é a conversa que leva à ação e à realização do que é almejado”.Eliana Dutra da PRO-FIT Coaching e Treinamento

Definições de COACHING

“Coaching é sobre o aproveitamento do melhor das pessoas e sobre a inspiração para que vivenciem o seu potencial. Coaching é um chamado de despertar, desafiando as pessoas a acessar sua abundância interior”.Robert Biswas-Diener da Accorn e Ben Dean da MentorCoach

Definições de COACHING

“Coaching pode ser definido como um processo estruturado de desenvolvimento comportamental, focado em ações para se desenvolver ou aprimorar as habilidades para a realização de metas e desejos”. Mônica Portella e Yuri Machado

Definições de COACHING

“Coaching é um processo que visa elevar a performance de um indivíduo (grupo ou empresa), aumentando os resultados positivos, por meio de metodologias, ferramentas e técnicas conduzidas por um profissional (Coach), em parceria com o cliente (Coachee).”Sociedade Brasileira de Coaching

Definições de COACHING

“Coaching é uma parceria entre o Coach (profissional treinado para entregar o processo de coaching) e o Coachee (pessoa que passará pelo processo de coaching), em um processo estimulante e criativo que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional, na busca do alcance dos seus objetivos e metas através do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos”. International Coaching Federation (2013)

Definições de COACHING

“Coaching é uma parceria focada na realização de suas metas. É um processo de desenvolvimento comportamental, focado em ações no sentido de desenvolver ou aprimorar suas próprias habilidades para realização de suas metas e desejos”. Rhandy di Stéfano do Integrated Coaching Institute (2013)

Definições de COACHING

“Coaching é um processo de mudança que mobiliza forças e faz acontecer o potencial dos indivíduos e das organizações”.Institute of Coaching Harvard Medical School at Maclean Hospital (2013)

Definições de COACHING

“Coaching é uma atividade profissional que se dá num processo confidencial, estabelecido em uma relação de parceria entre Coach e cliente, visando o desenvolvimento pessoal e profissional, apoiando e instigando, com o objetivo de atingir resultados previamente estabelecidos”.GEC – Grupo de Excelência em Coaching

– Resolução GEC/01 – CRA-SP (2008)

Definições de COACHING

“Coaching é uma metodologia de aprendizado comportamental focada em motivação para um plano de ações que produza resultados. É uma maneira simples e eficiente de adquirir autoconhecimento, através de insights cada vez mais profundos”.Redemotivação.com.br

Definições de COACHING

“Coaching é a arte de facilitar um ser humano a promover por sua conta, por meio de aprendizagem, ações que efetivem as suas escolhas e que sustentem as mudanças essenciais em qualquer segmento da sua vida, em prol da sua felicidade, pela percepção consciente, otimização e uso da sua potencialidade valorosa”. Andrea Perez (Coach e Professora do PSI+)

Definições de COACHING

GlossárioCOACH – Palavra sem tradução para o português. Tem valor de substantivo e de verbo. Pode ser quem faz ou quem pratica o Coaching.

COACHING – É o processo. COACHEE – É quem está passando pelo processo, também chamado cliente.

PATROCINADOR – É quem paga pelo processo.

COMPRADOR – É o profissional da área de compras ou especialista da área de Recursos Humanos responsável pela negociação com o COACH profissional.

Fundamentos do CoachingA. Contato inicial

O primeiro contato no processo de coaching deve ter os requisitos de um encontro entre dois profissionais que pretendem construir um trabalho conjunto e portanto deve ter uma boa acolhida, mas ainda com muita observação por parte do Coach. A atenção deve ser totalmente direcionada ao cliente, devendo haver desligamento de outras tarefas, evitando atendimento de telefones, interrupções por parte de outros atores e quaisquer tipo de interferências como música em tom alto ou qualquer coisa que seja equivalente a isso.Evita-se qualquer tipo de intimidade ou tratamento impróprio na abordagem inicial da situação de Coaching.

B. Primeira sessãoNuma primeira sessão, deve ficar clara a razão que levou o cliente a procurar o processo de coaching e o que é o processo em si.Para o cliente, deve ficar também muito clara a forma de trabalhar do Coach, por exemplo: logística, honorários, cronograma e outros itens que se sejam considerados adequados.

Fundamentos do Coaching

B. Primeira sessãoDeve-se fazer um levantamento de expectativas do Coachee (Cliente), criando-se o primeiro espaço para tratar de papéis e responsabilidades no processo, que devem ficar muito claros, para que não haja nenhum tipo deequívoco de nenhuma das partes.A despedida deve sempre ser afável e convidativa, deixando ao cliente a opção de iniciar o processo após tomar conhecimento de como funciona o coaching.

Fundamentos do Coaching

C. Confiança e ProximidadeNo processo de coaching deve haver real e verdadeira preocupação comfuturo e o bem-estar do cliente.Requer que os profissionais demonstrem integridade pessoal, honestidade e sinceridade, a fim de se legitimar a confiança e a proximidade, essencial ao coaching.

Fundamentos do Coaching

C. Confiança e ProximidadePara legitimar a confiança, é preciso respeitar as percepções do cliente, por seu estilo de aprendizado e por sua forma de ser, além de não haver julgamentos sobre o coachee.Toda a habilidade do coach deve estar direcionada ao atendimento do fundamento da confiança, incluindo-se situações em que é preciso solicitar permissão ao cliente para entrar em questões mais complexas ou sensíveis.

Fundamentos do Coaching

D. Presença O fundamento da presença requer algumas medidas essenciais: Criar entre coach e o coachee, uma relação aberta, flexível e segura. A intuição e a percepção aguçada tem grande relevância. Deve haver naturalidade diante do desconhecido, ninguém sabe tudo. Uso de humor com eficácia para criar leveza e sinergia.

Fundamentos do Coaching

E. Escuta AtivaDurante o processo, deve-se focar completamentenaquilo que o cliente está dizendo o significado doque é dito no contexto dos desejos do cliente é absolutamente relevante, entretanto deve-se observar o “não dito” .

Fundamentos do Coaching

A atenção deve estar direcionada a tudo: as palavras, ao tom de voz e a linguagem corporal.

E. Escuta AtivaA clareza e a compreensão devem ser garantidas no que é dito pelo coachee, através de técnicas de uma escuta ativa bem elaborada. Para tanto, a formulação de perguntas que reflitam a escuta ativa e o entendimento da perspectiva do cliente são absolutamente essenciaisao processo.

Fundamentos do Coaching

F. Questionamento poderosoO coaching é um processo que se fundamenta nas respostas que devem ser fornecidas pelos clientes.

Os questionamentos devem evocar: descoberta, inspiração, compromisso, ação, alternativas, novasperspectivas, aprendizados entre outros aspectos.

As perguntas obrigatoriamente devem conduzir o processo para que o cliente atinja o que deseja e tenha sucesso na sua meta.

Fundamentos do Coaching

G. Comunicação diretaA comunicação deve ser clara, articulada e direta para que seja possívelcompartilhar e dar feedback, visando ajudar o cliente a ter uma nova perspectiva para chegar aonde deseja.

Fundamentos do Coaching

G. Comunicação diretaTodos os pontos sobre o processo devem ser informados claramente: objetivos do coaching, agenda de reunião e o propósito das técnicas e exercícios.A linguagem deve ser adequada e respeitosa (sem gírias, sem sexismo,sem racismo e sem jargões).O uso de metáforas e analogias na comunicação é permitido e relevantea fim de auxiliar a ilustração de um ponto que precisa ser clarificado.

Fundamentos do Coaching

H. Aprendizado e ResultadosO processo de coaching deve facilitar o aprendizado , ajudando o cliente a descobrir por si mesmo novos pensamentos, crenças, percepções, atitudes, emoções, disposição, etc., que fortaleçam a capacidade de agir e alcançar oque é importante para ele, para a obtenção dos melhores resultados.A aprendizagem acontece também pela ampliação da perspectiva do cliente, inspirando compromissopara alterar pontos de vista e encontrar novas possibilidades para ação.

Fundamentos do Coaching

H. Aprendizado e ResultadosCom o processo de coaching, o cliente deve passar a ver como os diferentesfatores se relacionam e afetam seu comportamento (por exemplo, pensamentos, emoções, corpo, formação).A atenção aos pontos mais fortes e às áreas com maior oportunidade de aprendizado e crescimento, é essencial para melhores resultados e portantoé muito importante para o sucesso do coaching.

Fundamentos do Coaching

I. AçõesA ação é condição essencial ao processo de coaching e é ela que permiteao cliente atingir ou não seus resultados. Sem ação, não há coaching.

Para que o cliente “caminhe” em direção a seu objetivo, processo de coaching ajuda a focalizar e explorar sistematicamente as questões específicas e oportunidades para o atingimento de metas.

Fundamentos do Coaching

I. AçõesAs ações são implementadas com a promoção da experimentação e autodescoberta, após as sessões, quando o cliente aplica na prática o quefoi aprendido nas sessões.É muito importante celebrar os sucessos obtidos pelos clientes quando realizam com resultado as ações programadas e negociadas.O encorajamento a esforços e desafios ajuda na compreensão do que deveser feito e apoia o ritmo de aprendizado do cliente.

Fundamentos do Coaching

J. Planejamento e Gerenciamento de MetasReunidas e consolidadas as informações, deve ser estabelecido, com o cliente, um plano de coaching com as metas de desenvolvimento e de atingimento que deem conta das preocupações do cliente e das áreas com oportunidade para aprendizado.

Fundamentos do Coaching

J. Planejamento e Gerenciamento de MetasEste plano de coaching deve estabelecer uma prospecção de resultados a partir de metas definidas no formato SMART: específicas, mensuráveis, atingíveis/atraentes, realistas e com tempo determinado.O plano de coaching pode e deve sofrer ajustes, a qualquer tempo, diante de situações novas, mudança de interesses e congruência em relação aos propósitos do cliente.A cada sessão, o plano de metas será acompanhado e conduzido de forma aconseguir o sucesso desejado ao final do processo.

Fundamentos do Coaching

L. Gerenciamento do Progresso e da Responsabilidade

Cada nova sessão são discutidos os acordos feitos nas reuniões anteriores e acapacidade de realização do cliente, bem como os resultados já obtidos.Por meio de avaliações e feedbacks, são gerenciadas as ações tomadas, verificando-se o que foi realizado e o que não foi realizado, e redirecionando o processo de forma a elaborar alternativas que facilitem ainda mais o progresso.

Fundamentos do Coaching

L. Gerenciamento do Progresso e da ResponsabilidadeNeste ponto, novas tarefas são negociadas, organizadas e revisadas com ocliente a partir das informações obtidas durante as reuniões anteriores.O processo deve reivindicar do cliente a condução do processo, instaurando a responsabilização pela execução do plano de metas.

Fundamentos do Coaching

M. Encerramento do Processo.Realizar uma avaliação conjunta sobre a evolução e o atingimento das metas,ações de desenvolvimento e autoconhecimento empreendidas pelo cliente.O coaching pode ser dado por concluído antes do prazo acordado, quando o cliente atinja todas as suas metas, ou quando o coachee não esteja respondendo positivamente e com responsabilidade aos acordos feitos.

Fundamentos do Coaching

M. Encerramento do ProcessoO Processo de coaching pode ter ampliação do número de sessões, visando a conclusão das metas estabelecidas ou o estabelecimento de novas.As crenças que foram transformadas e as contribuições do cliente dentro doprocesso, devem ser valorizadas para o sucesso do coaching, bem como ospontos fortes desenvolvidos e aos pontos críticos do cliente que tornaram-se evidenciados.Ainda na primeira reunião, caso verifique-se que a demanda do cliente requer um tratamento terapêutico, encaminha-se para outro profissional.

Fundamentos do Coaching

FILME

Aplicações do COACHINGCoaching de Vida

Coaching de Vida ou Coaching Pessoal é uma prática que visa o atingimento de metas pessoais.Trata dos aspectos pessoais e profissionais da vida do coachee, visando o equilíbrio adequado entre essas duas grandes áreas da sua vida.

Coaching de Bem-estar e Saúde

Coaching de Bem-estar e Saúde é uma prática que visa o atingimento de metas pessoais relacionadas ao bem-estar e à saúde do coachee, considerando todas as áreas da sua vida: ocupacional, corporal, social, intelectual, espiritual e emocional, trabalhando metas desejáveis para alcançar o equilíbrio, com vida plena e bem-estar.

Aplicações do COACHING

Coaching EmpresarialCoaching Empresarial tem foco nos indivíduos e visa o atingimento de metas pessoais e consequentemente os resultados empresariais.Trata da vida das pessoas inseridas no coletivo profissional. Pretende como resultado a melhoria da Performance das equipes de trabalho.

Aplicações do COACHING

Coaching para CasaisCoaching para Casais visa o atingimento de metas do casal e tem sempre uma característica que é o atendimento dos dois.Trata da saúde do relacionamento, do autoconhecimento e visa encontrar harmonia através de tomadas de decisões.

Aplicações do COACHING

Coaching Profissional e Orientação de Carreira para AdolescentesCoaching Profissional e de Orientação de Carreira visa a tomada decisão, visando um futuro profissional.Trata das escolhas profissionais e passa por todas as pressões ambientais e internas que podem levar um adolescente a decidir por uma carreira profissional.

Aplicações do COACHING

Coaching de Reorientação Profissional para adultos Coaching de Reorientação Profissional para Adultos visa o aperfeiçoamento na carreira, mudança de foco ou mesmo mudança de carreira profissional.Trata das questões profissionais que devem levar ao sucesso, mas com uma vida boa.

Aplicações do COACHING

Coaching para Aposentáveis ou AposentadosCoaching para Aposentados ou Aposentáveis visa trabalhar a dimensão do futuro, a valorização do passado e o entendimento dos limites atuais. Trata da tomada de decisão, gestão do tempo e resgate da autoestima, capacidade de adaptação e convívio profissional com profissionais de gerações diferentes.

Aplicações do COACHING

A CIÊNCIA DO COACHING

Ética e CoachingO COACH nunca deve deixar de considerar o código de ética profissional (ex: ICF).O COACH deve ouvir feedbacks a respeito do seu trabalho e ser verdadeiro, evitando que o adiamento de resoluções por parte do cliente seja uma razão para ampliar o processo;O COACH deve ser coerente na precificação do seu trabalho e agir de acordo com a realidade do cliente;O COACH não pode fazer promessas que levem o cliente a se iludir com a perspectiva de resultados impossíveis.

O Ser HumanoO processo de coaching requer um estudo sobre os aspectos que levem a mudanças com aumento de resultados e evolução pessoal. A realização de um Assessment inicial é essencial para ampliar o autoconhecimento (estilos psicológicos, tipos de personalidade, estilos pessoais, comportamentos, habilidades, atitudes e motivação).Tanto o coach como o coachee devem aprofundar o autoconhecimento para que estejam preparados para lidar com o processo de mudanças, essencial ao coaching.

Metodologia

O trabalho de coaching deve se basear em metodologias, processos e pensamento sistêmico, na maioria dos casos vinculados a alguma escola ou modelo.A escolha da metodologia a adotar deve ser a que melhor se adeque ao perfil profissional do coach, ou seja, haverá sempre um viés da sua formação que é importante para a condução do processo de coaching.

Técnicas e FerramentasO processo de coaching é suportado por técnicas e ferramentas que têm a função de contribuir de forma decisiva para mudanças e crescimento do cliente.

As técnicas permitem registrar dados, desenhar o perfil do cliente e proporcionar autoconhecimento, de modo a ter subsídios para o planejamento de metas e tarefas que de fato produzam mudanças.

COMPETÊNCIAS/CARACTERÍSTICAS E HABILIDADESCompetências/Características e Habilidades que o COACH deve desenvolver:

Planejamento Comunicação Motivação Visão Sistêmica Ética Criatividade Empreendedorismo Empatia

Competências/Características e Habilidades que o COACH deve desenvolver: Pontualidade Assiduidade Comprometimento Confiança Congruência e coerência Generosidade Compaixão Entusiasmo

COMPETÊNCIAS/CARACTERÍSTICAS E HABILIDADES

PRINCÍPIOS

O COACH deve ter como princípios: Não fazer julgamento ou juízo de valor Não comparar o cliente com outras pessoas Não tomar decisões pelo coachee Promover a descoberta das saídas pelo próprio coachee Ser positivo e otimista

Ampliar suas realizações profissionais; Sofrimento na gestão de mudanças na vida pessoal; Conquistar mais qualidade de vida, com mudança de hábitos; Reorientação de carreira; Falta de compromissos, metas, objetivos e foco; Liderança ineficaz na condução de pessoas; Estresse, desequilíbrio emocional, problemas psicológicos e

comportamentos inadequados.

PORQUE AS PESSOAS BUSCAM O PROCESSO DE COACHING?

Aprimorar competências; Desenvolver habilidades; Mudança de atitudes; Motivação para mudanças e proatividade; Gerar engajamento e comprometimento; Melhoria do bem-estar pessoal; Uma vida mais equilibrada, prazerosa e bem-sucedida; Ampliar o autoconhecimento; Superação de conflitos e enfrentamento de mudanças.

RESULTADOS DE UM PROCESSO DE COACHING NA VIDA DAS PESSSOAS

Baixo comprometimento com resultados e metas; Gestão de conflitos entre pessoas e equipes; Falha no processo de comunicação e no relacionamento de equipes; Sofrimento na gestão de mudanças organizacionais; Qualidade de vida dos profissionais; Mudança de carreira ou de negócio; Falta de objetividade, compromisso, metas, objetivos e foco; Processo de sucessão gerencial; Gestão do tempo.

PORQUE AS EMPRESAS BUSCAM A AJUDA NO PROCESSO DE COACHING?

Aprimorar competências, habilidades e atitudes dos profissionais; Aumentar a produtividade; Gerar engajamento e comprometimento das equipes; Aumentar a lucratividade; Melhoria do Clima Organizacional; Melhoria da qualidade dos gestores; Mudança de rumos de um negócio; Superação de conflitos e enfrentamento de mudanças.

RESULTADOS DE UM PROCESSO DE COACHING NA EMPRESA

DESSA DISCIPLINA, O QUE FICOU PARA VOCÊS?

RICARDO SÁricpaz@uol.com.br

MESTRE EM GESTÃO, PSICÓLOGO, ATOR E ARTE-EDUCADOR, ESPECIALISTA EM PSICOLOGIA POSITIVA

Sonia Ramossonia.ramos@sbwcoaching.com.br

PÓS GRADUADA EM PSICOLOGIA POSITIVA: UMA INTEGRAÇÃO COM O COACHING, MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL, PSICÓLOGA COM FORMAÇÃO EM TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL, ESPECIALISTA EM GRUPOS OPERATIVOS.

top related