nesta 2ª apostila, vamos estudar · 2020-04-10 · nesta 2ª apostila, vamos estudar: “estrutura...

Post on 04-Jul-2020

4 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Nesta 2ª apostila, vamos estudar:

“Estrutura Geológica e Geomorfologia”.

• Estes conteúdos programáticos se dividem nos seguintes assuntos:

1- Agentes formadores do relevo terrestre (agentes endógenos e exógenos).

2 – As estruturas geológicas da Terra e os tipos de rocha

3 – As formas do relevo e os tipos de erosão dos solos/relevo.

Iniciaremos com a origem do relevo terrestre, seus agentes formadores e modeladores.

Agentes formadores e modeladores do relevo

A Dinâmica interna do globo terrestre:

A Estrutura interna da TerraO planeta Terra pode ser dividido em camadas, quecompõem a sua estrutura. Basicamente, observamostrês camadas, a saber:

. Crosta Terrestre ou Litosfera, que consiste na camadaexterna e sólida do planeta. A Crosta, contudo, éformada por “pedaços”, as Placas Tectônicas.

. O Manto Terrestre ou Astenosfera, que abriga omagma ou material magmático.

. O Núcleo Terrestre ou NIFE, formado por Níquel eFerro, representa a camada mais interior do planeta.

"A maior parte do conhecimento do interior doplaneta é fornecida por estudos geofísicos,principalmente, com auxílio da sismologia (estudodos terremotos). São dados obtidos de formaindireta, já que as observações diretas sãorealizadas a poucos KMs da superfície, em linhasprofundas ou em furos de sondagem (o maisextenso atingiu 10KM no interior da Terra, ao norteda Rússia)".

CUNHA E GUERRA, 1994

Placas Tectônicas Os continentes e os oceanos são formados por grandes placas

tectônicas, como podemos observar na imagem abaixo.

A teoria das placas tectônicas,desenvolvida em meados doséculo XX, reforçou uma teoriaanterior, do início do século, aDeriva Continental, queconsidera os constantesmovimentos dos continentes.Tais movimentos se realizam emrazão do deslocamento dasplacas (que "deslizam" nomanto terrestre), sobre as quaisrepousam os continentes.

Dinâmica Interna e o TECTONISMOEsta dinâmica se explica pelos movimentos das correntes de convecção do magma, que formam o manto terrestre, como exalta a figura a seguir.

Os três tipos de contato entre placas tectônicas

CONVERGENTE: é responsável pelaformação das grandes cadeiasmontanhosas da Terra, osDobramentos Modernos ou Terciários(OROGÊNESE). Neste tipo de contatotemos o fenômeno da SUBDUCÇÃO,quando uma das placas “mergulha”por debaixo de outra, como temos oexemplo das placas de Nazca eSulamericana, no slide a seguir. Naconvergêngia entre placasencontramos uma ocorrência maior defenômenos como o VULCANISMO eos ABALOS SÍSMICOS.

O exemplo da zona de convergência entre as Placas de Nazca e da Placa Sulamerica

DIVERGENTE: nestas áreas,sempre entre bordasoceânicas de placas,formam-se as dorsaisoceânicas, a exemplo dadorsal Atlântica; além deformações de expansão doassoalho oceânico emestágios avançados deseparação entre bordascontinentais, a exemplo dapenínsula da Califórnia (b) edo Golfo de Suez (a).

CONSERVATIVO: as placas semovimentam de forma lateralhorizontal uma ao lado daoutra e em sentidoscontrários sem gerar oudestruir a litosfera. tais limitesse originam de fraturas emzonas na crosta terrestre e deforma geral são extensas. Essadinâmica de placas geraintensa incidência de abalossísmicos e terremotos.

Falha de San Andres, na Califórnia, EUA.

Morro São João – Barra de São João

O ciclo das rochas representa o ponto de contato entre os agentes externos e externos, na formação e modelagem do relevo

A base física na qual o espaçogeográfico se consolida resultada relação entre natureza esociedade. O tempo atua sobreo planeta e contribui para quese manifestem, externamentediferentes processos, em muitoresponsáveis dar forma aorelevo terrestre(geomorfologia). Na interaçãoentre elementos que agemsobre o relevo, temos aspermanentes alteraçõeslitológicas, que originamdiferentes tipos de rocha.

• As rochas têm estrutura e composição distintas, o que vai conferir a cada uma delas ummecanismo diferente de alteração, inclusive no tempo. Além disso, cada rocha terrestrecorresponde a um estágio específico do ciclo das rochas. Falar em ciclo das rochas,significa admitirmos que as rochas estão em constante transformação e esta é cíclica, ouseja, suas etapas se repetem.

• O ciclo das rochas, de certa maneira, representa o ponto de contato entre os agentesexternos e externos, na formação e modelagem do relevo.

As rochas são classificadas em:

• ígneas ou magmáticas: são rochas formadas pelo esfriamento e solidificação deelementos endógenos (internos), no caso, o magma pastoso. São exemplos de rochasmagmáticas: granito e basalto.

• Sedimentares: esse tipo de rocha tem sua formação a partir do acúmulo de resíduos deoutros tipos de rochas. São exemplos de rochas sedimentares: areia, argila e calcário.

• Metamórficas: esse tipo de rocha tem sua origem na transformação de outras rochas, emvirtude da pressão e da temperatura. São exemplos de rochas metamórficas: gnaisse(formada a partir do granito), ardósia (originada da argila) e mármore (formaçãocalcária). (Brasil Escola)

O exemplo da seção Serra dos Órgãos, na Serra do Mar

• As mais antigas rochas são as do tipo ígneas e metamórficas,que surgiram respectivamente na era Pré-Cambriana ePaleozoica. Essas rochas são denominadas de cristalinas, porcausa da cristalização dos minerais que as formaram.Ao contrário das outras, as rochas sedimentares são deformações mais recentes, da era Paleozoica à Cenozoica. Essassão encontradas em aproximadamente 5% da superfícieterrestre.

Dessa forma, os minerais e as rochas compõem uma parcelaprimordial da litosfera, que corresponde ao conjunto deelementos sólidos que formam os continentes e as ilhas.

Enem 2019

• 01 – Enem 2012 - De repente, sente-se uma vibração que aumenta rapidamente; lustres balançam, objetos se movem sozinhos e somos invadidos pela estranha sensação de medo do imprevisto. Segundos parecem horas, poucos minutos são uma eternidade. Estamos sentindo os efeitos de um terremoto, um tipo de abalo sísmico.

• ASSAD, L. Os (não tão) imperceptíveis movimentos da Terra. ComCiência: Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, n. 117, abr. 2010. Disponível em: http://comciencia.br. Acesso em: 2 mar. 2012.

• O fenômeno físico descrito no texto afeta intensamente as populações que ocupam espaços próximos às áreas de

• A alívio da tensão geológica.

• B desgaste da erosão superficial.

• C atuação do intemperismo químico.

• D formação de aquíferos profundos.

• E acúmulo de depósitos sedimentares.

Enem 2017

top related