movimento realista na literatura

Post on 15-Feb-2017

50 Views

Category:

Education

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

REALISMO

O marco do Realismo na Europa foi registrado em 1857 com a publicação do romance Madame Bovary, do escritor francês Gustave Flaubert. 

O realismo foi um movimento que se desenvolveu na segunda metade do século XIX. A característica principal deste movimento foi a abordagem de temas sociais e um tratamento objetivo da realidade do ser humano.

Possuía um forte caráter ideológico, marcado por uma linguagem política e de denúncia dos problemas sociais como, por exemplo, miséria, pobreza, exploração, corrupção entre outros. Com uma linguagem clara, os escritores realistas iam diretamente ao foco da questão, reagindo, desta forma, ao subjetivismo do romantismo.

Entre as principais características da linguagem realista, podemos destacar:

● Objetivismo;● Linguagem culta e direta;● Narrativa lenta, que acompanha o tempo psicológico;● Sentimentos, sobretudo o amor, subordinados aos

interesses sociais;● Herói problemático, cheio de fraquezas.

REALISMO NO BRASIL

No Brasil, a obra Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis, é apontada como o primeiro romance realista brasileiro.

A literatura realista brasileira manifestou-se principalmente na prosa. Os romances realistas tornaram-se instrumentos de crítica ao comportamento burguês e às instituições sociais.

AUTORES E OBRAS

O principal representante desta fase foi Machado de Assis com as obras: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro e O Alienista. Podemos citar ainda como escritores realistas Aluísio de Azevedo autor de O Mulato e O Cortiço e Raul Pompéia autor de O Ateneu.

Centro de Educação ObjetivoProfessora: EtelvinaAlunos: João Pedro Schmitz e Guilherme CardozoSérie: 3 ano do E.M.

REALISMO

Pinhalzinho, Santa Catarina

top related