monte seu grÊmio! - ubes.org.br · a mais esporte e mais cultura, pontos fundamentais na sua...

Post on 18-Jan-2019

213 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

#Passe Livre Já!

Diretoria Executiva da UBES • Gestão 2013-2015

Presidenta: Bárbara Melo (RJ)Vice-Presidente: Danilo Lopes (RJ)1° Vice-Presidente: Davi Lira (PE)2° Vice-Presidente: Jonathan Hora (SE)1ª Secretária: Stephannye Vilela (PE)Secretário Geral: Rodrigo Lucas (SP)Tesoureiro Geral: Péricles Francisco (MG)Diretor de Relações Internacionais: Rafael Araújo (RJ)Diretor de Grêmios: Rafael Fonseca (BA)Diretora de Esportes: Kenedy Alessandro (MG)Diretor de Políticas Educacionais: Walison Patryk (PR)Diretora de Comunicação: Daiany Macedo (GO)Diretor de Cultura: Wesley Machado (BA)Diretor de Escolas Técnicas: Fillipe Matias (ES)

Expediente: Jornal Grude é uma publicação da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. Jornalista Responsável: Rafael Minoro Redação: Alessandra BrazEdição: Patrícia Blumberg e Anthênius DanielProjeto Gráfico: 45 Jujubas - www.45jj.org

EndereçoRua Vergueiro, 2485, Vila Mariana, São Paulo/SP. CEP: 04101-200

Telefone: (11)5082-2716

Quem é estudante tem direito a meia-entrada em shows, cinema, teatro, expo-sições, eventos esportivos e culturais em geral. Para isso, é preciso fazer o seu documento do estudante ou carteirinha.

Entre no site www.ubes.org.br e siga os passos para se cadastrar e emitir a sua identificação.

www.ubes.org.br

Com as manifestações de junho 2013, a juventude deixou seu recado bem claro: Queremos mudar o sistema político do Brasil! A UBES entrou nessa briga e entrou em dois movimentos para lutar pela Reforma Política Democrática, que entre outros pontos quer:

FIM DO FINANCIAMENTO DE EMPRESAS A CAMPANHAS POLÍTICAS

MAIS PARTICIPAÇÃO POPULAR NA POLÍTICA, ESPECIALMENTE DAS MULHERES, JOVENS, NEGROS E ÍNDIOS

MAIS MECANISMOS DE TRANSPARÊNCIA

MoviMEntE-SE!

Um dos movimentos é a Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, que buscou assinaturas para pressionar os congressistas a aprovar um projeto de lei popular.

A UBES está ainda engajada na Campanha pelo Plebiscito Popular Pela Constituinte. O movimento quer dar voz ao povo e por meio de uma consulta pública ouvir a opinião das pessoas sobre a reforma política.

Saiba mais: www.reformapoliticademocratica.org.br/ www.plebiscitoconstituinte.org.br/

Fruto da luta da UBES, capitais como Recife, Rio de Janeiro e João Pessoa já conquistaram o passe livre estudantil. Mas os secundaristas querem mais e defendem o Passe Livre em todo o Brasil, inclusive aos finais de semana, para que os jovens possam circular livremente e se empoderar das cidades, com acesso a mais esporte e mais cultura, pontos fundamentais na sua formação. O Passe Livre também é importante para combater a evasão escolar e dar oportunidade do jovem completar os seus estudos. Participe das passeatas e das campanhas que a UBES promove para defender esse direito. Seja mais um de nós!

1º PaSSo: ConvErsE Com todos os EstudantEs da EsCola.

2º PaSSo: ConvoQuE uma rEunião E lá disCuta as mudanças nECEssárias na sua EsCola. aProvEitE Para ElEgEr rEPrEsEntantEs Para a Comissão QuE fundará o grêmio.

3º PaSSo: os EstudantEs da Comissão sErão rEsPonsávEis Por EsCrEvEr um Estatuto. EssE doCumEnto vai guiar todas as açõEs do grêmio. sE PrECisar dE ajuda, EntrE no sitE da uBEs.

4º PaSSo: marQuE uma rEunião Com os ColEgas E disCuta o Estatuto.

5º PaSSo: durantE a aPrEsEntação do tExto do Estatuto, é PrECiso QuE uma PEssoa vá anotando tudo o QuE for ConvErsado. Esta sErá a ata da rEunião.

6º PaSSo: a Comissão dE formação do grêmio vai Então, marCar as ElEiçõEs Para EsColhEr os rEPrEsEntantEs da EsCola. todos PodEm PartiCiPar! montE sua ChaPa E ConCorra às ElEiçõEs Com CriatividadE E dEmoCraCia.

7º PaSSo: aPós as ElEiçõEs, voCê dEvE lEgalizar o grêmio. Para isso, juntE todas as atas, o Estatuto, doCumEntos ofiCiais E vá a um Cartório Civil ou dE títulos.

8º PaSSo: agora, é só Cadastrar o grêmio da sua EsCola na uBEs. lutE PEla EduCação E um País mElhor

Os estudantes secundaristas lutaram muito. Foram para a Conferência Nacional de Educação realizada em Brasília em 2010 e de lá saíram com uma missão: conquistar os 10% do PIB para a educação. Depois de muitas manifestações nas ruas e nas redes, pressão nos deputados e senadores, a vitória: a aprovação do Plano Nacional de Educação no mês de maio de 2014. O PNE vai garantir mais investimentos, compromisso e metas que os governos tem que cumprir até o 2024. A principal meta é a aplicação de 10% do PIB (toda riqueza bruta gerada na economia brasileira) no setor educacional.

nossa luta vai garantir nos próximos anos:

UNIVERSALIzAÇÃO DO ENSINO MéDIO

TRIPLICAR AS MATRÍCULAS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TéCNICA DE NÍVEL MéDIO

ELEVAR A TAxA DE MATRÍCULAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

GARANTIA DE 50% DA ExPANSÃO DAS ESCOLAS TéCNICAS NO SETOR PúBLICO

BRaSiL aGoRa tEM PLano naCionaL DE EDUCaÇÃo!BRaSiL aGoRa tEM PLano naCionaL DE EDUCaÇÃo!

REFoRMa PoLÍtiCa PRa MUDaR o PaÍSREFoRMa PoLÍtiCa PRa MUDaR o PaÍS

#Passe Livre Já!

MontE SEU GRÊMio!MontE SEU GRÊMio!

FaÇa o SEU DoCUMEnto Do EStUDantE

FaÇa o SEU DoCUMEnto Do EStUDantE

fale com a redação da uBEs

redacaoubes@gmail.com

fale com a assessoria de imprensa da uBEs

comunicacao@contraregras.com.br

/ubesoficial

@ubesoficial

@ubesoficial

/_ubes

17 e 18 de novembro de 2014

Local: Brasília – DF

Saiba mais: www.ubes.org.br

Seminário nacional de Educação da UBES e 1º Encontro Centro-oeste de Escolas técnicas

Você sabe o que é a UBES? Não? Então se liga! É a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, ou seja, a en-tidade que representa todos os alunos do ensino fundamental, médio, pré-vestibular, técnico e profissionalizante no Brasil. No total, são mais de 50 milhões de jovens representados pela UBES e você é um deles!

A UBES existe há 66 anos e é formada por todos os grêmios das escolas públicas e particulares, além das entidades estaduais e municipais. É uma entidade que luta pela qualidade da educa-ção no Brasil, pelos direitos dos estudantes, pela meia-entrada, pela cultura, esporte e pela participação política da juventude.

A UBES estava lá combatendo a ditadura militar, pedindo as “Di-retas Já”, foi responsável pelo movimento dos cara-pintadas na campanha “Fora Collor”, resistiu ao neoliberalismo, às priva-tizações, sempre defendeu o passe livre e participou da onda das manifestações de junho de 2013. Somos ainda a geração que conquistou os 10% do PIB para a educação!

Por isso, a gente diz que a UBES é uma rebeldia consequente! Uma experiência recomendada para cada estudante do nosso país.

vamos nessa! a UBES somos todos nós!

top related