mercosul mercosul. introducÃo introducÃo o comeÇo !

Post on 17-Apr-2015

104 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

MERCOSMERCOSULUL

INTRODUCÃOINTRODUCÃO

Nas lojas e nos supermercados, é fácil percebera quantidade de mercadorias argentinas euruguaias. O mesmo acontece no Paraguai,Uruguai e Argentina, onde os produtos brasileirosganharam mais presença com criação do MercadoComum do Sul.

O COMEÇO !O COMEÇO !

O Mercosul começou a tomar corpo após apolítica, que ocorreu em meados de 1980, tanto noBrasil quanto na Argentina.

PROPOSTA PRINCIPALPROPOSTA PRINCIPAL

O objetivo é fazer acordos regionais parafacilitar o fluxo de capitais, serviços, mercadorias eaté de pessoas.

Na Argentina...Na Argentina...

Na Argentina o projeto de transição foi maisrápido. Em 1982 , com a derrota para o Reino Unido,na Guerra das Malvinas , o regime militar argentinoficou enfraquecido , e o último general LeopoldGaltieri entregou o poder aos civis. Em 1983 quandoteve a convecção das eleições diretas, Alfonsín tomoua presidência .

No Brasil...No Brasil...

O Brasil teve uma transição mais lenta , tantoque os argentinos já tinham seu primeiro presidenteeleito diretamente , enquanto convivíamos com opresidente escolhido indiretamente , porém TancredoNeves, eleito pelo colégio eleitoral , em 1995 , faleceuantes de assumir o cargo. Então o vice José Sarneyassumiu e em 1995, no Governo de Alfonsín, naArgentina e Sarney, no Brasil começou a ser gestadoo Mercosul.

TRATADO DE TRATADO DE ASSUNÇÃOASSUNÇÃO

Em 1991, Paraguai e Uruguai resolveram seintegrar ao Mercosul. A partir daí foram retiradas àsbarreiras para circulação de mercadorias.

ALSCAALSCA

Em 1996, o Chile e a Bolívia assinaram umacordo de livre comércio com o Mercosul. Com issoo governo brasileiro passou a tentar integrar toda aAmérica do Sul em uma zona de livre comércio.

Essa envolveria o Mercosul, a ComunidadeAndina (Venezuela, Equador, Colômbia, Peru eBolívia). E possivelmente juntaria a Guiana eSuriname. Com a idéia de criar uma Área de LivreComércio Sul-Americano.

VANTAGENSVANTAGENS

Estabilização econômica;Estabilização econômica; Maior abertura das economias para uma inserção mais competitiva Maior abertura das economias para uma inserção mais competitiva

em nível mundial;em nível mundial; Continuidade nos processos de redução do serviço de seus Continuidade nos processos de redução do serviço de seus

compromissos externos, mediante acordos multilaterais e bilaterais;compromissos externos, mediante acordos multilaterais e bilaterais; As empresas que atuam nos vários países do Mercosul vão As empresas que atuam nos vários países do Mercosul vão

integrando suas unidades produtivas , na busca de integrando suas unidades produtivas , na busca de complementaridade que traga maior produtividade e qualidade.complementaridade que traga maior produtividade e qualidade.

DESVANTAGENSDESVANTAGENS

Com o dólar nas alturas, as nossas compras externas encareceram, o Com o dólar nas alturas, as nossas compras externas encareceram, o que levou o Brasil a reduzir drasticamente suas importações;que levou o Brasil a reduzir drasticamente suas importações;

Com o aumento das alíquotas de importação, a Com o aumento das alíquotas de importação, a tendência deficitáriatendência deficitária foi contida; foi contida;

Pessoas contrárias ao Mercosul, muitas vezes escondem o fato de Pessoas contrárias ao Mercosul, muitas vezes escondem o fato de que adotam essa posição motivadas pelos possíveis prejuízos que adotam essa posição motivadas pelos possíveis prejuízos financeiros que terão, esse é o caso de grandes produtores agrícolas financeiros que terão, esse é o caso de grandes produtores agrícolas brasileiros e médios industriais argentinos.brasileiros e médios industriais argentinos.

GRUPO:

Dérik, Vitor, Andre; Bruno; Pedro

top related