maceió antiga - um resgate em imagens

Post on 09-Feb-2017

19 Views

Category:

Art & Photos

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

!"!!#

“Senhor: posto que o capitão-mor desta vossa frota, e assim os outros capitães escrevam a Vossa Alteza o achamento desta vossa terra nova, que nesta navegação agora se achou, não deixarei também de dar minha conta disso a Vossa Alteza, o melhor que eu puder, ainda que para o bem contar e falar,o saiba fazer pior que todos.”

Trecho da carta de Pero Vaz de Caminha à descoberta do Brasil.

Um resgate em imagens

Nossa cidade de Maceió

Prédio do TREPrédio do TRE, onde hoje temos a praça Sinimbú.

Bairro de Ponta Verde

Trilhos da R Buarque de MacedoIndo em direção ao fundo da imagem, podemos vislumbrar, onde hoje é o Centro de Maceió, e a estação ferroviária (Prédio da CBTU)

Imaginemos onde estará a posição do Supermercado Bompreço.

R do ApoloIndo em direção ao fundo da imagem, do lado direito, temos o que pode ser o palácio do Governo, junto à praça dos Martírios. À esquerda, o hoje, corredor dos ônibus, no centro da cidade e a antiga prefeitura.

Palácio do GovernoEm vista de cima, temos a mesma foto anterior, vista de uma ângulo diferente. A ladeira, o palácio do Governo ao fundo, e a rua indo em direção ao mercado.

Estação Central da Great Western

Praça D Pedro IIA praça D Pedro II, conhecida como praça da Catedral, com a própria ao fundo. O prédio à direita, hoje abriga a Assembléia Legislativa.À esquerda, a R João Pessoa, ou conhecida como antiga R do Sol.

A Catedral MetropolitanaAo fundo, subindo a ladeira, o Farol – que deu o nome ao Bairro homônimo, e hoje o prédio que abriga o CREA-AL

O Farol que deu nome ao bairro

Primitivo farol, que se situava à atual "ladeira da Catedral e que deuorigem ao nome do bairro; passagem do dirigível

alemão Graf Zeppelin fazendo o reconhecimento aéreo da cidade

Pç SinimbuA praça Sinimbú. Ao fundo um prédio que me leva a crer que hoje é a Reitoria da UFAL.

Estátua da LiberdadeCom a estátua da liberdade, me leva a crer que este trecho pertence à Jaraguá.

Av da PazAv da Paz. O prédio ao fundo ainda existe, é o nosso Museu Theo Brandão. À esquerda do cruzamento, a Pç Sinimbú. Ao fundo, à direita o lugar onde hoje temos o terminal portuário. Ao que parece a vila de pescadores do Jaraguá remonta e constrói nossa história.

Gogó da EmaPor muito tempo, um cartão postal da cidade de Maceió, hoje esquecido no tempo pelas atuais gerações.

Sete CoqueirosSete Coqueiros. Hoje, ao lado, está a feirinha da Pajuçara

Associação ComercialPrédio da Associação Comercial, no bairro do Jaraguá.

R do ComércioRua do Comércio

R do ComercioRua do Comércio, 1953Visão da Ótica Flamengo em direção a praça dos Palmares, do lado direito o local onde era o Cine Lux.

R das ÁrvoresR Augusta, ou a famosa ainda, Rua das Árvores. Acho que ainda algumas destas árvores estão por lá, enormes...

BebedouroParada das canoas no bairro do Bebedouro

Teatro DeodoroO Teatro Deodoro

Palacio Hotel Bella Vista

Incrível, são os dizeres nas faixas...!

Localizado na Pç dos Palmares, é o cartório em frente à Secretaria de Finanças de Maceió.

História

Maceió foi fundada em 5 de dezembro de 1815.

O primeiro governador de Alagoas, Francisco de Melo e Póvoas, iniciou a construção da nova capital em torno do Engenho Massayó. A área era um terreno alagadiço apelidado pelos índios do local de "Maçai-o-ok", cujo significado é "que tapa o alagadiço". Passou a se chamar Maceió com a vinda dos colonizadores, no século XVII.

Antes de se tornar vila, os navios portugueses atracavam na enseada natural de Maceió chamada Jaraguá para escoar os carregamentos de madeira. O lugar funcionava, então, como um porto, servindo mais tarde para embarcar cana-de-açúcar produzida nos engenhos próximos.

O marco de nascençaO Engenho Massayo

top related