lÍngua 1º ano€¦ · com um limite de 280 caracteres. chats aula 17. e-mail ... a grande...

Post on 03-Jul-2020

0 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

LÍNGUAPORTUGUESA

1º ANOENSINO MÉDIO

PROF.ª DINANCI SILVA

PROF. MÁRIO PAIXÃO

Unidade ITecnologia: corpo, movimento e linguagem na era da informação

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 6.2ConteúdoGêneros digitais

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

HabilidadeProduzir legendas para imagens que circulam na internet.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

Texto Dissertativo Argumentativo

Nessa modalidade, a intenção é persuadir o leitor, convencê-lo de sua tese (ideia central) a partir de coerente argumentação, exemplos, fatos. Nesse momento deve-se usar bons argumentos.

REVISÃO

5

Tipos de argumentos

• Argumento de Autoridade: é aquele que se apoia no conhecimento de um especialista da área. É um modo de trazer para o texto o peso e a credibilidade da autoridade citada.

• Argumento de consenso: alguns enunciados não exigem a demonstração de um especialista para que se prove o conteúdo argumentado, pois é um consenso global.

REVISÃO

6

Tipos de argumentos

• A Comprovação pela Experiência ou Observação: esse tipo de argumentação é fundamentada na documentação com dados que comprovam ou confirmam sua veracidade.

• A Fundamentação Lógica: se baseia em operações de raciocínio lógico, tais como as implicações de causa e efeito, consequência e causa, etc.

REVISÃO

7

Qual o significado do vocábulo crédito no contexto do meme?

DESAFIO DO DIA

8

Gêneros Digitais

Os gêneros digitais podem ser observados na comunicação das redes sociais: postagens, compartilhamentos, tweets, entre outros, comprovam que o advento da tecnologia digital fez com que os gêneros sofressem adaptações. Preferimos pelo encurtamento dos textos e o uso de hipermídias e links que possibilitam a criação de um interessante hipertexto.

É fundamental analisarmos os gêneros digitais, até porque eles influenciam bastante nas práticas de leitura e escrita digitais, causando um grande impacto na comunicação. Vale lembrar que, embora novos gêneros estejam surgindo, muitos nada mais são do que a transformação de antigos gêneros, que ganharam, graças ao dinamismo da comunicação digital, novas características.

Vlogs Um blog em que os conteúdos predominantes são os vídeos. A grande diferença entre um vlog e um blog está no formato da publicação: em lugar de publicar textos e imagens, o vlogger ou vlogueiro faz um vídeo sobre o assunto do qual quer tratar. O site que os internautas mais utilizam para publicar os seus vídeos é o YouTube. Para isso, o vlogger precisa criar um canal no site, que funcionará como um vlog para seus vídeos. No entanto, existem outras inúmeras plataformas destinadas a este conceito de “página pessoal”, muitas gratuitas.

AULA

11

Vlog

AULA

12

Meme

O termo remete ao humor e é bastante conhecido e utilizado no “mundo da internet”, referindo-se ao fenômeno de “viralização” de uma informação. Qualquer vídeo, imagem, frase, ideia, música que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade, se enquadra na definição de viralização.

AULA

13

Meme

O meme pode ser um instrumento muito poderoso para falar sobre um assunto, podendo ser produzido pelos alunos para abordar um tema.

AULA

14

Gifs

GIF (Graphics Interchange Format ou formato de intercâmbio de gráficos) é um formato de imagem muito usado na internet para imagens fixas e criar animações. Os chamados “reaction gifs” (gifs de reação) são aquelas imagens que se movem, elas são muito usadas em bate-papos nas redes sociais para expressar uma reação sem usar palavras.

AULA

15

Gif

AULA

16

Um bate-papo em tempo real, conhecido pelas redes sociais. Um dos mais famosos é o TweetChat, no qual é possível produzir minicontos ou emitir diversas opiniões, com um limite de 280 caracteres.

Chats

AULA

17

E-mail

O E-mail ou Mensagem Eletrônica é um gênero textual epistolar do meio eletrônico muito explorado na atualidade.Do inglês, o termo “e-mail” corresponde à abreviação de “electronic mail”.

AULA

18

Estrutura do E-mail e Exemplos

A estrutura de produção dos e-mails assemelha-se a das cartas, a saber:

AssuntoRepresenta o tema do e-mail, o qual é preenchido na caixa de diálogo.

VocativoJá no corpo da mensagem, coloca-se o nome do receptor.

AULA

19

TextoNo corpo de texto (ou corpo da mensagem) são colocadas as informações que o emissor quer expressar segundo o assunto da mensagem.

DespedidaIndica a finalização da mensagem com expressões de despedida como: “Atenciosamente”’ ou “Saudações” (linguagem formal); “beijos grandes” ou “com carinho” (linguagem informal).

AULA

20

AssinaturaAo final da mensagem, o emissor assina seu nome.

AULA

21

Função dos gêneros digitais

Gênerosdigitais

Mobilizar

Diferenteslinguagens

Expandir

Sentidos

Processo de compreensão

e produção

Aprender

Refletir

Projetosautorais

AULA

22

Observe as imagens, preste bastante atenção nas expressões das personagens e crie legendas para elas.

1. 2.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

23

3.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

24

TrovadorismoAula 6.1Contexto histórico e socialO trovadorismo desenvolveu-se dentro do feudalismo, que era um sistema econômico onde praticamente não havia comércio ou uso de moeda. Existia o Senhor Feudal, ou suserano, que era dono de uma grande quantidade de terras, e então ele cedia alguns metros quadrados para homens que se tornavam seus servos, ou vassalos.

RESUMO DO DIA

25

Estes homens trabalhavam nas terras do suserano para conseguir sustento próprio e proteção contra invasores germânicos – que na época invadiam a Europa com muita frequência – e em troca prometiam dar uma parte e suas produções para o sustento do senhor.

RESUMO DO DIA

26

Contexto cultural

Durante a Idade Média, tudo era baseado no teocentrismo, a teoria de que Deus é o centro de todas as coisas. Tendo isso em vista, tudo era controlado pela igreja católica, que detinha todo o poder tanto político, como econômico. O clero costumava ser representado acima dos senhores feudais nas pirâmides sociais da época. Consequentemente, toda a cultura, literatura e arte foram influenciadas e inspiradas pela religião.

RESUMO DO DIA

27

Na época, o homem colocava-se totalmente à mercê da vontade de Deus, assim como todos os outros fenômenos naturais. Se algo acontecia, fosse bom ou ruim, eles acreditavam ser a decisão de Deus.

RESUMO DO DIA

28

Contexto artístico

Na arquitetura, todas as obras estavam voltadas para construção de igrejas, catedrais, capelas e mosteiros. Variava-se entre o estilo gótico e romântico. Nas pinturas e esculturas da época, não podia ser diferente, tudo focava a temática religiosa, apresentando Jesus, Maria ou algum santo como o centro da obra de arte.

RESUMO DO DIA

29

E na literatura as coisas não eram muito diferentes. As únicas pessoas da época que sabiam ler eram membros do clero, e por isso, a maioria das obras literárias produzidas nesta época eram cantigas para exaltar e glorificar a Deus. Mas também foi nessa época que aconteceram as cruzadas, onde vários homens foram lutar em nome da igreja no intuito de “recuperar a terra santa”. Então foram feitas também muitas cantigas de amor, inspiradas no sofrimento dos cavaleiros que eram obrigados a deixar suas mulheres. Outras poucas obras literárias narravam o costume da sociedade da época.

RESUMO DO DIA

30

Sendo assim, a obra literária do trovadorismo pode ser subdividida em:

Cantigas líricasDe amorDe amigoCantigas satíricasDe escárnioDe maldizer

RESUMO DO DIA

31

Aula 6.2Vlogs

Um blog em que os conteúdos predominantes são os vídeos. A grande diferença entre um vlog e um blog está no formato da publicação: em lugar de publicar textos e imagens, o vlogger ou vlogueiro faz um vídeo sobre o assunto do qual quer tratar. O site que os internautas mais utilizam para publicar os seus vídeos é o YouTube. Para isso, o vlogger precisa criar um canal no site, que funcionará como um vlog para seus vídeos.

RESUMO DO DIA

32

No entanto, existem outras inúmeras plataformas destinadas a este conceito de “página pessoal”, muitas gratuitas.

RESUMO DO DIA

33

Meme

O termo remete ao humor e é bastante conhecido e utilizado no “mundo da internet”, referindo-se ao fenômeno de “viralização” de uma informação. Qualquer vídeo, imagem, frase, ideia, música que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade, se enquadra na definição de viralização.O meme pode ser um instrumento muito poderoso para falar sobre um assunto, podendo ser produzido pelos alunos para abordar um tema.

RESUMO DO DIA

34

Gifs

GIF (Graphics Interchange Format ou formato de intercâmbio de gráficos) é um formato de imagem muito usado na internet para imagens fixas e criar animações. Os chamados “reaction gifs” (gifs de reação) são aquelas imagens que se movem, elas são muito usadas em bate-papos nas redes sociais para expressar uma reação sem usar palavras.

RESUMO DO DIA

35

De vós, senhor, quer’eu dizer verdadee nom ja sobr’[o] amor que vos ei:senhor, bem [moor] é vossa torpicidadede quantas outras eno mundo sei;assi de fea come de maldadenom vos vence oje senom filha dum rei[Eu] nom vos amo nem me perderei,u vos nom vir, por vós de soidade[...]

(Pero Larouco)

DESAFIO DO DIA

36

Tradução:Sobre vós, senhora, eu quero dizer verdadee não já sobre o amor que tenho por vós:senhora, bem maior é vossa estupidezdo que a de quantas outras conheço no mundotanto na feiúra quanto na maldadenão vos vence hoje senão a filha de um reiEu não vos amo nem me perdereide saudade por vós, quando não vos vir.

DESAFIO DO DIA

37

Nesta canção, o autor diz que já não canta mais sobre o amor entre ele e a senhora citada, mas sim sobre a sua estupidez, feiura e maldade. Que tipo de cantiga trovadoresca se enquadra a esse texto?

DESAFIO DO DIA

38

Qual o significado do vocábulo crédito no contexto do meme?

DESAFIO DO DIA

39

top related