lição da escola sabatina 20 a 26 de setembro de 2015

Post on 07-Apr-2016

220 Views

Category:

Documents

4 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Lição da Escola Sabatina20 a 26 de setembro de 2015

Lição da Escola Sabatina20 a 26 de setembro de 2015

Apesar de Deus se revelar aos homens de Apesar de Deus se revelar aos homens de diferentes maneiras, em Cristo Ele confiou a diferentes maneiras, em Cristo Ele confiou a cada um de nós, Seus discípulos, a missão de cada um de nós, Seus discípulos, a missão de revelar o plano da Salvação a todos os grupos revelar o plano da Salvação a todos os grupos de pessoas.de pessoas.

Verso Áureo | Romanos 16:25-27

““Ora, àquele que é poderoso para vos Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar, segundo o meu evangelho e a confirmar, segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto, mas que se eternos esteve oculto, mas que se manifestou agora, e se notificou pelas manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as mandamento do Deus eterno, a todas as nações, para obediência da fé; ao único nações, para obediência da fé; ao único Deus, sábio, seja dada glória, por Jesus Deus, sábio, seja dada glória, por Jesus Cristo, para todo o sempre. Ámen.”Cristo, para todo o sempre. Ámen.”

PASSOS A DAR

• 1º passo – 1º passo – Compreender que Compreender que somos comissionados a viver somos comissionados a viver e a levar o Evangelho a todos e a levar o Evangelho a todos os grupos de pessoas.os grupos de pessoas.

• 2º passo – 2º passo – Sentir Sentir responsabilidade por grupos responsabilidade por grupos de pessoas ainda não de pessoas ainda não contactadas e assumir a contactadas e assumir a responsabilidade de levá-las responsabilidade de levá-las a Cristo.a Cristo.

1º PASSO

Compreender que somos Compreender que somos comissionados a viver e a comissionados a viver e a levar o Evangelho a todos levar o Evangelho a todos os grupos de pessoas.os grupos de pessoas.

A. Que evidências encontramos tanto no Antigo como no Novo Testamento da abrangência e diversidade dos destinatários da missão? Gén. 17:4; Mat. 28:19; II Ped. 3:9

O Senhor é longânimo para a O Senhor é longânimo para a humanidade, “não querendo que humanidade, “não querendo que ninguém se perca, senão que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se” todos venham a arrepender-se” e por isso desde a entrada do e por isso desde a entrada do pecado no mundo tem chamado pecado no mundo tem chamado homens para a missão de homens para a missão de revelar aos outros o Plano da revelar aos outros o Plano da Salvação.Salvação.

No essencial, porque a Bíblia No essencial, porque a Bíblia ensina claramente que muitos ensina claramente que muitos não se salvarão, que só em Cristo não se salvarão, que só em Cristo há salvação e que é necessário há salvação e que é necessário conhecer e obedecer à vontade de conhecer e obedecer à vontade de Deus.Deus.

B. Porque dizemos que as filosofias do Universalismo e do Pluralismo não têm o apoio da Bíblia? Mateus 7:13-14,21; Atos 4:12; João 3:16-21

Há muitos que estão a clamar pelo Deus vivo, e Há muitos que estão a clamar pelo Deus vivo, e anseiam a presença divina. Teorias filosóficas ou anseiam a presença divina. Teorias filosóficas ou composições literárias, embora brilhantes, não composições literárias, embora brilhantes, não podem satisfazer o coração. As afirmações e podem satisfazer o coração. As afirmações e invenções dos homens não têm nenhum valor. invenções dos homens não têm nenhum valor. Que seja a Palavra de Deus a falar ao povo! Os Que seja a Palavra de Deus a falar ao povo! Os que só ouviram tradições, teorias e máximas que só ouviram tradições, teorias e máximas humanas, ouçam a voz d’Aquele cuja palavra humanas, ouçam a voz d’Aquele cuja palavra pode renovar a alma para a vida eterna. pode renovar a alma para a vida eterna. Parábolas de JesusParábolas de Jesus, p. 40, p. 40

2º PASSO

Sentir responsabilidade Sentir responsabilidade por grupos de pessoas por grupos de pessoas ainda não contactadas e ainda não contactadas e assumir a assumir a responsabilidade de levá-responsabilidade de levá-las a Cristo.las a Cristo.

Tanto para Paulo como para nós, Tanto para Paulo como para nós, não anunciar o Evangelho não anunciar o Evangelho significaria negar a Grande significaria negar a Grande Comissão que o Senhor nos confiou Comissão que o Senhor nos confiou e portanto desobedecer-Lhe.e portanto desobedecer-Lhe.

A. De que forma o apóstolo sentia a responsabilidade de anunciar o evangelho? I Cor. 9:16-17

Com Paulo aprendemos que Com Paulo aprendemos que devemos procurar alcançar: “O devemos procurar alcançar: “O maior número possível” seja qual maior número possível” seja qual for a sua etnia, género, classe ou for a sua etnia, género, classe ou religião.religião.

B. Que exemplo nos deixou Paulo nos seus enormes esforços missionários para alcançar pessoas muito diferentes? I Cor. 9:19-22

““Somos convidados, Somos convidados, como discípulos de como discípulos de Jesus, a amar todas Jesus, a amar todas as pessoas tal como as pessoas tal como

Ele amou e a unirmo-Ele amou e a unirmo-nos à Sua missão de nos à Sua missão de partilha da Salvação partilha da Salvação com todos os grupos com todos os grupos

de pessoas.”de pessoas.”

Lição da Escola Sabatina20 a 26 de setembro de 2015

Apesar de Deus se revelar aos homens de Apesar de Deus se revelar aos homens de diferentes maneiras, em Cristo Ele confiou a diferentes maneiras, em Cristo Ele confiou a cada um de nós, Seus discípulos, a missão de cada um de nós, Seus discípulos, a missão de revelar o plano da Salvação a todos os grupos revelar o plano da Salvação a todos os grupos de pessoas.de pessoas.

Como é que esta lição sobre a grande comissão pode afetar hoje a minha vida?

• Como tenho obedecido à Grande Como tenho obedecido à Grande Comissão de “ir fazer discípulos”?Comissão de “ir fazer discípulos”?

• Enquanto discípulo, quão fielmente Enquanto discípulo, quão fielmente tenho vivido o Evangelho que devo tenho vivido o Evangelho que devo ensinar?ensinar?

Como é que posso usar esta lição sobre a grande comissão durante a próxima semana?

• Como poderia responder à acusação de Como poderia responder à acusação de intolerância e exclusivismo religioso ao intolerância e exclusivismo religioso ao apresentar Jesus como O único que pode apresentar Jesus como O único que pode salvar?salvar?

Que mudanças preciso de fazer na minha vida?

Que princípio bíblico da lição podemos

usar hoje?

Que mudanças preciso de fazer na minha vida?Vamos tomar essa decisão!

PRINCÍPIO APLICAÇÃO

PROBLEMA DECISÃO

Somos comissionados a levar o Evangelho a todas as nações.

Orar por Orar por oportunidades oportunidades de testemunho.de testemunho.

Fazer discípulos exige sacrifícios que nem sempre nos apetece fazer.

Decidirmo-nos a viver permanentemente numa atitude de fazedores de discípulos para Cristo.

Participar Participar ativamente nos ativamente nos projetos projetos missionários da missionários da igreja local e igreja local e mundial. mundial.

top related