jornal at notícias - edição 1250 - 28 de fevereiro de 2015

Post on 08-Apr-2016

234 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

O jornal AT Notícias, trás nesta edição, na coluna social de Mauro Manoel, na página 9, a cobertura do Café de Pastores de Póa, que aconteceu dia 21 de fevereiro de 2015.

TRANSCRIPT

EDIÇÃO Nº 1250 R$ 1,00ANO 24

SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015

BIZARROl

TRÂNSITOl

ITAQUÁ LIDERA RANKING DE MULTAS NA REGIÃO

TRÂNSITO NERVOSO Os congestionamentos são comuns no trânsito de Poá, que registra o menor número de multas por mês

Em relação ao ano passado, Itaquá já indica um acréscimo de 40% nas ocorrências de infração de trânsitoDados divulgados pelos órgãos de

trânsito das Prefeituras de Poá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Aru-já revelam que 17 mil multas de trân-sito são registradas mensalmente. Des-

tas cidades, Itaquá indica maior número de ocorrências no trânsito, somando 7,5 mil autuações, enquanto Poá é o municí-pio que registra o menor índice.REGIÃO – PÁG. 5

ENCHENTESl

Obras do piscinão serão retomadas nesta segunda-feira

Com foco em retomar as obras do reservatório de conten-ção de cheias, o piscinão, a Pre-feitura de Poá, informou que na segunda-feira (02/03), os servi-ços serão retomados e a primei-ra etapa desta obra deverá ficar pronta ainda este ano.REGIÃO – PÁG. 5

Wa

nd

er

ley

Co

sta

Mauro Manoel

OBRAS

SEM CABELO

CULTURA

NARCOTRÁFICO

l

l

l

l

A obra do teatro munici-pal de Poá avançou nos últi-mos meses e o prédio que foi construído entre a Alameda Pedro Calil e a Avenida An-tônio Massa, na região cen-tral, já está em fase de aca-bamento.CIDADE – PÁG. 4

O delegado Carlos Edu-ardo Chrispim instaurou in-quérito para apurar as cir-cunstâncias em que a aten-dente Agttiane Talita Nas-cimento Lima, de 24 anos, e sua filha de quatro anos, foram covardemente agre-didas por um grupo de seis mulheres.POLÍCIA – PÁG. 11

A primeira Expo Hispâni-ca de São Paulo deverá acon-tecer em Poá nos dias 12, 13 e 14 de junho. O evento te-rá produtos típicos, artesa-nato, danças, músicas, es-culturas, culturas indígenas, etc, dos 21 países hispâni-cos do mundo, mostrando a riqueza cultural e econômi-ca que cada nação tem pa-ra oferecer. De acordo com um dos organizadores, Pa-blo Martín Bringa, o públi-co esperado é de aproxima-damente 20 mil pessoas do Alto Tietê. REGIÃO – PÁG. 5

Teatro deverá ficar pronto neste semestre

Mãe e filha de 4 anos são espancadas por 6 mulheres

Poá sediará 1ª Expo Hispânica

15 quilos de maconha são apreendidos no RodoanelPOLÍCIA – PÁG. 11

Juli

en P

erei

ra

rC

ia d

ias

div

ulg

ação

Quatro secretários de Marcos Borges sofrem ameaçasCIDADE – PÁG. 12

Vereadora sugere “contratar” bodes para capinar mato em praçaTROMBONE – PÁG. 2

lBASTIDORES

SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015altotietenoticias.com.br2 Opinião

“A necessidade da consciência

coletiva em preservação deste patrimônio deve integrar o dia a dia de todos os moradores da cidade, antigos e novos, pois a água é um recurso natural e um bem da humanidade e que deve ser protegido e preservado, utilizado com consciência e responsabilidade”.

• DoprefeitodePoá,MarcosBorges(PPS).

“Desenvolvemos um trabalho

educativo para preparar os futuros motoristas. É uma missão bastante difícil, uma vez que o município não trabalhou a questão do trânsito seguro nos últimos anos. Tenho certeza de que 2015 será bastante produtivo e que iremos alcançar resultados extremamente positivos”.

• DosecretáriodeTrânsitoeMobilidadeUrbanadeSuzano,coronelJoséFerreiradosSantos.

“Já foram realizados os

trabalhos para as piscinas, banheiros e lanchonete, entre outros setores. Os cômodos já receberam massa fina, instalações hidráulicas e vidros”.

• DosecretáriomunicipaldeObrasdePoá,PauloDornelas.

“Muito bom. Moramos no

bairro Cidade Kemel e meu filho estuda no Centro, e agora o transporte para o meu filho estará garantido”.

• Dadonadecasapoaense,LucicleidedeSouzaNóbrega.

“Há 30 mortes por dengue

confirmadas no Estado e isso aumenta a nossa preocupação. Cada dia mais pessoas estão reservando água para poder lavar a calçada, o quintal, ou seja, se prevenir da crise”.

• Dasecretária-adjuntadeSaúdedeArujá,MirianMiletti.

Trânsito – o exercício da cidadania que está sendo desprezado

A frase da semana“Em dias de extrema corrupção, qualquer um que não venda seus princípios é tido como fanático”. De Gabriel Cayres.

As etapas de LauristonO secretário de Transportes de Poá, Lauriston Roberto Ferreira Barros, deixou claro para um amigo da coluna como resolverá o problema do trânsito. “Será em duas etapas, sendo que a primeira já foi resolvida que é o trân-sito da meia-noite à cinco da manhã”.

Missa de 7º dia do “Cezinha”Hoje, às 19h30, amigos, parentes e colegas do jorna-lista e ator poaense Cezar Willians, o “Cezinha”, se reunirão na Igreja Bom Pastor, na Cidade Edson, em Suzano. O objetivo é celebrar a missa de 7´º dia pelo seu falecimento ocorrido no último final de semana, em sua casa, em Poá. Da coluna, os votos de condo-lências à família pela perda do amigo e colega que teve grande atuação na imprensa regional nas editorias de autos e esportes.

Perguntar não ofende porque esclareceO que há por trás dos atentados e ameaças sofridos por quatro secretários de Poá?

Câmara de PoáÉ verdade que tem vereador que vai virar oposição?

E já que o assunto é Câmara...... estranho nenhum vereador ter comentado na tribuna os atentados contra os secretários...

Os bodes da LaudijaneA vereadora poaense Laudijane Cavalcante (PTB) arran-cou risos na sessão da Câmara desta semana, quando sugeriu que o Poder Público colocasse bodes, jumentos e cabras para comer o capinzal que estaria se formando nas imediações da Praça de Eventos e Praça da Bíblia. Para ela, a Prefeitura deveria deslocar seus funcionários da limpeza para cuidar do espaço.

Nem bodes e nem jumentosEm resposta ao comentário de Laudijane, seu colega de oposição Ricardo Massa (PPS), respondeu que não será necessário utilizar os animais para a realização do serviço de limpeza. “Serão cidadãos que trabalharão na limpeza pública, quando eu for o prefeito desta cidade em 2017”, declarou.

Do buraco para as dáliasAté que enfim, Suzano sai dos buracos e se valoriza como a “Cidade das Dálias”. A ironia se refere à “bu-racolândia” que reina na terra do tucano Paulo Toku-zumi, mostrando a precariedade da pavimentação no centro e periferia que tanto atormenta os pedestres e motoristas. Agora em março, do dia 1º a 8, Suzano realizará a 21° Festa da Dália, com a exposição de mais de 80 variedades da flor. Cerca de 10 mil pessoas estão sendo aguardadas para o evento que acontecerá na Estrada Tani, 751, Vila Ipelândia.

E por falar em buracos...Como prestador de serviços à população do Alto Tietê, o AT Notícias se coloca à disposição dos leitores para denunciar a “buracolândia” que domina as pavimentações na região. Portanto, se houver alguma na sua cidade, pode denunciar o problema à reportagem do AT Notícias, que atende pelo telefone 4636-4142, porque o jornal cobrará providências das autoridades.

FRASESl EDITORIALl TROMBONEl

NÚMEROS DA SEMANAl

Diretor e Jornalista Responsável:Nilson Amâncio Filho - MTB nº 36.222 - nilson@altotietenoticias.com.br

SOCIALMauro Manoel

social@altotietenoticias.com.br

EDITORAMárcia Dias

editora_at@altotietenoticias.com.br

AvenidaBrasil,110,Centro,Poá,CEP:08561-000Fone:11 4636-4142 / e-mail: redacao@altotietenoticias.com.br

contato1@altotietenoticias.com.brcontato2@altotietenoticias.com.brANUNCIE 4636-4142

Haja vista ao grande número de multas de trânsito na região, é de se lamentar que muitos ignoram o princípio de que a edu-cação no trânsito deve começar cedo.

A impressão que se tem é que o indiví-duo só começa a se preocupar com as infor-mações sobre trânsito quando está na épo-ca de “tirar a carteira de motorista”. Aí, é aquele corre-corre, aulas teóricas, legisla-ção de trânsito, aulas práticas, tudo muito rápido porque precisa da carteira. Apren-de-se tudo de uma vez, tudo decorado, coi-sa que muito rapidamente se esquece.

Realmente, o trânsito faz parte de nos-sas vidas. Mas, infelizmente, a importância dada a este assunto não parece tão gran-de. Todos os dias assistimos reportagens na TV sobre acidentes no trânsito. Fala--se que aumenta a cada dia a quantidade de mortos, mas, tudo continua na mesma.

Nós já nos habituamos a ouvir, nos no-ticiários, sobre os acidentes, mas não co-nhecemos aquelas pessoas que morreram e então, tudo fica no esquecimento. Dentro de poucos segundos, já não sabemos mais sobre o que o repórter falou.

Pessoas morrem todos os anos, prin-cipalmente nos feriados prolongados. A pressa de chegar, a bebida alcoólica inge-rida momentos antes de dirigir, a desaten-ção ao volante, os carros em péssimas con-dições de uso, estradas esburacadas, enfim, tudo leva a acidentes horríveis, muitas ve-zes, com crianças sendo vítimas de adultos irresponsáveis. E aí eu pergunto: o que fal-

ta? Educação no trânsito? Começar a ensi-nar sobre trânsito bem cedo?

A sociedade está preocupada com este tema. O aumento do número de veículos nas ruas também é assunto preocupante. Algumas cidades já atingiram um número absurdo de veículos nas ruas. O problema é que muitas cidades não estão preparadas para suportar esta mudança. Este grande número de veículos causa uma desenfreada corrida na formação de novos condutores, o que pode acarretar um número maior de novos motoristas, sem muita experiência, conduzindo veículos pelas ruas.

Não basta sinalizar as vias públicas, ou colocar radares nas avenidas, é preciso educar para o trânsito. Os pais, ao saírem de casa com seus filhos no carro, devem agir com responsabilidade, respeitando as leis do trânsito e passando isso aos seus fi-lhos. Sem dúvida, nosso comportamento influencia as crianças e, todos nós, em da-do momento, somos pedestres também e, algum dia, mais cedo ou mais tarde, nossos filhos serão condutores de algum veículo e estarão sujeitos a vários perigos.

Sabemos que o exemplo vindo do adulto vale mais que muitas palavras e as crian-ças têm facilidade em aprender o que vêem. Portanto, temos que deixá-las ver apenas o que é correto. Nossas atitudes são copia-das pelos nossos filhos, então, não é difícil educar para o trânsito, basta nós mesmos pararmos de infringir as leis. Além de evi-tar multas, vidas serão poupadas.

40%•ÉopercentualdeconclusãodasobrasdaAvenidaAdutora.

2 casos•DedengueforamconfirmadosemArujá.

30 veículos•AbandonadosforamrecolhidosparaopátiodeFerraz.

25 vagas•EstãosendooferecidasparaocursodeculináriaorientalemSuzano.

2,1 mil•EstudantespoaensessecadastraramnoPasseLivreparaEstudar.(foto)

188 moradias•PopularesaguardamserconcluídasemFerraz.

altotietenoticias.com.brSÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015 3

Boa parte das universidades de todo o Brasil já divulgou seus resultados de vestibular. Milha-res de estudantes fizeram pro-vas buscando a tão sonhada va-ga em uma faculdade. Entre eles, muitos não conseguiram a apro-vação, e aí surge aquela dúvida:

o que fazer? Muitos vão reiniciar os estudos encaran-do os cursinhos pré-vestibulares. Entretanto, há ou-tras formas de adquirir conhecimentos que podem fazer a diferença no futuro antes de retomar os estu-dos. É o caso do intercâmbio cultural. Mas, até que ponto ele pode fazer a diferença para os futuros uni-versitários?

Um intercâmbio cultural é uma excelente expe-riência para alunos de todas as idades. É uma for-ma de amadurecimento, de evolução nos conheci-mentos culturais e a melhor maneira de aprimorar um segundo idioma. E, talvez, esse período antes do início da vida universitária seja recomendável para muitos alunos.

Quanto tempo é necessário ficar fora? É possível ficar de duas semanas a um ano. Não existe período ideal, isso varia muito de aluno para aluno e das ne-cessidades de cada um. Se o aluno não quer passar muito tempo fora, um mês é tempo para dar uma leve avançada nos conhecimentos do idioma. Para quem quer ficar um tempo que garanta uma boa melhora na segunda língua, é interessante ficar entre três e seis meses. Claro que quanto maior o período, maior o aprendizado da língua e bagagem cultural adquiri-

da. Quem quer em-barcar em um curso de longa duração, pode optar por estu-dar um ano. Os re-sultados podem ser melhores para pe-ríodos mais longos, mas tudo será deter-minado pela dedica-ção do aluno.

Há várias opções de destinos. Os mais procura-dos são Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Irlanda e Austrália para cursos de inglês e Espanha para cur-sos de espanhol. Existem destinos menos procurados, como Nova Zelândia, África do Sul, Malta e países da América Latina. O importante é que o local esco-lhido se encaixe no perfil do aluno e ofereça um cur-so de qualidade.

Onde ficar? Existem opções de casa de família, on-de o aluno mora na casa de residentes locais, sendo que pode ou não ter refeições inclusas no pacote. Para maiores de 18 anos, também há a opção de residência estudantil, normalmente uma casa, dividida com es-tudantes de diferentes nacionalidades. Nesta opção, não há refeições no pacote e cada estudante cozinha sua própria comida. Há opções de quartos individu-ais ou compartilhados e as regras variam conforme o país e escola escolhidos.

É fundamental que o aluno que se interessar por fazer um curso no exterior, procure uma agência de intercâmbios com consultores educacionais qualifi-cados. Assim, terá todas as necessidades atendidas e poderá viajar com mais tranquilidade e segurança.

Um intercâmbio cultural traz muitos benefícios para a vida de um aluno. Além de aprimorar um se-gundo idioma, o estudante vai conhecer novas pes-soas, novos lugares, adquirir conhecimentos e ama-durecer ao ter que conviver com os problemas do dia a dia. Com essa experiência na bagagem, com certe-za, entrará na faculdade com uma visão diferente do mundo, o que contribui muito para o desempenho universitário e, futuramente, profissional.

Opinião

Verão é tempo de chuvas e ventos fortes! Não é novidade a suscetibilidade das árvores nes-sas condições climáticas. Prefei-turas e concessionárias de ener-gia elétrica têm que se preparar para evitar acidentes, que podem afetar o trânsito, os serviços de

fornecimento de energia elétrica e causar danos às pro-priedades e, na pior situação, às pessoas. Podemos considerar o ser vivo árvore como uma estrutura com-plexa que, diante de forças do vento ou instabilidade do solo, com a copa e o tronco encharcados pelo exces-so de chuva, ficará sujeita à queda. Nas cidades em que a arborização urbana não foi planejada ou não há o ma-nejo adequado, esse risco se agrava pela escolha inade-quada do local ou das espécies de árvores. Somam-se a isto as interferências urbanas que afetam o crescimen-to, como o tamanho dos canteiros e das calçadas e as redes de abastecimento de energia, água, esgoto e gás. A ação do homem na execução de podas inadequadas pode desequilibrar a árvore e favorecer o apodrecimen-to do tronco e raízes, o que também é um fator signifi-cativo para a queda.

A tomada de decisão sobre o manejo adequado de-pende do conhecimento da biologia das espécies, das pragas, dos organismos deterioradores, como cupins e fungos, e da fisiologia e anatomia vegetal. Para a aná-lise do risco de queda, acrescenta-se a biomecânica das árvores, área da ciência relativamente nova que reúne o conhecimento de engenharia e biologia e que conside-ra a árvore como uma estrutura, sujeita às intempéries, mas que também reage às interferências externas. Por-tanto, caracteriza-se a necessidade da formação e apri-moramento dos profissionais responsáveis pela avalia-ção das árvores dos quais muitas vezes carecem as pre-feituras. Apesar do conhecimento existente, deve-se res-saltar que a avaliação do risco de queda de uma árvore possui incertezas. No entanto, elas tendem a diminuir com a utilização de equipamentos para avaliações não destrutivas e de tecnologias confiáveis de diagnóstico. Institutos de pesquisa e universidades têm papel impor-tante no aprimoramento dos critérios de tomada de de-cisão, com base técnica e científica, para ajudar o poder público na gestão da arborização urbana.

Hoje, o principal gargalo tecnológico está na avalia-ção das raízes pelo fato de estarem enterradas. É neces-sário verificar sua distribuição e sanidade; a tecnologia de tomografia e radar está sendo validada em todo o mundo para esta situação, inclusive no Brasil. A fatali-dade ainda acontece, uma vez que não é possível se in-ferir sobre o estado do sistema de raízes das árvores, e exemplares completamente sadios também podem cair pela ação do vento e peso próprio. Entretanto, é inad-missível, diante de evidências objetivas de problemas, não se estabelecer uma manutenção preventiva a fim de minimizar os riscos às cidades. Em bairros de arboriza-ção melhor estabelecida, vive-se o dilema de os exem-plares estarem iniciando seu processo de declínio e ne-cessitarem de mais cuidados. Tecnicamente é necessário um monitoramento mais frequente e práticas de mane-jo, o que inclui a decisão sobre a remoção ou poda das árvores. Deve-se evitar qualquer postura ‘conservado-ra’, que descaracterize as árvores das cidades com po-das drásticas, além de uma pró-atividade ‘conservacio-nista’ equivocada, que impeça qualquer manejo neces-sário a favor da segurança. Cabe à prefeitura e às em-presas que venham a serem contratadas para trabalhar com a arborização urbana, a utilização do melhor co-nhecimento e da tecnologia mais moderna para a inicia-ção, com urgência, do inventário de árvores da cidade, estabelecendo-se um programa de manejo preventivo, com prioridade para os bairros com arborização mais antiga, as avenidas e os locais com grande concentração de veículos e pessoas, entre outros critérios.

ANA LUISA D’ARCADIA DE SIQUEIRA é diretora de marketing da Global Study, franquia de intercâmbios.

SÉRGIO BRAZOLIN é biólogo, doutor em engenharia florestal e pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

Não passei no vestibular. Devo fazer intercâmbio?

Quedas de árvores: o bem-estar sob risco nas cidades

Hoje Amanhã

Máxima27°

Mínima18° Sol com muitas nuvens.

Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde. Muitas nuvens à noite, sem chuva.

Máxima28°

Mínima17°

COLUNA DO LEITORl ARTIGOl

AT EXPRESSÃOl

Com o objetivo de fo-mentar o melhor desem-penho dos alunos na es-cola e a prática de espor-te entre eles, Gilvan Oli-veira Santos, o Dyhogo, promove aulas gratuitas de futebol em Itaquaque-cetuba a cerca de 15 anos. Segundo ele, atualmente seu projeto social atende 50 crianças.

Dyhogo explica que as aulas são totalmente gra-tuitas, e que o aluno só precisa ter boas notas e presença em sala de aula para participar. “Como nosso trabalho tem par-ceria com a escola estadu-al Vila Arizona, onde trei-namos com a quadra em-prestada aos sábados, o aluno só precisa ter boas notas e presença nas au-las. Não precisa pagar na-da, é totalmente gratuito. Além disso, auxiliamos os estudantes na forma-ção de grêmios estudan-tis”, disse.

As aulas acontecem aos sábados das 8 às 13 ho-ras, em que 50 jovens en-tre cinco e 18 anos parti-cipam atualmente, e con-ta com a colaboração de mais um voluntário. “Te-mos 50 alunos presentes agora, e todos os sábados conto com a ajuda de um amigo que trabalha vo-luntariamente comigo, o Davi, e às vezes verea-dores de Itaquá também nos dão uma força”, fa-lou Dyhogo.

Ainda, de acordo com

HÁ OUTRA FORMAS DE ADQUIRIR CONHECIMENTOS QUE PODEM FAZER A DIFERENÇA NO FUTURO ANTES DE RETOMAR OS ESTUDOS

l

Dyhogo: há 15 anos auxiliando jovens e crianças por meio do futebol

ele, o grupo ganhou apoio do Movimento Pró Mora-dia ao receber a doação de coletes e bola para a con-tinuidade do projeto. “No final do ano passado, rece-bemos a doação do Mo-vimento Pró Moradia de quatro jogos de coletes e bola. Essa ação foi impor-tante para o trabalho con-tinuar”, contou.

“O nosso objetivo é ti-rar essas crianças e jo-vens do ócio e combater as drogas. Atendemos um bairro periférico e sabe-mos dos problemas, ge-ralmente os pais não têm condições de pagar aulas de futebol. E para o tra-balho ganhar mais força, junto com a escola, cria-mos o projeto Nota Azul, em que os alunos só po-dem participar dos jogos de interclasse se alcança-rem a média no bimestre. A repercussão do Nota Azul foi muito rápida, e os alunos se empenharam em melhorar suas notas.”, destacou Dyhogo. “O re-torno que recebemos, sem dúvidas, é de muito respei-

to e orgulho. Além, claro, da grande parceria com a escola que melhora o de-sempenho dos alunos em sala de aula”, completou.

Para esse ano, Dyhogo disse que planeja uma vi-sita com o grupo ao mu-seu do futebol e a par-ticipação de campeona-tos. “Estou programan-do uma visita ao museu do futebol com as crian-ças, para expandir o co-nhecimento delas, e tam-bém inserir nosso grupo nos campeonatos munici-pais. Levá-los a campeo-natos é uma forma de in-centivá-los a continuar as aulas, porque só treinar acaba desmotivando um pouco”, concluiu.

Segundo Dyhogo, o grupo está aceitando doa-ções de materiais esporti-vos para futebol, e de ali-mento para o lanche dos alunos. Para mais infor-mações sobre a doação e o projeto é possível en-trar em contato pelo tele-fone 96131 6560 ou pe-lo e-mail dyhogo@gmail.com.

SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015altotietenoticias.com.br4 Cidade

CULTURA/OBRASl

De Poá

A obra do teatro munici-pal de Poá avançou nos últi-mos meses e o prédio que foi construído entre a Alameda Pedro Calil e a Avenida Antô-nio Massa, na região central, já está em fase de acabamento. Ao passar em frente à obra, já é possível perceber que as jane-las já foram colocadas e toda a estrutura já demonstra a gran-diosidade do novo equipamen-to cultural da cidade, que de-ve ficar pronto no primeiro se-mestre de 2015.

Recentemente, o prefeito de Poá, Marcos Borges (o Marcos

De Poá

As obras de revitalização da Avenida Adutora, no bairro Jardim Nova Poá, devem ser entregues em até 45 dias. A previsão foi feita pela Secreta-ria Municipal de Obras de Poá. Em outubro, o prefeito Marcos Borges (o Marcos da Gráfica) esteve no local para anunciar o início dos trabalhos ao lado do secretário municipal de Obras, Paulo Dornelas, e do vereador Lázaro Borges. “Esta avenida é de extrema importância pa-ra o bairro, com grande fluxo de veículos e bem populosa e é necessário que este trabalho seja feito”, frisou o prefeito na época.

De acordo com o secretá-rio municipal de Obras, Pau-lo Dornelas, as obras já estão 40% concluídas. “Os traba-lhos consistem em novo pavi-mento de asfalto e colocação de bloquetes intertravados nas calçadas”, explicou.

Além disso, há também um trabalho de reforma do cantei-ro central, com ampliação da calçada dos dois lados da via com o calçamento com bloque-tes; troca das árvores; constru-ção de baia de recuo para os ônibus do terminal; e troca das lâmpadas dos postes de ilumi-nação, com a substituição das atuais por material de LED.

“Também foram feitos estu-dos para modificar o lado de

De Poá

Poá foi sede nesta semana pa-ra a reunião da Agência de De-senvolvimento Regional do Al-to Tietê (Adrat), cujo tema foi em relação ao Circuito Turísti-co das Nascentes. O encontro aconteceu na Secretaria Muni-cipal de Turismo e contou com a participação de representan-tes das cidades da região do Al-to Tietê. Segundo o secretário municipal de Turismo, Edeval-do Gonçalves, o objetivo des-ta integração com a Adrat é o de fomentar o turismo de forma regional. “Acredito que este tra-balho em conjunto valoriza e vi-sa para a contribuição no desen-volvimento desta área em todos os municípios da região. Tam-bém estamos abertos a conhecer o trabalho realizado pela Agên-cia”, comentou o secretário.

Além da discussão em geral do potencial do Alto Tietê em re-lação ao Circuito das Nascentes e das ações em conjunto, foi fei-ta ainda a leitura da ata da reu-nião anterior e o resultado sobre o encontro realizado no início do mês com o secretário estadu-al de Turismo, Roberto de Luce-na. Também foi discutido sobre o próximo encontro do grupo. Ao fim da reunião, a palavra foi aberta para que ideias e propos-tas fossem colocadas em pauta e até mesmo para esclarecimen-tos sobre os assuntos debatidos.

De Poá

Desde a abertura das inscri-ções do Passe Livre para Estu-dar, projeto da Prefeitura de Poá que dispõe da gratuida-de da passagem de ônibus pa-ra estudantes, mais de 2,1 mil alunos se inscreveram até esta terça-feira (24/02). O objetivo do Passe Livre é atender os es-tudantes da cidade, oferecendo transporte até o local de estu-dos. Para que as inscrições se-jam feitas, foi montado inclusi-ve, na Praça de Eventos ‘Lucília Gomes Felippe’, uma Central do Passe Livre para Estudar e os estudantes contam ainda com o site da Prefeitura de Poá para o cadastro - (www.pre-feituradepoa.sp.gov.br/novo/passelivre/).

Primeiro o aluno que dese-ja solicitar o benefício preci-sa realizar este cadastro, feito exclusivamente no site da Pre-feitura de Poá. Ele vai precisar preencher um formulário e de-pois imprimi-lo e levá-lo até a instituição de ensino que está matriculado para que seja ava-liado. Depois, o estudante de-ve se dirigir à Praça de Eventos, situada na Avenida Antônio Massa, na área central da ci-dade, onde se encontra a Cen-tral do Passe Livre e apresen-tar o formulário, os documen-tos necessários para realizar o

cadastro oficial, no qual ele vai tirar a foto que vai ser colocada no cartão magnético que con-tará com os créditos para uso do estudante.

De acordo com a Secreta-ria Municipal de Transportes, o cartão deverá ser disponibi-lizado para os estudantes em março e o mesmo deverá ser retirado na sede da pasta, que fica na Rua Capitão Francisco Inácio, 323, no Centro de Poá. A expectativa é atender nesta fase do projeto aproximada-mente 4,5 mil estudantes e as inscrições podem ser feitas até o dia 10 de março.

Aqueles que não possuem acesso a internet, a Central do Passe Livre também oferece es-te suporte para que as pesso-as façam o cadastro inicial pe-lo site.A população tem apro-vado cada vez mais a iniciativa da Prefeitura de Poá de ter o Passe Livre. Este é o caso da do-na de casa Lucicleide de Souza Nóbrega, que deu início ao ca-dastro do seu filho de 14 anos, para que ele seja beneficiado. “Muito bom. Moramos no bairro Cidade Kemel e meu fi-lho estuda no Centro, e agora o transporte para o meu filho es-tará garantido”, disse.

A Lei do Passe Livre foi san-cionada pelo prefeito Marcos Borges, no início do mês de de-zembro de 2014.

Obra do teatro está 85% concluídaO teatro está na fase de acabamento e já é possível ver que até as janelas já foram instaladas no prédio

da Gráfica), esteve vistorian-do a obra do teatro, que hoje (26/02) chega ao percentual de

85% de conclusão. Na ocasião o prefeito falou sobre a impor-tância em se ter mai um ponto

de cultura na cidade. “Estamos falando de uma estrutura pa-ra a encenação de peça e diver-

sas apresentações e isto, quem vem a ganhar é a população poaense, que poderá apreciar eventos culturais e, isto, é mui-to enriquecedor”, disse o pre-feito Marcos.

Na tarde desta quinta-feira (26/02), o secretário municipal de Obras, Paulo Silas Dorne-las, esteve vistoriando o anda-mento da fase de acabamento do teatro. Esta obra conta in-clusive, com sistema de capta-ção de água de chuva, para ser utilizada, por exemplo, nos ba-nheiros, priorizando desta for-ma, a economia de água.

Questionado em relação ao uso do teatro assim que estiver pronto, a Secretaria Munici-pal de Cultura, afirmou que já prepara uma programação es-pecial para o local. O secretá-rio e Cultura, Douglas Aspa-sio, quando esteve com o pre-feito Marcos Borges vistorian-do o teatro, falou sobre o obje-

tivo de trazer peças teatrais que estão em cartaz em São Paulo e, claro, priorizar também os grupos e peças da cidade.

Sobre a estrutura do teatro, ele conta com quatro pavimen-tos e abriga recepção foyer; bi-lheteria; sala de teatro (pla-teia, balcão e camarotes); sala de projeção; palco; sub-palco; armazém de cenários; sala de adereços; camarins; refeitório; gabinete administrativo e da Secretaria de Cultura; espaço para funcionários; biblioteca e midiateca; salas de dança; ins-talações sanitárias e áreas téc-nicas. Dois elevadores também fazem parte da estrutura.

O local tem capacidade pa-ra 604 pessoas. O teatro es-tá orçado em cerca de R$ 15 milhões, verba oriunda de um convênio com o Departamen-to de Apoio e Desenvolvimen-to às Estâncias (DADE) do Go-verno do Estado de São Paulo.

FUTURO TEATRO A previsão é que o equipamento fique pronto no primeiro semestre

Julien Pereira

PACOTÃO DE OBRASl TRANSPORTE E EDUCAÇÃOlTURISMOl

Prosseguem obras do Balneário e de revitalização da Avenida Adutora

estacionamento da via e, nas proximidades do terminal, se-rão feitas adequações para que a via tenha mão única de dire-ção”, detalhou Dornelas, res-saltando que os projetos paisa-gístico e executivo foram feitos por funcionários da Prefeitura de Poá, além de um projeto es-pecial junto à Secretaria Mu-nicipal de Meio Ambiente pa-ra substituir as árvores do lo-cal por espécies de ipês, quares-meiras e frutíferas sem que haja algum dano ambiental.

BALNEÁRIO As obras do Balneário de Poá estão com su-as duas fases em ritmo acelera-do para que tudo fique pron-to até o final deste ano. Com investimento de aproximada-mente R$ 15 milhões, o novo Balneário da cidade, localizado ao lado do Ginásio Municipal

“Américo Franco”, na Vila Áu-rea, terá uma gama de serviços e opções de lazer aos visitantes e turistas que vierem a Poá.

De acordo com o secretário Dornelas, a primeira fase das obras do Balneário de Poá está 80% concluída.

“Já foram realizados os tra-balhos para as piscinas, ba-nheiros e lanchonete, entre ou-tros setores. Os cômodos já re-ceberam massa fina, instala-ções hidráulicas e vidros”, ex-plicou.

Além disso, o secretário res-saltou ainda que o pontilhão onde ficará o saguão e o lo-cal de exposições, já foi con-cluído entre os dois pavilhões. Esta obra atravessa a Avenida Deputado Castro de Carvalho, tem estrutura de 180 metros de comprimentos e 12 metros de largura.

TRABALHOS Obras prosseguem a todo vapor no Jardim Nova Poá

Poá é sede da reunião da Adrat

Mais de 2,1 mil estudantes se cadastraram no Passe Livre para Estudar

Wanderley Costa

altotietenoticias.com.brSÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015 5Cidade

CONDEMATl

RESERVATÓRIO DE CHEIASlESTATÍSTICAS l

Geovanna GarcellanDa Região

Dados divulgados pelos ór-gãos de trânsito das Prefeituras de Poá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Arujá reve-lam que 17 mil multas de trân-sito são registradas mensal-mente. Destas cidades, Itaquá indica maior número de ocor-rências no trânsito, somando 7,5 mil autuações, enquanto Poá é o município que registra o menor índice.

Em Itaquaquecetuba, são registradas em média 7,5 mil multas por mês, e, de acordo com dados divulgados pela ad-ministração da cidade, esse nú-mero vem aumentando. Em re-lação ao ano passado, Itaquá já indica um acréscimo de 40% nas ocorrências de infração de trânsito, e esse número só não é maior graças às implan-tações de radares de velocida-de no município. Ainda segun-do a prefeitura, geralmente as multas são por causa de con-versões feitas pela esquerda em local proibido e sinalizado, a falta do cinto de segurança do condutor e o estacionamento e parada em locais proibidos.

Já em Poá, os registros men-sais são de 1,5 mil multas rea-lizadas pelos agentes

municipais, pela Polícia Mi-litar e indicações dos fiscais da Área Azul, mantendo um índi-ce de multas relativamente bai-xo em comparação a sua frota circulante e os números infor-mados pelas cidades da região.

De Poá

Com foco em retomar as obras do reservatório de con-tenção de cheias, o piscinão, que está sendo construído no bairro Vila Romana, a Prefei-tura de Poá, informou que na segunda-feira (02/03), os servi-ços serão retomados e a primei-ra etapa desta obra deverá ficar pronta ainda este ano.

Segundo informou a Secre-taria Municipal de Obras, a obra do piscinão corria em um ritmo mais lento, isto porque a administração passada ha-via feito alterações no proje-to, fazendo com que o mesmo tivesse que passar novamente pela analise e revisão da Cai-xa Econômica, e com a preo-cupação em colocar a obra em andamento, visando o comba-te as enchentes, a atual Admi-nistração do prefeito Marcos Borges (o Marcos da Gráfica) buscou resolver estes trâmites burocráticos para a retomada dos trabalhos.

Conforme explicou o secre-tário municipal de Obras, Pau-lo Silas Dornelas, a obra irá reiniciar completando os tra-

balhos que estavam sendo fei-tos, como as paredes diafrag-mas, o travamentos dessas pa-redes (tirantes), a escavação e ainda a as chamadas paredes de gabião. De acordo com o cronograma, a previsão é fi-nalizar esta primeira etapa da obra em 10 meses, sendo que o secretário enfatizou que o pis-cinão está divido em duas fa-ses de obra.

“Para esta primeira etapa, a previsão inicial é esta, porém é importante enfatizar que a segunda etapa, vai englobar os serviços, como abertura do canal”, comentou o secretário Paulo Silas Dornelas.

O piscinão é construído em uma área da Vila Romana. Es-te reservatório tem a finalidade de evitar enchentes no municí-pio poaense.

Durante este período em que as obras se encontravam em ritmo desacelerado, o pre-feito Marcos Borges, fez inclu-sive, reuniões com os represen-tantes da empresa responsável pela execução da obra, alian-do os trabalhos de sua equipe em liberar os recursos junto a Caixa.

De Poá

A primeira Expo Hispânica de São Paulo deverá acontecer em Poá nos dias 12, 13 e 14 de junho, das 8 às 22h. O even-to reunirá gastronomia, pro-dutos típicos, artesanato, dan-ças, músicas, esculturas, cultu-ras indígenas, pinturas, idioma espanhol, turismo e rodadas de negócios dos 21 países hispâ-nicos do mundo, mostrando a riqueza cultural e econômica que cada nação tem para ofe-recer. De acordo com um dos organizadores, Pablo Martín Bringa, o público esperado pa-ra os dias da exposição é de aproximadamente 20 mil pes-soas do Alto Tietê e região.

A prefeitura de Poá já se or-ganiza em reuniões para de-cidir os detalhes da festa que acontecerá na Praça de Even-tos “Lucília Gomes Felippe” e no Centro de Convenções “Prefeito José Massa”. E, se-gundo Pablo, o objetivo ge-ral da feira é construir um no-vo espaço intercultural e turís-tico que possibilite a união de todos os hispânicos morado-res de São Paulo para produ-zir serviços de qualidade para

Da REgião

Os prefeitos que compõem o Consórcio de Desenvolvi-mento dos Municípios do Al-to Tietê (Condemat) se reúnem nesta segunda-feira (2/3) com o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado, Benedito Braga. Será a 6ª Reu-nião extraordinária do Conde-mat do ano, que acontecerá na Escola de Governo e Gestão de Mogi das Cruzes, às 10 horas.

A reunião foi solicitada pelo presidente do Condemat, pre-feito de Mogi das Cruzes Mar-

co Bertaiolli, para que as prefei-turas da região pudessem apre-sentar suas demandas e alinhar suas ações com as determina-ções do Estado em relação à cri-se hídrica, que atinge sobretu-do a região metropolitana de São Paulo.

Além de obras emergenciais para aumentar a captação de água em outras reservas, como o Rio Guaió e as represas Gua-rapiranga e Rio Grande, outra frente de atuação do governo estadual é a elaboração de um plano de contingência de en-frentamento da crise hídrica.

O plano é uma reivindicação das cidades abastecidas pelos sistemas Cantareira e Alto Tie-tê e foi determinado pelo gover-nador Geraldo Alckmin duran-te a primeira reunião do Comi-tê de Crise Hídrica do Estado, no dia 13 de fevereiro. O pre-sidente do Condemat também participa do comitê, represen-tando os municípios da região.

O documento deve apontar medidas para não interromper o abastecimento de instituições como escolas, hospitais e peni-tenciárias; metas de economia de água e, no pior cenário de

regime de chuva, um rodízio no abastecimento. A previsão é que o plano seja finalizado até o próximo mês.

Apesar de os prefeitos do Al-to Tietê já terem elaborado seus próprios planos de contingên-cia para lidar com a crise hí-drica em âmbito municipal, a reunião com Benedito Braga – que também coordena o comi-tê – é importante para que a re-gião possa se adequar ao pla-nejamento do Estado, preparar ações conjuntas e potencializar a interlocução com o governo estadual.

Itaquá: campeã no ranking de multas de trânsitoEm relação às demais cidades do Alto Tietê, Itaquaquecetuba registra 7,5 mil multas de trânsito por mês

A prefeitura informou tam-bém que as ocorrências mais comuns são estacionar de for-ma irregular, a falta do cartão da Área Azul, falta de cinto de segurança e dirigir falando ao celular.

A média de autuações em Arujá é de aproximadamen-te duas mil, sendo que as prin-

cipais ocorrências são por es-tacionamento em local proibi-do, excesso de velocidade e o trânsito de veículo pesado em local não permitido. De acor-do com a prefeitura, a admi-nistração da cidade arrecada, por mês, cerca de R$200 mil em multas.

No município ferrazense,

o índice de multas de trânsi-to por mês também é alto: mé-dia de seis mil ocorrências é re-gistrada. A Secretaria Munici-pal de Transportes e Mobilida-de Urbana de Ferraz informou que, em relação ao mesmo pe-ríodo do ano passado, somen-te as multas manuais – as que são aplicadas pelos agentes de trânsito – teve um aumento de 1,79%. E as autuações mais rotineiras também são por uso de celular ao dirigir, ex-cesso de velocidade e falta do cinto de segurança. De acordo com dados da pasta, a prefei-tura da cidade arrecada apro-ximadamente R$ 310 mil em multas por mês. Questionadas sobre o assunto, as prefeituras de Guararema e Suzano não se pronunciaram.

RECURSOS De acordo com o advogado e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Poá, Alcides Leme da Silva Júnior, para o motorista recorrer ao ser mul-tado, ele deverá mandar uma carta ou comparecer ao JARI do município, conferir os do-cumentos necessários e preen-cher um formulário de recur-so. Esse procedimento deverá ser feito pelo responsável pelo veículo e não necessita da pre-sença de um advogado.

Ainda segundo ele, o tempo de tramitação destes processos dependerá dos números de re-cursos de cada cidade, mas o tempo em média é de 30 a 40 dias.

Mauro Manoel

TRÁFEGO Já em Poá, os registros mensais são de 1,5 mil multas realizadas pelos agentes municipais

Obra do piscinão será retomada no dia 2

CULTURAl

1ª Expo Hispânica de São Paulo acontecerá em Poá

Pref. Poá

a comunidade paulistana na área gastronômica, econômi-ca e cultural.

“Podemos dizer que es-ses 21 países falantes de espa-nhol, têm culturas muito ricas e todos eles podem estar juntos numa feira só, mostrando to-da sua riqueza em uma cidade como São Paulo conhecida no mundo inteiro pela qualidade do seu povo hospitaleiro e por ser vanguarda em matéria cul-tural”, destaca Pablo.

O público alvo do evento se-rá a população dos 13 muni-cípios do Alto Tietê, além dos paulistanos e turistas interessa-dos na exposição. (G.G.)

PLANEJAMENTO A prefeitura de Poá já se organiza em reuniões para decidir os detalhes da festa que acontecerá na Praça de EventosPrefeitos se reúnem com secretário de

Saneamento e Recursos Hídricos do Estado

SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015altotietenoticias.com.br6 Suzano

De Suzano

Mesmo após o Governo Federal entrar em acordo com as associações e sindi-catos dos caminhoneiros pa-ra cessar a greve na última quarta-feira (25), algumas rodovias do país ainda con-tinuam paralisadas e trans-

portadoras de Suzano foram prejudicadas. O Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) do Alto Tietê informou que está monito-rando a situação, mas que até o momento não houve-ram registros de indústrias da região afetas pela para-lisação dos caminhoneiros.

A reunião que selou um acordo entre o governo e a classe durou toda a tarde e noite de quarta-feira, no Ministério dos Transpor-tes. E, pela proposta, o go-verno promete sancionar a Lei dos Caminhoneiros sem vetos, prorrogar por 12 me-ses o financiamento de ca-

minhões por meio do Pro-grama Pró caminhoneiro e a criação, por meio de nego-ciação entre a classe e em-presários, de uma tabela de referencia para frete. No úl-timo item, os representan-tes dos caminhoneiros pedi-ram que o governo atue na mediação com os empresá-

rios. Manter o preço do die-sel para os próximos seis me-ses também foi uma das pro-messas do governo.

Já na quinta-feira (26), o Ministério da Justiça anun-ciou multa de até R$ 10 mil por horas aos caminhonei-ros que continuarem inter-ditando rodovias federais

após o acordo. Em coletiva de imprensa, o Ministro da Justiça, José Eduardo Car-dozo, anunciou a multa, e garantiu que qualquer ato de contrariedade levará o caminhoneiro a ser multado em R$ 5 mil a R$ 10 mil por hora caso continue interdi-tando pistas de rodovias.

PARALISAÇÃOl

Greve dos caminhoneiros afetou SuzanoManter o preço do diesel para os próximos seis meses também foi uma das promessas feitas pelo Governo Federal, em reunião com a categoria

altotietenoticias.com.brSÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015 7Região

COMÉRCIO INAUGURAÇÃOl l

De Itaquá

A diretoria da Associação Comercial e Industrial de Ita-quaquecetuba (Acidi) se reu-niu na manhã desta terça-fei-ra para definir o calendário de eventos e campanhas promo-cionais do ano de 2015. O ob-jetivo da entidade é desenvol-ver ações e trabalhos para for-talecer cada vez mais o comér-cio da cidade.

Além do presidente Lucia-no Dávila, o encontro contou com a presença da vice-presi-dente Berenice Tavares Du-arte, o 1º secretário Aderval-do José dos Santos, a 2ª secre-tária Adelmisa da Silva Torre, a 1ª tesoureira Valéria Passos Marchione, o diretor de even-tos Ricardo Rogério Rossi, a diretora de ações sociais Ma-ria Aparecida Cato Dávila, a diretora cultural e igualdade Vera da Penha Siqueira, o di-retor de assuntos médicos Dei-ves Alan Fornazza e o diretor

de comunicação Moacyr Fer-nandes, além dos conselheiros Noel Santana dos Santos, Jo-sé Carlos do Nascimento e Ita-mar Souza.

A Associação Comercial e Industrial de Itaquaquectuba vai desenvolver uma série de eventos e campanhas ao longo do ano. A primeira ação será no dia 7 de março. Os diretores e colaboradores da entidade vão distribuir rosas para as mulhe-res na área central da cidade em homenagem ao Dia da Mulher, comemorado em 8 de março.

No dia 3 de abril, a Aci-di vai doar cerca de 500 ovos de Páscoa (comemorada em 5 de abril) para algumas entida-des sociais do município. Já no dia 7, a entidade vai promo-ver uma campanha de doação de sangue em parceria com o Lions Clube de Itaquá para re-forçar o Dia Mundial da Saú-de. A ação também vai dispo-nibilizar o odontomóvel, um consultório móvel todo equi-

pado para atendimento odon-tológico.

O mês de maio, como sem-pre, será especial. A campa-nha do 'Mês das Mães' prome-te alavancar as vendas e movi-mentar o comércio itaquaque-cetubense. Os consumidores poderão preencher os cupons para concorrer a dois pacotes de viagem para casal e outros prêmios. O sorteio acontece no dia 30.

O Dia do Comerciante, em 16 de julho, será comemora-do com um jantar dançante no dia 17 de julho (sexta-fei-ra). O evento terá atração mu-sical e sorteio de um pacote de viagem para casal. Durante a semana, os comerciantes da cidade também poderão par-ticipar de palestras promovi-das pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae).

Em agosto, a Acidi vai for-talecer a campanha para inten-sificar as vendas no comércio

para o Dia dos Pais. Já no mês de outubro, a associação vai promover um evento no cen-tro no dia 9 para comemorar o Dia das Crianças, em 12 de outubro, com doces e pipoca, brinquedos infláveis e palha-ços. A Acidi também pretende distribuir brinquedos em algu-mas entidades beneficentes de Itaquaquecetuba.

O calendário será fechado com o tradicional Jantar de Confraternização no dia 10 de dezembro e a campanha de Natal, que ainda não teve o seu planejamento finalizado.

"O calendário reforça o trabalho da Acidi no sentido de fortalecer cada vez mais o comércio de Itaquaquecetu-ba. Além dos eventos e cam-panhas, vamos promover ao longo de todo o ano palestras em parceria com o Sebrae pa-ra capacitar cada vez mais os nossos comerciantes e empre-endedores", concluiu o presi-dente Luciano Dávila.

De Ferraz

Os consumidores de Ferraz de Vasconcelos e Região já con-tam com uma nova opção para fazer compras. O Hipermerca-do Shibata, o primeiro da cida-de, foi inaugurado nesta manhã, com 30 mil itens e uma série de ofertas especiais nas mais diver-sas seções. A solenidade de aber-tura contou com a presença dos diretores do Grupo, que soma 38 anos no mercado, do prefeito Acir Filló, dos secretários muni-cipais Arnaldo Antunes de Sou-za (de Desenvolvimento), Silas Faria de Souza (Planejamen-to), Hélio de Andrade (Indús-tria e Comércio), do presiden-

te da Câmara de Ferraz, verea-dor Roberto Antunes de Souza (PMDB), entre outras autorida-des, além de funcionários e de milhares de consumidores que foram conferir a novidade e saí-ram satisfeitos com o que viram e compraram. Com 16 mil m² de área construída, sendo 4 mil m² de área de vendas, o Hiper-mercado conta com várias se-ções, com destaque para pada-ria e confeitaria, carnes e aves, peixes e frutos do mar, rotisse-rie (pizzas, pratos prontos e as-sados), adega, laticínios, quei-jos e frios, hortifrutis, congela-dos, flores e arranjos, utilidades domésticas, linha oriental, pro-dutos importados, entre outras.

Acidi define calendário de eventos e campanhas para 2015Objetivo da entidade é desenvolver ações e trabalhos para fortalecer cada vez mais o comércio

Hipermercado Shibataé inaugurado em Ferraz

INAUGURADO 16ª unidade do Grupo foi aberta anteontem, oferecendo 30 mil itens em várias seções

Divulgação

SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015altotietenoticias.com.br8 Região

FISCALIZAÇÃO ESGOTOl l

CRISE HÍDRICAl

Da Região

O Governo do Estado de São Paulo deve publicar em breve uma portaria que autorizará a reabertura de prazo para que os agricultores possam pedir o Ato Declaratório, que autori-za os produtores rurais a utili-zarem a água para irrigação. A informação é do deputado esta-dual André do Prado (PR) que, juntamente com os prefeitos de Biritiba Mirim, Carlos Alberto

De Guararema

A Secretaria de Defesa Social de Guararema informou que a partir de março, os três radares com a tecnologia OCR (Reco-nhecimento Óptico de Carac-teres) já estarão em funciona-mento.

Segundo as explicações di-vulgadas pelo órgão munici-pal, o sistema de monitora-mento permite a identificação de veículos furtados ou rou-bados por meio da leitura das placas. Posteriormente, os da-dos obtidos são enviados para a Polícia Militar.

De Arujá

As obras do coletor tronco Perová estão 71% executadas, de acordo com representantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Pau-lo (Sabesp) e do consórcio Pró Tietê, que participaram de vis-toria com o prefeito Abel La-rini (PR), nesta semana. Com entrega prevista para o segun-do semestre, o dispositivo vai elevar a coleta e o tratamen-to de esgoto no município pa-ra 100%. Hoje, Arujá recolhe 69% de esgoto, volume que é todo tratado.

A extensão da obra é de 3.765,31 metros, dos quais

Estado garante que voltará a liberar água a produtores rurais da regiãoIntegrantes do DAEE não pretendem prejudicar os agricultores, apenas, num primeiro momento, mapear o consumo deles

Taino Júnio, Inho, e o de Sale-sópolis, Benedito Rafael da Sil-va, tem lutado incansavelmen-

te para que os argumentos dos produtores sejam ouvidos pelas autoridades estaduais.

Numa das reuniões, realiza-da recentemente com o presi-dente do DAEE - Departamen-

DISCUSSÃO O ato declaratório é um cadastro do produtor em que ele apresenta a sua necessidade de outorga e, portanto, demonstra a sua precisão no uso da água

Divulgação

to de Água e Energia Elétrica, Ricardo Borsari, ficou ajustado que ele agendaria uma reunião com os agricultores em Mo-gi das Cruzes, o que aconteceu ontem, dia 24 de fevereiro. Du-rante seu discurso, Borsari afir-mou que o ato declaratório é um cadastro do produtor em que ele apresenta a sua necessidade de outorga e, portanto, demonstra a sua precisão no uso da água.

O deputado André do Prado acompanhou de perto todas as ações que culminaram na deci-são do DAEE. Travou uma ba-talha para que os agricultores da região do Alto Tietê não sejam prejudicados. Além disso, o par-lamentar justificou que a prin-cipal atividade econômica des-sa região é a agricultura, onde gera aproximadamente 80 mil empregos (diretos e indiretos).

Agora, o parlamentar vai in-terceder para que os esclareci-mentos necessários sejam re-passados aos principais interes-sados, os agricultores de toda a região do Alto Tietê. "Os pro-dutores precisam saber os trâ-mites que serão realizados pelo Estado, afinal terão que cumprir as exigências para o credencia-mento junto ao órgão", afirmou André Prado.

André do Prado disse que, conforme assegurou Ricardo Borsari, os integrantes do DA-EE não pretendem prejudicar os agricultores, apenas, num pri-meiro momento, mapear o con-sumo deles. "Essa reunião dos representantes do Poder Execu-tivo demonstra que as informa-ções que apresentamos a eles es-tão sendo analisadas criteriosa-mente", conclui.

Radares OCR funcionarãoem março

Obras do coletor tronco Perová chegam a 70%

2.658,30m estão finalizados. Ela começa próximo à Rua Curitiba, no Jardim Real, e segue às margens do Córrego

Caputera, com travessia sob as Rodovias Presidente Dutra e Pedro Eroles (Mogi-Dutra, SP-88), até a Estrada Benedi-

to Antonio Ribeiro. Após a Es-trada do Limoeiro, segue pela Estrada de Santa Isabel, depois pela margem direita do Córre-go, pela Alameda dos Ipês, no Country Club, até ser conecta-do ao coletor Perová, no limite com Itaquaquecetuba. Quan-do ficar pronto, o dispositivo vai receber o esgoto das resi-dências e levá-lo à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São Miguel.

Atualmente os trabalhos es-tão concentrados na Estrada de Santa Isabel, conforme ex-plica o engenheiro Irineu Mo-raes, do consórcio Pró Tietê, contratado pela Sabesp.

“O trecho urbanizado que

está faltando é este aqui, pre-visto para terminar em julho. Depois, há as travessias da Via Dutra e da Rodovia Pedro Eroles, que terá adequação vi-ária. Estamos conversando com projetistas, os ajustes es-tão sendo feitos e na primei-ra quinzena do mês que vem começam-se estas obras tam-bém”, afirmou o engenheiro. Segundo ele, o coletor será en-tregue até dezembro.

Durante a vistoria, o prefei-to Abel Larini frisou a impor-tância do dispositivo para a po-pulação dos bairros beneficia-dos. “Esgoto tratado e coleta-do é uma questão de saúde pú-blica, disse.

TRABALHOS A extensão da obra é de 3.765,31 metros, dos quais 2.658,30m estão finalizados

Pref. arujá

altotietenoticias.com.brSÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015 9Social

REFLITAl

“Quanto amei ou deixei de amar, é a mesma saudade

em mim”.Fernando Pessoa

IDADE NOVAl

Hoje •WilmaCristina

Dia 1•ClaudioMoraes,RafaelLazzaroeRafaelReis

Dia 02•VivianeHadad,ÉlioTonalezi,LúcioBatistaseAntônioCarlos

Dia 03•LenaHirakawa,DamarisFranco,ÂngelaCristinaCezar,YalineAndereMarqueseAndressaFerreiraEvangelista

Dia 04•MárcioGranado,CarlosBittencourt,AdaUeda,AndréLuizGuimarãeseHélioRossi

Dia 05•FábioRodriguesNunezeGrazielaMendonçaJacobDia06DaysedoAmaraleSilva

Mauro Manoel social@altotietenoticias.com.br

Titulo de Cidadão Suzanense OfundadorepresidentedoInstitutoPiagetdePortugal,An-tonioOliveiraCruz,seráoutorgadoemumasessãosolene,dotitulodeCidadãoSuzanensenopróximodia5,às18ho-ras,naCâmaraMunicipaldeSuzano,por iniciativadove-readorWalmirPintoLogoapósasessãosolene,osconvi-dadosserãorecepcionadosnaFaculdadePiagetparaumcoquetelcomapresentaçãomusicaledeclamaçãodepo-esiasnaAvenidaMogidasCruzes,1001, Jardim Impera-dorSuzano.

Jantar Noite Tropical

Hoje,às20horas,oAtelier“Ca-rameloFestas”estápromoven-doojantardançante“NoiteTro-pical”abrilhantadoporPhaiskae Fumaça. O evento aconte-cerá naRua IlloOtoni, núme-ro232,VilaMonteiro,emPoá.Osconvites jáestãoà venda.Otelefoneé4639-6767.

Noite de Autógrafos

Olançamentoda2ªedi-çãodo livro “DaPalavraaoGestodoAnalista”,dopsicanalista Jorge For-bes,aconteceránodia4demarço, às 19h30, naArena Cultural da Livra-ria Cultura do ShoppingIguatemi,emSãoPaulo.

Doçurade Ovos

Minha querida amigaKelly,proprietáriadoAte-lierDoçura,jáestácapri-chando na produção deovos de Páscoa, inves-tindo em inovações desaboresemodeloscomoMarmorizados,Ovos de-corado de Joaninhas,MeioOvocomDamasco,Ovo de Bolacha e OvoBarra de Cereais .Kellyaceita encomendas pe-los telefones 4634-2961ou9-9945-3363. Amigo, parceiro, irmão, colega de Jornalis-

mo e ótima companhia nas rodas de bate--papo, de boa música e de sonoras garga-lhadas. O que mais preciso falar desse ser

iluminado chamado Cezar Willians, que durante 30 anos, fez parte do meu rol de amigos? Vítima de um acidente vascular cerebral, “Cezinha” – como era chamado pelos amigos – nos deixou no último sá-bado, e a essa hora, já está reinando e alegrando os anjos com suas piadas. Só Deus para explicar os mo-tivos dessa “convocação” para o “andar de cima”, porque o seu repentino falecimento pegou todos os amigos e familiares de surpresa! Sempre dinâmico, “Cezinha” foi ator e trabalhou em vários jornais da região nas editorias de esporte e autos. Foi colabora-dor da Rede DS de Comunicação e também se dedi-cava ao seu trabalho na Secretaria de Cultura de Poá, ao lado do meu amigo e secretário Douglas Aspasio. “Cezinha” trabalhou com afinco na produção do Carnaval 2015 de Poá. Enfim, esse menino não pa-rava quieto, e tanto é que já estamos com saudades dele.... “Cezinha”, como você faz falta! Por favor, pede a Deus para que transforme a dor da tristeza pela sua partida em saudade e gostosas lembranças de você nas nossas vidas, meu amigo...

Cezinha, você faz falta entre nós ...

Café com Pastores No último dia 21, o Conselho de Pastores de

Poá realizou o esperado “Café com Pastores”, assinado pelo casal e amigos Edson e Ivone. O evento aconteceu na Igreja Ministério “Ouvir e Crer”, no centro de Poá. O convidado especial

foi o deputado federal e pastor Roberto Lucena que, ao lado do meu amigo e pastor Clodoaldo Massagli, ministrou um culto que emocionou o público. Confiram os flashes desse abençoado acontecimento.

O convidado pastor Roberto Lucena junto com o anfitrião Clodoaldo Massagli

Fernanda e a secretária municipal de Educação, Sonia Fernandes Afonso

Os pastores Gilmar Abel, Antonio Castro e Marcelo Souza

O secretário de Indústria e Comércio, Ângelo Biancolin, e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Itaquá, Luciano Dávila

O secretário Osmar e sua esposa Andreia Schneider Os vereadores Marquinhos Indaiá e Gian Lopes

Os vereadores Ricardo Massa, Welson Lopes, Pernoca e no centro, o secretário Augusto de Jesus

Edson e Ivone Bueno que organizaram o Café da Manhã

SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015altotietenoticias.com.br10 Classificados

Rua Fernando Pinheiro Franco, nº 67, Centro - Poá - SP

CEP: 08550-240 Tel: (11)4638-3881

E-Mail: regcivilpoa@uol.com.br Faço saber que pretendem se casar e apresentaram os do-cumentos exigidos pelo Artigo 1525 do Código Civil Brasileiro: ALEX FERNANDES LIMA FER-REIRA e LUCIANE PEREIRA, sendo o pretendente: brasileiro, solteiro, fiscal de loja, nasci-do em Belo Jardim - PE, aos 30/03/1984, residente e domi-ciliado Av. Washington Luiz Pe-reira de Souza, nº 208, Cidade Kemel, Poá - SP, filho de AMA-RO INOCENCIO FERREIRA e de MARIA DAS GRAÇAS LIMA FERREIRA; e a pretendente: brasileira, solteira, operadora de caixa, nascida em São Paulo - SP, aos 22/05/1983, residente e domiciliada Av. Washington Luiz Pereira de Souza, nº 208, Cidade Kemel, Poá - SP, filha de JOSÉ ANTONIO PEREIRA e de REGINA DE LOURDES COR-RÊA PEREIRA. LEANDRO DE ARAUJO e GI-SELI DA SILVA GUILHERME, sendo o pretendente: brasileiro, solteiro, instalador de linha tele-fonica, nascido em Poá - SP, aos 05/12/1979, residente e domici-liado Rua Dom Manoel, nº 198, Jardim Obelisco, Poá - SP, filho de NELSON DE ARAUJO e de MARIA ROSA DE ARAUJO; e a pretendente: brasileira, soltei-ro, ajudante geral, nascida em Ferraz de Vasconcelos - SP, aos 08/07/1986, residente e domici-liada Rua Dom Manoel, nº 198, Jardim Obelisco, Poá - SP, filha de SONIA MARIA LA ROQUE. ALEXANDRE LUSNI DE SOU-ZA e MARIA LIDIANA DOS SANTOS, sendo o pretendente: brasileiro, divorciado, técnico em telecomunicações, nascido em São Paulo - SP, aos 14/03/1968, residente e domiciliado Av. Vital Brasil, nº 533, Vila Acoreana, Poá - SP, filho de CELSO DE SOUZA e de ADELINA APA-RECIDA LUSNI DE SOUZA; e a pretendente: brasileira, sol-teiro, auxiliar administrativo,

nascida em Brasília - DF, aos 24/06/1978, residente e domi-ciliada Av. Vital Brasil, nº 500, Vila Acoreana, Poá - SP, filha de ANTONIA PEREIRA DOS SANTOS. EDUARDO SILVA DE JESUS e ALINE MARTINES CALÇADO, sendo o pretendente: brasileiro, solteiro, engenheiro eletronico, nascido em São Bernardo do Campo - SP, aos 21/03/1978, residente e domiciliado Rua Da-rio Carneiro, nº 383, Vila Perreli, Poá - SP, filho de ROSALVO BA-TISTA DE JESUS e de MARIA APARECIDA DA SILVA DE JE-SUS; e a pretendente: brasileira, solteiro, supervisora de qualida-de, nascida em São Paulo - SP, aos 18/03/1982, residente e domiciliada Rua Dario Carneiro, nº 383, Vila Perreli, Poá - SP, fi-lha de FRANCISCO MARTINES CALÇADO e de SEVERINA EU-NICE MARTINES. EVERTON DE OLIVEIRA DE CARVALHO e FABIOLA OLI-VEIRA DA COSTA, sendo o pretendente: brasileiro, solteiro, programador, nascido em São Paulo - SP, aos 25/02/1985, re-sidente e domiciliado Rua Cle-mente Cunha Ferreira, nº 639, Vila Perracini, Poá - SP, filho de EDSON RIBEIRO DE CARVA-LHO e de MARIA DE FATIMA DE OLIVEIRA DE CARVALHO; e a pretendente: brasileira, divorcia-da, encarregada de produção, nascida em São Paulo - SP, aos 29/04/1985, residente e domi-ciliada Rua Clemente Cunha Ferreira, nº 639, Vila Perracini, Poá - SP, filha de ODAIR DA COSTA e de CICERA MARIA DE OLIVEIRA DA COSTA. LUIS FELIPE MARTINS BRAZ e ALINE COSTA E LYRA, sen-do o pretendente: brasileiro, solteiro, ajudante geral, nascido em Mogi das Cruzes - SP, aos 22/01/1994, residente e domici-liado Rua Pitangueiras, nº 175, CASA 2, Jardim Debora, Poá - SP, filho de LUIZ DO NASCI-MENTO BRAZ e de ROSIMEI-RE MARTINS; e a pretendente: brasileira, solteira, atendente, nascida em São Paulo - SP, aos 04/08/1993, residente e domici-

liada Rua Pitangueiras, nº 175, CASA 2, Jardim Debora, Poá - SP, filha de ODON RICARDO E LYRA e de DAYSILENE DE LIMA COSTA E LYRA. RENATO JOSE FERREIRA FONTENELE e ERICA JACIN-TO DIAS, sendo o pretendente: brasileiro, solteiro, operador de máquinas, nascido em Parnaíba - PI, aos 20/09/1988, residente e domiciliado Rua Guarulhos, nº 27, Vila General, Poá - SP, filho de MARIA DA CONCEIÇÃO FER-REIRA FONTENELE; e a preten-dente: brasileira, solteira, do lar, nascida em São Paulo - SP, aos 11/11/1992, residente e domici-liada Rua Guarulhos, nº 27, Vila General, Poá - SP, filha de ED-MILSON FELIX DIAS e de MARIA DAS GRAÇAS JACINTO DIAS. ROBERTO SIMIÃO DE OLI-VEIRA e VILMA SOUZA CRUZ, sendo o pretendente: brasilei-ro, solteiro, motorista, nascido em Santos Dumont - MG, aos 10/02/1962, residente e domi-ciliado Rua Joao de Godoy, nº 117, Casa 1, Vila Idalina, Poá - SP, filho de MIGUEL DE OLIVEI-RA e de NELI DE OLIVEIRA; e a pretendente: brasileira, solteira, costureira, nascida em Itagi - BA, aos 24/10/1961, residente e domiciliada Rua Joao de Godoy, nº 117, Casa 1, Vila Idalina, Poá - SP, filha de ARQUILINO JOSÉ DOS SANTOS e de ROSALIA SOUZA CRUZ. THIAGO ANTONIO RAMALHO e NONAILA PAOLA BIZI, sen-do o pretendente: brasileiro, solteiro, analista de sistemas, nascido em São Paulo - SP, aos 15/06/1983, residente e domici-liado Rua Alcantara, nº 657, Ci-dade Kemel, Poá - SP, filho de RAIMUNDO DE DEUS RAMA-LHO e de MARIA APARECIDA MAZIEIRO RAMALHO; e a pre-tendente: brasileira, solteira, pu-blicitaria, nascida em Mogi das Cruzes - SP, aos 22/07/1985, residente e domiciliada Rua Herculano Duarte Ribas, nº 257, Conjunto Alvorada, Poá - SP, fi-lha de LELIANI BIZI. WILLIAM MOREIRA GOFF e GLAUCIA LOPES WEBER,

sendo o pretendente: brasileiro, solteiro, analista de informações, nascido em São Caetano do Sul - SP, aos 15/11/1985, residente e domiciliado Rua Gago Couti-nho, nº 450, Vila Julia, Poá - SP, filho de GUILLERMO ENRIQUE GOFF QUINTERO e de ROSA MARIA MALGUEIRO MOREIRA GOFF; e a pretendente: brasilei-ra, solteira, assistente comercial, nascida em São Paulo - SP, aos 06/08/1985, residente e domi-ciliada Rua Gago Coutinho, nº 450, Vila Julia, Poá - SP, filha de ORLANDO IGNACIO WEBER e de VALDETE LOPES WEBER. DIEGO NUNES DOS SANTOS e ALESSANDRA PEREIRA DA SILVA, sendo o pretendente: brasileiro, solteiro, motorista, nascido em Aracaju - SE, aos 23/03/1992, residente e domici-liado Rua General Carneiro, nº 30, Vila Santa Helena, Poá - SP, filho de JURANDI JOEL DOS SANTOS e de MARIA NUNES DOS SANTOS; e a pretenden-te: brasileira, solteiro, do lar, nascida em São Paulo - SP, aos 13/05/1995, residente e domici-liada Rua General Carneiro, nº 30, Vila Santa Helena, Poá - SP, filha de GILDASIO PEREIRA DA SILVA e de MARINALVA DE JE-SUS DA SILVA. DIONISIO SABINO DOS SAN-TOS e ROSA MARIA SOARES CAMPOS, sendo o pretendente: brasileiro, divorciado, vigilante, nascido em São Paulo - SP, aos 12/03/1967, residente e domici-liado Rua Rosa, nº 580, Calmon Viana, Poá - SP, filho de JOSÉ SABINO DOS SANTOS e de AUREA FERREIRA DE SOU-ZA SANTOS; e a pretendente: brasileira, divorciada, auxiliar de serviços gerais, nascida em Belo Horizonte - MG, aos 14/03/1959, residente e domiciliada Rua Rosa, nº 580, Calmon Viana, Poá - SP, filha de JOAQUIM MARCE-LINO CAMPOS e de FRANCIS-CA SOARES CAMPOS. FERNANDO CEZAR DOS SANTOS CEZÁRIO e KELLY ANTONIO MARTINS, sendo o pretendente: brasileiro, solteiro, vendedor, nascido em Poá - SP, aos 29/09/1989, residente e do-

miciliado Rua Dona Ida Cama-roto Said, nº 137, Vila Monteiro, Poá - SP, filho de JOÃO OLIM-PIO CEZÁRIO e de MARIA DO CARMO DOS SANTOS CEZÁ-RIO; e a pretendente: brasileira, solteiro, ajudante geral, nascida em Taboão da Serra - SP, aos 14/03/1985, residente e domi-ciliada Rua Dona Ida Camaroto Said, nº 137, Vila Monteiro, Poá - SP, filha de BENEDITO ROBER-TO MARTINS e de TELMA DO NASCIMENTO ANTONIO. RICARDO JÚNIOR DA SILVA LUIZ e CARLA DIAS CARVA-LHO, sendo o pretendente: bra-sileiro, solteiro, ajudante geral, nascido em Suzano - SP, aos 23/05/1990, residente e domici-liado Rua Assis, nº 364, Cidade Kemel, Poá - SP, filho de RICAR-DO JOSÉ LUIZ e de MARLENE MARIA DA SILVA LUIZ; e a pre-tendente: brasileira, solteira, do lar, nascida em Guarulhos - SP, aos 19/09/1986, residente e domiciliada Rua Assis, nº 364, Cidade Kemel, Poá - SP, filha de OSMARIO LOPES DE CAR-VALHO e de CELIA MARIA DIAS CARVALHO. MARCOS PAULO PINHEIRO e HOSANA ASSIS, sendo o pretendente: brasileiro, solteiro, metalurgico, nascido em Suzano - SP, aos 28/11/1982, residente e domiciliado Rua Dom Pedro Segundo, nº 767, Jardim Emilia, Poá - SP, filho de JOSÉ LOU-RENÇO PINHEIRO e de MARIA MARTA MENEZES PINHEIRO; e a pretendente: brasileira, solteira, controladora de esto-que, nascida em Poá - SP, aos 02/12/1985, residente e domici-liada Rua Dom Pedro Segundo, nº 767, Jardim Emilia, Poá - SP, filha de RUI ROBERTO DE AS-SIS e de MARIA DE LOURDES DA COSTA ASSIS. MARCOS VINICIUS SANTOS RAMALHO e GABRIELA DE PAULA CASSOLIN, sendo o pretendente: brasileiro, soltei-ro, operador de telemarketing, nascido em Suzano - SP, aos 01/12/1993, residente e do-miciliado Rua Tereza, nº 139, Calmon Viana, Poá - SP, filho de GILSON ROSA RAMALHO

e de CRISTIANE DOS SAN-TOS VIANA; e a pretendente: brasileira, solteira, operadora de telemarketing, nascida em São Paulo - SP, aos 04/10/1993, resi-dente e domiciliada Rua Tereza, nº 139, Calmon Viana, Poá - SP, filha de CLAUDEMIR APARECI-DO CASSOLIN e de CLAUDIA REGINA DE PAULA CASSOLIN. WEVERTON CESAR DELGA-DO DE MOURA e LETICIA DOS SANTOS, sendo o pretendente: brasileiro, solteiro, ajudante ge-ral, nascido em Ferraz de Vas-concelos - SP, aos 14/07/1992, residente e domiciliado Rua Pre-sidente Rodrigues Alves, nº 127, Casa 2, Jardim Santa Helena, Poá - SP, filho de CARLOS AL-BERTO DE MOURA e de MARLI SOCORRO DELGADO; e a pre-tendente: brasileira, divorciada, auxiliar de limpeza, nascida em Ferraz de Vasconceos - SP, aos 21/11/1994, residente e domici-liada Rua Presidente Rodrigues Alves, nº 127, Casa 2, Jardim Santa Helena, Poá - SP, filha de CLEONICE APARECIDA DOS SANTOS. JÔNATAS FERREIRA SOUSA e PRISCILA RENATA SANTOS DE SOUZA, sendo o pretenden-te: brasileiro, solteiro, auxiliar de produção, nascido em Arujá - SP, aos 27/07/1986, residente e domiciliado Rua Ipaumirim, nº 213, Jardim Violeta, Poá - SP, filho de OTELINO RODRIGUES DE SOUSA e de REGINA FER-REIRA SOUSA; e a pretenden-te: brasileira, solteira, do lar, nascida em Suzano - SP, aos 26/02/1994, residente e domi-ciliada Rua Ipaumirim, nº 213, Jardim Violeta, Poá - SP, filha de MARCIO RICARDO DE SOUZA e de ELISABETE JUSTINA DOS SANTOS.

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na

forma da Lei.Lavro o presente, que afixo no

lugar de costume e publico pela Imprensa Local.

Poá,27 de fevereiro de 2015.O Oficial: ADEMIR AFONSO

CACCIOLARI.

EDITAIS DE PROCLAMASl

altotietenoticias.com.brSÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015 Região 11

PolíciaCOVARDIAl CURTASl

Márcia DiasDe Poá

O delegado Carlos Edu-ardo Chrispim instaurou in-quérito para apurar as cir-cunstâncias em que a aten-dente Agttiane Talita Nas-cimento Lima, de 24 anos, e

De Itaquá

Um ônibus da CS Brasil foi atacado e incendiado na noite de segunda-feira (23) por cerca de 20 homens no bairro Jardim Algarve, em Itaquaquecetuba. Um motorista de 41 anos, so-freu queimaduras leves pelo corpo e foi socorrido e encami-nhado para o Pronto Socorro Municipal, sem risco de morte.

A ação criminosa aconteceu quando o motorista da linha Pedreira, seguia pela avenida Parque Centenário quando de-parou com vários jovens para-dos na via. O motorista acre-ditou que fossem estudantes e deu sinal com o farol para que eles saíssem da avenida. No en-tanto, os garotos obrigaram o

motorista a abrir a porta. Nes-se momento, um dos integran-tes se dirigiu ao caixa do ôni-bus e roubaram todo o dinhei-ro da passagem.

Ao sair do coletivo, o bando despejou combustível no veí-culo, com o motorista dentro e em seguida atearam fogo.

Desesperado, a vítima que estava dentro do coletivo em chamas pediu socorro a popu-lares que o ajudaram a apagar, pois se as chamas se alastras-sem haveria o risco de uma ex-plosão. O condutor do ônibus terminou se ferindo com quei-maduras nos antebraços.

A Polícia Militar (190) foi acionada e fez buscas pela re-gião, porém os autores do cri-me não foram localizados.

De Poá

Um supervisor, de 51 anos e o filho de 16, passando mo-mentos de terror nas mãos de criminosos, na manhã de do-mingo, na Vila Júlia, em Poá. As vítimas foram mantidas re-féns enquanto os dois ladrões roubavam objetos de valor da residência e o carro,Peugeot 307, branco, da família.

Por volta das 10h30, a ví-

tima chegava na residência com o carro e ao levantar o portão da garagem foi sur-preendido por dois homens armados que obrigaram que ele guardasse o carro e abai-xar o portão para que popu-lares não vissem. No momen-to que entrararam na casa, os criminosos amarraram o ho-mem e o adolescente utilizan-do um fio. Em seguiram vas-culharam a casa na procura

de objetos de valor e dinheiro. Diversos aparelhos eletroele-trônicos, joias e outros pro-dutos de valor, foram subtraí-dos e levados pelos ladrões no carro da família.

Após os bandidos saírem, as vítimas conseguiram se soltar e acionaram a Polícia Militar (190). Os autores do crime não foram localizados. O caso está sendo investiga-do pela Polícia Civil de Poá.

De Suzano

Um carregamento de maco-nha que estava sendo transpor-tado pelo Trecho Leste do Ro-doanel Mario Covas (SP-21) na altura do quilômetro 111, do bairro Miguel Badra, em Suza-no foi interceptado pela Polícia Militar Rodoviária, na noite da

última segunda-feira. Durante a ação policial, dois homens com idades entre 27 e 29 anos foram presos e foram apreendidas 15 quilos de maconha, que estavam armazenados em dez tijolos.

Segundo informações da Po-lícia, PMs faziam patrulhamen-to e uma fiscalização de rotina pela rodovia quando avistaram

um Fiat Uno, branco, que pas-sou em alta velocidade. Os po-liciais seguiram no encalço dos suspeitos que em determinaram momento diminuíram a veloci-dade. Os pms acreditaram que eles haviam respeitado a ordem de parada, quando os suspeitos voltaram a acelerar o veículo, o que deu início a perseguição.

De Ferraz

A Guarda Civil Municipal Ambiental (GCMA) de Fer-raz de Vasconcelos apreendeu mais um veículo na cidade por descarte irregular. Desta vez, a infração indicou despejo irre-gular de concreto em via pú-blica. A ação ocorreu na tarde de terça-feira (24 de fevereiro), na rua Carlos Gomes, na ma-

lha central. Na oportunidade, o motorista do caminhão foi notificado pelo governo do prefeito Acir Filló, ao passo em que a empresa proprietária do utilitário foi autuada e recebeu multa de R$ 7 mil.

De acordo com os morado-res da via onde aconteceu o fla-grante, a comunidade local foi responsável por parte das de-núncias feitas aos órgãos com-

petentes. Na terça, o automó-vel foi surpreendido realizando despejo irregular de concretos para a corporação do qual es-tá vinculado.

Segundo Cleverson Ramos, comandante da Guarda Ci-vil Municipal (GCM) de Fer-raz, da qual a GCMA é vincu-lada, a operação contou com o trabalho de soldados da Polí-cia Militar.

De Guararema

A Polícia Civil de Guararema está atrás de Lourival Procópio Fagundes, o Capitão do Mato. Ele é sus-peito do assassinato de uma mulher que foi decapitada. O cri-me aconteceu recen-temente na cidade. Quem tiver informa-ções sobre ele, deve telefonar para 190 ou 4693-1118. A identi-dade do denuncian-te será mantida sob sigilo.

Ladrão preso no Recanto Mônica

A ação de policiais militares desencadeou na prisão de um homem de 22 anos, suspeito de praticar roubo a pedestre com mais dois comparsas que estão foragidos. A prisão do acusa-do foi realizada pela equipe da Força Tarefa da PM por vol-ta das 8h40, no Parque Dir-ce em Itaquaquecetuba. Além da prisão do acusado de rou-bo, duas motos sem placas uti-lizadas no crime foram apreen-didas, uma delas tinha registro de roubo no bairro Boa Vista, em Suzano.

Drogas no Jardim Nena

Foi preso na tarde de quar-ta-feira (25) em flagrante por policiais militares, um homem de 30 anos, acusado por tráfi-co de drogas, no bairro Jardim Nena, em Suzano. Ele foi de-tido com uma mochila trans-portando os entorpecentes. De posse dele, os policiais apreen-deram 387 pinos de cocaína e 37 porções de maconha, além de R$800 e quatro celulares.

Carros recuperados

Três veículos roubados são recuperados pela PM durante “Projeto Radar” Policiais mi-litares recuperaram três veícu-los roubados e três pessoas fo-ram detidas, autuadas por rou-bo e receptação na última quin-ta-feira (26) durante o “Projeto Radar”, em Itaquaquecetuba.

Segundo a Polícia Militar do 35º Batalhão, desde as primei-ras horas da manhã de quar-ta-feira, policiais militares vol-tados à ação específica atende-ram o alerta do “Projeto Ra-dar”, que são pontos de inter-ceptação de veículos roubados.

Aposentado foi preso

Um aposentado foi preso em flagrante pela Polícia Mili-tar no início da tarde de quar-ta-feira (25) no Parque Novo Horizonte, em Itaquaquece-tuba.

De posse dele, os policiais apreenderam um veículo Fiat Uno, cinza, placa AIZ 8495, de São Paulo produto de furto cometido no dia anterior na zo-na leste da capital, graças aos serviços de denúncia anônima (Disque-Denúncia 181).

Gangue agride mãe e filha de 4 anosUma rixa envolvendo sua família e uma das agressoras desencadeou em pancadaria no Jardim Copacabana

REVOLTADA “Até quando ficaremos reféns dos menores infratores?”, questiona Agttiane

Márcia Dias

sua filha de quatro anos, fo-ram covardemente agredidas por um grupo de seis mulhe-res. Entre elas, havia uma me-nor de 16 anos que agredia a atendente dizendo “sou me-nor e nada acontecerá comi-go”. Durante a pancadaria, uma delas arrancou o aplique capilar da vítima. A confusão aconteceu no último dia 11, e Agttiane foi à Câmara na ses-são da última terça-feira para cobrar providências quanto à alteração das leis penais que são brandas com menores in-fratores.

“Temos que mudar isso,

porque até quando seremos vítimas desses infratores?”, questionou Agttiane. De acordo com a moça, constan-temente ela e sua família são alvo de provocações por parte da menor e suas amigas. “Co-mo gosto de me arrumar, de ficar bonita, elas sempre me provocam”, comentou.

Segundo a jovem, tudo co-meçou a dois anos, quando a menor – que seria usuária de drogas – se envolveu com seu irmão. Quando ele descobriu seu envolvimento com entor-pecentes, se afastou da meni-na que, indignada, passou a

perturbar a família.Desta vez, a situação foi

longe demais, quando Agt-tiane saía da padaria com a filha, e no trajeto para casa, foram abordadas e xingadas pelas agressoras. A menor, além de ter arrancado o apli-que, pegou o celular da víti-ma e o jogou no chão, espa-tifando-o. Agttiane ficou com ferimentos na boca, enquanto sua filha tinha marcas em um dos braços. Ambas foram so-corridas por populares até o hospital municipal, e depois compareceram à delegacia para registrar queixa.

VANDALISMOl VIOLÊNCIAl

NO RODOANELl

APREENSÃOl

SOLTOl

Ônibus é atacado e incendiado por bando

Polícia procura assassinoreproDução

PROCURA-SE Quem o reconhecer, deve ligar para a polícia

Pai e filho são feitos reféns em assalto

Rodoviária intercepta 15 kg de maconha

GCMA autua mais um caminhão por despejo irregular no centro de Ferraz

SÁBADO, 28 DE FEVEREIRO DE 2015altotietenoticias.com.br12 Cidade

APURAÇÃOl

De Poá

A Prefeitura de Poá denun-ciou nesta semana que seus quatro secretários estão so-frendo ameaças por meio de telefonemas anônimos com represália sobre as ações que a atual Administração tem adotado nas sindicâncias pa-ra investigar irregularidades

administrativas envolvendo questões financeiras com su-perfaturamento e a realiza-ção de pagamentos de obras e serviços incompletos ou não realizados.

Segundo a Prefeitura, a li-gação desta segunda-feira (23/02), partiu de um tele-fone público por volta das 18 horas, e o “interlocutor”

ainda tentou envolver e fazer menção à uma facção crimi-nosa que atua no Estado de São Paulo como forma de coagir ainda mais o secretá-rio cuja Secretaria tem o de-ver legal de instaurar sindi-câncias para apurar e inves-tigar irregularidades dentro do Poder Executivo.

As sindicâncias correm em sigilo e são internas, porém algumas delas foram leva-das a público como foi o ca-so das investigações nas sin-dicâncias da Praça do Obe-lisco e do prédio do Cen-tro de Apoio Psíquico Social (CAPS).

No mês de fevereiro, ou-tros três secretários também sofreram atentados. Um de-les quando retornava para casa, teve seu carro brutal-mente atingido na parte tra-seira e após bater, o moto-rista agressor simplesmente saiu em disparada.

No dia seguinte, o mes-mo secretário, acompanha-do por um segundo secretá-rio, retornava de uma agenda de compromissos com o pre-

feito de Mogi das Cruzes, ao retornarem pela estrada Mo-gi-Dutra, foram surpreendi-dos com um barulho no pa-ra-brisa e, ao parar no acos-tamento após o susto, pude-ram constatar que se tratava de um tiro, porém, como o carro tinha os vidros blinda-dos, nada mais sério ocorreu.

Cinco dias depois, outro secretário em um final de se-mana que retornava de um passeio em família, foi sur-preendido na estrada por um carro preto que fez vá-rias manobras arriscadas no meio da autoestrada em frente ao carro do secretário, obrigando-o a parar no acos-tamento, momento em que este desceu do carro e com uma arma em punho fazen-do ameaças e intimidações ao mesmo, que estava acom-panhado de crianças no veí-culo. A vítima foi intimidada com a arma e com as amea-ças que cobravam dele insis-tentemente responder se era um dos secretários da Prefei-tura de Poá.

Quanto à citada liga-

4 secretários estariam sofrendo atentadosA denúncia foi revelada à mídia por meio da Prefeitura, que acredita que são represálias às investigações que fazem em processos administrativos

ção desta segunda-feira (23/012), a Prefeitura de Poá já tomou as providências junto à polícia que investiga os casos dos quatro secretá-rios vítimas dos atentados e ameaças.

Devido à repercussão do episódio, o ex-prefeito de Poá, Francisco Pereira de Sousa (SD), o Testinha, in-formou ontem que “o caso é estranho” e tem que ser apu-rado. Quanto às obras, ele

afirmou que está tranquilo, e que no processo que tramita na Prefeitura, consta que du-rante o seu governo, a empre-sa responsável pelas obras foi penalizada pelas falhas na execução dos serviços.

PREFEITURA Onda de atentados ameaçam a equipe de Marcos Borges

A VÍTIMA FOI INTIMIDADA COM A ARMA, E COM AS AMEAÇAS, TINHA QUE DIZER SE ERA UM DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS

l

Divulgação

top related