jornal aos cristãos

Post on 26-Mar-2016

228 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Jornal voltado às comunidades cristãs de Ponta Grossa.

TRANSCRIPT

ÀS COMUNIDADES RELIGIOSAS

DE PONTA GROSSA

PT, PR, PC do B, PTB, PTC, PRB, PTN, PSL e PT do BViva Ponta Grossa!Coligação

COMPROMISSO COM AS

1. Assessoria EspecialAs comunidades religiosas contribuem significativamente para a paz, para o desen-volvimento social e para a reabilitação das pessoas de nossa cidade. Daremos apoio incondicional aos líderes e representantes dessas comunidades para o exercício das atividades de interesse público que contribuam para a construção de uma cidade mais justa de acordo com os valores e princípios religiosos. Por isso, repetindo o que já fizemos em nossa gestão anterior, nosso governo contará com uma assessoria dedicada a promover o relacionamento entre essas comunidades e o governo mu-nicipal. Essa assessoria será indicada pelas comunidades, com representantes das igrejas católica, evangélicas e de outras confissões, e contará com toda a estrutura necessária para o seu bom desempenho.

2. Garantia de liberdade plena depensamento religioso

A liberdade de culto é garantida pela Constituição Federal. Por isso, todas as ma-nifestações culturais, artísticas e de promoção da vida e da cultura religiosa terão o apoio da Prefeitura.

3. Apoio às lideranças religiosasAs entidades que representam as comunidades religiosas terão todo o apoio da ad-ministração municipal nas ações de promoção do bem comum.

4. Apoio na produção e divulgação de eventosAssumimos o compromisso de ajudar as comunidades religiosas nos eventos de cunho cultural e social, aqui considerados no seu sentido mais amplo de orientação para a vida e expressões de arte e cultura. O apoio se estenderá desde a sua or-ganização até a sua divulgação. Para tanto, nossa gestão facilitará a tramitação dos documentos necessários à realização desses eventos.

5.Programas Sociais e AntidrogasAs comunidades religiosas são uma das principais colaboradoras na promoção so-cial e na reabilitação das pessoas. Sua participação é fundamental nas campanhas antidrogas que serão promovidas em nossa gestão, que também contarão com o envolvimento de escolas, comunidades e associação de moradores.

COMUNIDADES RELIGIOSAS

6. Apoio às instituições vinculadas às igrejas As igrejas contribuem para a ascensão social das pessoas. Assumimos o compro-misso de apoiar as instituições sociais vinculadas às igrejas que possuem serviços voltados ao resgate dos dependentes químicos.

7. Construção da “Praça da Paz”Construiremos um espaço para a realização de eventos promovidos pelas comuni-dades religiosas de Ponta Grossa, ponto de encontro e de confraternização dos ho-mens e mulheres de boa vontade comprometidos com a construção de uma cidade baseada em valores religiosos e humanistas. A “Praça da Paz” será um símbolo da luta contra a violência e espaço de eventos que promovam a paz.

8. Apoio à realização de evento nacional de promoção da cultura religiosa em PG

Apoiaremos a realização anual em Ponta Grossa de eventos de abrangência nacio-nal promovidos pelas diferentes comunidades para a promoção da paz e dos valores religiosos. Evento de cunho cultural e educacional com a apresentação de músicas gospel e realização de palestras que promovam a cultura da paz e os talentos artís-ticos dessas comunidades.

9. Democratização dos espaços públicosAs comunidades religiosas poderão contar com os espaços públicos mantidos pela Prefeitura para a realização de seus eventos.

10. Mais facilidade na obtenção da isenção de IPTU para templos locados

Em nossa gestão a Prefeitura facilitará os trâmites burocráticos para a obtenção do benefício da isenção de IPTU, já previsto em lei, para as igrejas cujos templos são locados.

11. Assessoria para obtenção de recursos federais para projetos sociais e culturais

Assessoramento para elaboração, encaminhamento e prestação de contas de proje-tos sociais e culturais desenvolvidos pelas comunidades religiosas de Ponta Grossa, junto às fontes de recursos federais, inclusive através de emendas parlamentares.

COMUNIDADES RELIGIOSAS

Em nossa trajetória política temos manifestado constantemente a importância da atuação das comunidades religiosas em Ponta Grossa. Através deste documento queremos rea-firmar, aqui e agora, nosso compromisso com essas comunidades e os princípios a partir dos quais queremos estabelecer nossa parceria.

Embora o ordenamento jurídico de nosso país nos imponha a condição de “Estado Leigo” , a parceria com as comunidades de fé, na medida em que resulta na promoção do interesse público, pode e deve ser estabelecida.

Reconhecemos que em nossa sociedade, cada vez mais concorrencial e individualista, as comunidades religiosas são ilhas de solidariedade, nas quais as pessoas são aco-lhidas e valorizadas pela sua condição humana e não pelo seu potencial financeiro. Nesse sentido as comunidades religiosas são espaços de promoção da PAZ e do BEM numa sociedade predominantemente marcada pelo egoísmo.

Este reconhecimento nos leva a considerar as comunidades religiosas parceiras natu-rais e privilegiadas para o estabelecimento de políticas públicas que visem a constru-ção de uma cidade melhor. Qualquer iniciativa sincera que cuidar da nossa cidade não pode deixar de considerar as forças vivas já existentes nela, cujo trabalho voluntário muitas vezes é realizado sem se preocupar com o reconhecimento do qual é merece-dor.

Propomos, portanto, um constante diálogo com as comunidades religiosas a partir do nosso desejo de promover o bem comum e o conforto espiritual na nossa cidade, es-pecialmente a partir dos seguintes eixos:

Cultura - As comunidades religiosas são um espaço de orientação para a vida, especialmente da juventude, o lugar onde muitos jovens tem seu primeiro contato com a arte na forma da música, do teatro, das artes plásticas e outras expressões. Queremos aproximar essas comunidades das iniciativas do município no sentido de promover a cultura na nossa cidade.

Promoção da vida e da pessoa humana - Nossas comunida-des religiosas são, para muitas pessoas que perderam a esperança, o único lugar de acolhida para o atendimento de suas necessidades básicas, seja na forma de acesso ao alimento diário, na luta por moradia digna ou para o tratamento da saúde e o bem estar espiritual. Queremos integrar essas ações com os programas das secretarias de Assistência Social e da Saúde, unindo esforços na promoção de uma cidade acolhedo-ra para aqueles que estão colocados à margem da sociedade. Em especial, queremos destacar e apoiar os esforços de arrancar nossos jovens da dependência das drogas, tarefa difícil e complexa que exige um esforço integrado das comunidades religiosas, das famílias e do setor público.

Educação - Muitas comunidades religiosas percebem com clareza que a pro-moção da dignidade humana está também associada ao acesso a uma educação de qualidade que forneça os instrumentos para o acesso à universidade ou ao ensino profissional. Promovem, assim, iniciativas como cursinhos populares ou cursos profis-sionais. Queremos trabalhar junto com essas comunidades para ampliar essas inicia-tivas criando em Ponta Grossa uma grande rede de proteção à vida e às pessoas de nossa cidade.

Queremos, enfim, reafirmar nosso reconhecimento e admiração pelo papel das comu-nidades religiosas na promoção da fraternidade e propor uma parceria para a constru-ção de uma cidade que saiba cuidar e acolher os seus cidadãos.

1

3

2

4

ÀS COMUNIDADES RELIGIOSASDE PONTA GROSSA

CNPJ Gráfica 08.275.692/0001-92 Tiragem: 30mil CNPJ: 16.176.201/0001-84

top related