jeremias. o chamado profético de jeremias 01 “antes que eu te formasse no ventre materno, eu te...

Post on 07-Apr-2016

230 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

JEREMIAS

O chamado profético de Jeremias

01

“Antes que Eu te formasse no ventre materno, Eu te conheci, e, antes que saísses da madre,

te consagrei, e te constituí profeta às nações” (Jr 1:5).

1. Conhecer melhor a biografia e o chamado do profeta Jeremias.

2. Compreender o ministério do profeta fiel e apaixonado, que pregava a mensagem de Deus a um povo que não queria ouvi-la.

3. Viver com o senso de missão e a certeza de que Deus esta no controle de tudo.

Arrependei-vos e tornai ao Senhor ou ele vos julgará.

A mensagem dos profetas devia fazer com que o povo visse a gravidade de seus pecados, e quais seriam as consequências de não abandoná-los. Essa mensagem, naturalmente, não vinha dos profetas, mas de Deus.

O ministério de um profeta era muito diferente de um sacerdote, pois ele nunca sabia de antemão o que o Senhor o chamaria para dizer ou fazer. O sacerdote trabalhava principalmente para preservar o passado ao proteger e manter o ministério do santuário, enquanto o profeta labutava para mudar o presente, de forma que a nação pudesse ter um futuro melhor.

A missão dos profetas era transmitir a vontade de Deus a todas as pessoas independente de sua posição social, econômica ou política. Esta mensagem chegou até nós por meio da Bíblia. Daremos ouvidos às palavras deles? Qual é a importância destas palavras para o povo de Deus hoje?

Os profetas

Hilquias, pai de Jeremias, era sacerdote, assim como havia sido seu pai antes dele, e esperava-se que o jovem Jeremias também servisse no altar. É possível até que estivesse na idade de ingressar no ministério quando Deus o chamou para ser profeta.

“Membro do sacerdócio levítico, Jeremias havia sido

educado desde a infância para a santa função. Nesses felizes anos de preparação, pouco imaginara ele que havia sido consagrado desde o nascimento para ser ‘profeta às nações’; (Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 407).

Podemos ver que, ao longo da História, o Senhor chamou para o ofício profético todos os tipos de pessoas: pastores, mestres, pescadores, sacerdotes e outros. Para Deus o que realmente importava ao escolher um profeta?

Os antecedentes familiares de Jeremias

Deus o separou para ser profeta desde o momento de sua concepção. As palavras “te consagrei” (v. 5) traz a ideia de algo ou alguém que é “separado para um propósito santo”. Isso é o que Deus havia planejado para Jeremias, mesmo antes de seu nascimento. Não se refere a preexistência humana nem a predestinação, mas a presciência divina.

Jeremias foi claro a respeito de quem o havia chamado. Sabia que a mensagem transmitida era a “palavra do Senhor”. Sem dúvida, foi essa ardente convicção que o capacitou a seguir em frente, apesar da intensa oposição.

O chamado de Jeremias aconteceu no décimo terceiro ano do reinado de Josias, que é datado aproximadamente entre 627 e 626 a.C. Não sabemos o ano exato em que o profeta nasceu, nem sua idade exata ao iniciar seu ministério, talvez tinha cerca de vinte anos de idade. Por outro lado a bíblia diz que Deus o separou para ser profeta desde o momento de sua concepção. (Jr 1:5) Esse texto ensina a preexistência humana ou a predestinação?

O chamado profético de Jeremias

Após o chamado Jeremias falou imediatamente sobre sua incapacidade de falar bem. Ele sabia que, ainda que seu chamado envolvesse outras coisas, envolveria também a fala e a comunicação. Eles receberiam mensagens de Deus e, portanto, teriam a responsabilidade de proclamá-las a outros.

Diferentemente de hoje, quando poderiam fazer um site na internet ou

enviar uma mensagem de texto, nos dias de Jeremias a comunicação teria que ser face a face.

Jeremias teria desfrutado uma carreira mais confortável como sacerdote.

Como profeta tinha que pregar a Palavra a pessoas de coração endurecido.

Diante do chamado Jeremias ficou assustado e não se considerou à altura dela. O mesmo aconteceu com Moisés e Jeremias. Poderia se considerar um pré-requisito essencial para a função de profeta: o senso da própria indignidade e incapacidade?

Profetas relutantes

A palavra em hebraico para amendoeira é saqed; enquanto a palavra “vigiar” é soqed. Deus usou esse jogo de palavras para chamar a atenção para o fato de que ele está sempre acordado para velar sua Palavra e cumpri-la.

A obra do profeta Jeremias se julgada por padrões humanos,

mostra pouco sucesso. Apesar de décadas de fervorosas advertências e apelos, a maioria das pessoas não deu ouvidos às mensagens que ele transmitiu da parte do Senhor.

O profeta é uma testemunha de Deus; sua tarefa é falar, não em seu próprio nome, mas unicamente como representante de Deus. A ênfase não estava no ser humano nem em seu potencial, mas na soberania e no poder de Deus.

Como igreja hoje, corremos o risco de confiar mais em nossa forte estrutura e nos eloquentes pregadores do que no poder de Deus? Em que situações podemos incorrer neste equivoco?

A vara de amendoeira

1. Jeremias causou tanto impacto na História que, até no tempo de Jesus, havia grupos de estudo literário e escolas para formação de discípulos com base no ministério profético dele.

2. Deus é o Senhor da graça e do perdão. Se Seu povo abandonar o pecado, Ele é fiel para perdoá-lo e restaurá-lo; mas, se não abandonar o pecado, Ele é igualmente fiel para cumprir Suas palavras de juízo e punição.

3. Em muitos aspectos, Jeremias não teve facilidades na vida. Seu chamado lhe trouxe sofrimento, infortúnio, rejeição e até prisão. Não importando o que acontecesse, ele podia acreditar nas palavras de Deus: “Eu Sou contigo” (Jr 1:8). Como vimos nesta lição ele precisava desta certeza.

4. Nestes últimos dias temos a missão singular de transmitir as palavras de Deus ao povo, leva-las ao Senhor em quem unicamente esta a solução de todos os problemas. E Ele estará conosco todos os dias até a consumação do século (Mateus 28:20)

COORDENAÇÃO: Escola Sabatina USB/2015usb.adventistas.orgwww.maisumdiscipulo.com

TEXTO: Ricardo Pablo Cisneros ChávezDistrital do PortãoACP / USB

PROJETO GRÁFICO:Marcos CastroDesigner gráficomarcosgularte@gmail.com

O Conteúdo de alguns slides foi resumido para otimizar a apresentação.

O texto completo em Word encontra-se disponível para download neste site

top related