iv cnijma passo a passo na escola

Post on 05-Aug-2015

493 Views

Category:

Documents

1 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Passo a passo

Etapa na Escola

A Conferência na escola é o momento em que estudantes, professores e demais componentes da comunidade escolar, reúnem-se para dialogar sobre como transformar a nossa escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o diálogo sobre o tema da conferência em nível local.

O tema da Conferência Nacional é Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. E, a nossa escola como já tem uma caminhada na construção de um espaço educador sustentável, optamos por discutir o tema dos Resíduos Sólidos.

E, para nortear o nosso trabalho optamos como eixo metodológico, o da Pedagogia do Amor1 adaptado à realidade escolar.

1

SILVA, Daniel, J. da. SILVA, D.J. da. Uma abordagem cognitiva ao planejamento estratégico do desenvolvimento sustentável. 1988. 249f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal da Santa Catarina,

Florianópolis, 1998.

A Pedagogia do AmorA Pedagogia do Amor será a estrutura cognitiva responsável pela

construção do conhecimento acerca do tema proposto.Tendo em vista a formulação de estratégias de sustentabilidade, é

indispensável que todos os participantes deste processo cooperativo compartilhem dos mesmos conceitos sobre os temas propostos.

Sendo assim, a Pedagogia do Amor permite a participação qualificada das pessoas, mas também um explícito reconhecimento da legitimidade do outro. A preservação é, em última análise, resultado da emoção fundadora do amor, e esta, por sua vez, resulta de um conhecimento a ser construído por intermédio de uma pedagogia valorizadora das emoções e da subjetividade das pessoas.A Pedagogia do Amor é composta de 4 momentos: 1)Revelação da Subjetividade;2)Contribuição da Diversidade;3)Construção da Intersubjetividade 4)Construção do Domínio Linguístico.

Aplicação da Metodologia

1) Os alunos deverão formar grupos de 4 alunos. E, nesse grupo os alunos farão a Revelação da Subjetividade. Para isso, cada participante será estimulado a contribuir com sua subjetividade sobre o tema a partir das referências de sua própria vivência, resultante de sua realidade cognitiva e social, fortalecendo e objetivando sua participação no diálogo.

Portanto, os alunos do grupo deverão registrar em uma folha, as ideias, os conceitos e os conhecimentos que tem sobre o tema Resíduos Sólidos. Uma pergunta norteadora pode ser: Como você percebe a realidade dos resíduos sólidos: em nossa escola?

2) Após a discussão, o professor deverá trazer a sua contribuição. E, para isso fará a Contribuição da Diversidade.

Para tanto, sugerimos que o professor prepare um material prévio (cartaz, texto, poema, livro, etc) – aquele que lhe for mais conveniente – para apresentar aos alunos, à contribuição de outros sobre o tema. Isso permitirá que seja construída a visão da realidade, que deverão integrar-se às demais visões pessoais, contribuindo assim para a construção do conceito do grupo.

O professor deverá apenas apresentar o material aos alunos com o intuito de gerar novos questionamentos, acerca da temática dos resíduos sólidos na escola.

Aplicação da Metodologia

3) Posterior a isso, ocorrerá a Construção da Intersubjetividade. Neste momento deve-se estimular que os alunos nos grupos discutam as ideias apresentadas sobre o tema, que deverão convergir para a construção do Rascunho da Proposta.

Esse é um momento importante para o diálogo, para que os alunos apresentem as suas ideias, agora, já com outros conhecimentos.

Aplicação da Metodologia

4) A partir das discussões realizadas os alunos irão construir o Domínio Linguístico acerca do tema. Nesse momento, após todas as discussões anteriores, os alunos deverão sistematizar as suas discussões, no formulário específico:

1) Uma frase que expresse a visão que eles tem sobre a realidade dos resíduos sólidos na escola.

2) Escrever uma ação que pode ser feita para melhorar os problemas trazidos pelos resíduos sólidos na ESCOLA

Aplicação da Metodologia

IV Conferência Infanto Juvenil do Meio AmbienteEtapa: Conferência na Escola – Escola Municipal Professora Ada Sant’Anna da Silveira

Nome da Equipe: ___________________________________________________________Turma: ___________________________________________________________________

Registre aqui a sua frase conclusiva sobre a realidade dos Resíduos Sólidos em nossa escola.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Registre aqui a ação que você sugere a ser realizada na escola para modificar a realidade dos resíduos sólidos

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Orientações Gerais aos Professores

- O papel do professor é fundamental como mediador desse processo. Nesse sentido, sugerimos que na semana que antecede a Conferência você já possa ir trabalhando, discutindo com os seus alunos a temática. Utilize os mais variados recursos (textos de diferentes gêneros, vídeos, etc), para possibilitar aos alunos uma significativa elaboração conceitual.

- O processo necessita ser registrado. Portanto, solicitamos que sejam tiradas fotos, de todos os momentos.

Esse é um importante momento de ensino e aprendizagem do DIÁLOGO, da LEGITIMIDADE DO

OUTRO!

Como é bom poder falar de amor em tempo de tantas guerras que vivemos. Entendemos, o AMOR COMO A

EMOÇÃO FUNDADORA DOS PROCESSOS COGNITIVOS E SIGNIFICA O RECONHECIMENTO DO OUTRO COMO UM LEGÍTIMO OUTRO NA CONVIVÊNCIA, DENTRO DE UM

DOMÍNIO DE CONDUTAS INTERATIVAS.(Professor Daniel)

Bom Diálogo!

Organização : Professora Ana Paula Souza

Maio/2013contato: lilaffins@gmail.com

top related