icc: modelo osi

Post on 09-Jul-2015

1.804 Views

Category:

Education

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Curso de Operador de Informática -Instalação e configuração de

computadores em redes locais e à rede Internet

Modelo OSI

Trabalho elaborado por: Mário Lucas

Sempre que as pessoas comunicam, seja porcomputador ou verbalmente, invocamprotocolos em todos os sete níveis doMODELO OSI. Sem entrar nos detalheslaboriosos e no vocabulário do Modelo OSI,esta lista ilustra as categorias do OSI dos seteníveis (de baixo para cima) numa chamadatelefónica típica.

Conceitos da camada física: Esses são os sonsreais que estão a ser emitidos de dentro daboca e são ouvidos pelo receptor.

Conceitos da camada de ligação de dados:Fale quando tiver de falar e ouça quando tiverde ouvir. Peça para repetir se nãocompreender algo. Peça que a outra parte falemais lentamente se ela estiver falando commuita rapidez.

Conceitos da camada de rede:Marque o númeroe ouça os sinais de chamada. Repita a marcaçãose receber um sinal de ocupado ou se a ligaçãocair. Feche a ligação quando terminar a conversa.

Conceitos da camada de transporte: Qual é omodo mais económico de manipular essachamada (ou essas chamadas) que seja coerentecom as prioridades? Que operadoras de longadistância (interurbanas) devem ser usadas?

Conceito da camada de sessão: Essa situaçãopode ser manipulada num chamada ou emvárias? Outras pessoas precisarão entrar nachamada em momentos diferentes? Quemcontrolará a discussão em uma conversaçãoentre várias partes? Quem restabelecerá achamada se ela cair?

Conceitos da camada de apresentação:Estamos a falar o mesmo idioma e o mesmodialecto?

Conceitos da camada de aplicação: Estou afalar com a pessoa certa? Quem está a pagaresta chamada? Esse é o melhor horário paraconversar, ou devo ligar de novo mais tarde?A outra parte tem lápis e papel para fazeranotações?

Qualquer pessoa que tenha usado umtelefone em situações de negócios da vidadiária pode se relacionar com todos os seteníveis do modelo de referência que acabamosde descrever.

Este modelo, subdivide o processo global dacomunicação de dados entre computadoresem sete níveis ou camadas, cada uma dasquais com determinadas funções específicas.

1.- Camada Física - Define as características domeio físico de transmissão de rede, conectores,interfaces, codificação ou modulação dos sinais,etc.

2.- Ligação de Dados - Procede à montagem dospacotes de bits no formato apropriado à suatransmissão na rede; controla o acesso aos meiosfísicos de transmissão e o fluxo dos pacotes entreos nós da rede; faz controlo de erros.

3- Rede -Estabelece com base nos endereçosdos pacotes das mensagens, um caminho,através dos nós da rede ou interligação deredes, para o percurso das mensagens até aoseu destino.

4- Transporte - Controla o fluxo deinformação transmitida e recebida, de forma aque os pacotes das mensagens sejamentregues correctamente.

5- Sessão - Estabelece, mantém e coordena ointercâmbio de dados entre emissor ereceptor durante uma sessão decomunicação.

6- Apresentação - Contribui para acodificação e descodificação dos dados aonível do seu formato visual; procede aconversões de formatos entre sistemasdiferentes.

7- Aplicação - Estabelece um interface entre osoftware de aplicação do utilizador e ascamadas inferiores.

A divisão do processo de comunicação entrecomputadores (redes) em camadas ou níveis(layers) tem como objectivo o isolamento decada uma dessas camadas ou grupos defunções, para assim poderem ser analisadas,desenvolvidas e implementadas (emsoftware) independentemente umas dasoutras, sem necessidade de reformular todo osistema.

Numa transmissão em rede, cada mensagemgerada num computador é formatada em“pacotes” de bits ou bytes. Cada um dessespacotes atravessa as várias camadas daarquitectura de rede e recebe um cabeçalhocom informação específica de cada umadessas camadas.

Ao chegar ao computador receptor, ospacotes das mensagens atravessam asmesmas camadas da arquitectura de rede,mas agora no sentido inverso; então, sãocomo que “desembrulhados” e reagrupadospara recomposição da mensagem original.

top related