i seminÁrio de formaÇÃo pacto 2014 mÓdulo 1. dinâmica de apresentação matemática fácil ou...

Post on 22-Apr-2015

112 Views

Category:

Documents

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO

PACTO 2014

MÓDULO 1

MÓDULO 1

Dinâmica de apresentaçãoMatemática fácil ou difícil?

Jenga

No jogo Jenga, os jogadores para removerblocos de uma torre, equilibram peças emCima umas das outras, criam uma estruturacada vez maior e mais instável à medida emque o jogo progride.A palavra “Jenga” é a forma imperativa de“Kujenca”, verbo suaíli para “construir”.

Dinâmica de apresentação

Jenga • ObjetivoPossibilitar que todos se apresentem.

• Desenvolvimento Cada integrante de retirar uma peça que estámarcada com um numeral que corresponde auma pergunta.Algumas peças estão sem numeral e serãoanalisadas através da cor. Estas peças possuemdesafios intrigantes!

Dinâmica de apresentação

Matemática: fácil ou difícil?

CHICO BENTO EM: PROBLEMAS COM A

MATEMÁTICA

Essa história foi retirada do caderno de provas do Concurso da Essa história foi retirada do caderno de provas do Concurso da Prefeitura de Belo Horizonte para professores de matemática do Prefeitura de Belo Horizonte para professores de matemática do ano de 1998. Mostra o distanciamento entre o pensamento do ano de 1998. Mostra o distanciamento entre o pensamento do Chico Bento e das crianças que buscam compreender e significar a Chico Bento e das crianças que buscam compreender e significar a matemática, relacionando-as com as suas práticas cotidianas como matemática, relacionando-as com as suas práticas cotidianas como o mercado, a família, a música, as plantas e o pensamento da o mercado, a família, a música, as plantas e o pensamento da professora Marocas que relaciona a matemática à lógica, ao professora Marocas que relaciona a matemática à lógica, ao desconhecido (incógnita) e ao abstrato. O medo da matemática desconhecido (incógnita) e ao abstrato. O medo da matemática assim como a rejeição a qualquer modelo de pensamento que se assim como a rejeição a qualquer modelo de pensamento que se afaste do permitido pela professora estão presentes nesta afaste do permitido pela professora estão presentes nesta narrativa. A história tem como objetivo nos provocar no sentido de narrativa. A história tem como objetivo nos provocar no sentido de percebermos a necessidade premente de aproximarmos essa área percebermos a necessidade premente de aproximarmos essa área do conhecimento, aparentemente inóspita, às práticas significativas do conhecimento, aparentemente inóspita, às práticas significativas e aos conhecimentos prévios das crianças.e aos conhecimentos prévios das crianças.

Segundo Elvira Souza Lima, para que o conhecimento seja Segundo Elvira Souza Lima, para que o conhecimento seja formado, há duas condições necessárias. Primeiramente que a formado, há duas condições necessárias. Primeiramente que a nova informação seja passível de ser compreendida pela nova informação seja passível de ser compreendida pela criança, ou seja, precisa haver uma ligação possível entre aquilo criança, ou seja, precisa haver uma ligação possível entre aquilo que a criança já tem na memória e o que vai aprender. Em que a criança já tem na memória e o que vai aprender. Em segundo lugar, que se estabeleça uma relação ativa da criança segundo lugar, que se estabeleça uma relação ativa da criança com o conteúdo a ser apreendido, de forma que os conteúdos com o conteúdo a ser apreendido, de forma que os conteúdos sejam organizados e integrados ao acervo de conhecimentos de sejam organizados e integrados ao acervo de conhecimentos de que ela dispõe em sua memória. (Currículo e Desenvolvimento que ela dispõe em sua memória. (Currículo e Desenvolvimento Humano, Elvira Souza Lima, 2009).Humano, Elvira Souza Lima, 2009).

top related