http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-da-globo/v/evo-morales-e-reeleito-...

Post on 22-Apr-2015

106 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Apesar das melhorias, a emigração para Brasil continua e já foi até cobrada no

ENEM...

(Enem 2012) PROPOSTA DE REDAÇÃOTrilha da CosturaOs imigrantes bolivianos, pelo último censo, são mais de 3 milhões, com população de aproximadamente 9,119 milhões de pessoas. A Bolívia em termos de IDH ocupa a posição de 114º de acordo com os parâmetros estabelecidos pela ONU. O país está no centro da América do Sul e é o mais pobre, sendo 70% da população considerada miserável. Os principais países para onde os bolivianos imigrantes dirigem-se são: Argentina, Brasil, Espanha e Estados Unidos. Assim sendo, este é o quadro social em que se encontra a maioria da população da Bolívia, estes dados já demonstram que as motivações do fluxo de imigração não são políticas, mas econômicas. Como a maioria da população tem baixa qualificação, os trabalhos artesanais, culturais, de campo e de costura são os de mais fácil acesso.OLIVEIRA, R.T. Disponível em: http://www.ipea.gov.br (adaptado).

Imigrantes, denúncia JN de 2012...3:56

http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-nacional/v/imigrantes-bolivianos-sao-explorados-em-confeccoes-clandestinas-de-sao-paulo/1974786/

Problema continua, 13out2014...0:58

http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-sao-paulo/v/pm-liberta-bolivianos-vitimas-de-exploracao-em-sao-paulo/3692309/

A Bolívia , que tem como capitais, Sucre, jurídica, e La Paz, administrativa. Apesar de possuir a segunda maior reserva de gás natural do continente (1ª. Venezuela) tem o pior IDH da América do Sul.

O Brasil recebe diariamente cerca de 31 milhões de metros cúbicos de gás boliviano, dos 41,2 milhões que consome. A Argentina, outros 2,5 milhões de metros cúbicos. Cerca de 75% do gás consumido pela indústria paulista é fornecido pela Bolívia e 100% na região sul do Brasil.

Nação mais instável da América Latina.Independente da Espanha em 1825 e, nesse período,

já enfrentou 193 golpes de Estado.

Dos 84 chefes de governo, 32 foram ditadores e, devido às crises políticas, a presidência da República chegou a ficar vaga por quatro vezes - uma delas durante mais de 20 dias. Em média, um presidente boliviano ocupava o

cargo a cada 2,5 anos.

A sede do governo da Bolívia, o Palácio Quemado, tem esse nome por ter sido incendiado numa revolta popular de

1860.

Entre os chefes de Estado: 11 presidentes foram assassinados, sete morreram no exílio, um se suicidou e

outro cumpre pena de prisão desde 1995.

Entre os assassinados, encontra-se o primeiro presidente boliviano de fato, o general Antonio José Sucre, sucessor de Simón Bolívar, que proclamou a

independência e ocupou a cadeira presidencial provisoriamente.

Em conflitos com vizinhos perdeu cerca de 1,5 milhão de quilômetros quadrados. Dos 2,5 milhões de

quilômetros quadrados que o país possuía no ano de sua independência, resta somente 1 milhão.

Com a Guerra do Pacífico (1879-81), contra o Chile (+Inglaterra), perdeu a província de Antofagasta, ao norte do Atacama (rica em nitratos = guano e salitre para fertilizantes e explosivos). O território era explorado por empresas chilenas de capital britânico.

O aumento de taxas (Peru+Bol.) sobre a exploração mineral logo se transformou numa disputa comercial=> crise diplomática => guerra. A Bolívia perde a única saída para o mar (a recuperação desta consta como um objetivo nacional boliviano em sua atual constituição).

No início do século 20, uma pendência com o

Brasil levou-a a perder o território do Acre, no

episódio da Revolução Acreana, pouco conhecido fora da região amazônica.

Revolução Acreana

Vídeo de 2003 (100 anos)... 8:01

c (Enem) As secas e o apelo econômico da borracha — produto que no final do século XIX alcançava preços altos nos mercados internacionais — motivaram a movimentação de massas humanas oriundas do Nordeste do Brasil para o Acre. Entretanto, até o início do século XX, essa região pertencia à Bolívia, embora a maioria da sua população fosse brasileira e não obedecesse à autoridade boliviana.Para reagir à presença de brasileiros, o governo de La Paz negociou o arrendamento da região a uma entidade internacional, o Bolivian Syndicate, iniciando violentas disputas dos dois lados da fronteira. O conflito só terminou em 1903, com a assinatura do Tratado de Petrópolis, pelo qual o Brasil comprou o território por 2 milhões de libras esterlinas.Disponível em: www.mre.gov.br.Acesso em: 03 nov. 2008 (adaptado) 

Compreendendo o contexto em que ocorreram os fatos apresentados, o Acre tornou-se parte do território nacional brasileiro a) pela formalização do Tratado de Petrópolis, que indenizava o Brasil pela sua anexação. b) por meio do auxílio do Bolivian Syndicate aos emigrantes brasileiros na região. c) devido à crescente emigração de brasileiros que exploravam os seringais. d) em função da presença de inúmeros imigrantes estrangeiros na região. e) pela indenização que os emigrantes brasileiros pagaram à Bolívia.

Compreendendo o contexto em que ocorreram os fatos apresentados, o Acre tornou-se parte do território nacional brasileiro a) pela formalização do Tratado de Petrópolis, que indenizava o Brasil pela sua anexação. b) por meio do auxílio do Bolivian Syndicate aos emigrantes brasileiros na região. c) devido à crescente emigração de brasileiros que exploravam os seringais. d) em função da presença de inúmeros imigrantes estrangeiros na região. e) pela indenização que os emigrantes brasileiros pagaram à Bolívia.

Na Guerra do Chaco, travada contra o Paraguai, entre 1932 e 1935, a Bolívia perdeu para o vizinho

75% do território do Gran Chaco.

Bom saber ... Complexo do Pantanal, também chamado de Chaco, é um ecossistema alagado de 250 mil km2. Nos Estados do Mato Grosso (35%) e Mato Grosso do Sul (65%). Abrange o norte do Paraguai e o leste da Bolívia. Pertence às bacias fluviais do rio Paraguai e do rio da Prata. Há milhões de anos atrás formava um grande mar interior e até hoje possui grande número de lagoas salobras. O Pantanal não é apenas um, mas QUATRO grandes biomas diferentes entre si: Chaco, Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia.

Juan Evo Morales Ayma era líder do movimento esquerdista boliviano cocalero, uma federação de agricultores que tem por tradição o cultivo de coca para atender um costume milenar da nação que é mascar folhas de coca. Evo Morales notabilizou-se ao resistir os esforços desenvolvidos pelo governo dos Estados Unidos da América na substituição do cultivo de coca na província de Chapare por bananas originárias do Brasil.

http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/v/aldeia-indigena-volta-a-fazer-um-ritual-proibido/1100253/

Tal “tradição” já esta sendo retomada do lado brasileiro desde

2009...9:20

http://www.youtube.com/watch?v=coo6OnX0Umc

Na Bolívia, a maior manifestação foi em 2012...2:06

Evo Morales Continua ?

Vídeo: Greve f. p/ continuar ?

Vídeo: Deu certo ?

Vídeo: Brasil depende de gás da Bolívia ?Obs.data 9jan09

Vídeo: Brasil faz acordo Bolívia ?Obs.data 15jan09

Apresentação (espanhol)... Guerra do Pacífico...3:13

Vídeo guerra do Chaco (espanhol)...9:07

Vídeo ... El chaco Bolívia 1...

Vídeo ... El chaco Bolívia 2...

top related