hpeg.org.br edição 16 - maio de 2017 hospital pÚblico...

Post on 13-Aug-2020

0 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Boletim Edição 16 - Maio de 2017

HOSPITAL PÚBLICO ESTADUAL GALILEU BELÉM-PA

O Hospital Público Estadual Galileu e o Hospital Regio-nal do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, foram os primeiros hospitais públicos do Brasil a conquistarem o selo Materiality Disclosures, emitido pela Global Repor-ting Initiative (GRI).

No Brasil, apenas três hospitais (todos privados) pos-suíam este selo emitido pela GRI. Em todo o mundo, eram apenas 15. Os relatórios do HRBA e HPEG foram lançados, no dia 18/5, no estande da Pró-Saúde na Feira Hospitalar, em São Paulo.

O Hospital Galileu atua, com base em um planejamento estratégico, para redução de emissão de CO2. Além dis-so, fomenta a participação da sociedade na implementa-ção de uma cultura sustentável, investindo na sensibili-zação por meio da educação e informação.

Galileu conquista selo de sustentabilidade

Ex-paciente participa da aber-tura da ‘‘I Semana Multiprofis-sional’’. Acompanhado do filho

e esposa, ele cantou louvores e agradeceu os cuidados que fo-ram dados em sua internação.

RÁPIDAS

Entre os dias 22 e 26/5, o Galileu promoveu a ‘‘I Semana Multiprofissio-nal’’, com o tema “Gestão Integrada: um olhar dife-renciado no cuidado com o paciente”. A programa-ção buscou a valorização dos profissionais da área e discutiu avanços cientí-ficos e da assistência ao paciente, além de cele-brar datas importantes, como o Dia do Enfermeiro (12/5), de Combate à In-fecção Hospitalar (15/5), do Assistente Social (15/5) e do Técnico de En-fermagem (20/5).

Cerca de 100 colabora-dores estiveram envol-vidos. A programação contou com ciclo de pa-lestras com os temas: “Higienização das Mãos” e “Informação x Imagem: garantir a privacidade é um dever profissional”, além de apresentação de trabalhos do Qua-liHosp 2017 e diversas brincadeiras, como: cru-zadinha da higienização das mãos; caminho da segurança do pacien-te, telefone sem fio; big fone, câmara escura e torta na cara.

O SCIH simulou a contami-nação das mãos e fez uso de lanterna UV para con-

ferir se os colaboradores estão higienizando correta-mente as mãos.

Aulão de Zumba e sorteio de brindes movimentaram a ‘‘I Semana Multiprofissional do

HPEG’’. A programação con-tou com a parceria da acade-mia Bio Wellness.

I Semana Multiprofissional movimenta a unidade

hpeg.org.br

anos

Unidade promove curso de avaliadores internos•2

O Boletim do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) é produzido pela Coordenadoria Regional de Comunicação (PA).Envie sua opinião ou sugestão de pauta para: comunicacao@hpegprosaude.org.br

As colaboradoras que trabalham no HPEG, e que são mães, receberam diversas homenagens no Dia das Mães. A equipe de Gestão de Pessoas preparou um mural com fotos delas e de seus filhos, e ainda as presenteou com um cartão comemorativo e um pote com doces, feitos no próprio hospital.

Além delas, todas as mães que estão internadas, acompanhando ou visitando, também foram homena-geadas. A programação contou com a participação de grupos de voluntários que já atuam no hospital. São eles: o “Coletivo Clown” e o grupo “Flores de Kahlo”, com o projeto “Espalhe Amor por onde flores”. Ambos mesclaram atividades de entretenimento e da arte da risoterapia, acompanhadas de entrega de brindes.

Colaboradores do Hospital Galileu participa-ram do ‘‘II Curso de Formação de Avaliadores Internos’’, que tem como objetivo transformar esses 24 colaboradores em atores fundamentais para a melhoria dos processos de gestão que en-volvem todas as áreas de atividade no hospital.

A partir da efetivação do curso, que foi minis-trado pela consultora da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, Nilsa Yamanaka, os novos avaliadores internos terão um papel fundamental no monitoramen-to da evolução dos planos de ações desenvol-vidos na unidade, efetivados por meio de uma abordagem sistêmica dos processos, e ainda de acompanhar e traçar estratégias efetivas para os avanços a serem trabalhados.

Dia das Mães é comemorado no HPEG

Para auxiliar no controle e prevenção de Infecções Re-lacionadas à Assistência de Saúde (Iras), o SCIH está utili-zando um novo método de fiscalização, com o auxílio de um gel fluorescente e uma lanterna ultravioleta. A técnica funciona como um simulador de contaminação, e ajuda a identificar se a limpeza terminal, feita nas enfermarias após saída do paciente (por alta, óbito ou transferência), foi realizada corretamente.

A estratégia tornou-se fundamental no processo de ava-liação da limpeza terminal. “Essa avaliação tem impacto direto na prevenção de IRAS, devido ao risco de ambientes contaminados servirem como reservatórios de micro-or-ganismos e, assim, apresentar riscos de transmissão aos usuários”, relata o coordenador do SCIH, Diego Santos.

Lanterna UV ajuda no controle de infecção

top related