hormônios vegetais

Post on 21-Jun-2015

373 Views

Category:

Education

4 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Slides da aula de Biologia (Renato) sobre Fitormonios

TRANSCRIPT

FITORMÔNIOSHORMÔNIOS VEGETAIS

HORMÔNIOS VEGETAIS• Uma das características

que distingue os organismos vivos das coisas não vivas é a sua capacidade de responderem a estímulos

• Os vegetais, assim como os animais, têm grande parte de seu metabolismo controlado por hormônios.

HORMÔNIOS VEGETAIS• Os hormônios são substâncias químicas

produzidas por células especiais do organismo, agem como mensageiros químicos, que vão atuar a distância em estruturas ou órgãos específicos, desencadeando ou inibindo uma atividade, como crescimento, por exemplo.

HORMÔNIOS VEGETAIS• O desenvolvimento

e crescimento das plantas são afetados pela luz, gravidade, temperatura, duração do dia e da noite etc. Os hormônios vegetais influenciam-os diretamente.

HORMÔNIOS VEGETAIS

• Nas plantas, existem vários hormônios, também conhecidos como fitormônios. Os principais são :

• As auxinas São os fitormônios mais importantes das plantas. Dentre as auxinas a mais comum é o AIA (ácido indolilacético )

• As Giberelinas

São produzidas no embrião das sementes, meristema apical do caule e em folhas jovens. Promove o alongamento e distensão celular e estimulam o crescimento de plantas geneticamente anãs. Servem para induzir a floração, e promovem a quebra da dormência de sementes, possibilitando a germinação.

• As Citocininas

É o grupo de substâncias reguladoras do crescimento e desenvolvimento vegetal, encontradas em sementes em germinação e frutos jovens. Estimulam a divisão celular; retardam a senescência (envelhecimento) foliar e auxiliam no desenvolvimento de frutos e na germinação de sementes.

Efeito do tratamento com citocininas em uvas.

• Etileno influencia muitos aspectos do crecimento e desenvolvimento das plantas quer seja ele produzido pela própria planta, quer seja oriundo de fonte exógena. Entre eles citam-se:

- o estimulo e amadurecimento em frutas e verduras - a queda (abscisão) das folhas - o desbotar das flores - o murchar das flores - o amarelecer das folhas

Uma prática comum para acelerar o amadurecimento de frutos de banana é queimar pó de madeira nas câmaras de armazenamento. A queima de serragem libera gás etileno que é indutor do amadurecimento de frutos. O etileno é produzido em diversas partes da planta e se difundindo-se no ar que existe entre as cédulas.

Em frutas e vegetais, o estímulo da produção de etileno causado por cortes ou escoriações, pode comprometer a armazenagem desses produtos. O escurecimento das folhas, induzido pelo etileno, é uma causa comum de perdas em muitos produtos, como na alface.

• Ácido Abscísico - um inibidor do crescimento das plantas produzido nas folhas, na coifa e no caule.  É o principal responsável pelo blo-queio do crescimento das plantas no inverno. Ele também é res-ponsável pelas alte-rações que a planta so-fre quando colocado em condições adversa.

Auxinas • A principal auxina encontrada nas plantas é o

ácido indolacético, conhecido pela sigla AIA. Essa substância é produzida principalmente no meristema apical do caule e transportada através das células do parênquima até as raízes.

• O transporte do AIA é unidirecional, dependendo de energia para ocorrer.

• Se um pedaço de caule é invertido, o AIA continua a se deslocar em direção à extremidade das raízes, contra a força de gravidade.

• Efeitos da auxina 

O principal efeito da auxina é promover o crescimento de raízes e caules, através do alongamento das células recém-formadas nos meristema. Isso depende, da concentração do hormônio; em concentrações muito altas a auxina inibe a elongação celular e, portanto, o crescimento do órgão.

• A sensibilidade das células à auxina varia nas diferentes partes da planta. O caule, por exemplo, é menos sensível à auxina que a raiz. Por isso uma concentração de auxina suficiente para induzir crescimento do caule tem forte efeito inibidor sobre o crescimento da raiz podem ser insuficientes para produzir efeitos sobre o crescimento do caule.

Auxina e tropismosO fototropismo é resultado da

ação da auxina sobre a elongação celular. Quando uma planta é iluminada unidirecionalmente, a auxina migra para o lado menos expostos à luz antes de descer pelo caule. Com isso as células do lado menos iluminado se alongam mais do que as do lado mais iluminado e a planta se dobra em direção à fonte de luz.

TROPISMOS

• Fototropismo - É o desenvolvimento da planta influenciado pela direção da luz. Muitos caules exibem fototropismo positivo, curvando-se na direção donde recebem luz.

Geotropismo

É o desenvolvimento da planta em resposta à direção da gravidade. Os caules geralmente têm geotropismo negativo e nas raízes, o geotropismo é positivo.

Quando uma planta é colocada horizontalmente, as zonas do caule e da raiz voltadas para baixo recebem maior quantidade de auxinas do que as zonas superiores. Isso favorece o crescimento do caule e inibe o crescimento da raiz.

A região do caule voltada para baixo alonga-se mais rapidamente que a região superior, dirigindo-se a curvatura do caule para a parte superior. Na da raiz, a zona inferior cresce mais lentamente originando uma curva de crescimento dirigida para baixo.

HORMÔNIOS VEGETAIS

Tigmotropismo - É o desenvolvimento em resposta a um estímulo mecânico tal como o contacto com um objeto.

HORMÔNIOS VEGETAIS

O enrolamento das gavinhas que ajuda a prender a planta ao suporte é um exemplo de tigmotropismo.

Auxina e dominância apical• Nas plantas, a gema apical exerce um efeito

inibidor sobre o desenvolvimento das gemas laterais.

Auxina e dominância apicalCom a eliminação do ápice de um caule.

Rapidamente diversas gemas laterais passam a ser desenvolver, produzindo ramos. É o princípio da antiga técnica de jardinagem chamada poda.

Auxina e dominância apicalA auxina produzida pelo meristema apical é a

responsável pela inibição das gemas laterais. Quando a gema apical é removida, cessa sua produção e as gemas laterais podem se de-senvolver.

 Auxina e desenvolvimento de frutos

 • O crescimento dos frutos é estimulado pela auxina liberada pelas sementes em formação.Podem-se produzir frutos sem sementes (partenocárpicos) pulverizando-se auxina sobre flores não fecundadas

Podem-se produzir frutos sem sementes (partenocárpicos) pulverizando-se auxina sobre flores não fecundadas

 As auxinas sintéticas controlam ervas daninhas em campos de cultivo de monocotiledôneas. A aplicação de grande quantidade desse hormônio em campos de cultivo impede o crescimento de dicotiledôneas ervas daninhas, sem afetar o desenvolvimento de monocotiledôneas como o milho, por exemplo.

LINKS

http://www.herbario.com.br/cie/universi/creveg.htmhttp://members.fortunecity.com/rl/fototrop.htmhttp://www.colostate.edu/Depts/CoopExt/4DMG/PHC/organic.htmhttp://ipmworld.umn.edu/chapters/wareherb.htmhttp://fai.unne.edu.ar/biologia/plantas/externos.htmhttp://www.terralia.com/revista14/pagina31.htm

1 - Quando uma planta é colocada na posição horizontal, em ambiente homogeneamente iluminado, exibe uma resposta de crescimento orientado, conhecido como geotropismo.

a) Como são os geotropismos do caule e da raiz?

b) Explique o mecanismo fisiológico responsável por esse crescimento orientado.

2 - O gráfico a seguir apresenta o efeito de diferentes concentrações da auxina AIA sobre o crescimento de raízes e caules. A esse respeito podemos afirmar corretamente que:

EXERCÍCIOS

a) quanto maior a concentração de auxina, maior a percentagem de indução.

b) são necessárias concentrações maiores de auxina para estimular o crescimento das raízes do que para estimular o crescimento caulinar.

c) a concentração de auxina necessária à inibição do crescimento caulinar é menor do que aquela necessária à inibição do crescimento da raiz.

d) a concentração ótima para indução do crescimento caulinar é fortemente inibidora do crescimento da raiz.

e) a concentração ótima para a estimulação do crescimento é semelhante em ambos os casos.

• 3-Uma prática comum em agricultura é a poda de árvores frutíferas. Numa laranjeira, por exemplo, a formação de novos ramos contribui para a produção de mais flores e mais frutos. Com base nas figuras apresentadas aci-ma e em seus conhe-cimentos biológicos, res-ponda aos itens a seguir.

a)Qual é a denominação do fenômeno evidenciado nas figuras 1 e 2? B)Qual é o hormônio vegetal envolvido no fenômeno em questão e representado no gráfico? C)A partir da interpretação do gráfico, explique o fenômeno em análise.

4-Uma planta submetida a iluminação unilateral cres-cerá em direção à fonte de luz, como mostrado no es-quema. Isso ocorre devido

à migração de auxina para

a)a região I, o que provoca maior divisão das células desse lado.

b)a região II, o que provoca maior divisão das células do lado oposto.

c)a raiz que, ao crescer em direção oposta à luz, orienta o crescimento do caule no sentido contrário.

d)a região II, o que provoca maior elongação das células do lado oposto.

e)a região I, o que provoca maior elongação das células desse lado.

top related