histórias em quadrinhos na sala de aula

Post on 13-Jun-2015

26.242 Views

Category:

Education

6 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Apresentação para ser usada em sala de aula. Linguagem simples e de fácil compreensão. Se precisar do plano de aula do conteúdo, acesse: nainamsn@hotmail.com janainaamorim@professor.to.gov.br

TRANSCRIPT

HistóriaHistória

emem

quadrinhosquadrinhos

Professora:Professora: Janaina Janaina AmorimAmorim

Graduada em LetrasGraduada em Letras

Especialista em Especialista em Metodologias da Língua Metodologias da Língua

Portuguesa e Língua Portuguesa e Língua InglesaInglesa

Um pouco de históriaUm pouco de históriaAs HQs têm sua origem no final As HQs têm sua origem no final do século XIX, publicados em do século XIX, publicados em jornais ou revistas ( EUA e jornais ou revistas ( EUA e Alemanha)Alemanha)No Brasil - O italiano radicado no No Brasil - O italiano radicado no Brasil, Angelo Agostini, desenhou Brasil, Angelo Agostini, desenhou e publicou, no dia 30 de janeiro e publicou, no dia 30 de janeiro de 1869, na revista de 1869, na revista Vida Vida FluminenseFluminense, os quadrinhos , os quadrinhos As As Aventuras de Nhô QuimAventuras de Nhô Quim ou ou Impressões de uma Viagem à Impressões de uma Viagem à CorteCorte..Em 1895, o francês Georges Em 1895, o francês Georges Colomb criou Colomb criou A Família A Família FenouillardFenouillard, que inovou trazendo , que inovou trazendo balõezinhos contendo as falas balõezinhos contendo as falas dos personagens e a ação dos personagens e a ação fragmentada e seqüenciada, as fragmentada e seqüenciada, as tirinhas, iniciando uma nova tirinhas, iniciando uma nova forma de expressão.forma de expressão.

Nhô QuimNhô Quim

Em maio de 1939, no rastro do Em maio de 1939, no rastro do sucesso do homem de aço, a sucesso do homem de aço, a revista Detective Comics n.º 27 revista Detective Comics n.º 27 lançou o Batman. lançou o Batman.

Durante a Segunda Guerra Durante a Segunda Guerra Mundial, era fácil encontrar os Mundial, era fácil encontrar os super-heróis lutando contra os super-heróis lutando contra os nazistas e os japoneses. A nazistas e os japoneses. A onda nacionalista ajudou a onda nacionalista ajudou a criar o Capitão América, o criar o Capitão América, o Capitão Marvel e até a Mulher-Capitão Marvel e até a Mulher-Maravilha. Todos faziam parte Maravilha. Todos faziam parte das fileiras americanas contra das fileiras americanas contra o fascismo.o fascismo.

A primeira HQ brasileira se A primeira HQ brasileira se chamava chamava O Tico-TicoO Tico-Tico e surgiu em e surgiu em 1905.1905. Em 1939, surgiu a revista Em 1939, surgiu a revista GibiGibi. A . A rigor, a palavra significava rigor, a palavra significava "moleque" e ficou tão popular "moleque" e ficou tão popular entre seus leitores que entre seus leitores que emprestou seu nome para emprestou seu nome para designar todos os tipos de HQ no designar todos os tipos de HQ no Brasil.Brasil.

Ziraldo criou, em 1960, a Ziraldo criou, em 1960, a primeira revista em quadrinhos primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: a brasileira feita por um só autor: a Turma do PererêTurma do Pererê. Os . Os personagens dessa revista eram personagens dessa revista eram um pequeno índio e vários um pequeno índio e vários animais que compõem o animais que compõem o universo folclórico brasileiro, tais universo folclórico brasileiro, tais como a onça, o jabuti, o tatu, o como a onça, o jabuti, o tatu, o coelho e a coruja.coelho e a coruja.

Mauricio de Sousa, pai da Mauricio de Sousa, pai da Turma da Mônica, criou seu Turma da Mônica, criou seu primeiro personagem, o primeiro personagem, o cachorrinho Bidu, em 1959. cachorrinho Bidu, em 1959. Lançou seu primeiro gibi em Lançou seu primeiro gibi em 1970, quando a revista da 1970, quando a revista da Mônica estreou já com uma Mônica estreou já com uma tiragem de 200 mil tiragem de 200 mil exemplares. Ela foi seguida, exemplares. Ela foi seguida, dois anos depois, pela revista dois anos depois, pela revista CebolinhaCebolinha e, nos anos e, nos anos seguintes, pelas publicações seguintes, pelas publicações do Chico Bento, Cascão, do Chico Bento, Cascão, Magali, Pelezinho e outras.Magali, Pelezinho e outras.

Organização Organização e recursos e recursos visuais das visuais das

HQsHQs

Os quadrinhosOs quadrinhos

Sequência de dois ou mais Sequência de dois ou mais quadrinhos - transmite a quadrinhos - transmite a ação da história.ação da história.

Formato retangular, Formato retangular, delimitado por linhas retas. delimitado por linhas retas. Às não apresentam essa Às não apresentam essa delimitação, sugerindo a delimitação, sugerindo a integração ou integração ou simultaneidade da ação.simultaneidade da ação.

A imagemA imagem

Desenho colocado no Desenho colocado no interior do quadrinho: interior do quadrinho: cenário, personagens, cenário, personagens, balões e/ou letreiros.balões e/ou letreiros.

O enquadramentoO enquadramento

O quadrinista, tal qual o O quadrinista, tal qual o cameraman pode cameraman pode aproximar ou distanciar da aproximar ou distanciar da cena;cena;Apresenta os personagens Apresenta os personagens de corpo inteiro ou apenas de corpo inteiro ou apenas partes de seus corpos;partes de seus corpos;Plano geral: personagem Plano geral: personagem de corpo inteiro dentro de de corpo inteiro dentro de um cenário;um cenário;Plano total: Personaaagem Plano total: Personaaagem por inteiro, sem preocupar por inteiro, sem preocupar com o cenário. com o cenário.

Recursos textuaisRecursos textuais As histórias em quadrinhos As histórias em quadrinhos

utilizam tanto desenhos utilizam tanto desenhos quanto textos, que quanto textos, que aparecem em 3 situações aparecem em 3 situações básicas:básicas:

Nos diálogos e Nos diálogos e pensamentos dos pensamentos dos personagens;personagens;

Nas legendas ou letreiros;Nas legendas ou letreiros;Nas onomatopéias Nas onomatopéias

(palavras usadas para (palavras usadas para representar os sons).representar os sons).

Os balõesOs balõesElementos criados para Elementos criados para

conter a fala dos conter a fala dos personagens.personagens.

Tipos de balõesTipos de balões

Balão coletivoBalão coletivo

Balão de Balão de xingamentoxingamento

Há autores que Há autores que substituem a fala substituem a fala

pela idéia dos pela idéia dos símbolossímbolos

As legendas ou letreiros As legendas ou letreiros são utilizados na história são utilizados na história como introdução ou no como introdução ou no

decorrer desta, ligando um decorrer desta, ligando um quadro a outroquadro a outro

OnomatopéiasOnomatopéiasFora dos balõesFora dos balões

Dentro dos balõesDentro dos balões

top related