folha de itapetininga 05/07/2016

Post on 04-Aug-2016

223 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

O mais moderno jornal da região.

TRANSCRIPT

FOLHA DE ITAPETININGA Terça-feira , 5 de julho de 2016 página 1Edição nº 6.838

www.folhadeitapetininga.com.br / Comercial@folhadeitapetininga.com.br

FOLHA DE ITAPETININGAItapetininga,terça-feira, 5 de julho de 2016ANO XLIV / Nº 6.838 / 46 ANOS - COM ITAPETININGA E REGIÃO

Jornalista responsável: José Octavio Salem Cerqueira

Ontem, catadores delixo de Itapetininga realiza-ram um protesto na EstradaVelha Itapetininga- Tatuí(Rodovia Gladys BernardesMinhoto) , em razão da proi-bição de acesso ao novo lo-cal de despejo de lixo. Osmesmos argumentam quesuas famílias sobrevievemdessa atividade e que agoraacabam ficando sem o gan-

O veículo utilizado pela quadrilha que assaltou o Banco Mercantil em Itapetininga foi encontrado em uma plantação deeucaliptos entre o Jardim Santa Inês e o Jardim São Camilo. O veículo teria sido encontrado por um popular que acionou aPolícia Militar. O veículo foi removido . Na Avenida Marginal ao Ribeirão dos Cavalos foram encontrados objetos utilizadosdurante o assalto. As investigações prosseguem para o completo esclarecimento do caso.

Taxa do serviço é de R$80,07; motorista precisa por-tar o documento de 2016 paracircular a partir de 1º de agos-to

Proprietários de veículoscom placas de final 4 devemfazer o licenciamento obriga-tório do exercício 2016 du-rante o mês de julho. Isso sig-nifica que no dia 1º de agos-to esses veículos estarão emsituação irregular caso circu-lem sem o licenciamento doano.

O serviço pode ser feitode forma eletrônica via siste-

Abertura do tradicionalevento, neste sábado, 2, con-tou com a presença do gover-nador Geraldo Alckmin

Com a chegada da esta-ção mais fria do ano, teve iní-cio o tradicional Festival deInverno de Campos de Jor-dão. A abertura da 47ª edi-ção do evento, realizada nes-te sábado, 2, contou com aparticipação do governadordo Estado de São Paulo, Ge-raldo Alckmin.

Durante a abertura, o go-vernador falou sobre a impor-tância e a tradição do Festi-val. "É o 47º ano, já quasemeio século. Para cá virãoorquestras de São Paulo, deGoiás e de outros Estadosbrasileiros. Para nós do Valedo Paraíba é um momentomuito especial esse importan-te festival, que promove aeconomia, o turismo e geramuito emprego. Hoje, o se-tor de serviços é fortementeempregador", afirmou.

O Festival Internacional deInverno de Campos de Jor-

No Centro de Ativida-des “Bendito Marques daSilva”, de 5 a 29 de julho,acontecem as Super Fériasdo Sesi, em Itapetininga, di-ariamente, das 13 às 17 hs.

Haverá muita diversão,que tem o objetivo de in-formar, incentivar e oportu-nizar conceitos de qualida-de de vida,como a práticade atividade física regular,alimentação saudável, conví-

O Clube Atlético So-rocabana de Itapetininga(CASI) está convidandopara a missa em louvor àNossa Senhor do Carmo,padroeira dos ferroviáriose ao aniversário doclube,fundado em 11 dejunho de 1945. A missafestiva será dia 16, às 19

FALECIMENTOSMARIA CRISTINA FERRAZ CIRINEU CA-

MARGODia 3,em Itapetininga, aos 58 anos de idade.Era viúva

do sr. Rubens Alves da Silva.Deixou os filhos MarceloChristiane, Thalita e Gabriel.Sepultamento dia 4, às 11hs., no Cemitério Municipal São João Batista.

THEODORO DOMINGOS VIEIRAAos 75 anos de idade, dia 3,em Itapetininga. Era

divorciado.Deixou os filhos Ezequiel, Raquel e Theodo-ro. Sepultamento dia 4, às 16 hs.,no Cemitério MunicipalSão João Batista.

MARIA CARMELA GOMESDia 3,em Itapetininga, aos 89 anos de idade,viúva do

sr. Francisco Gomes. Deixou os filhos José Carlos Mari-nês, Maria Aparecida,Darci, Luiz,Antonio e Solange. Se-pultamento dia 4, às 15 hs., no Cemitério Municipal SãoJoão Batista.

MARIA LEUDA NOVAIS DOS SANTOS OLI-VEIRA

Dia 4, em Itapetininga, aos 52 anos de idade, casadacom o sr. Roque de Oliveira.Deixou os filhos Diogo eMariana. Sepultamento dia 5, às 9 hs., no CemitérioMunicipal São João Batista.

No último domingo,3,prosseguiu o Torneio deFutebol Máster do Clubedos Bancários,com os jo-gos semi-finais.Estes foramos resultados: Fertiliza 2 xDrogavita/Treinatech 0; Tin-tas Pig/Babylandia 2 x Efi-

Catadores de lixo realizam protesto emItapetininga com apoio da Frente Nacional de Lutas

Localizado no Jardim Santa Inês o veículoutilizado pelos assaltantes do banco

ho necessário. Durante doprotesto, receberal o apoiodos integrantes da FrenteNacional de Lutas, que es-tão acampados em imóveldo Estado. Segundo teste-munhas, representante daPrefeitura ouviu as reivindi-cações e novas reuniõesdeverão ser levadas a efei-to na busca de soluçãopara o caso.

Licenciamento: veículoscom placa final 4 devemser licenciados em julho

Dia 16, missa em louvor àN.Srª do Carmo,padroeira

dos ferroviárioshoras, no Santuário Nos-sa Senhora Aparecida doSul. Nos dias 13, 14 e15, às 19h30, haverá otríduo em louvor à Pa-droeira. Após a missado dia 16, haverá procis-são ao redor da igrejae,em seguida, a distribui-ção do Escapulário.

ma bancário, com entregado Certificado de Registro eLicenciamento de Veículo(CRLV) pelos Correios, oupresencialmente nos postosdo Detran.SP e do Poupa-tempo.

Em 2016, o valor do li-cenciamento é de R$ 80,07para todos os veículos. Alémde pagar a taxa, o proprie-tário deve portar o CRLVatualizado para o veículo cir-cular, conforme estabelece oCódigo de Trânsito Brasilei-ro (CTB), válido em todo opaís.

SEMI-FINAIS DO TORNEIODE FUTEBOL MASTER DOCLUBE DOS BANCÁRIOS

caz / Dygrano 1. No próxi-mo domingo, 10, será arodada final,a partir das 10hs. Na decisão do 3º lugar,Drogavita/Treinatech x Efi-caz/ Dygrano. Na grandefinal,,Tintas Pig/Babylandia xFertiliza.

Super Fériasno SESI

vio social e valorização doser criança.O projeto con-ta com várias atividades es-portivas e recreativas,tendocomo tema os Jogos Olím-picos Rio 2016.

O público-alvo : benefi-ciários-dependentes legaisdos trabalhadores das in-dústrias, de 5 a 10 anos.Não beneficiários - comu-nidade em geral, de 5 a10 anos.

Festival de Inverno de Campos deJordão oferece cursos e concertos

gratuitos até 31 de julho

dão é promovido pela Fun-dação Osesp e acontece en-tre os dias 2 e 31 de julho.Além de ações pedagógicas,a programação conta comuma grande variedade deconcertos sinfônicos e decâmara, que serão apresen-tados nos palcos oficiais deCampos de Jordão e, tam-bém, na sala São Paulo, nacapital paulista. A maioriadas atrações é gratuita. Con-fira a programação comple-ta aqui.

"O festival tem um duplobenefício para sociedade. Émuito importante para os jo-vens terem o curso gratuito,com os melhores professo-res do país. E, para a popu-lação, é oferecida a possibi-lidade de acompanhar a mú-sica erudita, a música clássi-ca, que é muito bonita e ele-va os nossos sentimentos",afirmou Alckmin. “É uma ale-gria ver o trabalho bonito queé feito pela Osesp, irradian-do cultura para todo o país",completou.

FOLHA DE ITAPETININGA Terça-feira, 5 de julho de 2016página 2 Edição nº 6.838

ColaboradoresJorge Luiz de Almeida,Alberto Isaac, Carlos José de Oliveira, Dirceu de Cam-

pos, Dr. Bastos, Dr. Jorge Paunovic, Manoel Silvério, Marcos Cintra, Maria doCarmo A. Franco, Waldomiro B. Carvalho, Monica Chirosa, Prof. Newton Alb-querque, Theothonio Afonso Pereira Jr., Pr. André Rogério Ribeiro Pacheco.

Tiragem 8 mil exemplares

A redação nao se reponsabiliza pelos conceitos e artigos assinados.Fica esclarecido que os colaboradores com colunas assinadas não tem vínculoempregatício com a Editora Folha de Itapetininga Ltda, exceto os que tiverem contratoassinado com a mesma.

Representante Exclusivo: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre,Belo Horizonte e Brasília.

Consórcio Brasileiro de Imprensa - CBI - Av. José Maria Whitaker, 890CEP: 04057-000 - SÃO PAULO - SP FONE: (11) 5589-4643 - FAX (11) 5589-4662

homepage: http://www.folhadeitapetininga.com.br

e-mail: redacao@folhadeitapetininga.com.br

Redação Administração, Publicidade:Rua Saldanha Marinho, 532 - Centro

• Fone/Fax: (15) 3271-1576

Registrado no Cartório Oficial de Registro de Pessoa Jurídica de Itapetininga sob o nº 004437

Diretores: Marcelo Salem Cerqueira e José Octavio Salem CerqueiraJornalistas Responsáveis: José Octávio Salem Cerqueira - Registro nº 52.755/SP -

Marcello Salem Cerqueira - PR1226Redator Chefe: Silas Gehring CardosoDiretor Comercial - Carlos Renato M. Gomes, José Raimundo Correia

Diagramador e WebMaster: Henrique J.O. Almeida

Frente Nacional deLutas Campo e Cidadeinterditou parte da ro-dovia Gladys Bernar-des Minhoto em Itape-tininga (SP)

Integrantes da Fren-te Nacional de LutasCampo e Cidade (FNL)interditaram nesta se-gunda-feira, 4, parte darodovia Gladys Bernar-des Minhoto (SP-129),em Itapetininga, interiorpaulista. O trecho inter-rompido com uma bar-ricada de madeira epneus fica em frente auma unidade de pesqui-sa e desenvolvimentoda Secretaria de Agri-cultura e Abastecimen-to do Estado de SãoPaulo invadida pelogrupo no domingo, 3.O movimento dirigidopor José Rainha Junior

As falências decretadas tam-bém fecharam o semestre em alta

De janeiro a junho de 2016,

FNL ocupa fazenda no interior deSP e protesta em rodovia

reivindica a fazenda paraassentamento de sem-terra.

A Polícia Rodoviá-ria Estadual e o Corpode Bombeiros negoci-aram a liberação da es-trada. Às 12 horas, apista foi liberada. A

Frente alega que a áreade 139 hectares foiconsiderada "inserví-vel" pelo governo es-tadual e incluída noProjeto de Lei 238/16,enviado à AssembleiaLegislativa pelo gover-nador Geraldo Alck-

min (PSDB), dis-pondo sobre a ven-da de 79 proprieda-des do Estado parafazer caixa. De acor-do com Rainha Ju-nior, as áreas ruraispúblicas não utiliza-das devem ser des-

t inadas à reformaagrária.

A Secretaria infor-mou ter acionado aProcuradoria do Esta-do para mover ação dereintegração de possecontra os invasores.De acordo com a pas-

ta, no local são reali-zadas pesquisas comovinos e desenvolvi-das tecnologias para a in-tegração de pecuária, la-voura e floresta. Na fa-zenda funcionava a anti-ga Escola Técnica Agrí-cola do Estado.

Mais de mil empresas pediram falência durante o 1º semestreum contingente de 1.098 empre-sas quebraram no Brasil sob osimpactos da crise que assola a

economia, revela levantamentoda Boa Vista SCPC - ServiçoCentral de Proteção ao Crédito.O número representa um aumen-to de 26,5% sobre o total deempresas que pediram falência noprimeiro semestre do ano passa-do.

Só em junho, a Boa Vista re-gistrou aumento de 20,2% naquebradeira de empresas com-parativamente a maio e cresci-mento de 22,8% na comparaçãocom o mesmo mês de 2015.

As falências decretadas tam-bém fecharam o semestre em alta.Subiram 11,3% na comparaçãocom os decretos contabilizadosde janeiro a junho de 2015. Emjunho, comparativamente ao mes-mo mês no ano passado, os de-cretos de falências cresceram0,9%. Já em relação a maio, ca-íram 15,6%.

A Boa Vista SCPC tam-bém tabulou os dados relati-vos aos pedidos de recupe-ração judicial e recuperaçõesjudiciais deferidas. Os pedidoscrescerem 113,5% no primei-ro semestre deste ano em re-lação ao mesmo período doano passado e os deferimen-tos cresceram 118,8% namesma base de comparação.

"O crescimento das falên-

cias no primeiro semestre de2016 é bem mais significativo doque o observado no primeiro se-mestre de 2015, quando os pe-didos acumulavam alta de 9,25",dizem os técnicos da Boa VistaSCPC. Para eles, a fraca ativi-dade econômica e os elevadoscustos atingiram fortemente o cai-xa das empresas ao longo de2015. Naquele ano os pedidosde falência cresceram 16,4%,

enquanto as recuperações tive-ram alta de 51%.

"A tendência de alta não sócontinuou como se intensifi-cou neste primeiro semestredo ano. Sem previsão de mu-dança no cenário macroeco-nômico em 2016, os indica-dores parecem conservar, deforma mais intensa, a tendên-cia observada ao longo de2015", afirmaram.

FOLHA DE ITAPETININGA Terça-feira , 5 de julho de 2016 página 3Edição nº 6.838

R. Silva Jardim, 724

Fones: 3271-7720 / 3271-

7721 e 3271-7722

Empreendimentos

Imobiliários S/C

Ltda.

Av. Francisco Válio, 438 - Centro- Itapetininga - SPFone: (15) 3271-2273

...40 anos de tradiçãoCurso para renovação de carteirade habilitação diurno e noturno

O ministro fez a de-claração após partici-par do Global Agribu-siness Forum 2016

O ministro de Rela-ções Exteriores, JoséSerra, afirmou que, naárea de comércio exter-no, o governo dará pri-oridade às relaçõescom a China. "Nós te-mos muito a avançar narelação com a China,inclusive no âmbito doMercosul. Não há con-tradição de negociar oacesso (a esse merca-do) junto com o bloco.Há espaço para todomundo no âmbito glo-bal", afirmou após par-ticipar do Global Agri-business Forum 2016.

Um saca de feijãode cor, com um câm-bio de R$ 3,25, estávalendo pelo menosduas vezes a cotaçãodo barril de petróleo,aproximadamente co-tado em US$ 50 ouR$ 160

O feijão de cor, oucarioquinha, fechou asemana passada comcotação a R$ 426,17de média e R$ 550 demáxima no Paraná.Isso quer dizer que,no preço médio, oquilo do produtopago ao produtor é deR$ 7,10. Após o be-

Governo dará prioridade a relaçõescomerciais com a China, diz Serra

Ele comentou aindaque a importância dadaà China também é de-monstrada pela escolhado embaixador Rober-to Jaguaribe, que esta-va em serviço no paísasiático, para comandara Agência Brasileira dePromoção de Exporta-ções e Investimentos(Apex). O órgão, queestava sob o guarda-chuva do MDIC, pas-sou para o Ministério deRelações Exteriores nogoverno Temer. "Esta-mos propondo o estrei-tamento do trabalho daApex. Não só com aindústria, mas tambémcom o agronegócio, dedescobrir oportunida-

des de mercado, con-versar com empresári-os", afirmou Serra.

O ministro tambémressaltou a reformulaçãona Câmara de ComércioExterior (Camex), que foipara a alçada da Presidên-cia da República. "A Ca-mex vai tomar muitas de-cisões relevantes, inclusi-ve em questões tributári-as que atrapalham as ex-portações. É o caso decréditos à exportação quenão são honrados, ouquando não se conseguelimpar os impostos resi-duais que ficam nos pro-dutos. É um agregado depequenas coisas, masque no geral fazem umagrande diferença".

Feijão no Brasil vale mais que ouro e petróleoneficiamento, o feijãobranco chega ao con-sumidor por mais deR$ 10,00, em compa-ração com o preto,R$ 5,00 o quilo.

Na média mensal, ode cor encerrou junhocom R$ 378,13 con-tra R$ 111,80 a sacaem relação ao mesmoperíodo de 2015, deacordo com a Gazetado Povo.

O feijão preto fe-chou a R$ 193,22 em2016 e R$ 85,55/ sacano ano passado. O ca-rioquinha teve um au-mento de 240%, en-

quanto o preto dequase 130%

Outro produto comgrande aumento foi oarroz, que em um anosubiu de R$ 49 paraR$ 61,67/saca em mé-dia na comparação en-tre junho de 2015 e ju-nho de 2016. Uma va-riação de 25%. Em re-sumo, o prato básicodo brasileiro está bemmais caro.

Mas nem todomundo sai perdendo.O produtor comemo-ra. Ao consumidorresta buscar alternati-vas de consumo prin-

cipalmente para a le-guminosa. Mas a tere-fa é difícil, já que édifíci l substi tuir ogosto e a tradição.

Com um câmbio deR$ 3,25, uma saca defeijão de cor já valepelo menos duas ve-zes a cotação do bar-ril de petróleo, cota-do próximo de US$50 ou R$ 160. A sacaainda vale duas vezesmais que o grama doouro, cerca de R$140.

Em meio a um am-biente econômico na-cional pouco favorá-

vel, o Ministério daAgricultura (Mapa)parece ter dificulda-des em convencer oMinistério da Fazen-da a desembo l sa rma i s r ecu r sos doTesouro pa ra aequalização dos ju-ros do novo planosafra . Assim, per-manecem as regrasanunciadas às pres-sas pela então minis-

tra da Agricultura esenadora Kátia Abreupouco antes de dei-xar o comando dominis té r io com oafastamento da presi-dente Dilma Rousse-ff, no início de maio.

Ou seja, a taxa deju ros bás ica a se rpraticada nesta safraserá de 9,5% ao ano,contra 8,75% no anopassado.

FOLHA DE ITAPETININGA Terça-feira, 5 de julho de 2016página 4 Edição nº 6.838

Eduardo e Roberto Ca-pobianco são investigadospelo pagamento de pelomenos R$ 39 milhões empropinas na contrataçãodas obras do Centro dePesquisas da Petrobras

Os donos da Constru-cap CCPS Engenharia eComércio, Eduardo e Ro-berto Capobianco, forampresos temporariamentenesta segunda-feira, 4, al-vos da Operação Abismo -31ª fase da Lava Jato. Aempresa integra o Con-sórcio Novo Cenpes, in-vestigado pelo pagamentode pelo menos R$ 39 mi-lhões em propinas na con-tratação das obras do Cen-tro de Pesquisas da Petro-bras (Cenpes), no Rio.

Os dois são irmãos deJoão Paulo Capobianco,que foi coordenador dacampanha de Marina Silvaà Presidência, pelo PV, eum dos principais apoia-dores de sua campanha em2014. João Paulo, no en-tanto, não participa co-mercialmente dos negóci-os da família.

A Lava Jato identificouo repasse de pelo menosR$ 2 milhões da Constru-cap para a empresa LegendEngenheiros Associados,que fazia parte da lavande-

Neste ano, a vacinapassa a ser indicada ape-nas para crianças entreseis meses e cinco anosque não tenham tomadoaté agora todas as dosesrecomendadas para pro-teção

Esperada geralmentepara o mês de agosto, acampanha nacional de va-cinação contra a polio-mielite será adiada etambém passará por mu-danças. Neste ano, a va-cina passa a ser indicadaapenas para crianças en-tre seis meses e cincoanos que não tenham to-mado até agora todas asdoses recomendadas paraproteção.

A ideia, assim, é in-centivar a atualização dacarteira de vacinação,sem fazer com que a va-cina oral, a famosa "go-tinha", seja aplicada deforma indiscriminadapara todas as criançasdessa faixa etária.

Antes esperada paraagosto, a campanha demobilização para a vaci-

Donos da Construcap sãopresos na Operação Abismo

ria de dinheiro do lobistaAdir Assad - preso na Ope-ração Saqueador, comooperador de propinas daDelta Engenharia.

Documentos apreendi-dos na Operação Saquea-dor foram compartilhadoscom a Lava Jato e servi-ram de base para as bus-cas e prisões da Abismo.Entre eles, estão as notasda Legend, do operadorAdir Assad, para a Cons-trucap.

"A existência de transa-ções da Construcap,Schahin e OAS com asempresas do operadorAdir Assad é corroboradaainda pelos documentosapreendidos na OperaçãoSaqueador, encaminhado a

esta força-tarefa minis-terial após autorizaçãojudicial. Mais especifica-mente, identificam-senotas fiscais da Legendapara OAS e Construcap",sustenta a Procuradoria.

Os delatores da Cari-oca Engenharia, outra in-tegrante do ConsórcioNovo Cenpes, RicardoPernambuco Júnior eLuiz Fernando dos SantosReis apontaram RobertoCapobianco como repre-sentante da Construcap"nas reuniões realizadaspara indevido loteamen-to de obras da Petrobrasque resultou no direcio-namento da obra doCenpes".

O delator Alexandre

Romano, ex-vereador doPT, afirmou que o ex-te-soureiro do PT Paulo Fer-reira indicou uma empre-sa, Ferreira Guedes, queseria ligada à Construcap,para operação de paga-mentos de propinas.

Outros indíciosA Construcap e seus

executivos foram citadosem outras ocasiões daLava Jato. O doleiro Al-berto Youssef, peça cen-tral das investigações ci-tou que Roberto Capobi-anco foi o representantedo grupo "na negociaçãode propina destinada aJosé Janene por obra rea-lizada pela empresa noEstado da Bahia no ano de2005 ou 2006". "Revelou

o colaborador, foi o pró-prio Roberto quem entre-gou a primeira parcela dapropina, no montante deR$ 400 mil", registra oMPF.

Outro preso da Cons-trucap, Eduardo Capobi-anco, foi apontado peloex-gerente de Engenhariada Petrobras Pedro Ba-rusco como principalcontato do operador depropinas Mário Góes,também delator, "para as-suntos relacionados aopagamento da propina ne-gociada com referidoconsórcio".

"Soma-se a isso o fatode que o mesmo Eduardofoi apontado pelo colabo-rador Augusto Mendonça

(dono do Grupo Setal)como representante daConstrucap nas reuniõesdo cartel", informa a for-ça-tarefa da Lava Jato."Tais elementos, soma-dos à observação de queRoberto Capobianco eEduardo Capobiancoocupam cargos de direto-ria na Construcap, indi-cam que exerciam o do-mínio dos fatos crimino-sos praticados em favorda empresa, com siste-mática atuação em frau-des à licitação com cor-rupção ativa de funcioná-rios públicos e lavagemde ativos, integrando aorganização criminosaque se instalou no âmbi-to da Petrobras."

Vacinação contra a pólio é adiada;adolescentes poderão tomar dose

nação também deveocorrer a partir da se-gunda quinzena de se-tembro. Inicialmente, oMinistério da Saúde in-formou que o motivo éos Jogos Olímpicos eParaolímpicos, que ocor-rem já no próximo mês.

A avaliação é que oevento poderia diminuira adesão à vacina, além dedemandar mais esforçosda rede de saúde. A re-portagem teve acesso aum documento apresen-tado pela pasta a secre-tários de Saúde que, no

entanto, afirma que oadiamento ocorreu porproblemas de forneci-mento e no cronogramado laboratório de Bio-Manguinhos, da Fio-cruz, responsável pelasvacinas.

Questionado, o labo-ratório nega falta de va-cinas e diz que o adia-mento ocorre devido amudanças na produçãodas vacinas contra a pó-lio neste ano, conformenova orientação daOMS (OrganizaçãoMundial de Saúde).

Em nota, o Ministé-rio da Saúde diz que asmudanças na campanha"não prejudicam a imu-nização da população",uma vez que a poliomi-elite está erradicada noBrasil desde 1990 e queas doses necessáriaspara proteção estão ga-rantidas.

A vacina contra a pó-lio é aplicada em trêsdoses injetáveis, no 2º,4º e 6º mês de vida dobebê. Em seguida, sãoindicadas duas doses dereforço da versão oral, a

gotinha, aos 15 meses eaos 4 anos.

Para Renato Kfouri,da Sbim (SociedadeBrasileira de Imuniza-ções), o modelo anteri-or da campanha faziacom que muitos rece-bessem várias doses ex-tras sem necessidade."Não há muito sentidoem fazer uma campanhade vacinação indiscri-minada, vacinandoquem já está vacinado,só para ter certeza quenão falta ninguém".

ADOLESCENTES

A campanha de vacina-ção também terá outrasalterações. A ideia é fa-zer com que a mobiliza-ção nos postos de saúdenão seja restrita apenaspara garantir a proteçãocompleta das criançascontra a poliomielite,mas também voltada àatualização da vacinaçãode crianças e adolescen-tes de 9 a 14 anos con-tra outras doenças -emcaso de doses esqueci-das ou a vencer, porexemplo.

Meninas, por exem-plo, poderão receber aimunização contra oHPV, que protege contracâncer de colo de útero."É uma campanha demultivacinação. A novi-dade é que não será sópara crianças, mas tam-bém para adolescentes,que é um público em queas taxas [de vacinação]baixam muito. Precisa-mos mudar essa culturade que vacinação é sópara crianças", diz Rena-to Kfouri.

FOLHA DE ITAPETININGA Terça-feira, 5 de julho de 2016 página 5Edição nº 6.838

Órgão havia emitiuportaria para regula-mentar bolsas de es-tudo no exterior; no-vas regras geraram dú-vidas entre bolsistas

Após lançar porta-ria que define novasregras para a conces-são de bolsas de es-tudo no exterior, noúltimo dia 20, a Co-ordenação de Aper-feiçoamento de Pes-soal de Nível Superi-or (Capes) informouque as o regulamentonão vai atingir estu-

Torre Junior viajouhá duas semanas deférias com a famíliapara a Europa e devevoltar apenas emagosto

O empresário Wal-ter Torre Junior, donoda construtora WTor-re, não foi levado co-ercitivamente paraprestar depoimento naPolícia Federal, nestasegunda (4), porquenão foi encontrado pe-los policiais federais.

Torre Junior viajouhá duas semanas deférias com a famíliapara a Europa. Ele teráque se apresentar àPolícia Federal assimque voltar ao Brasil.A previsão é que eleretorne no final deagosto.

O empresário é sus-peito de ter recebidoR$ 18 milhões de umconsórcio concorren-te para desistir da li-citação da obra doCenpes (Centro dePesquisas da Petro-bras) -investigada na31ª etapa da LavaJato, deflagrada nestasegunda (4).

Segundo as investi-

Os próprios fãs dacantora criaram até umperfil no Instagramcom fotos e vídeos demomentos de intimida-de de joelma e RogersRammil

Após o fim de rela-cionamento conturba-do com Chimbinha,parece que Joelma vi-rou a página e estariaconhecendo melhor

Alvo da Lava Jato, dono da WTorrenão é encontrado pela Polícia Federal

gações, Torre Júniorrecebeu o presidenteda OAS, Léo Pinhei-ro, que coordenava oconsórcio NovoCenpes, num domin-go, a fim de acertar opagamento.

"O Léo, depois, pormensagem, me comu-nicou que estava tudosacramentado com aWalter Torre. Nãodisse assim, mas dis-se: 'Vocês me fizeramtrabalhar num domin-go. Tá tudo ok'", con-tou o empresário edelator Ricardo Per-nambuco Júnior, daCarioca Engenharia -também participantedo consórcio.

O colaborador ain-da afirmou ao Minis-tério Público que re-cebeu Torre Júniorem seu apartamento,em São Paulo, algunsdias depois para con-firmar o acerto.

"Entrou pela gara-gem e tudo, foi à mi-nha casa e foi só paradizer que teve a con-versa e pra dizer: 'Tátudo ok?'. Eu disse:'Tá tudo ok'", contouPernambuco Júnior

aos procuradores.O Ministério Públi-

co Federal ainda nãodescobriu de que for-ma foi feito o pagamen-to dos R$ 18 milhões.A WTorre, porém, estásendo investigada sobsuspeita de fraude à li-citação.

"Foi uma corrupçãono âmbito privado",afirmou o procuradorda República JúlioNoronha, em entrevis-ta à imprensa.

CARTELO consórcio Novo

Cenpes, da qual a OASe a Carioca faziam par-te, havia acertado opreço da licitação dareforma do Cenpescom outros concorren-tes, numa divisão como "clube" de emprei-teiras que atuava naPetrobras.

A WTorre, porém,que não participara danegociação, acabouapresentando uma pro-posta R$ 40 milhõesmais baixa do que acombinada.

Depois do supostoencontro entre Pinhei-ro e Walter Torre Ju-nior, a WTorre acabou

não comparecendo àreunião com a Petro-bras após o pregão, eo Novo Cenpes, queofereceu um descontono seu orçamento, aca-bou levando o contra-to -de R$ 850 milhões.

O juiz Sergio Morodeterminou a condu-ção coercitiva tambémdo diretor de Proprie-dades Comerciais daWTorre, FranciscoGeraldo Caçador.

O diretor foi diri-gindo o próprio carroaté a Superintendênciada Polícia Federal emSão Paulo, na Lapa,onde, segundo a as-sessoria de imprensada WTorre, prestou osesclarecimentos.

Foram feitas duasoperações de busca eapreensão na sede daempresa, no bairroItaim, e no escritórioda WTorre Engenha-ria, no Morumbi. Trêspoliciais federais edois auditores da Re-ceita Federal entra-ram às 9h30 na sededa WTorre e levaramnotebooks de direto-res e do presidenteWalter Torre Junior. A

operação durou duashoras.

Outros oito polici-ais e dois auditoreschegaram na WTor-re Engenharia enge-nharia às 7h30 econtinuavam no pré-dio até as 16h30,cumprindo o manda-do de busca e apre-ensão.

OUTRO LADOEm nota, a WTor-

re afirmou que a em-presa "não teve par-ticipação na obra deexpansão do Centro

de Pesquisas da Pe-trobras" e que "nãorecebeu ou pagou aagente público ouprivado nenhum va-lor referente a estaou a qualquer outraobra pública".

"O Grupo WTorreforneceu a documen-tação referente aoorçamento desta li-citação que ainda seencontrava na em-presa e segue à dis-posição das autori-dades", diz o comu-nicado.

Bolsistas que cumpremobrigações manterão

bolsas, diz Capes

dantes com bolsas vi-gentes.

"Todos os bolsis-tas da Capes têm ga-rantia de terminarseus estudos, desdeque possuam méritoe estejam cumprindocom as obrigaçõesprevistas", afirmou oórgão, em nota, naúltima sexta-feira (1º).

O Ministério daEducação afirma quea Portaria nº 87 pre-tende sistematizarnormas previstas emoutras ferramentas

normativos (regula-mentos, portarias, edi-tais e manuais) de di-versos tipos de bolsade estudo.

A Capes nega que oportaria se relacionecom cortes de orça-mento. Embora a sejaprevista a possibilida-de de cancelamento daCarta de Concessão(documento dado aocandidato antes da im-plementação da bolsa),a Capes afirma queisso nunca efetivamen-te aconteceu.

Fãs torcem por romanceentre Joelma e seu dançarino

um de seus dançari-nos.

Após rumores doaffair, os próprios fãsda cantora criaramaté um perfil no Ins-tagram com fotos evídeos de momentosde intimidade de jo-elma e Rogers Ram-mil no palco, comotroca de olhares e in-teração entre os

dois. E ainda estãotorcendo até para quese casem.

Segundo a jornalis-ta Fabíola Reipert, dosite 'R7', quem conhe-ce Joelma diz que umarelação entre os doisseria impossível deacontecer, mas os fãsacham o contrário, epensam que eles podemestar tendo um affair.

FOLHA DE ITAPETININGA Terça-feira, 5 de julho de 2016página 6 Edição nº 6.838

De acordo com oInmet (Instituto Na-cional de Meteoro-logia), as últimaschuvas que atingi-ram toda a regiãometropol i tana deSão Paulo foram háquase um mês, nosdias 6 e 7 de junho

A chegada deuma frente fria nomeio da semanadeve interromper o"veranico" peloqual a capital pau-lista passa desde of inal da semanapassada. Na quinta-feira (7), além da li-geira queda de tem-peratura, a cidadedeve vol tar a terchuvas após ao me-nos duas semanas.

De acordo com oInmet (Instituto Na-cional de Meteoro-logia), as últimaschuvas que atingi-ram toda a região

Informação foiconfirmada nesta se-gunda-feira pela Po-lícia Civil do Piauí

O irmão do golei-ro Bruno Fernandesprestou depoimentoà Polícia Civil doPiauí e apontouonde es tar iam osrestos mortais deEliza Samudio. Ro-drigo Fernandes dasDores de Sousa, de27 anos, falou pormeio de carta preca-tória pelo delegadoElídio Duarte, che-fe da Delegacia de

No calendário atu-al, o julgamento finaldo impeachment deveacontecer no plenáriodo Senado entre 24 e26 de agosto, asOlimpíadas se encer-ram no dia 21 do mes-mo mês

O líder da oposi-ção, senador Lindber-gh Farias (PT-RJ),quer tentar uma novaestratégia para cha-mar atenção da mídiainternacional para oprocesso de impeach-ment. Ele vai sugerirà defesa da presiden-te Dilma Rousseff queadiante a entrega dasalegações finais deforma que a votação

Chuva na próxima quinta deve acabarcom seca de um mês em SP

metropol i tana deSão Paulo foram háquase um mês, nosdias 6 e 7 de junho.Houve ainda umachuva rápida entre22 e 23 de junho,mas apenas em al-guns pontos da re-gião.

"O longo períodosem chuvas e ventosleva a uma piora naqualidade do ar, quefica parado, aumen-tando a concentra-ção de poluentes",explica Josélia Pe-gorim, meteorolo-gista da Climatem-po. A chuva, que nãodeve ser muita, deveajudar a melhoraressa qualidade.

Segundo Pegorim,o período de seca énormal para essaépoca do ano. "Naescala anual, julho eagosto são os doismeses mais secos em

São Paulo, com me-nores índices médi-os de chuva", afir-ma. "O que foi ex-cepcional foram aschuvas no começode junho."

VERANICOEm pleno inverno,

São Paulo registrounesta segunda-feira(4) a tarde mais

quente desde 22 demaio, segundo o In-met. A temperaturachegou a 26,4°C -em22 de maio, os ter-mômetros alcança-ram 26,5°C.

O Inmet apontatemperaturas está-veis na terça-feira(5) e na quarta, commáxima de 29°C e

mínima de 15°C. Osventos vão de fracosa moderados comrajadas já a partirde terça. Na quinta,a tendência da tem-peratura é de declí-nio, com máxima de24°C e mínima de14°C. Na sexta-fei-r a (8 ) , a mín imapode chega r a

10°C.Pegorim reforça

que nem as chuvasnem a queda detemperatura devemser muito sentidas."Que ninguém fiqueesperando por tem-pestade. E tambémnão dá pra dizer quea temperatura vaidespencar", diz.

Irmão de Bruno indica ondeestariam restos mortais de

Eliza Samudio

Lindbergh quer votar impeachmentdurante a Olimpíada

final do processoaconteça ainda duran-te a Olimpíada.

No calendário atu-al, o julgamento finaldo impeachment deveacontecer no plenáriodo Senado entre 24 e26 de agosto, as Olim-píadas se encerram nodia 21 do mesmo mês.

A ideia de Lindber-gh é que a defesa deDilma use apenas umadas duas semanas de-dicadas às alegaçõesfinais do processo.Nesse quadro, casotodos os demais pra-zos se mantivessem osmesmos, a votação fi-nal poderia acontecerentre 17 e 19 de agos-

to, semana de deci-sões Olímpicas.

"Precisamos cha-mar atenção para oque está acontecendoaqui. O mundo preci-sa saber. Durante osJogos Olímpicos,toda a imprensa inter-nacional vai estar noBrasil e a imprensa noexterior sempre este-ve do nosso lado",disse Lindbergh.

Segundo o petista,ele ainda não chegoua conversar com odefensor da presi-dente, José EduardoCardozo, e não sabedizer se a defesa vaiconcordar com a es-tratégia.

Polícia Interestadu-al do Piauí. As in-formações foramconfirmadas peloUOL, nesta segunda-feira (4).

De acordo com odepoimento do ir-mão do ex-atleta doFlamengo, os restosmortais de Eliza Sa-mudio estariam emuma cidade do inte-rior de Minas Ge-rais. A data do de-poimento em ques-tão não foi confir-mada e a polícia nãoquis dar detalhes do

local onde estariamos restos mortais davítima. O documen-to será encaminhadopara averiguação.

"Foi um depoi-mento sol ic i tadopela polícia do Rioem que pegamos al-guns fatos da inves-tigação do desapa-recimento da Eliza",disse ao UOL o de-legado-geral da Po-l íc ia Civi l , RidelBatista, ressaltandoque não poder iapassar mais detalhessobre o caso.

FOLHA DE ITAPETININGA Terça-feira, 5 de julho de 2016 página 7Edição nº 6.838

INDICADOR PROFISSIONALGinecologia

DR. DAVID CAVALHEIRO SALEM JR.Clínica Geral

CRM 27291

R. CEL: AFONSO, 422 - ITAPETININGA-SP

FONE: 3271-8810 - CONSULTA C/HORA MARCADA

CONVÊNIOS UNIMED, IAMSPE

Cardiologia

CONSULTAS COM HORA MARCADA E PARECERES- ESTACIONAMENTO PRÓXIMO

Direito Família - Criminal - Trabalhista - Tributário -Justiça Federal - Sustentação Oral nos Tribunais

LUIZ GONZAGA LISBOA ROLIMSEPTIMIO FERRARI FILHO

Rua Major Fonseca, 85 SL 1-2 e 3 Sobreloja

Fones: 3271-1331Fax: 3272-5128

José Hércules Ribeiro de AlmeidaUedney Junqueira do Amaral

ADVOCACIA GERALEscrit. Av. Domingos José Vieira, 1561

- fone/fax 3271-3062Resid. R. Leonor A. Camargo, 166 - Fone: 3272-5437

CEP: 18200-000 - ITAPETININGA/SPDr. Luiz Antonio Orsi BernardesDr. Luiz Antonio Orsi BernardesDr. Luiz Antonio Orsi BernardesDr. Luiz Antonio Orsi BernardesDr. Luiz Antonio Orsi BernardesCRM 44559

• Cardiologia• Clínica Médica• Cardiogeriatria

ADVOGADOS

DR. VITOR CAMARGO HOLTZ MORAES

R. Adolfo Arruda Melo, 210 - Jd. Italia Itapetininga -SPFone/Fax: (15) 3272-9300 / Cel. 9715-4602 CEP 18201-750

Advocacia Cívil, Criminal e Trabalhista

e-mail: vitorholtz@ig.com.br

OAB Nº 134.223

O ministro quer queas família que perde-ram parentes nos aten-tados saibam que ogoverno está punindo"aqueles cujas mãosestão cheias com osangue dos iraquia-nos"

O Ministério daJustiça iraquianoanunciou nesta segun-da-feira (4) a execu-ção de cinco condena-dos à morte, relacio-nando esta decisãocom o ataque suicidade Bagdá no domingo(3) que matou mais de150 pessoas.

"Anunciamos aaplicação da pena demorte esta manhã con-tra cinco prisionei-ros", referiu o minis-tério em comunicado,sem especificar os cri-mes que deram origemà decisão.

No comunicado, oministério afirma pre-tender que as famíliasem luto "saibam queos seus irmãos no Mi-nistério da Justiçacontinuam aplicando apunição justa àquelescujas mãos estão chei-as com o sangue dosiraquianos".

O ministério tam-bém manifesta as suas

Iraque executa cinco detidos apósdevastador ataque em Bagdá

condolências às famí-lias das vítimas.

Um ataque bombis-ta suicida reivindica-do pelo grupo Esta-do Islâmico (EI) atin-giu, na manhã de do-mingo, uma zona co-mercial muito movi-mentada e provocumais de 150 mortos,um dos mais mortífe-ros ataques dos jiha-distas sunitas no Ira-que e numa zona demaioria de populaçãoxiita.

A Jordânia respon-deu da mesma formaem 2015, ao executardois prisioneiros'jihadistas' após o EIter queimado vivoum dos seus pilotosdepois de um avião

ter sido derrubado naSíria.

O anúncio de Bag-dá motivou uma notada Amnistia Interna-cional, onde a ONGde direitos humanosrefere que as execu-ções não devem serusadas "como umaferramenta de vingan-ça".

Em 2014, o EI pas-sou a controlar vas-tas zonas a norte eoeste de Bagdá, masdesde então tem per-dido terreno face àofensiva das forçasiraquianas e interna-cionais, com um ba-lanço de centenas demortos e milhares derefugiados, na maio-ria civis.

FOLHA DE ITAPETININGA Terça-feira, 5 de julho de 2016página 8 Edição nº 6.838

ROUPAS E CALÇADOSINFANTIS

MODA GESTANTEJOVEM E ADULTO

SETOR DO BRANCOPARA QUEM USA

BRANCO NO DIA A DIA

Paulo Ferreirateve prisão decre-tada na OperaçãoAbismo, 31ª faseda Lava Jato, masjá está preso des-de o fim de junho,a lvo da Cus toBrasil

Um dos delato-res da OperaçãoLava Jato, o ex-vereador do PTem Amer i cana(SP) AlexandreRomano, o Cham-binho, entregou àProcuradoria daRepública recibosde depós i tos , apedido do ex-te-sou re i ro do PTPau lo Fe r r e i r a ,para a madrinhade bateria da es-cola de samba So-ciedade Recreati-va e BeneficenteEstado Maior daRestinga, Vivianeda Si lva Rodri -gues. Entre 2010e 2012, a madri-nha teria recebidoR$ 61,7 mil em18 parcelas.

Paulo Ferreirateve prisão decre-tada na OperaçãoAbismo, 31ª faseda Lava Jato, masjá está preso des-de o fim de junho,

Ex-tesoureiro do PT pagou R$ 61 mila madrinha de bateria, diz delator

a lvo da Cus toBrasil, que pegouo ex -min i s t roPau lo Be rna rdo( P l a n e j a m e n t o /Governo Lu la eC o m u n i c a ç õ e s /Governo Dilma).No pedido de pri-são do ex-tesou-reiro do PT, a Pro-curadoria afirmaque Chambinhoentregou "uma sé-rie de documentosque comprovam astransferências ban-cárias e pagamen-tos que efetuou apedido de PauloFerreira, detalhan-do ainda o víncu-lo entre os recebe-dores e o ex-te-soureiro".

Os valores desti-nados à madrinhada bateria teriamsaído das propinasde R$ 39 milhõesque verteram decon t r a to s dasobras do Centro dePesquisas da Pe-trobras (Cenpes),no Rio. Com in-formações do Es-tadão Conteúdo.

"Os documentosapresentados porAlexandre Roma-no comprovam arealização de di-

versos depósitos aViviane da SilvaRodrigues, que, se-gundo o colabora-dor, seria amiga dePaulo Ferre i ra eseu conta to comblocos carnavales-cos. Pesquisa emfontes abertas nainternet revela queViviane é madri-nha de bateria damesma Es t adoMaior da Restin-ga" , apontam osprocuradores dafo rça - t a r e fa daLava Jato.

Ao mandar pren-der Paulo Ferreira,o juiz federal Sér-g io Moro l i s t oudocumentos bancá-rios que compro-variam os 18 re-passes para Vivia-ne - o primeiro re-alizado em 14 demaio de 2010, oúlt imo em 28 deagosto de 2010.

No ped ido deprisão, os investi-gadores destacam"uma notícia apon-tando a ligação dePaulo Ferreira coma referida escolade samba".

O documen tocita ainda vídeossobre uma come-

moração , em2012, que seria doaniversário do ex-tesoureiro no Caisdo Porto, centrode Porto Alegre.

A força- tarefada Operação Abis-mo transcreve tre-cho de notícia di-vulgada nas redessociais sobre umac o m e m o r a ç ã opelo aniversáriodo ex-tesoureirodo PT. "Uma duplahomenagem aPau lo Fe r r e i r a ,pelos seus 53 anosde vida e por suanova empreitadaem Brasília, onderecentemente foiempossado como

deputado federalpelo Par t ido dosT r a b a l h a d o r e s(PT). A festa con-tou com a presen-ça de muitos con-vidados e tambémcolegas de partido.Paulo Fer re i ra éuma figura muitoquerida junto à Es-tado Maior da Res-tinga, sempre auxi-liando e apoiando aescola de samba danossa comunidade,bicampeã do Car-naval de Porto Ale-gre (2011/2012)",informa o texto.

"E por este moti-vo a escola não po-deria deixar de es-tar presente nesta

festa, levando par-te de seus in te-grantes para fazerum grande showpara animar o ani-versariante e seusconvidados. A TVRestinga, que foiconv idada pa raesta homenagem,fez questão de re-gistrar tudo o queaconteceu nes tanoite de comemo-rações. ParabénsPaulo Ferreira emuita sorte nestanova jornada! Con-te conosco e tam-bém contamos con-tigo para continuarapoiando e traba-lhando por nossacomunidade!."

top related