feliz dia do professor

Post on 06-Jun-2015

5.040 Views

Category:

Technology

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Os meus mais sinceros votos de sucesso no exercício desta missão. Professor,

parabéns pelo seu dia! 

À todas as pessoas queridas, responsáveis por tudo que sei nos dias de hoje, desde a infância até a universidade

Ser professor

Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena, se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou…

Ser professor

Ser professor é ter a capacidade de “sair de cena, sem sair do espetáculo”.

Ser professor

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender…

Ser professor

Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.

Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés…

Autor desconhecido

Ser professor

QUERO SER PROFESSOR

Na semana que se comemora o dia do professor, José Carlos formado em Física, professor efetivo do Ensino Médio da rede pública paulista e formador do EducaRede, fala sobre as delícias e as agruras da profissão em sua entrevistas dada ao EducaRede. (Veja a seguir)

•Ter vocação - significa querer muito e estar disposto a enfrentar os desafios e exigências da profissão;

•É preciso muita dedicação, muito estudo e muita determinação;

•É preciso ser inteligente, comunicativo, criativo e dinâmico, pois será necessário estudar a vida toda e gostar disso, aprender a lidar com crianças, adolescentes e adultos;

•E, acima de tudo, ter espírito inovador e gostar de enfrentar desafios.

Perfil de um jovem que deseja ser professor de educação básica

•É fundamental que qualquer profissional se aperfeiçoe durante sua vida toda e, no caso do magistério, isso é uma exigência inata da profissão, pois o mundo muda, e muda rápido, e a escola educa para o mundo, e não para si mesma;

•Tanto na rede pública quanto na particular, os professores devem encarar o seu aperfeiçoamento como um investimento em sua própria carreira; um investimento que traz como retorno um professor melhor a cada dia, ainda que seu salário nem sempre melhore proporcionalmente;

•O professor não tem que ser bom porque assim merecerá melhores salários, ele tem que ser bom porque seus alunos precisam de bons professores.

É importante o professor estar sempre se aperfeiçoando

•O mercado de trabalho para o professor de educação básica é amplo, estável e sempre promissor, pois educação é uma necessidade permanente e a cada dia que passa torna-se mais prioritária.

•Não há desenvolvimento, igualdade e paz social, segurança e padrões razoáveis de qualidade de vida em países onde a educação não tenha sido priorizada

•O Brasil tende a ingressar no grupo dos países desenvolvidos e já começa a perceber que só conseguirá esse ingresso quando investir pesadamente em educação.

•Todo esse cenário é bastante promissor para a carreira do magistério em geral e, em particular, para o professor do ensino básico. Há muitas formas de ingressar na docência.

Mercado de trabalho para o professor de educação básica e como ingressar na docência

Para alguns o dia-a-dia é cansativo e estressante, para outros é divertido. Isso depende muito do perfil do professor e do perfil da escola onde ele trabalha. Professores mais bem preparados e escolas mais bem geridas e cuidadas costumam resultar em um dia-a-dia tranqüilo. Já no outro extremo temos um estresse às vezes insuportável.

O trabalho do professor não ocorre apenas dentro da sala de aula. Na verdade ocorre, em grande parte fora dela, na preparação das aulas e atividades que serão vivenciadas com os alunos. Há também uma parte burocrática do trabalho que é feita fora da sala de aula (corrigir provas, tarefas, trabalhos etc.) e é preciso dedicar um tempo razoável ao aperfeiçoamento constante.

Principais mudanças que as tecnologias trouxeram para a docência

As tecnologias digitais em geral, e os computadores e a Internet em especial, trouxeram para o professor ferramentas que potencializam e facilitam seu trabalho.

Ensinar usando os computadores e a Internet é muito mais fácil e divertido do que fazê-lo apenas com giz e lousa.

O uso dos computadores e a Internet torna trabalho seria menos cansativo, sem essa tecnologia o trabalho torna-se menos produtivo e, principalmente, mais chato para o professor e para os alunos. 

É claro que computadores não geram bons professores, mas bons professores podem ser ainda melhores se usarem bem os computadores.

Dificuldades e as vantagens (prós e contras) em ser professor atualmente no Brasil

A grande dificuldade que os professores enfrentam atualmente, e que os coloca em desvantagem, diz respeito a sua própria auto-estima.

De tanto ouvir dizer que a Educação vai mal, que a escola é ruim e que os professores são os culpados, muitos passaram a acreditar nisso e se sentem impotentes, incapazes e debilitados.

Para alguns, a profissão é excelente, embora sempre queiram mais e melhores condições de vida e trabalho. Para outros, a profissão é péssima e eles sentem que só vai piorar, porque nada podem fazer senão lamentar.

Portanto, os prós e contras estão muito mais desenhados nas lentes de quem vê do que na realidade que está diante dessas lentes.

É difícil mudar o mundo se não somos capazes de mudar nem a nós mesmos. 

Muitos vêem possibilidades onde alguns vêem problemas. (...)

_____________________________________

top related