exer dinâm grupos

Post on 20-Feb-2016

218 Views

Category:

Documents

2 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Dinâmica de grupo para utilizar em contexto de formação

TRANSCRIPT

EDUCAÇÃO SEXUAL EM MEIO ESCOLAR ESCOLAR

1. EXERCÍCIO: Técnica de penetração

OBJECTIVO: Vivenciar o desejo de merecer consideração e interesse; sentir a alienação, o isolamento, a solidão, sensação de estar excluído do grupo.

TEMPO: 15 minutos, aproximadamente

INSTRUÇÕES:

O animador escolhe 5 a 7 pessoas que serão identificadas como “de dentro” e que ficam de pé, no centro do grupo, formando um círculo apertado com os braços entrelaçados. Tanto podem ficar virados para dentro como para fora.

A seguir escolherá uma pessoa do grupo que será o “intruso” e que deverá tentar penetrar no círculo da maneira que puder, e os componentes do grupo procuram conservá-lo fora.

O “intruso” tentará abrir o círculo e toma o seu lugar ao lado dos outros como membro regular, podendo o animador indicar outro elemento como “intruso”.

No final do exercício, os “intrusos” e os outros membros, que funcionavam como observadores farão os comentários acerca da experiência. É importante observar se os “intrusos” tentaram penetrar usando a força ou o diálogo.

2. EXERCÍCIO: Esclarecimento de valores

OBJECTIVO: Demonstrar que o conceito de valores varia de acordo com as pessoas; consciencializar os membros participantes sobre o problema de valores diferentes

TEMPO: 25 minutos, aproximadamente

INSTRUÇÕES:

O animador distribui uma folha com 3 frases. Cada membro escolhe a frase que achar a mais importante e com a qual mais se identifique.

Feita a escolha, formam-se subgrupos, juntando-se os membros que escolheram a mesma frase. Esse grupo irá discutir o motivo da sua escolha e apontar razões.

Após 10 minutos, forma-se um plenário, em que cada grupo expões as razões da sua escolha.

Exemplo de frases a utilizar:

- ser generoso com as demais pessoas- ser seu próprio chefe- ter amigos compreensivos- sair de mim para ajudar os outros- poder indicar aos outros os que fazer

- livrar-se das normas e das regras- fazer o que é moralmente correcto- preparar os demais para me ajudarem

EDUCAÇÃO SEXUAL EM MEIO ESCOLAR

3. EXERCÍCIO: Dar e receber carinho

OBJECTIVO: Vivenciar os problemas com dar e receber afecto/carinho

INSTRUÇÕES: O animador apresenta o exercício, dizendo que para a maioria das pessoas tanto dar como receber carinho são questões muito difíceis.

Em seguida, um elemento do grupo é escolhido e os restantes elementos do grupo dirão à pessoa em foco todos os sentimentos positivos que têm para com ela. Ela apenas ouve.

A intensidade da experiência pode variar de diferentes modos. Provavelmente o modo mais simples é fazer a pessoa em questão sair do círculo e ficar de costas para o grupo, escutando o que dizem. Aumenta-se a intensidade se a pessoa ficar de frente, for olhada olhos nos olhos, tocando-a e se lhe falar directamente.

Todos os elementos do grupo são potenciais visados e no final, trocam-se comentários sobre a experiência.

4. EXERCÍCIO: Adivinha quem disse isso

OBJECTIVO: Dar e receber um feedback positivo, alicerçar a confiança

INSTRUÇÕES: Joga-se numa roda. Um dos elementos sai da sala. 3 ou 4 pessoas fazem afirmações positivas relativamente a essa pessoa, tentando incluir informações especializadas, que nem todas as pessoas possam conhecer. Quando o elemento regressar, coloca-se na sua posição, e ouve a repetição das afirmações, uma de cada vez e tenta adivinhar quem as proferiu.

5. EXERCÍCIO: De quem é a cara?

OBJECTIVO: Concentração e desenvolvimento interpessoal

INSTRUÇÕES: Fazem-se pares e sentam-se um em frente ao outro. Tentam examinar os traços faciais, quer olhando, quer recorrendo à palpação, com as pontas dos dedos e com suavidade.Em seguida, venda-se um dos elementos do par, que terá que descobrir o seu comparsa, no meio dos colegas do grupo. Todos deverão ter a sua vez.

6. EXERCÍCIO: Anúncios

OBJECTIVO: Auto-revelação, alicerçar a confiança no grupo

INSTRUÇÕES: Cada um escreve um anúncio a descrever-se e a vender-se como amigo (máximo de 25 palavras). Fixar as razões por que alguém nos compraria de preferência a outro amigo qualquer. Metem-se esses anúncios num saco, passa-se este em volta dos participantes, lê-se um da cada vez e tenta adivinhar quem o escreveu.

EDUCAÇÃO SEXUAL EM MEIO ESCOLAR

Apresentam-se, de seguida, outras técnicas que poderão ser desenvolvidas em sessões que procurem abordar o tema de “Educação Sexual na Escola”.

Trabalhos de pesquisa

Aqui, os alunos terão que pesquisar um tema dado pelo professor, que posteriormente apresentará perante os colegas.

Exemplos de temas: métodos contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis (IST), etc.

Brainstorming ou “tempestade de ideias”

A partir de uma palavra ou ideia-chave, promever uma chuva de ideias, para posterior análise.

Exemplos de palavras ou ideias-chave: sexualidade, homossexualidade, racismo, violação, adopção por parte de homossexuais, etc.

Resolução de problemas/debate

Podem-se promover debates do tipo “prós e contras”, tendo por base temas polémicos.

Exemplos de temas: aborto, casamento de homossexuais, gravidez na adolescência, etc.

Estudo de casos

Pedir aos alunos para escreverem pequenas histórias sobre alguns temas.

Exemplos de temas: aborto, casamento de homossexuais, gravidez na adolescência, virgindade, abstinência, etc.

Jogos de clarificação de valores ou “barómetro de atitudes”

Apresentam-se um conjunto de frases que declaram atitudes e o grupo tem que manifestar a sua concordância ou não perante os mesmos.

Exemplos de frases: “não são admitidas relações sexuais antes do casamento”; “os deficientes não têm capacidade para gerir a sua sexualidade”.

Jogo do “concordo ou discordo”

Perante um tema, têm que tomar uma posição, concordando ou discordando e apresentando os seus argumentos.

Jogo dos preconceitos

A cada aluno é atribuída uma personagem (prostituta, indivíduo casado, homossexual, toxicodependente, pessoa com HIV). Atribuir qualidades e características a cada personagem (por exemplo, a prostituta ter 30 anos e ser mãe solteira). Posteriormente, alinham-se os personagens ao fundo da sala. Depois, o professor apresenta várias atitudes (por exemplo casar, ter filhos, arranjar

namorado, etc.) e sempre que o personagem achar que essa atitude corresponde a uma que se ele/ela poderia ter, avança dois passos.

Questionários

Podem utilizar-se questionários variados, como por exemplo de mitos e realidades sobre a sida, sobre a sexualidade, etc..

Role play ou dramatização

O grupo poderá dramatizar várias situações relacionadas com a problemática, como por exemplo a violência entre namorados.

Produção de cartazes

Aqui, os alunos terão que elaborar cartazes relativos a um tema para, posteriormente, afixar na escola (podem utilizar-se os trabalhos de pesquisa, se já tiverem sido efectuados)

Exemplos de temas: métodos contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis (IST), etc.

Visita externa

Os alunos poderão visitar, por exemplo centros de acolhimento a grávidas adolescentes, etc..

Caixa de perguntas

Anonimamente, os alunos colocam as suas dúvidas, que posteriormente serão esclarecidas.

Exploração de vídeos e outros meios audiovisuais

top related