excelência nas práticas. introduÇÃo a palavra excelência é oriunda do latim (excellentia)...

Post on 18-Apr-2015

106 Views

Category:

Documents

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Excelência nas Práticas

INTRODUÇÃO

A palavra Excelência é oriunda do Latim (excellentia) significa superioridade de qualidade; especialidade; primazia.

OUTROS CONCEITOS – EXCELÊNCIA

“Somos o que repetidamente fazemos . A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito!” filósofo grego - Aristóteles - 384 a.C.

OUTROS CONCEITOS – EXCELÊNCIA

Ciclo de Deming, ou Ciclo PDCA - Plan, Do, Check and Act (Planejar, Executar, Verificar e Agir). Deming era engenheiro industrial, considerado o pai da produção e do controle de qualidade (2ª. Guerra Mundial).

OUTROS CONCEITOS – EXCELÊNCIA

Sistema Kaizen - em japonês diz-se Kaizen: Kai (mudança) e Zen (melhor), ou seja melhoria contínua (pós 2ª. Guerra – 1950).

No mundo secular a Excelência está vinculada aos programas de qualidade que apenas norteiam as atitudes, através de normas e especificações, que tem o objetivo alcançar um resultado considerado esperado (Selo da Qualidade).

EXCELÊNCIA NAS PRÁTICAS –

CONTEXTO BIBLICO

A criação de Deus nos revela que Ele é um Deus de excelência, pois tudo que fez foi excelente, e o mesmo princípio Ele deixou para os seus filhos, o princípio de viver em tudo a excelência.

A Excelência está além dos programas de qualidade.

Excelência é ter o selo de Deus. Alguns querem o ISO 9000, devemos querer o ISO do Espírito Santo de Deus.

2 Coríntios 121. Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus;22. O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.

Todos nós queremos servir a Deus com excelência. Naturalmente, excelência é fazer bem feito, com arte, beleza, criatividade, técnica e da melhor forma. Mas, para Deus, o melhor não é necessariamente o campeão, ou que ganhou a medalha, reconhecido por todos. Para Deus, o melhor é o melhor que você pode fazer por Ele.

Eclesiastes 9:10 – Tudo quanto te vier a mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças

A glória de Deus é sinônimo de excelência. Deus não mistura sua glória com mercadoria de segunda, com nada que não tenha o selo da qualidade do céu. O Senhor não mistura sua glória com nada feito para constar. Ela só pode ser associada com aquilo que é o melhor, pois é a sua presença manifesta.

Excelência não é conceito humano, não tente avaliá-la, dizendo que algo é excelente, sob uma ótica humana, ou apenas porque tem uma aparência.

Excelência significa ir além do limite, é quando o que você fala se torna Palavra de Deus no coração de quem ouve.

Excelência é aquilo que excede a capacidade humana.

Jó 40:10 – Orna-te, pois, de excelência e grandeza, veste-se de majestade e de Glória.

ALGUNS EXEMPLOS - EXCELÊNCIA E/OU GLORIA

Há glória quando Davi vence a Golias, quando um garoto, que não podia por si vencer o gigante, o derruba com uma pedra na testa. Aquele que é especialista em guerra, que tem todas as armas, morre com uma pedrada. Isso é glória !

Há glória quando as muralhas de Jericó caem. Caem não porque o povo tem retro escavadeiras, bombas e mísseis. Caem apenas porque gritam diante de Deus e o Senhor diz: “Isso é bom, esse grito é bom, eu vou!” E, quando Ele vem, nada o suporta.

Noé que acreditou em Deus. Trabalhou durante 120 anos construindo um grande navio ou barco chamado arca, até que a concluiu. Noé tinha 600 anos e, certo dia, Deus disse: "Noé, pegue tua família e todos os animais como eu tenho ordenado e coloque-os na arca, porque daqui a sete dias mandarei um grande dilúvio".

Daniel era jovem quando chegou à Babilônia. O rei Nabucodonosor invadiu Jerusalém e aprisionou alguns judeus, entre eles Daniel e seus amigos, que foram levados como escravos para o exílio.

EXEMPLO DE EXCELÊNCIA - DANIEL

Ver sua família destruída, seus amigos e parentes massacrados pelos seus inimigos, os sonhos se desfazerem como pó diante de seus olhos, ser levado para uma terra que ele nunca conhecera para servir a ímpios e viver no meio de um povo idólatra, não fazia parte dos planos de Daniel, mas fazia parte dos planos de Deus.

Nessas circunstâncias era difícil não se abater e perder a esperança. Mas, Daniel decidiu confiar na soberania de Deus e fazer desse tempo de sua vida, um novo começo. Daniel se destacou pela sua conduta irrepreensível. Tudo que Deus concede a homens é para engrandecer o Seu nome. Embora a glória de Israel tivesse acabado, Deus levantou um jovem para glorificar o Seu nome no maior império da época, a Babilônia. Ele serviu a quatro reis, sucessivamente (Dn 6.3). Não por ser o único que tivesse, mas por ser o único que Deus fez questão de ressaltar.

1- O caráter de Daniel 

Daniel é um dos poucos homens dos quais a Bíblia não menciona erros e pecados. Pelo contrário, ele é descrito de uma maneira extraordinária, como um homem reto. 1.1. O caráter nobre (Dn 1.3)1.2. O caráter consagrado (Dn 1.8)1.3. O caráter fiel (Dn 6.4) 1.4. O caráter reto (Dn 5.17)

Caráter é aquilo que você é quando ninguém o está olhando.  

 

2. Uma vida de oração (Dn 6.10)

Daniel orava três vezes ao dia. Como alguém com tanta responsabilidade no reino, competente, comprometido, responsável, conseguia fazer isso? Ele só era tudo isso por causa da sua vida de oração. A verdade é que quando você se deleita no Senhor, Ele realmente concede o desejo do seu coração! (Sl 37).

 

 

A confirmação de Deus 

No final do livro de Daniel vemos duas palavras liberadas por Deus que confirmam como ele O agradou: “Ele me disse: Daniel, homem muito amado ...” (Daniel 10.11).

Esse é o resultado que devemos buscar. Há uma recompensa para aqueles que são chamados por Deus.

Mas, por enquanto, concentre-se no caminho. Qual? Responda a Deus que você está dando através da sua da sua vida cristã.

QUADRO COMPARATIVO 

A excelência começa no zelo, no fazer o

melhor, e na dedicação, mas ela termina na

manifestação da presença de Deus. Em

qualquer coisa que tenha a glória de Deus,

o selo da sua presença, é excelente. Pois a

manifestação da glória significa que houve

a aprovação de Deus.

REFLETINDO

A diferença de um vida cristã que busca a excelência é não fazer apenas aquilo que precisa ser feito, mas fazer além do esperado (surpreender) e ser instrumento do nosso Senhor (através do agir do Espírito Santo de Deus).

REFLETINDO

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens,   cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo (Colossenses 3:23-24);

“Tudo quanto te vier a mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças (Eclesiastes 9:10 )

A verdadeira excelência, é a presença de Deus.

CONCLUSÃO

ATIVIDADE

Apresentação de Power Point “Filosofia de Bombeiro”

Tempo: 05 minutos

top related