europad 100520105652-phpapp01

Post on 10-Jul-2015

163 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

A Europa é a parte ocidental do supercontinente euroasiático. Embora geograficamente seja considerada uma península da Eurásia, os povos da Europa têm características culturais e uma história específicas, o que justifica que o território europeu seja geralmente considerado como um continente.Esse continente é o segundo menor em extensão territorial e o quarto mais populoso. Sob

A Europa é a parte ocidental do supercontinente euroasiático. Embora geograficamente seja considerada uma península da Eurásia, os povos da Europa têm características culturais e uma história específica, o que justifica que o território europeu seja geralmente considerado como um continente.Esse continente é o segundo menor em extensão territorial e o quarto mais populoso. Sob o ponto de vista geográfico

A Europa possui grande diversidade linguística: são faladas cerca de 60 línguas, quase todas da família indo-europeia (as exceções mais marcantes são o basco, o húngaro, o finlandês e o estoninano). A religião predominante é o cristianismo, incluindo o Catolicismo Romano, o Protestantismo e a Igreja Ortodoxa. Os muçulmanos e os judeus despontam com as duas minorias religiosas mais numerosas.

Segundo a mitologia grega, Europa foi uma mulher muito bonita que despertou os amores de Zeus, deus-rei do Olimpo.

A quase totalidade do continente inclui-se no mundo desenvolvido. A agricultura, mecanizada, emprega em média apenas 10% da população economicamente ativa, enquanto que um terço desta se ocupa da indústria e a maior parte é absorvida pelo sector terciário. A União Européia(UE), compreendendo 27 Estados-membros, é a maior e mais importante entidade política, econômica e cultural do mundo. A UE é também a maior economia mundial com um PIB estimado em 12,82 trilhões de dólares ultrapassando largamente os Estados Unidos

O litoral europeu é bastante recortado e apresenta cinco grandes penínsulas — Ibérica, Itálica, Balcânica,Escandinava e da Jutlândia — e várias ilhas e arquipélagos, entre os quais as Ilhas Britânicas, a Islândia, Córsega, Sicília, Creta, os Açores e a Madeira.A maior parte do território europeu é formada por planícies. Mais de metade da sua extensão está abaixo de 200 metros, e a altitude média é de 340 metros.

A Europa é o continente que teve mais influência na história do mundo (descobertas, conquistas, colonizações, movimentos e revoluções, guerras mundiais, etc).

Com que fisionomia a maior parte da Europa já entrou no ano 2000? Uma união constituída por mais de uma dezena de países, que fazem transações comerciais utilizando uma moeda única - Euro - e cujos interesses são representados por instituições comuns. Essa nova Europa começou a ganhar corpo em dezembro de 1991, quando os 12 países-membros da União Europeia concluíram o Tratado de Maastricht, que objetivava a união política, econômica e monetária dos participantes, sem fechar espaço para novas adesões.

Todos os países que integram a União Européia apresentam economia desenvolvida, ainda que existam diferenças extraordinárias entre eles, como entre Irlanda e Alemanha, por exemplo, ou Grécia e Dinamarca. A meta, no entanto, é reduzir esses contrastes, tornando a comunidade cada vez mais homogênea

Localização da Europa.A Europa encontra-se totalmente no hemisfério norte da Terra, também chamado hemisfério setentrional ou boreal.

A Europa é o segundo menor continente do mundo depois da Oceânia, tendo uma extensão de 10.530.751 km², representando 7% das terras emersas.

a Europa, que se considera tradicionalmente como um continente, o mais plano de todos eles, com uma altitude média de 230 metros. A máxima expressão destas planícies é a grande planície do Norte, que se estende 2000 km desde as costas atlânticas francesas até os montes Urais, a fronteira física mais oriental com a Ásia. Os pontos mais altos são o monte Elbrus (Rússia) na Europa oriental (5.642 metros), o Dykh-Tau (próximo do Elbrus, na Rússia) (5.205 metros), o Shkhara (Geórgia) (5.204 metros) e o Monte Branco (França/Itália) na Europa ocidental (4.807 metros).

Acidentes geográficos

Golfos

Entre os golfos da Europa destacam-se o golfo de

Biscaia (França e Espanha), o de Cádis (Espanha,

Marrocos e Portugal), o dos Dardanelos (Turquia), o do

Bósforo (Turquia), o de Messina (Itália) e o de Öresund

(Dinamarca e Suécia).

Penínsulas

Suas principais penínsulas são a Escandinava (Suécia e

Noruega), península Hispânica ou Ibérica (Andorra,

Espanha, Gibraltar e Portugal), Itálica (Itália, São

Marinho e Vaticano), Balcânica (Albânia, Bósnia e

Herzegovina, Bulgária, Croácia, Grécia, Eslovénia,

Macedônia, Sérvia, e Romênia); além das penínsulas de

Kola (Rússia), Jutlândia (Dinamarca), Bretanha (França)

e península da Crimeia (Ucrânia).

ClimaA Europa apresenta na maior parte de seu território, clima temperado, com

estações bem definidas, sem excessos de temperatura, pluviosidade ou

queda de neve. Somente no extremo norte e em altitudes elevadas, nas

cordilheiras, são encontradas temperaturas não muito propícias à atividade

humana.

As condições climáticas extremamente favoráveis da Europa de maneira

geral resultam da combinação de quatro fatores:

a maior parte das terras européias encontra-se em latitudes médias, entre 35

e 70 graus de latitude norte;

o continente é rodeado por muitos mares e os recortes de litoral não

favorecem mudanças bruscas de temperaturas;

o continente recebe, o ano inteiro, ventos do oeste, que levam a umidade do

Atlântico até o interior.

a Corrente do Golfo leva águas aquecidas até o litoral das Ilhas Britânicas e

da Península Escandinava, contribuindo para o equilíbrio térmico das

latitudes mais altas, sobretudo ao longo da costa ocidental.

A Europa apresenta na maior parte de seu território, clima temperado, com estações bem definidas, sem excessos de temperatura, pluviosidade ou queda de neve. Somente no extremo norte e em altitudes elevadas, nas cordilheiras, são encontradas temperaturas não muito propícias à atividade humana.As condições climáticas extremamente favoráveis da Europa de maneira geral resultam da combinação de quatro fatores:a maior parte das terras européias encontra-se em latitudes médias, entre 35 e 70 graus de latitude norte;o continente é rodeado por muitos mares e os recortes de litoral não favorecem mudanças bruscas de temperaturas;o continente recebe, o ano inteiro, ventos do oeste, que levam a umidade do Atlântico até o interior.a Corrente do Golfo leva águas aquecidas até o litoral das Ilhas Britânicas e da Península Escandinava, contribuindo para o equilíbrio térmico das latitudes mais altas, sobretudo ao longo da costa ocidental.

Carla Paes

Flávia Barbosa

Jéssica Dias

Thais Livério

QUERIA MANDA UM SALVE:

PÁ FRÁVIA DA XURUPITA

PÁ JAPA DA XURUPITA

PÁ JÉSSICA DA XURUPITA

PÁ THAIS DA XURUPITA

E

PÁ POSSORA LUCIANE DA PITISÇARIA POR DO SOL..., A MEIÓ PITISÇARIA DA XURUPITA!!!

CABO.... ;*

top related