esforço de todos lhes permitia vencer as dificuldades: o ... filecomunidades agro-pastoris: há...

Post on 27-Aug-2018

218 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Desde há muitos milhares de anos que o Homem habita aPenínsula Ibérica. Os primeiros homens vieram de África, através doestreito de Gibraltar.

Viviam em pequenos grupos. Tiveram de ser muito hábeis e só oesforço de todos lhes permitia vencer as dificuldades: o frio eraintenso; a neve era muita; dependiam totalmente do que a Naturezalhes dava, porque as suas técnicas eram muito primitivas.

O Homem...... protegia-se do frio... construindo refúgios e vivendo em cavernas; vestindo-se de peles dos animais que caçava;... fabricava instrumentos... de madeira, pedra, osso;... dominava o fogo... para se aquecer, cozinhar os alimentos, iluminar as cavernas, afugentar os animais ferozes;... era nómada..., isto é, deslocava-se permanentemente em grupo, procurando os locais onde viviam os animais que caçavam;... era artista e mágico... fazendo pinturas e gravuras nas paredes das cavernas ou nas rochas -arte rupestre.Ainda hoje é um mistério o seu significado mas, possivelmente, faziam-no para trazer sorte às caçadas e abundância de alimentos.

Comunidades agro-pastoris: Há cerca de 15 mil anos, o clima daTerra mudou: a temperatura aumentou e os gelos recuaram paraas zonas polares.Na Península Ibérica, a temperatura tornou-se mais amena,aumentaram as zonas habitáveis, mudou a vegetação e os animaisque aqui viviam.Mudou também o modo de vida das comunidades da Península,adaptando-se ao novo ambiente natural.

O Homem…O Homem…... dedicou-se à pastorícia: começou a domesticar animais como o porco, a cabra, a vaca, a ovelha, o cão e o cavalo;... e à agricultura: iniciou o cultivo de trigo, cevada, centeio, favas, linho;... tornou-se, por isso, sedentário: vivia em aldeias e produzia os seus próprios alimentos, já não precisando de se deslocar permanentemente para recolher alimentos;... utilizou novas técnicas como a cestaria, a olaria e a tecelagem: para guardar os produto das colheitas fabricou cestos e vasos de barro; com a fibras vegetais e animais (o linho e a lã) fabricou tecidos;

Das hipóteses mais estudadas na actualidade, a mais

confiável é a que sugere a seguinte mistura de povos:

Há cerca de 10.000 ou 5.000 a.C., instalaram-se na

Península Ibérica os primeiros habitantes do actual território

português.

Mais tarde, tribos celtas chegaram neste território próximo a

3.000 a.C. Celtas e Iberos mesclaram-se, dando origem aos

Celtiberos. Entre estes, estavam os Lusitanos, considerados os

ancestrais dos portugueses.

EmEm resumoresumo: Aos Iberos que já habitavam a Península,vieram juntar-se os Celtas, vindos do Centro e doNorte da Europa, que se fundiram, dando origem aosCeltiberos.

As comunidades agro--pastoris viviam em aldeiasnos vales dos rios ou nocimo dos montes.Estas últimas, geralmenterodeadas de muralhas paradefesa em caso de guerra,

são os castroscastros.As suas casas eram

pequenas, dede pedrapedra,

geralmentegeralmente circularescirculares,com chão de terra batida etecto de colmo.

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/hgp/jogo_gloria.htmhttp://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/hgp/jogo_gloria.htm

Povos do Mediterrâneo: Há muitos séculos, Povos do Mediterrâneo visitaram a Península Ibérica, atraídos pelas suas riquezas naturais. Primeiro, os Fenícios, depois os Gregos e mais tarde os Cartagineses.Dedicavam-se ao comércio e vieram por mar, aproveitando as águas calmas do Mediterrâneo. Da Península, levavam metais como cobre, estanho, ouro e prata. Trocavam-nos por armas, tecidos, estatuetas e peças em vidro e cerâmica.Eram povos mais evoluídos o que permitiu aos povos da Península (Celtas, Iberos e Celtiberos) aprenderem novas técnicas artesanais (cerâmica e vidro), a conservação dos alimentos pelo sal com os Cartagineses, o uso da moeda e a escrita fenícia.

ObservaObserva umum mapamapa queque mostramostra asas colóniascolóniasdosdos povospovos mediterrânicosmediterrânicos..

OsOs RomanosRomanos nana PenínsulaPenínsula IbéricaIbéricaHá cerca de 2200 anos a Península Ibérica foiconquistada por um povo muito poderoso: os Romanos.Este povo era originário de Roma, na Península Itálica,mas cedo alargaram o seu território conquistandoterritórios em torno do Mar Mediterrâneo a quepassaram a chamar "mare nostrum" - o nosso mar.

ObservaObserva umum mapamapa queque mostramostra oo territórioterritórioabrangidoabrangido pelapela LusitâniaLusitânia.. CercaCerca dede 190190 aa..CC..

A Resistência dos LusitanosA Resistência dos LusitanosNa Península Ibérica, um dos povos que mais resistiu ao exército romano: foram os Lusitanos. Embora tivessem um exército mais fraco e menos organizado, utilizaram tácticas de guerra como os ataques de surpresa que desnorteavam os Romanos. Um dos mais famosos chefes dos Lusitanos foi Viriato."Os Lusitanos foram cercados pelas tropas romanas (…). Surgiu, então, de entre eles Viriato, opondo-se a tal resolução. (…) O grupo de cavaleiros de Viriato (…)foi arrastando o exército romano até entrarem num fundo desfiladeiro (…) onde não tinham possibilidade de manobra, os Lusitanos escondidos nas encostas da montanha caíram sobre eles causando muitas mortes. Daí por diante, e até à morte de Viriato, este soube conduzir os Lusitanos quase sempre à vitória, numa luta sem descanso."in Dicionário de História de Portugal,"Viriato" (adaptado)

A Resistência dos LusitanosA Resistência dos LusitanosA Resistência dos LusitanosA Resistência dos Lusitanos

Costumes dos LusitanosCostumes dos Lusitanos"Os Lusitanos eram habilidosos a preparar ciladas e a descobrir as dos inimigos. Eram ágeis e rápidos no combate. Defendiam-se com pequenos escudos, suspensos do pescoço por correias e protegiam a cabeça com capacetes de couro.Atacavam com punhais de cobre e muitos dardos, que lançavam muito longe, com força e pontaria. Nas montanhas, atiravam rochedos enormes sobre os inimigos, esmagando quem tentasse subir as encostas e chegar aos seus refúgios."

Costumes dos LusitanosCostumes dos Lusitanos"O seu principal alimento é a carne de cabra... Nas três quartas partes do ano, o único alimento na montanha são as glandes de carvalho que, secas, quebradas e pisadas, servem para fazer pão. Uma espécie de cerveja feita com cevada é bebida vulgar, enquanto o vinho é raro. Comem sentados - para isto há bancos de pedra, dispostos em roda das paredes e em que os convivas tomam lugar segundo a idade e a posição. A comida circula de mão em mão... Nas terras interiores só se conhece o comércio de troca, ou então cortam-se lâminas de prata em bocadinhos que se dão em pagamento do que se compra."

Estrabão (geógrafo do Século I), Geografia (adaptado)

OsOs RomanosRomanos nana PenínsulaPenínsula IbéricaIbéricaCom estas conquistas, os Romanos pretendiamaumentar os seus territórios, apoderar-se das riquezasnaturais dessas zonas e dominar o comércio doMediterrâneo.

Os Romanos na

Península Ibérica

Maria José Ramos

O Império Romano

• Os Romanos começaram por dominar os povos seus vizinhos.

• Dominaram os povos da Península Ibérica, os Gregos e os Cartagineses.

• Ninguém podia navegar no Mar Mediterrâneo sem a sua autorização.

Tribos da Península Ibérica

Os Lusitanos

• Tribo guerreira

• O seu chefe mais famoso foi

Viriato

• Utilizavam armadilhas e

emboscadas para resistir ao

exército Romano

• Viriato foi morto, enquanto

dormia, por alguns companheiros

pagos pelos Romanos

• Ao fim de alguns anos o

Imperador Romano Augusto

venceu definitivamente os

Lusitanos

• Dominaram a Península Ibérica

Romanização

Aquedutos Pontes

Estradas Cidades

Esculturas

Cerâmica

Templos

Lápides

funerárias

Romanização

Termas Coliseus

O Friso CronológicoO Friso CronológicoUma das formas de representar o tempo em História é alinhar os acontecimentos num friso cronológico, isto é, uma linha do tempo.

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/hgp/5_ano.htm

http://www.wook.pt/ficha/escola-virtual-4-ano-cd-rom/a/id/172232

Escola Virtual: Com CD.s ou online.

http://www.escolavirtual.pt/

Prof. Ana RodriguesProf. Dulce FreitasProf. Isabel V. Ferreira

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/hgp/jogo_gloria.htmhttp://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/hgp/jogo_gloria.htm

As primeiras comunidades recolectoras (Começa o teu estudo por aqui).Vale do Côa

As gravuras (ligação do mesmo website)A resposta às perguntas mais básicas acerca das gravuras propriamente ditas: o que são, onde se encontram, quando foram feitas e

porque são tão importantes.Arte rupestre do Vale do Côa

Arte rupestre do Vale do Côa: Mostre aos seus alunos vídeos da "Arte rupestre no Vale do Côa". É como se lá estivessem.Com voz off de excelente qualidade. Procure nas imagens pequenas.

Roteiro megalítico de ÉvoraRoteiro megalítico de Évora: Gruta do Escoural, Cromeleque dos Almendres e Anta do

Zambujeiro. Percursos megalíticos

Percursos megalíticos: Percursos megalíticos do Norte Alentejano (Castelo de Vide, Marvão, Ponte de Sor,Fronteira, Nisa, Gavião, Monforte.

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/hgp/jogo_gloria.htmhttp://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/hgp/jogo_gloria.htm

top related