em resumo 2015 - innovation for life | tno · que medida este sistema de armas cumpre aos...

Post on 11-Feb-2019

218 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

2015

CONHEÇA A TNO

QUEM SOMOS?

Nós, os 3.000 profissionais da TNO, trabalhamos juntos para colocar em prática os nossos conhecimentos. Conectamos pessoas e conhecimentos para criar inovações que reforçam a competitividade das empresas e o bem-estar da sociedade de forma sustentável. Esta é a nossa missão. E temos orgulho disso.Nossa pesquisa multidisciplinar é social e economicamente relevante – isso já é o ponto de partida da TNO por mais de oitenta anos. Com soluções inteligentes para problemas complexos fazemos a diferença de forma duradoura, hoje e amanhã. Desta forma, contribuímos para um mundo melhor: Innovation for Life (Inovação para a vida).

O QUE FAZEMOS?

Aplicamos os nossos conhecimentos e nossas experiências para criar soluções inteligentes para problemas complexos. Trabalhamos em questões em cinco áreas diferentes que são de importância para a sociedade: Indústria, Vida Saudável, Defesa e Segurança, Meio Ambiente e Energia. Fazemos isso com base em uma multiplicidade de disciplinas e especialidades, organizadas segundo as áreas de especialização “Technical Sciences” (Ciências Técnicas) e “Earth, Life and Social Sciences” (Terra, Vida e Ciências Sociais).Os funcionários da TNO são criativos, ambiciosos e trabalham com base em um grande compromisso social. Nossos conhecimentos são com frequência reconhecidos nacional e internacionalmente. Muitos funcionários da TNO estão ativos no mundo acadêmico ou em órgãos consultivos públicos. Dessa maneira, estamos no meio da sociedade.

2 EM RESUMO 2015

COMO TRABALHAMOS?

Conectamos os conhecimentos e as experiências de nosso pessoal com os de nossos parceiros, clientes e organizações de conhecimentos. Dessa maneira, desenvolvemos soluções sustentáveis em parceria com, e para mais de 3.000 empresas no país e no exterior (inclusive as PME), governos, organizações internacionais e sociedades civis.Desenvolvemos conhecimentos e colocamos esses conhecimentos em prática. Fazemos isso através de uma abordagem pessoal com a empresa ou organização, mas também cada vez mais como um parceiro em parcerias público-privadas. E, em alguns casos, fazemos isso através de uma tarefa específica que foi concedida à TNO pelo governo, como é o caso de nossa parceria estratégica com o Ministério da Defesa e do Serviço Geológico da Holanda, por exemplo. Desta forma, a TNO acrescenta valor.

CONHEÇA A TNO

Quer saber mais sobre a TNO e os cinco temas sociais nos quais focamos? Acesse o site www.tno.nl. Através de nosso site, você também pode se subscrever para a nossa revista TNOTIME ou nossas newsletters digitais. Você está procurando conhecimentos específicos da TNO, neste caso, entre em contato através do infodesk da TNO:Tel. +31 (0)88 8660866, infodesk@tno.nl.

A TNO CONECTA PESSOAS E CONHECIMENTOS PARA CRIAR INOVAÇÕES QUE REFORÇAM A COMPETIVIDADE DAS EMPRESAS E O BEM-ESTAR DA SOCIEDADE DE FORMA SUSTENTÁVEL

3EM RESUMO 2015

O SENSOR 3D ASSEGURA UMA PRODUÇÃO SEM ERROS

“Nosso sensor 3D evita desperdícios”, explica o Engenheiro de Sistemas Rob Snel. O sensor foi desenvolvido como parte do projeto MEGaFIT (Manufacturing Error-free Goods At FIrst Time), no qual quinze parceiros trabalharam em conjunto. O objetivo: menor tempo de inatividade com produtos metálicos estampados. O sensor 3D é essencial neste quesito. Rápido: “Ele consegue medir dois produtos estampados com um micrômetro de precisão por segundo – mil vezes mais rápido do que era possível anteriormente. Os dados de medição são enviados imediatamente à máquina de estampar, corrigindo assim desvios imediata-mente. Desta forma, garante-se que os próximos produtos de estamparia cumprirão a tolerâncias muito estritas. Isto evita “refazer trabalhos” e desperdícios.”

O sensor 3D está em linha com a máquina de estampar e é adaptado para cada processo específico de produção. A produção, venda e manutenção dos sensores 3D foi rapidamente negociada com uma empresa de PME holandesa; e juntos eles estão negociando com empresas das indústrias do aço, semicondutores e automotivas e com produtores de bens de consumo e produtos médicos. O MegaFit foi desenvolvido no âmbito do programa “Smart Industry”. Rápido: “No site www.smartindustry.nl você pode verificar que este programa procura fortalecer a indústria holandesa, maximizando o uso dos mais recentes desenvolvimentos tecnológicos em TI e sensores. Dessa maneira, as empresas poderão produzir de forma mais eficiente, mais flexível e com melhor qualidade e customização. E tudo isso graças ao nosso sensor!”

4 EM RESUMO 2015

HEALTHBREAD: PÃO INTEGRAL MAIS SAUDÁVEL E MAIS SABOROSO

“Graças aos nossos conhecimentos, pães muito mais saudáveis estão agora à venda na Itália, Alemanha e Áustria. A França, Turquia, EUA e Holanda seguirão em breve”, diz o Tecnólogo de Produtos Alimentíicios Martijn Noort, Líder de Projetos na TNO do Projeto HealthBread da UE. Este projeto, concebido e desenvolvido pela TNO, baseia-se no projeto HealthGrain da EU, que focava em obter uma maneira mais saudável de processar o trigo. O objetivo do HealthBread é produzir um pão com gosto de pão branco, mas com todos os ingredientes naturais e saudáveis do pão integral. Noort:

“No sul da Europa consume-se principalmente o pão branco. Alemães e holandeses comem muito pão de cereais, mas muitas vezes isso não é nada mais que pão branco com um bronzeado e algumas sementes.”

Além da TNO, o consórcio HealthBread incluía a empresa finlandesa VTT, oito padarias de PME da Holanda, Itália, Áustria e Alemanha, e fornecedores. Usando frações de grãos especiais, longos processos de fermentação e uma composição de massa personalizada, criou-se um pão com mais nutrientes e ótimo sabor, cor, textura e volume. Noort:

“O próximo passo é o das padarias começarem a empregar os nossos conhecimentos para desenvolver e vender produtos. Por isso também desenvolvemos um guia para os padeiros em colaboração com o Centro de Panificação da Holanda. Noort: As empresas de panificação holandesas Kamstra e Uljee estão muito animadas. Tem gosto de quero mais!”

5EM RESUMO 2015

NUNCA MAIS ALARMES FALSOS COM O SISTEMA DE VIGILÂNCIA “CLEVER” CLVR

Câmeras de vigilância geralmente soam o alarme quando algo se move. Isso pode ser uma pessoa, mas também uma árvore em movimento ou um cão solto. “Muitas vezes é um alarme falso”, afirma Boy Kodde, o Gerente de PME. O novo sistema de vigilância CLVR, desenvolvido pela TNO com base nos conhecimentos na área de reconhecimento de imagem e detecção de movimento, o alarme só soa para pessoas que apresentam um comportamento anormal ou para um carro em movimento lento, que passa regularmente. Em caso de perigo, os usuários recebem um alerta através de seus smartphones ou e-mail; eles podem recuperar as imagens de alarmes da nuvem. A tecnologia TNO foi desenvolvida no âmbito de vários projetos militares e policiais.

O sistema de vigilância CLVR está à venda desde meados de 2014. Kodde: “Apresentamos a nossa tecnologia em 2011 em nosso evento anual “Tecnologia à procura de empresários”. Duas PMEs ficaram interessadas: a VicarVision (produtores de software que reconhece pessoas) e a Cameramanager, que integra o software nas câmeras e agora comercializa o sistema de monitoramento CLVR. Um bom exemplo de como podemos introduzir com sucesso tecnologias inovadoras da TNO no mercado em cooperação com empresários de PMEs. Além disso, durante o período de colaboração a Cameramanager foi adquirida pela Panasonic. Consequentemente, o sistema de vigilância “clever” agora também está à venda fora da Holanda.

6 EM RESUMO 2015

SOLAROAD: UMA ESTRADA INTELIGENTE

Uma superfície de vidro e translúcida – uma espécie de “revestimento de pavimento de ponte”– protege as células solares frágeis em uma ciclovia, funciona como caminho e dá tração aos ciclistas. “É por isso que desenvolvemos um revestimento transparente que é permeável à luz,” diz o iniciador Sten de Wit. A eletricidade produzida é de corrente contínua, que é convertida em corrente alternada e depois segue para a rede elétrica.” Raramente a TNO chamou tanto a atenção da mídia regional, nacional e até internacional do que com a abertura oficial do SolaRoad em Krommenie em 12 de novembro de 2014.O projeto é um consórcio formado pela província de Noord-Holland (manutenção de estradas), Ooms Civiel

(produtor de painéis de ciclovia, construção de ciclovia), Imtech (instalações elétricas) e a TNO (iniciadora, transferência de conhecimentos e direção geral). As partes financiaram conjuntamente o projeto.A maioria dos ciclistas está animada com a ciclovia, e segundo De WIt o rendimento está em linha com as expectativas. Se dependesse dele, os 70 metros instalados até agora seriam ampliados logo: “Neste projeto de inovação, desenvolvemos uma superfície de estrada para fazer com que uma grande parte dos 140.000 km de estradas em nosso país possam produzir eletricidade no futuro: uma área maior do que todos os telhados adequados para painéis solares!”

7EM RESUMO 2015

VAMOS ENSINAR MATEMÁTICA NO SUDÃO

“No final de 2014, a UNICEF escolheu o nosso método e-learning como mostruário no programa Inovações em Educação”, diz a especialista em educação Hester Stubbé-Alberts com orgulho. “Desenvolvemos um jogo para crianças em colaboração com a War Child, Afhad University for Women (a requerente em Cartum), o desenvolvedor de games Flavour de Amsterdã, o Ministério da Educação do Sudão e a UNICEF. Nossa pesquisa fornece à War Child a base de evidências de que precisam para expandir ainda mais, de modo que, dentro de um ano, pelo menos um milhão de crianças vão poder aprender com este jogo.”

Stubbé coordena o projeto no qual as crianças de aldeias remotas no Sudão, onde muitas vezes não há escola, aprendem matemática em árabe de forma simples com um jogo de computador holandês. Depois de uma primeira experiência em 2012-2013, foi lançado um projeto-piloto em 19 aldeias do Sudão em outubro de 2014, com 600 crianças aprendendo matemática através de jogos. Os tablets são administrados pelo facilitador, que mantém contato todos os dias por celular com o líder do projeto em Cartum. Nas aldeias não há eletricidade, mas a War Child instalou um painel solar em cada aldeia participante para carregar os telefones celulares e tablets.

8 EM RESUMO 2015

BICICLETA INTELIGENTE QUE VIBRA EM CASO DE PERIGO

“Os ciclistas são vulneráveis no trânsito, e os ciclistas idosos caem com mais frequência do que outros adultos. Se você lhes oferecer apoio, eles vão usar suas bicicletas com mais confiança e cair menos vezes “, diz Maurice Kwakkernaat, gerente do projeto Bicicleta inteligente. A pedido do governo, a TNO começou a desenvolver a bicicleta inteligente em 2013, juntamente com a associação de ciclistas e a Roessingh Research and Development. Kwakkernaat:

“Adaptamos os sensores que já são utilizados em carros e os aplicamos em bicicletas. E em uma bicicleta é mais prático usar vibração como um sinal de alerta do que sons ou luzes.”

Um radar detecta calçadas e postes; o ciclista recebe um sinal através de vibradores que se encontram no guidão. O para-lama traseiro contém uma câmera que detecta perigo por trás; o que pode ser sentido através da vibração do assento. Sob o bagageiro há uma caixa plana com todos os componentes eletrônicos. A bicicleta inteligente parece uma bicicleta elétrica normal, é fácil de usar e tem um peso normal. Kwakkernaat: “As características extras de segurança custam entre 100 a 150 euros a mais. Atualmente já estamos em discussões com alguns fabrican-tes e fornecedores de bicicletas nacionais e internacionais.”

9EM RESUMO 2015

APOIO NA SUBSTITUIÇÃO DO F-16

“O governo decidiu recentemente que vai substituir seus caças F-16 pelo caça americano F-35. Isso é algo que só acontece uma vez em sua vida profissional.” É o que diz Dolf Bos, ex-líder do projeto TNO “Apoio na substituição do F-16”. Junto com seu colega Bram Visser, ele foi emprestado para a força aérea e hoje eles dão suporte na Base Aérea Edwards, na Califórnia, aos testes operacionais com os dois F-35 adquiridos pela Força Aérea. Nos próximos cinco anos, quatro pilotos holandeses treinados nos EUA irão testar em que medida este sistema de armas cumpre aos requisitos operacionais para a execução de missões holandesas. A TNO vem prestando apoio ao Ministério da Defesa por muitos anos no processo de substituição, inclusive através de comparações das diferentes aeronaves candidatas, uma

análise do impacto do barulho no ambiente quando os motores das aeronaves são testados depois de uma manutenção, e uma análise dos custos do ciclo de vida do F-35. Bos: “Hoje, a TNO está construindo dois ambientes de simulação para o Ministério da Defesa. O primeira ajuda com a manutenção da frota, ou seja, principalmente sua manutenção, e o outro dá apoio no desenvolvimento de táticas e procedimentos. Ao participar dos testes nos EUA, você pode melhorar os cenários de missão e atualizar os modelos de forma continua para o cliente.”

10 EM RESUMO 2015

MONITORAMENTO EM TEMPO REAL OTIMIZA PRODUÇÃO DE HIDROCARBONETOS

A empresa de Petróleo e Gás Wintershall solicitou à TNO que a ajudasse no desenvolvimento de um sistema de monitora-mento de produção inteligente para seus ativos de gás no Mar do Norte. Um tal sistema continuamente adquire dados de medição do ativo off-shore a fim de otimizar a produção, oferecendo apoio à decisão de operadores e engenheiros em tempo real. “Com bons resultados”, afirma Hans Reijn, Superintendente de Engenharia de Produção da Wintershall.

“Vamos conseguir recuperar os custos deste projeto muito rapidamente.” A Wintershall e a TNO iniciaram um projeto-piloto no Mar do Norte, que levou a um melhor discernimento das questões operacionais. O declínio gradual da capaci-dade de produção devido ao acúmulo de sal em alguns poços do ativo, o que é difícil de prever, é uma dessas questões. “Ao comparar a situação ideal constantemente

com a situação real, podemos planejar o momento certo para a manutenção com mais precisão”. Outra melhoria diz respeito a uma melhor compreensão da redução da pressão do reservatório a longo prazo e a identificação de oportuni-dades de melhoria do desempenho do compressor. O desenvolvimento dos sistemas de monitoramento de produção tornou necessário a combinação de sistemas de monitoramento disponíveis no mercado, com modelos de produção da própria Wintershall e as metodologias de monitoramento em tempo real que foram desenvolvidas pela TNO. “O que a TNO também ofereceu foi uma ótima combina-ção de profundos conhecimentos teóricos com uma abordagem muito pragmática, uma vocação para resolver problemas práticos”, afirma Hans Reijn.

11EM RESUMO 2015

TAMANHO DA TNO EM 2014

97PATENTES

1605PUBLICAÇÕES

3000EMPRESAS

7000PROJETOS POR ANO

4,22

SATISFAÇÃO DO CLIENTE GERAL

0 5

TRABALHAMOS PARA CERCA DE

12 EM RESUMO 2015

(em milhões de EUROS)

2014 2013 2012

RESULTADO

Receitas operacionais 540,6 579,0 606,0

Das quais faturamento 526,4 564,1 587,0

Das quais outras receitas operacionais 14,2 14,9 19,0

Divisão do faturamento

Volume de negócios do mercado 355,2 383,6 394,7

Subsídio do governo para financiamento de programas 171,2 180,5 192,3

CUSTOS

Despesas operacionais 533,6 593,4 617,4

Das quais custos com pessoal 335,8 381,7 379,2

Depreciações dos ativos - - 9,0

Lucro líquido 8,8 -14,5 -9,6

Faturamento por func. em EUROS x 1000 1) 137,2 134,3 134,7

Fluxo de caixa do ano fiscal -5,3 -1,8 -19,5

PATRIMÔNIO

Capital investido 2) 228,2 235,9 251,1

Patrimônio próprio 174,6 165,9 180,4

Solvência 3) 0,46 0,41 0,44

ATIVOS

Ativos fixos tangíveis 186,0 191,1 197,1

Investimentos de ativos fixos tangíveis 29,2 25,5 21,9

FUNCIONÁRIOS

Número médio de funcionários 3.599 3.895 3.892

1) Faturamento por empregado = faturamento dividido pela capacidade total

2) Capital social investido = balanço total - passivo circulante

3) Solvência = patrimônio próprio dividido pelo total de ativos

TNO EM NÚMEROS

ORGANIZAÇÃO DA TNO INCL. EMPRESAS DO GRUPO

13EM RESUMO 2015

CIÊNCIAS TÉCNICAS

A ÁREA DE PERÍCIAS DAS CIÊNCIAS TÉCNICAS TRABALHA EM SOLUÇÕES PARA AQUELES PROBLEMAS FOCADOS PELOS CINCO TEMAS DA TNO. FAZEMOS ISTO ATRAVÉS DE EXCELENTES CONHECIMENTOS TECNOLÓGICOS NAS ÁREAS DE NANOTECNOLOGIA, TI, TECNOLOGIA DE DEFESA E DINÂMICA E ESTRUTURA DE ESTRUTURAS E FLUIDOS, ENTRE OUTROS.

DIRETOR-GERAL

Henk Geveke

+31 (0)88 86 68453 | henk.geveke@tno.nl

MISSIONS & OPERATIONS

Diretor: Rick Meessen

+31 (0)88 86 63907

rick.meessen@tno.nl

FORÇA DE PROTEÇÃO

Diretor: Louk Absil

+31 (0)88 86 61251

louk.absil@tno.nl

SUPERIORIDADE DE INFORMAÇÕES

Diretor: Hendrik-Jan van Veen

+31 (0)88 86 64103

hendrik-jan.vanveen@tno.nl

EFICÁCIA HUMANA

Diretor: Myra van Esch

+31 (0)88 86 62901

myra.vanesch@tno.nl

SEGURANÇA CIBERNÉTICA E RESILIÊNCIA

Diretor: Annemarie Zielstra

+31 (0)88 86 61475

annemarie.zielstra@tno.nl

SEGURANÇA NACIONAL E GESTÃO DE CRISES

Diretor: Leen van Duijn

+31 (0)88 86 68265

leen.vanduijn@tno.nl

A PARTIR DO TEMA DEFESA E SEGURANÇA TRABALHAMOS PARA UMA SOCIEDADE MAIS SEGURA, DESENVOLVENDO INOVAÇÕES PARA PESSOAS QUE SE COMPROMETEM DIARIAMENTE COM A SEGURANÇA E A DEFESA, FORÇAS POLICIAIS, SERVIÇOS DE EMERGÊNCIA E NO SETOR EMPRESARIAL.

DEFESA E SEGURANÇA

DIRETOR-GERAL

Niek Snoeij

+31 (0)88 86 68443 | niek.snoeij@tno.nl

TECNOLOGIAS DE SAÚDE PREDITIVAS

Diretor: Cyrille Krul

+31 (0)88 86 61567

cyrille.krul@tno.nl

ALIMENTO E NUTRIÇÃO

Diretor: Peter van Dijken

+31 (0)88 86 68463

peter.vandijken@tno.nl

PREVENÇÃO, TRABALHO E SAÚDE

Diretor: Paulien Bongers

+31 (0)88 86 65325

paulien.bongers@tno.nl

A PARTIR DO TEMA VIDA SAUDÁVEL INICIAMOS A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SOCIAL PARA UMA ORGANIZAÇÃO SAUDÁVEL DE NOSSAS VIDAS E PARA UMA SOCIEDADE VITAL.

VIDA SAUDÁVEL

DIRETOR-GERAL

Peter Werkhoven

+31 (0)88 86 68225 | peter.werkhoven@tno.nl

Diretor de Pesquisas

NANOTECNOLOGIA: Machteld de Kroon

+31 (0)88 86 66363 | machteld.dekroon@tno.nl

Diretor de Pesquisas

CTI: Erik Peeters

+31 (0)88 86 67226 | erik.peeters@tno.nl

Diretor de Pesquisas

OBSERVAÇÃO, ARMAS E SISTEMAS DE PROTEÇÃO: Ronald Kersten

+31 (0)88 86 61273 | ronald.kersten@tno.nl

Diretor de Pesquisas

MECÂNICA DE SÓLIDOS E FLUÍDOS: Vago

INDÚSTRIA

A PARTIR DO TEMA INDÚSTRIA REFORÇAMOS O PODER INOVADOR DA INDÚSTRIA ATRAVÉS DA INOVAÇÃO DE TIC, PRODUTOS, PROCESSOS E REDES DE VALOR AO TRABALHAR EM COLABORAÇÃO COM OUTROS EM MÁQUINAS, INSTRUMENTOS E CONCEITOS DE VANGUARDA E SUSTENTÁVEIS.

DIRETOR-GERAL

Arnold Stokking

+31 (0)88 86 68314 | arnold.stokking@tno.nl

PRODUTOS FLEXÍVEIS E FORMATO LIVRE

Diretor: Jaap Lombaers

+31 (0)40 4020499

jaap.lombaers@tno.nl

ESPAÇO INSTRUMENTAÇÃO CIENTÍFICA

Diretor: Henri Werij

+31 (0)88 86 61105

henri.werij@tno.nl

INDÚSTRIA QUÍMICA SUSTENTÁVEL

Diretor: Arij van Berkel

+31 (0)88 86 62157

arij.vanberkel@tno.nl

EQUIPAMENTOS SEMICONDUTORES

Diretor: Roland van Vliet

+31 (0)88 86 68143

roland.vanvliet@tno.nl

INFORMAÇÕES EM REDE

Diretor: Henk-Jan Vink

+31 (0)88 86 68201

henk-jan.vink@tno.nl

CONHEÇA A TNO

14 EM RESUMO 2015

ENERGIA

DIRETOR-GERAL

Mart van Bracht

+31 (0)88 86 64400 | mart.vanbracht@tno.nl

ENERGIA SUSTENTÁVEL

Diretor: René Hooiveld

+31 (0)88 86 62815

rene.hooiveld@tno.nl

GEOENERGIA

Diretor: Hugo Vos

+31 (0)88 86 66479

hugo.vos@tno.nl

ESTUDOS GEOLÓGICOS DA HOLANDA

Diretor: Tirza van Daalen

+31 (0)88 86 62509

tirza.vandaalen@tno.nl

MARÍTIMO E OFFSHORE

Diretor: Jan Hoegee

+31 (0)88 86 64804

j.hoegee@tno.nl

TERRA, VIDA E CIÊNCIAS SOCIAIS

TNO EMPRESAS ASSOCIADASA TNO EMPRESAS ASSOCIADAS COMERCIALIZA E EXPLORA OS CONHECIMENTOS DESENVOLVIDOS PELA TNO QUANDO ESTE NÃO É ADOTADO IMEDIATAMENTE PELO MERCADO. FAZEMOS ISSO EM COOPERAÇÃO COM AS EMPRESAS E INVESTIDORES, AGILIZANDO ASSIM O PROCESSO DE VALORIZAÇÃO. ALÉM DISSO, A TNO BEDRIJVEN É RESPONSÁVEL PELA PRIVATIZAÇÃO DE ATIVIDADES DA TNO E POR DAR INÍCIO A SPIN-OFFS.

DIRETOR-GERAL

Victor Elsendoorn

+31 (0)88 86 69895 | victor.elsendoorn@tb.tno.nl

A PARTIR DO TEMA ENERGIA USAMOS INOVAÇÕES PARA CONTRIBUIR PARA UM FORNECIMENTO ENERGÉTICO SUSTENTÁVEL, EFICIENTE E SEGURO.

NA ÁREA DE CONHECIMENTOS SOBRE A TERRA, VIDA E CIÊNCIAS SOCIAIS, GEOCIENTISTAS, BIÓLOGOS DE SISTEMAS E CIENTISTAS SOCIAIS, COMO PSICÓLOGOS E ESPECIALISTAS DE COMPORTAMENTO SOCIAL, TRABALHAM JUNTOS NOS DESAFIOS DOS CINCO TEMAS ONDE A TNO ESTÁ FOCANDO.

DIRETOR-GERAL

Leo Kusters

+31 (0)88 86 65747 | leo.kusters@tno.nl

MOBILIDADE E LOGÍSTICA

Diretor: Paul van den Avoort

+31 (0)88 86 65460

paul.vandenavoort@tno.nl

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Diretor: Erik Tielemans

+31 (0)88 86 65162

erik.tielemans@tno.nl

CONSTRUÇÕES E INFRAESTRUTURAS

Diretor: Peter Paul van ‘t Veen

+31 (0)88 86 65367

peter_paul.vantveen@tno.nl

CIDADES INTELIGENTES

Diretor: Kees d’Huy

+31 (0)88 86 63825

kees.dhuy@tno.nl

A PARTIR DO TEMA AMBIENTE DE VIDA CONTRIBUÍMOS PARA INOVAÇÕES PARA ÁREAS URBANAS VITAIS. TRABALHAMOS COM PARCEIROS EM SOLUÇÕES PARA HOJE E OPORTUNIDADES PARA O AMANHÃ, REFORÇANDO A VIABILIDADE, ACESSIBILIDADE E COMPETIVIDADE DESSAS REGIÕES URBANAS.

AMBIENTE DE VIDA

DIRETORA-GERAL

Suzanne van Kooten

+31 (0)88 86 67167 | suzanne.vankooten@tno.nl

Diretor de Pesquisas

VIDA: Peter Schulein

+31 (0)88 86 63996 | peter.schulein@tno.nl

Diretor de Pesquisas

MOBILIDADE URBANA E MEIO AMBIENTE: Eric Veldkamp

+31 (0)88 86 67305 | eric.veldkamp@tno.nl

Diretor de Pesquisas

GEO: Richard Braal

+31 (0)88 86 66301 | richard.braal@tno.nl

Diretora de Pesquisas

MODELAGEM OPERACIONAL E HUMANA: Esther van den Hengel

+31 (0)88 86 61173 | esther.vandenhengel@tno.nl15EM RESUMO 2015

TWITTER www.twitter.com/TNO_nieuws

TNO.NL

DÚVIDAS?

LIGUE PARA O INFODESK +31 (0)88 86 60866

A TNO CONECTA PESSOAS E CONHECIMENTOS PARA CRIAR INOVAÇÕES QUE REFORÇAM A COMPETIVIDADE DAS EMPRESAS E DO BEM-ESTAR DA SOCIEDADE DE FORMA SUSTENTÁVEL

top related