disciplina: motores a combustão interna · de liga variam de acordo com a utilização a que o...

Post on 01-Dec-2018

213 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Disciplina:Motores a Combustão Interna

Principais Componentes MóveisParte 3

Virabrequim

• O virabrequim é parte do motor onde o movimento alternativo dos pistões é convertido em movimento rotativo.

Principais componentes

contrapeso

½ curso do pistão

moentes

munhões

moentes

moentes

munhões

munhão

Bronzinas de biela e mancal

Biela “roletada”

Virabrequim “roletado” nos munhões

• Os virabrequins são normalmente feitos de aço de alta qualidade por forjamento. Após a forja, os munhões e moentes são usinados e, no processo, os raios de concordância são cuidadosamente trabalhados porque desempenham uma parte importante na capacidade do eixo para resistir à fratura. As perfurações internas transferem o óleo dos mancais principais (munhões) para os moentes.

moentes

Raio de concordância

moentes

Orifícios de lubrificação

flange

Rolamento de agulha ou bucha

munhões

Rasgo de chaveta

Casquilhos do virabrequim• Como os virabrequins de motores multi-cilindros são

normalmente feitos de uma só vez, é necessário usar mancais divididos. As duas metades do mancal dividido são muitas vezes referidas como casquilhos. Normalmente são feitos de chapa de aço com aproximadamente 2,5 mm de espessura e revestidos com uma camada de 0,15 mm de metal adequado para mancais.

Material dos casquilhos

• O metal branco ou o metal Babbit tem o nome devido a Isaac Babbit, que o desenvolveu no início do século XIX.

• O metal Babbit original foi fabricado a partir de 50 partes de estanho, 5 de antimônio e 1 de cobre. As ligas posteriores contêm um pouco de chumbo e as proporções dos elementos de liga variam de acordo com a utilização a que o metal deve ser colocado.

• É bastante macio e tem baixa fricção quando usado para suporte de eixos de aço. O metal macio permite que pequenas partículas abrasivas sejam levadas para abaixo da superfície, e isso reduz o desgaste do eixo. Devido aos elevados níveis de stress impostos aos munhões e aos moentes, os casquilhos de Babbit são normalmente usados para eixos comandos de válvula.

Ligas de Estanho - Alumínio

• São comumente usadas para casquilhos porque são resistentes à fadiga e têm baixa fricção quando usadas contra um eixo de aço. Uma camada fina da liga de estanho-alumínio é aplicada no casquilho de aço como mostrado a seguir.

Ligas de Cobre - Estanho• São aproximadamente 70% de cobre e 30% de estanho. Eles

são mais duras do que as ligas de alumínio e têm alta resistência à fadiga, mas são menos capazes de permitir a incorporação de pequenas partículas, o que significa que são indicados para suportar eixos de maior carga ou de maior dureza.

Ligas de Cobre - Chumbo• São constituídas por cobre e chumbo com uma pequena

adição de estanho. Eles são muito usadas em motores turbinados ou pesados, devido a sua capacidade de carga. Sofrem a desvantagem de serem suscetíveis a ataques corrosivos de ácidos encontrados em alguns óleos, de modo que são revestidos com uma fina camada de liga de chumbo, estanho e índio de 0,02 mm de espessura.

Biela

• A biela transmite a força do gás em expansão do pistão para o virabrequim. As bielas são normalmente feitas de aço forjado e têm uma forma de seção , o que lhes dá resistência máxima e um peso relativamente pequeno.

Seção em

Extremidade menor (pistão)

Extremidade menor (pistão)

Extremidade maior (virabrequim)

Pino do pistão

Trava (anel) de fixação

Alojamento da trava do pino

Pino do pistão: conecçãobiela/pino do tipo restritiva.Neste tipo de conecção, o pino é fixado à biela, sendo todos os movimentos restritos ao pistão.

Pino do pistão: conecçãobiela/pino do tipo livre.

O o pino é gira livremente tanto em relação à biela quanto em relação ao pistão, sendo impedido de movimentos axiais pela trava de fixação.

• A extremidade grande da biela contém o mancal que liga a biela ao virabrequim. O mancal é dividido em duas partes para permitir a montagem ao virabrequim.

casquilhos

Capa ou cobertura do mancal

Bibliografia

Allan Bonnick, Derek Newbold.A Practical Approach to Motor Vehicle Engineering and

Maintenance, Editora Elsevier Ltd; 3a edição, 2011.ISBN: 978-0-08-096998-5

top related