dias mais longos estão a caminho e - jornal tribuna do...

Post on 25-Nov-2018

214 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Editorial

Criada pela Lei Nº 1.672 de 6 de Maio de 1980 - Órgão mantenedor do Jornal Tribuna do Norte - CNPJ: 50455237/0001-35 - Prédio Domingos José Ramos Mello (Gaúcho)PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO E JORNALISTA RESPONSÁVEL: Jucélia Batista Ferreira MTB Nº 57.570/SPRESPONSABILIDADE: Os textos assinados são de inteira responsabilidade do autor.REDAÇÃO E BALCÃO DE ANÚNCIOS: Praça Barão do Rio Branco, 25, Centro. Tel. (12) 3644-2077 - CEP 12.400-280 - Pindamonhangaba/São PauloREPRESENTANTE NACIONAL: RGD-Comunicação S/C Ltda - Rua Duarte de Azevedo, 532 - Santana - CEP 02036-022 - São Paulo/SP - Tel./Fax: (11) 2971-1000 - (E-mail: rgdribas@uol.com.br) - IMPRESSÃO: S. Billota e Billota Ltda - ME - (12) 3301-5005 - Lorena/SP.

Tribuna do Norte - EXPEDIENTE -

Fundação Dr. João Romeiro

www.jornaltribunadonorte.net contato@tribunadonorte.net

2 Tribuna do Norte Pindamonhangaba, 13 de outubro de 2017

Moreira César recebe “aulão de zumba” gratuitoCOLABOROU COM O TEXTO: JOYCE DIAS

Nesta sexta-feira (13), o bairro Vila São João, em Moreira César, re-ceberá um ‘aulão de zumba’ às 20 ho-ras, na quadra Vila São João (ao lado

do campo do Colorado). O “Zumba na Vila” será ministrado pela instru-tora Karina Silva e é aberto para to-das as pessoas interessadas.

O aulão será gratuito e para parti-cipar é recomendado estar trajando

roupas confortáveis, que não atrapa-lhem os movimentos durante a aula. O objetivo do evento é trazer mais lazer para a comunidade. Mais in-formações pelo telefone celular (12) 99208 – 7153 (Gerson Leme).

Detran reforça a importância do uso de cadeirinhas

EDITAL DE INTIMAÇÃO - PRAZO DE 20 DIAS. PROCESSO Nº 0005588-65.2010.8.26.0445/01 A MM. Juíza de Direitoda 1ª Vara Cível, do Foro de Pindamonhangaba, Estado de São Paulo, Dra. Claudia Aparecida de Araujo, na formada Lei, etc. FAZ SABER a Francisco Fernandes da Silva, Daniela da Silva e Elaine Fernandes da Silva, cujos dadosqualificativos não constam dos autos, que lhes é movido Cumprimento da Sentença prolatada nos autos da ação dereintegração de posse nº 0005588-65.2010.8.26.0445, por parte de Transcontinental Empreendimentos ImobiliáriosLtda. Encontrando-se os executados em lugar incerto e não sabido, nos termos do artigo 513, §2º, IV do CPC, foideterminada a sua INTIMAÇÃO por EDITAL, para que, no prazo de 15 (quinze) dias úteis, pague a quantia de R$6.023,50 (seis mil e vinte e três reais e cinquenta centavos), atualizado até maio/2017, corrigido até a data dopagamento, sob pena de multa de 10% sobre o valor do débito e honorários advocatícios de 10% (artigo 523 eparágrafos, do Código de Processo Civil) e expedição de mandado de penhora e avaliação. Fica ciente, ainda, quenos termos do artigo 525 do Código de Processo Civil, transcorrido o período acima indicado sem o pagamentovoluntário, inicia-se o prazo de 15 (quinze) dias úteis para que o executado, independentemente de penhora ou novaintimação, apresente, nos próprios autos, sua impugnação. Será o presente edital, por extrato, afixado e publicado naforma da lei. NADA MAIS. Dado e passado nesta cidade de Pindamonhangaba, aos 3 de outubro de 2017.

Dias mais longos estão a caminho

Ele está chegando! Aguardado ou “odiado”, neste domingo (15) começa o horário de ve-rão. Para as pessoas que pensam que a única

mudança é adiantar uma hora nos ponteiros do relógio, saibam que não é bem assim: especialistas afi rmam que o relógio biológico sai do ritmo que está acostumado e o corpo sente o impacto dessa privação do sono. Mesmo que de apenas uma hora diária.

Tanto é real a situação, que alguns neurocientis-tas recomendam a mudança de hábitos buscando amenizar os efeitos desses impactos: tentar dormir um pouco mais cedo; abrir as cortinas para deixar que a luz solar entre e desperte as pessoas; e tam-bém evitar o consumo de cafeína e estimulantes à noite, por exemplo.

Ainda segundo especialistas, é importante sina-lizar para o cérebro sobre a mudança, facilitando a adaptação ao novo horário. Lembrar de acender as luzes, já que do lado de fora ainda estará escuro também é uma boa tática. Esse ‘recado’ também vale para a noite. Isto é, avise o cérebro que o dia terminou, evitando a exposição à luz.

A mudança no relógio vale para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil – e seguem o terceiro domingo de fevereiro de 2018. As regiões que não se aderem à mudança são: Norte e Nor-deste.

O programa foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932 e vem sendo adotado continua-damente desde 1985. O governo chegou a cogitar o fi m do horário de verão, mas optou por manter, já que o objetivo é economizar energia em função do maior aproveitamento do período de luz solar.

No domingo, adiante seu relógio e mude alguns hábitos!

Os pais devem se atentar às re-gras para o transporte dos peque-nos nos veículos. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) faz o alerta para que diversão e segurança sigam jun-tas durante o feriadão do “Dia das Crianças”.

Os pequenos, muitas vezes, se negam a fi car na cadeirinha ou a colocar o cinto do equipamento, preferem fi car no colo ou em pé no assoalho, entre os bancos da frente. “Nessas horas, é preciso ser fi rme e enfrentar a resistên-cia da criança. Dizer não também é um ato de amor. Os pais devem ensinar aos fi lhos a importância do equipamento e dar o exemplo, mostrar que eles também estão usando o cinto de segurança”, res-salta Maxwell Vieira, diretor-pre-sidente do Detran.SP.

Em seu levantamento mais re-cente, o Ministério da Saúde aponta que apenas em 2015, 1.389 crianças entre 0 e 14 anos foram vítimas de acidentes de trânsito no Brasil.

Toda criança com até 10 anos de idade precisa ser transportada no banco traseiro, usando o cinto de segurança. Quem tem até 7,5 anos de idade deve, obrigatoria-mente, estar acomodado em dis-positivo adequado.

Caso precise transportar crian-ças no banco dianteiro, nos casos em que a legislação permite, como nas picapes, é preciso verifi car no manual do automóvel como o fa-bricante orienta a fi xação das ca-deirinhas.

Outras exceções previstas na le-gislação para transporte de crian-ças nos bancos dianteiros, desde que com a cadeirinha adequada,

são nos casos em que a quantida-de de crianças for maior do que os assentos traseiros e quando os as-sentos traseiros só forem dotados, de fábrica, com cintos do tipo su-babdominal, de dois pontos.

Em motocicletas, apenas crian-ças com mais de sete anos de ida-de podem ser levadas na garupa, usando capacete adequado para o seu tamanho.

Transportar crianças em veícu-lo automotor de forma irregular é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, além de retenção do veículo até que a irregularida-de seja sanada, conforme prevê o artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em 2016, só o Detran.SP aplicou 4.015 multas pelo transporte irregular no Esta-do, apenas no perímetro urbano. Até junho de 2017, foram 2.126.

Esta semana a indica-ção é o fi lme “Sociedade dos poetas mortos”, reco-mendado pela estudante Úrsula Raiane.

‘Sociedade dos poetas mortos’, lançado em 1989 nos Estados Unidos e no Brasil no ano seguinte, conta a história de um professor de português que vai contra os padrões de uma escola tradicional e conservadora. O fi lme é estrelado por Robin Williams, que interpreta o professor John Keating.

“Eu indico pelo incenti-vo que vi de um professor que acredita no sonho de um aluno contradizendo o

Crianças com até sete anos e meio de idade devem ser acomodadas em dispositivo adequado

Divulgação

Eu Indico

seu pai”, conta Úrsula, que ainda diz ter aprendido uma lição: “é necessário ler, nem que seja algo simples. Nos ajuda a pen-sar de forma diferente”.

top related